Вы находитесь на странице: 1из 24

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TECNIPLAS

Carlos Andr Silva da Cruz Hugo Vitor da Costa Andr Lu Sarmanho Lima Tenia Casado da Silva

A empresa analisada a Tecniplas Nordeste S/A, que atua h 10 anos no mercado de tubos e conexes voltados para a construo civil e saneamento. Atualmente est instalada no Distrito Industrial de So Gonalo do Amarante, operando com 40 funcionrios, sendo a maioria locada na fabricao das peas. Focada em grandes obras do Governo Federal, como construo de adutoras, estaes de tratamento de gua e esgotos, mas com atuao tambm em obras de menor porte.

DIAGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO


PREPARAO DO MOLDE SEPARAO DOS MATERIAIS UTILIZADOS VENDA

ESTOQUE

APLICA O DA RESINA

PINTURA

CURA DA PEA MONTAGEM DOS COMPONENTES

ETAPA: Preparao do molde

ETAPA: Aplicao da resina

ETAPA: Pintura

PRODUTOS FINAIS: TUBOS E CONEXES

PRODUTOS FINAIS: EQUIPAMENTOS PARA ETE E ETA

SADE E SEGURANA
Equipamentos de proteo individual (EPI'S):

SADE E SEGURANA
Armazenamento dos produtos qumicos:

MATRIZ DE QUESTES AMBIENTAIS


Questes Ambientais Gerao de resduos slidos Soluo proposta Reduzir a produo de R.S., fazer reuso e reciclagem, criar um Programa de Gerenciamento de Resduos Slidos. Uso de protetores auriculares. Uso de mscaras, culos, roupa e calado adequados. Sistema de tratamento de efluentes. Reduo e reuso. Reduo.

Emisses de rudos Emisses de poeiras Efluentes lquidos Consumo de gua Consumo de energia

ASPECTO AMBIENTAL
Elemento das atividades, produtos ou servios de uma organizao que

pode interagir com o meio ambiente (ISSO 14.001: 2004); fator ambiental;

NESTE TRABALHO, FOI DADA A RELEVNCIA AO IMPACTO CAUSADO PELA GERAO DE RESDUOS SLIDOS

ENQUADRAMENTO LEGAL

MATRIA PRIMA de reforo em matrizes As fibras de vidro, utilizadas como agente


polimricas, possuem uma formulao especial - slica como constituinte principal, boro (Bo) como agente fluidizante e xidos modificadores, agindo como Al e Ca.

Fonte: Pinheiro, 2008.

Fonte: Pinheiro, 2008.

Efluentes Lquidos
Em entrevista, foi afirmado que no h produo de efluentes lquidos industriais. O nico efluente lquido gerado semelhante ao domstico, proveniente do uso dos banheiros, por exemplo.

Quantificao de Efluentes Lquidos


Como base, foram utilizados dados da NBR 13.969 (ABNT, 1997).
Para Ocupantes Temporrios > Fbricas em Geral, informada uma contribuio de 70 L/pessoa.dia de efluente. Tendo em vista que so 40 funcionrios, a vazo total de 70 (L/pessoa.dia) * 40 (pessoa) = 2.800 L/dia de efluente com caractersticas semelhantes a do domstico.

O consumo de gua no processo produtivo quase nulo, sendo este mais relevante na parte de escritrio. Banheiros Copa A limpeza realizada com solventes apolares, no havendo a necessidade do uso direto de gua. A gua gasta nos banheiros e nas copas quantificada de acordo com NBR 13969, a qual diz que a produo mdia de esgoto por pessoa em fbricas em geral de 70 litros/dia. Em mdia, 80% do consumo de gua se torna esgoto. Desta forma, o consumo de gua geral da empresa : 40 funcionrios * 70 litros de gua/(dia*funcionrio) / 0.80 = 3500 litros de gua/dia Como o gasto de gua baixo, no h a necessidade de se implantar medidas que minimizem a quantidade de gua utilizada.

Energia
O consumo de energia tambm irrisrio, pois o processo produtivo utiliza resinas que catalisam a temperatura ambiente. A energia utilizada apenas para lixadeira e dois compressores, os quais no requerem um gasto energtico elevado. O consumo do escritrio igual ou maior ao valor da produo.

RESDUOS SLIDOS

Resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial [...] que exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel. (ABNT NBR 10004:2004)

Fonte: Entrevista.

What Reduzir o nmero de resduos de aparas

Why Reduzir o volume de resduo inerte

Where Linha de produo

When Janeiro Maro / 2013

Who Diretor

How
Reinserindo o resduo no incio da linha de produo

How long
6 meses

How much
No valorado Investir em adequao do resduo para permitir reinsero

Melhoramento na Linha de Produo

Reciclagem

Reutilizar

Reinserir as aparas na cadeia produtiva aps melhoramento

Moagem

Argila

Cimento

Resina Polister

Melhorar as caractersticas fsicas e mecnicas

Referncias
<http://www.deco.ind.br/roman_eng/NBR_13969.pdf> Acesso em: 1 de dezembro de 2012. <http://www.idema.rn.gov.br/contentproducao/aplicaca o/idema/licenciamento_ambiental/arquivos/resolu% C3%A7%C3%A3o%20022011%20conema%20tabela%20de%20enquadramento %20out-2011.pdf> Acesso em: 1 de dezembro de 2012. <http://www.tecniplas.com.br> Acesso em: 1 de dezembro de 2012.

Вам также может понравиться