Вы находитесь на странице: 1из 50

A REVOLUO RUSSA

1917

Os fundamentos do Socialismo de Marx


Que o socialismo surgiria em pases centrais do capitalismo: Frana, Inglaterra e Alemanha, onde a burguesia e o proletariado so classes bem definidas. Assim, a luta de classes e a contradio entre ambos so mais explcitas. O socialismo se valeria de um grande desenvolvimento econmico e tecnolgico, propiciado pelo capitalismo, para reorganizar as relaes sociais em bases solidrias, humanistas e democrticas.

A RSSIA PR-REVOLUCIONRIA Rssia: era um pas rural, com vestgios do feudalismo, atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de uma agricultura atrasada. O capitalismo russo dependia de capitais estrangeiros. A pretenso tzarista era tornar a Rssia uma potncia imperialista.

Diversos grupos lutaram contra o tzarismo, entre eles: populistas, terroristas, intelectuais, agraristas e, finalmente, os socialistas:
MENCHEVIQUES social-democratas. BOLCHEVIQUES comunistas.
Ambas as correntes se consideravam marxistas, embora com interpretaes diferentes do pensamento de Marx.

MENCHEVIQUES
A Rssia precisava, antes de tudo, recuperar seu atraso em relao aos outros pases da Europa Ocidental, realizando uma revoluo democrtica, que acabasse com o tzarismo, instalasse uma democracia liberal e realizasse transformaes industriais, introduzindo o capitalismo no pas. A partir do desenvolvimento econmico e cultural obtido e da formao de um proletariado, que se lutaria pelo socialismo na Rssia.

BOLCHEVIQUES:
Tinham uma proposta audaciosa, pois o prprio Marx j havia advertido que a socializao do atraso levaria barbrie, desigualdade e aos privilgios e no ao socialismo, o qual s seria possvel atravs do desenvolvimento econmico como condio necessria passagem do capitalismo para o socialismo.

O ENSAIO GERAL: A REVOLUO DE 1905


A primeira chance de se fazer uma revoluo. Antes a Rssia havia declarado guerra ao Japo A guerra aumentou as dificuldades do povo russo Nicolau II era chamado de Paizinho Em janeiro de 1905, o povo organizou uma enorme passeata pacfica O tzar mandou os cossacos atirarem contra a multido

DOMINGO SANGRENTO

ETAPAS DA REVOLUO RUSSA Em 1917, houve duas revolues na Rssia: uma em fevereiro a dos mencheviques. E outra em outubro a dos bolcheviques. REVOLUO DE FEVEREIRO Dos Mencheviques:
Procurou democratizar o pas; Pr fim ao regime tzarista; Teve dificuldades para resolver os problemas econmicos e sociais que o povo enfrentava. A Primeira Guerra Mundial imps como prioridade desviar recursos para as frentes de batalha, ao invs de se suprir as necessidades da populao carente. Alm disso, a guerra mobilizou a populao adulta: camponeses e operrios, o que provocou sofrimentos, perdas e danos familiares.

MENCHEVIQUES responsveis pela Revoluo de Fevereiro (1917) O que fizeram Derrubaram o regime tzarista atravs de uma greve geral e uma insurreio de massas, com operrios criando conselhos (os sovietes) junto com os soldados, formados por camponeses mobilizados para a guerra. Contudo, no realizaram a reforma agrria. O que no fizeram Reforma agrria: essencial para o pas, e no tiraram a Rssia da guerra devido s alianas com a social-democracia europia.

Fracasso e Crise da revoluo porque a Rssia continuou dependendo dos pases cujos capitais essenciais controlavam a economia russa e a economia mundial. Pases estes que s pensavam em ganhar a guerra e ampliar seus imprios. lanaram-se na disputa da direo daquele processo poltico. Seu lema:
BOLCHEVIQUES

PAZ, PO E TERRA
Paz: representava a sada imediata da guerra. Po: resoluo do problema da fome no pas. Terra: atender demanda da populao que vivia no campo, sem acesso terra. TESES DE ABRIL TODO PODER AOS SOVIETES

A Revoluo de Outubro (1917) tomada do poder pelos bolcheviques poder nas mos dos trabalhadores. Objetivos: Implantar a pequena propriedade privada e no a propriedade social; O setor social era composto basicamente por operrios urbanos interessados em destruir o tzarismo como regime poltico e as relaes feudais no campo; Construir a socializao da economia; A construo de um Estado socialista.

Atitudes: Repartio das terras da aristocracia pelo campesinato: Avancem e tomem as terras. Uma revoluo proletria: trmino da propriedade individual e sua socializao geral. Os proletrios da cidade embora minoria apoiaram a revoluo. Seus objetivos eram anticapitalistas: Socializao das fbricas, do grande comrcio, dos bancos, pr fim explorao do homem pelo homem. E foi isso o que o Estado fez. Para tanto, contou com a aliana operriocampons: Triunfavam ao mesmo tempo o coletivismo dos operrios e a propriedade individual do campons, contra os latifundirios no campo e a burguesia industrial, comercial, financeira nas cidades.

