Вы находитесь на странице: 1из 12

INTRODUO AO DESENHO

INSTRUMENTOS E MANUSEIO

Prof. Grazielli Bruno Bellorio

NORMAS E PADRES
Existem normas que regulamentam vrias etapas do Desenho Tcnico, as que usamos so as NBRs regulamentadas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). As principais normas envolvidas so:
NBR-10647 Norma Geral - Desenho Tcnico; NBR-8196 Escalas; NBR-8402 Escrita; NBR-8403 Tipos de linha; NBR-10068 Folhas de Desenho;

NBR-10126 Cotagem;
NBR-13142 Dobramento de cpias;

INSTRUMENTAL BSICO
Esquadros

Escalmetro

Lapiseiras (0.3mm, 0.5mm, 0.7mm e 0.9mm)


Rgua Paralela Compasso

FORMATO DO PAPEL
O formato bsico de papel designado de A0 (A zero) considera um retngulo de 841 mm (x) por 1189 mm (y) correspondente a 1 m de rea

MARGENS DO PAPEL
Margens so limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. O quadro limita o espao para o desenho.

As margens esquerda e direita, bem como as larguras das linhas, devem ter as dimenses constantes.
A margem esquerda serve para ser perfurada e utilizada no arquivamento.

MARGENS DO PAPEL

DOBRAMENTO DE FOLHAS
As cpias dos projetos podem ser arquivadas dobradas, ocupando menor espao e sendo mais fcil seu manejo. O formato final deve ser o A4, para arquivamento. A NBR-13142 mostra uma seqncia de dobramento, para os tamanhos padres de papel.

DOBRAMENTO DE FOLHAS

LEGENDA
A posio da legenda (carimbo) deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha a identificao do desenho (instituio de ensino, turma, matria, data, nome do aluno, etc.); deve estar situado no canto inferior direito, tanto nas folhas posicionadas horizontalmente como verticalmente. A legenda deve ter 178 mm de comprimento, nos formatos A4, A3 e A2, e 175 mm nos formatos A1 e A0. A altura mantem em todos os casos em 50mm.

TIPOS E ESPESSURAS DAS LINHAS


Trao forte - As linhas grossas e escuras so utilizadas para representar, nas plantas baixas e cortes, as paredes e todos os demais elementos. Trao mdio - As finas e escuras representam elementos em vista ou tudo que esteja abaixo do plano de corte, como peitoris, soleiras, mobilirio, ressaltos no piso, etc. Textos e outros elementos informativos podem ser representados com traos mdios.

Trao fino - Nas paginaes de piso ou parede (azulejos, cermicas, pedras, etc). Tambm para linhas de cota, auxiliares e de projeo.

TIPOS E ESPESSURAS DAS LINHAS

CALIGRAFIA TCNICA
Usada nos desenhos tcnicos definida pela ABNT; e deve respeitar alguns requisitos bsicos, como ser bem legvel, de rpida execuo e proporcional ao desenho. Na sua execuo necessrio o uso de Linhas Guias que so necessrias para manter as letras e nmeros com a mesma altura ou mesma inclinao, devem der executadas com trao contnuo e estreito.

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv XxWw Yy Zz

Вам также может понравиться