Вы находитесь на странице: 1из 10

Segurana, na Utilizao de Botijo de Gs

fonte: Polcia Militar do Estado de SP

Instalao
Os componentes bsicos para instalao do botijo de gs so:

Componentes de Instalao
Mangueira - Deve ser de plstico PVC transparente, com tarja amarela,
gravao do cdigo NBR 8613 e do prazo de validade e comprimento mximo 80cm.

Braadeiras - Servem para fixar a mangueira no fogo e no regulador de


presso do botijo. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braadeiras. para a mangueira. No regulador deve constar a gravao do cdigo NBR 8473 do INMETRO. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - 8460.

Regulador de presso - a pea que regula a passagem do gs do botijo

Botijo - Contm 13kg de gs de cozinha. fabricado segundo norma da

PARA SUA SEGURANA:


Abastea-se somente com empresas credenciadas. Evite as clandestinas. Verifique o estado do botijo ao receb-lo. Se houver dvidas quanto ao seu peso ou qualidade, aproveite a presena do entregador e pea para troc-lo. O botijo no pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificao. Nunca coloque os botijes em compartimentos fechados e sem ventilao(armrios, gabinetes, vos de escada, pores, etc.). Nunca instale o botijo prximo a ralos ou grelhas de escoamento de gua. Por ser mais pesado que o ar, o gs pode se infiltrar em seu interior e explodir.

Segurana um dever de todos.


Antes de trocar o botijo, certifique-se de que:
Todos os botes dos queimadores esto desligados; O local est bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo (vela, fsforos, isqueiros ou cigarros acesos).

Em seguida faa a troca:

Feche o registro de gs;

Retire o lacre do botijo cheio; Retire o o regulador do botijo vazio; Segure o bico do regulador na posio vetical e encaixe-o na vlvula do botijo cheio; Gire a borboleta do regulador para a direita, at ficar firme.

PARA SUA SEGURANA:


Use apenas as mos para rosquear a borboleta do regulador; nunca utilize ferramentas. Ao rosquear a borboleta do regulador, evite inclin-lo, mantendo-o sempre na posio vertical. Aps a instalao do botijo, verifique se h vazamento de gs aplicando espuma de sabo na juno do regulador com a vlvula do botijo. Se houver vazamento, comearo a se formar bolhas na espuma. Neste caso, feche imediatamente o registro de gs.

COMO ACENDER O FOGO E O FORNO


Abra o registro de gs. Abra a porta do forno se for usa-lo. Acenda o fsforo. Aproxime o fsforo aceso do queimador que vai ser usado. Gire o boto do queimador ou do forno. Acostume-se a acender o fsforo antes de girar o boto. Se voc girar o boto primeiro, o gs comea a sair imediatamente, o que pode ser perigoso

PARA SUA SEGURANA:


Ao comprar o regulador de presso e a mangueira, verifique se possuem a identificao do INMETRO (NBR) gravada. No use outro tipo de material. Ao sair de casa, feche o registro de gs e nunca deixe panela no fogo aceso. No permita que as crianas tenham acesso ao fogo. No coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogo ou sobre o botijo. No tente eliminar vazamento de maneira improvisada (com sabo, cera, etc.).
LEMBRE-SE Nunca use fsforos ou qualquer tipo de chama para verificar se h vazamento.

COMO PROCEDER EM CASOS DE EMERGNCIAS


Vazamento de gs sem fogo:
Feche o registro de gs.

Afaste as pessoas de local.


No acione interruptores de eletricidade. Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residncia.

No fume nem acenda fsforos ou isqueiros.


Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas. Entre em contato com a empresa distribuidora de gs e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros

COMO PROCEDER EM CASOS DE EMERGNCIAS


Vazamento de gs com fogo:

Se possvel, feche o registro de gs.

Afaste as pessoas do local.


Desligue a chave geral da eletricidade. Retire do local os materiais combustveis que puder. Chame o Corpo de Bombeiros.

Вам также может понравиться