Contudo, os problemas comearam a aparecer: A agricultura, da qual viviam da populao da Rssia, estava atomizada em cerca de 24 milhes de pequenas propriedades, cuja produtividade era muito baixa, devido dificuldade de especializao e de diviso do trabalho que esse tipo de propriedade no campo apresenta. 1 contradio: Viso de Marx: o socialismo teria que surgir nos pases mais desenvolvidos, por razes econmicas, sociais e culturais. Viso de Lenin: Era mais fcil tomar o poder num pas da periferia do capitalismo, como a Rssia, onde a burguesia era mais dbil. Essa vulnerabilidade facilitava a tomada do poder pelos trabalhadores. Por outro lado, era mais difcil construir o socialismo.

Outros Problemas:
O atraso econmico, social e cultural do povo russo, da seu despreparo para construir uma sociedade socialista. Isolamento internacional da Rssia, uma vez que os outros pases (Alemanha, Inglaterra e Frana) estavam mais preocupados com seu empenho na Primeira Guerra Mundial. O capitalismo passava por sua fase imperialista, constituindo uma espcie de mercado mundial nico, apesar do nvel desigual de desenvolvimento social e econmico dos pases que era o caso da Rssia. A Revoluo Russa era vtima de um duplo cerco: o das potncias imperialistas mundiais e o das foras da propriedade privada, residentes no campo russo.

DIFICULDADES:
A produo industrial estava mais debilitada do que antes da guerra.
A guerra civil contra os adeptos do regime deposto (os mencheviques), os quais tinham apoio financeiro e militar das potncias estrangeiras os exrcitos brancos (contra-revoluo).

Alm da agresso militar, o isolamento diplomtico e econmico por parte dos outros pases avanados do capitalismo.

ORIGINALIDADE DA RSSIA: Enquanto as potncias imperialistas disputavam quem teria mais colnias, a Rssia, um pas atrasado, colocava no poder operrios e camponeses, entregava terra a estes, as fbricas queles, derrubava o tzarismo, colocava em seu lugar um Estado baseado no poder direto dos conselhos de trabalhadores, expropriava a burguesia e criava uma economia socializada.

CRISE NA UNIO SOVITICA SOCIALISTA:


Morte de LENIN, em janeiro de 1924. Este j havia atentado para o perigo da burocratizao e das ameaas democracia no Estado sovitico. Presso para que o Estado atuasse de forma enrgica para resolver os problemas agudos e urgentes que assolavam a Rssia, substituindo, inclusive, a classe trabalhadora. Eis que surge JOSEF STALIN e assume a linha de que o fundamental era a sobrevivncia do Estado sovitico. Para isso, seria necessrio um esforo concentrado de industrializao, custa da socializao forada da propriedade privada, mesmo contra a vontade da maioria dos camponeses.

Contra Stalin havia LEON TROTSKY, que concordava com Marx no fato de que no era possvel a construo do socialismo num s pas, ainda mais atrasado como a Rssia. O socialismo seria uma tarefa no apenas de superao do capitalismo, mas de carter internacional; da a necessidade de expandir a revoluo para o mundo. Antes de morrer, Lenin deixou escrita uma cartatestamento tecendo crticas aos seus possveis sucessores, dentre eles, propenso ditatorial de Stalin, que por isso proibiu a divulgao desta carta.

http://veja.abril.com.br/191197/p_062.html

O GOLPE DE ESTADO DE STALIN:


Stalin manteve o controle da organizao do partido e do Estado; Apelou para o discurso patritico; Utilizou-se de mtodos drsticos para afastar os principais lderes da revoluo (chamados de traidores): Bukharin, Zinoviev, Kamenev e o prprio Trotsky assassinado no Mxico, em 1940. Instituiu o poder absoluto, decretou a estatizao generalizada da propriedade camponesa, apoiado na ao do Exrcito, levou morte milhes de camponeses. Estes, aliados aos trabalhadores urbanos, se negavam a vender sua produo ao governo, preferindo queim-la ou vender no mercado negro. Muitos chegaram misria da noite para o dia.

Por outro lado, investiu na industrializao acelerada. Com os recursos extrados do campesinato investiu no processo industrial. Pretendia levar o pas em dez anos a ter condies de enfrentar militarmente as grandes potncias capitalistas. Na dcada de 20 a URSS representava os sonhos utpicos, a resistncia herica e a deteriorizao econmica. Na dcada de 30 representou a decolagem econmica do pas mediante as transformaes industriais, conduzidas pela mo de ferro do Estado sovitico dirigido centralizadamente por Stalin. No faltava trabalho para toda populao da URSS. O endurecimento do regime instituiu os campos de concentrao assumira carter policial.

