Вы находитесь на странице: 1из 18

CLORO

Aluno: Diogo Ferreira


SENAC - Trs Lagoas

O que Cloro?
O cloro um elemento qumico encontrado na natureza que se combina facilmente com outros elementos, por isso no o encontramos facilmente puro. Ele est situado na srie qumica dos halognios, seu nmero atmico 17 (17 prtons e 17 eltrons) e sua massa atmica de 35,45u.
*os halognios so: flor, cloro, bromo, iodo, stato e Ununsptio - so os formadores de sais, que na tabela peridica se encontra prximo ao grupo dos gases nobres

O que Cloro
O cloro nas condies naturais um gs, mas tambm encontrado nos seres vivos e em lquidos extracelulares e intracelulares, atuando na manuteno do PH sanguneo e no processo de digesto.

Curiosidade !!!
Um individuo de 70kg contm cerca de 0,12% de cloro no seu corpo. Ele um dos mais importantes na regulao da presso osmtica.

*Presso osmtica exercida sobre alguma soluo para impedir a passagem de solvente de uma soluo para a outra - troca de lquidos

Cloro - Cl
O cloro utilizado na maioria das vezes em produtos hospitalares, medicamentos, reagentes laboratoriais, produtos de higienizao e limpeza entre outros. Sua ao altamente custica e dependendo de sua intensidade pode causar at morte por asfixia.

Curiosidade !!!
O cloro foi utilizado pela primeira vez como arma qumica no outono 1914, com pouco efeito nos alemes que tentaram aumentar seu efeito adicionando um outro irritante.

Cloro - Cl
Sem uma manipulao segura, o Cloro pode originar algumas doenas, e as mais comuns so:

Bronquite obstrutiva crnica;

Edema pulmonar agudo;

Edema Pulmonar Agudo


Esta uma grave situao clinica, de muito sofrimento, com sensao de morte iminente e que exige atendimento mdico urgente. H um acmulo de sangue nas veias e capilares pulmonares a tal ponto que acontece um extravasamento de fludos para os espaos areos dos pulmes.

Edema Pulmonar Agudo

Isso deixa o pulmo menos elstico e com menos superfcie de contato entre os gases inspirados e o sangue.

Edema Pulmonar Agudo


Sua sintomatologia bsica a falta de ar intensa, tosse seca e eliminao de lquido pela boca e nariz. O paciente sente como se estivesse afogando, ficando sentado e respirando rapidamente. um quadro emergencial que pode causar o bito.

Referncia: Dr.Miguel Jr. Roteiro em cardiologia So Paulo - SP

Edema Pulmonar Agudo

Pessoas com edema pulmonar.

Bronquite obstrutiva crnica


Nessa doena ocorrem modificaes na mucosa dos brnquios, tambm um aumento nas glndulas que fazem o muco e uma inflamao nos bronquolos que limita o fluxo de ar. Quando h uma piora na inflamao, a produo de muco aumenta consideravelmente.
*mucosa o revestimento interno dos tubos que do passagem ao ar.

Bronquite obstrutiva crnica

Quase todos os casos da doena ocorrem pelo efeito nocivo de irritantes nos pulmes por vrios anos, o que determina uma inflamao da mucosa dos brnquios

Bronquite Obstrutiva Crnica


A bronquite crnica pode preceder ou acompanhar o enfisema pulmonar. Ela afeta pessoas de todas as idades, mas, geralmente, aquelas com mais de 45 anos.

Cloro - Cl
preciso ter cuidado ao manusear o cloro. O profissional deve ter treinamento e orientao pois, como citado anteriormente, as doenas so originadas depois algum tempo inalando o produto.

Cloro - Cl
Deve-se usar luvas, mscaras e ferramentas prprias para diminuir o contato com o cloro, que um elemento essencial para a vida, porm se no utilizado de forma correta pode causar grandes problemas.

Cloro - Cl
Problemas com o cloro:

Cloro - Cl
Agir de forma preventiva o melhor caminho para se evitar problemas com o cloro!

Obrigado!

Вам также может понравиться