Вы находитесь на странице: 1из 14

APOIO S GESTANTES NOS DESLOCAMENTOS PARA AS CONSULTAS DE PR-NATAL E PARA O LOCAL EM QUE SER REALIZADO O PARTO

Angela Beatriz de Lima Borges Psicloga e Especialista em Programa de Sade da Famlia

A gravidez um momento de grande expectativa na vida da mulher e tambm de seu companheiro. Estar grvida uma experincia nica na vida da mulher. Alm das alteraes hormonais que provocam transformaes fsicas, no comportamento e no psiquismo, essas condies promovem mudanas na insero social, nos papis da mulher no casamento, na autoimagem e na identidade feminina.

No entanto, nem todas as mulheres vivenciam esta experincia da mesma forma, e junto com a gravidez podem surgir sentimentos que vo desde a alegria at a rejeio, passando pelo medo do desconhecido e incerteza.

ALTERAES PSICOLGICAS NA GRAVIDEZ


Durante a gestao observam-se vrias alteraes psicolgicas que so comuns em todas as mulheres. Porm, a maneira como cada uma reage varia de acordo com a personalidade, circunstncias em que ocorreu a gravidez, relao com o parceiro, classe social, gravidez na adolescncia, gravidez de alto risco, etc.

O componente emocional bsico da gravidez a ansiedade. No primeiro trimestre, as causas so: ambivalncia, negao e regresso.

AMBIVALNCIA

Durante a gravidez, h um sentimento de ambivalncia afetiva. A mulher experimenta um misto de alegria e tristeza pelos ganhos e perdas que uma gravidez implica; a sensao de uma grande surpresa se mescla desagradvel do susto. Essa ambivalncia perdura at o puerprio.

REGRESSO A mulher interessa-se por crianas, brincadeiras, tm atitudes infantis, etc. Essa regresso no deve ser entendida como negativa, pois fundamental para os cuidados que a mulher dever dispensar ao recmnascido. A mulher fica mais introvertida, voltada para si, o que inconscientemente aproxima-a do feto. No entanto, deve-se ficar atento a manifestaes patolgicas da regresso.

NEGAO
So aquelas gestantes que no parecem grvidas, no apresentam queixa nenhuma, no apresentam alterao emocional prpria da gravidez, trabalham no mesmo ritmo, etc. Essas mulheres esto reprimindo seus sentimentos e estes tendem a se manifestar no perodo mais crtico, ou seja, no puerprio, aumentando a possibilidade de quadros depressivos e psicose puerperal.

No segundo trimestre, h uma diminuio da ansiedade. A gestante sente os movimentos fetais e o vnculo me-beb cresce. Nesse perodo, aparece o medo da malformao fetal. No terceiro trimestre, as causas da ansiedade so: o medo do parto que se aproxima, da perda do estado gravdico e do papel de me.

O medo do parto pode ser real ou imaginrio, pois no imaginrio tradicional, boa me aquela que sofreu dando luz. As mulheres que j pedem pela cesrea durante o pr-natal, reflete um extremo de passividade. Para que uma mulher no sinta o parto como algo que tenha que ser temido, importante colocar a disposio dela e do parceiro, os recursos que ambos podem utilizar durante o processo.

A presena de um acompanhante (companheiro, doula, algum parente,...) no pr-parto e na sala de parto contribui para a estabilidade emocional da parturiente. Se for o companheiro, pode criar tambm condies para que o homem assuma seu lugar nesse acontecimento. Apesar das condies ideais de assistncia, o temor do parto no eliminado, pois h a imprevisibilidade da situao e pelo encontro com o beb real.

APOIO S GESTANTES DO PR-NATAL AO PARTO

Tem como foco a gestante. Onde o psiclogo considerar o processo de responsabilizao e vnculo, por meio de um atendimento humanizado e resolutivo. Entendendo sua realidade e necessidade e compreendendo seus anseios e dvidas. Tem o dilogo como elemento fundamental, utilizando ainda uma escuta qualificada; Oferecer explicaes simples, diretas e em linguagem acessvel, respeitando os valores culturais da gestante. Envolver o companheiro e/ou familiares para as questes referentes a maternidade e a parentalidade. O trabalho articulado junto a equipe multiprofissional.

OBJETIVOS

Buscar conhecer as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas gestantes. Realizar estratgias de interveno psicolgica, visando reduzir nveis de ansiedade, angstia e medo. Auxiliar as gestantes no pr-natal a promover o manejo de pensamentos que favoream a diminuio do quadro de ansiedade e medo no momento do parto. Promover atravs dos encontros o desenvolvimento de uma postura ativa da gestante a ser adotada para hora do parto. Incentivar a participao do companheiro e/ou familiares sobre as questes da maternagem e a parentalidade.

ACOMPANHAMENTO PSICOLGICO DURANTE O PR-NATAL E PARTO


Atendimento ambulatorial individual Acolhimento - possibilita que a gestante conhea as prticas de parto humanizado do HMDI, receba informaes sobre aleitamento materno e tambm visitem o Centro de Parto Vaginal. Grupo de gestantes acolhe a mulher durante a gravidez, preparando-a para o parto e os cuidados com o recm-nascido. Acompanhamento na sala de parto ajuda a gestante a vivenciar a experincia do parto e nascimento com tranquilidade.

OBRIGADA!

Вам также может понравиться