A URSS ganha prestgio em todo o mundo um Estado forte, longe das irracionalidades do capitalismo. CRISE DE 29 levou os pases capitalistas do mundo inteiro a entrar em crise. Crise no liberalismo o Ocidente vivia na dcada de 30 a pior crise de desemprego de sua histria. A sociedade socialista saa da posio de um dos pases mais atrasados do mundo para uma posio de destaque. a URSS se urbanizou, com a populao das cidades aumentando rapidamente em mais de 100 milhes de habitantes. xodo Rural no se deu de forma ordenada e programada. Eram camponeses que se integravam nova classe operria industrial.

Os conselhos operrios sovietes foram esvaziados de representatividade. Este regime antidemocrtico perdeu o apoio dos intelectualidade em todo mundo. Nova situao uma burocracia que dirigia o Estado sovitico em nome do proletariado, gozando de privilgios do monoplio do poder poltico e de um nvel de vida muito superior ao da mdia da populao sovitica. No se realizou o que Marx pretendia:uma socializao dos meios de produo. O que houve foi um Estado controlado pelo partido, no qual no reinava nenhum tipo de democracia ocorreu a estatizao. A URSS foi um inimigo intransigente da Alemanha nazista, assim como todos os pases comunistas se posicionaram contra Hitler.

O CAPITALISMO: (...) um sistema de reproduo das relaes sociais baseado na acumulao de capital, e no qual se funda uma ideologia, uma viso de sociedade, um sistema de valores, que se materializa em Estados, mas que transcende esses limites e chega a todos os cantos do mundo, a partir do momento em que estende seu mercado a todo planeta (p. 68). O SOCIALISMO CIENTFICO KARL MARX: O socialismo era a negao e, ao mesmo tempo, a superao do capitalismo. (...) Um movimento histrico e social de gerao global de um novo tipo de sociedade, o qual supe um processo revolucionrio (...) Supe a mais radical transformao que a humanidade j viveu, o que inclui a economia, as relaes sociais, a poltica, a cultura.

ATIVIDADES
Os 450 anos compreendidos entre a chegada de Vasco da

Gama, em 1498, e a retirada das foras britnicas da ndia, em 1947, constituem um verdadeiro perodo histrico. (Adaptado de K. M. Pannikar, A dominao Ocidental na sia

, So Paulo, Paz e Terra, 1977, p.19.)

a) Explique o que representou para europeus e indianos a chegada de Vasco da Gama ndia em 1498.
b) Caracterize o processo de descolonizao da ndia, que

culminou com a retirada dos ingleses em 1947.


c) Defina, a partir do enunciado acima, o que um perodo

histrico.

ATIVIDADE
Em 1924, aps a morte de Lnin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram: para Trotsky, tratava-se de defender a revoluo permanente; para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um s pas. Stalin venceu essa disputa e, a partir de ento, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviticos. A partir da leitura do texto: a) transcreva o trecho que explica a divergncia entre Trotsky e Stalin; b) explique por que o stalinismo precisou varrer a imagem de Trotsky da histria sovitica.

SOBRE A HISTRIA... Para Marx, toda a histria vivida at aquele momento era a pr-histria da humanidade, porque era a histria vivida sem conscincia. Para ele,

A histria consciente se iniciaria quando os homens tomassem em suas mos as rdeas de seu destino para construir uma sociedade sua imagem e semelhana humana, solidria e livre. (p.68-69).

Entenda a tenso entre Rssia e EUA da BBC O presidente da Rssia, Vladimir Putin, ameaou retaliaes contra uma proposta dos Estados Unidos de construir instalaes de defesa antimsseis no Leste Europeu. Putin disse que essas eventuais instalaes com msseis na Europa poderiam se transformar em alvos de ataques russos. O presidente americano, George W. Bush, por sua vez, disse que a Rssia no teria nada a temer dos msseis americanos e da Otan (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), pois os alvos seriam pases hostis como o Ir e a Coria do Norte. Esse episdio esquentou os nimos e pareceu aumentar a tenso entre a Rssia e os EUA, vspera do encontro dos pases do G8 na Alemanha. Entenda abaixo os interesses em jogo. O que os Estados Unidos esto propondo? Os Estados Unidos querem construir um sistema que vai permitir a interceptao de msseis balsticos. Este sistema envolve radares estacionrios no Alasca e na Califrnia, nos Estados Unidos, e em Fylingdales, no Reino Unido. Outro radar est planejado para a Groenlndia. Msseis antimsseis, ou interceptadores, esto sendo colocados no Alasca (40 deles) e Califrnia (quatro) e o plano colocar dez deles na Polnia com um

radar associado na Repblica Tcheca. O sistema tambm prev a instalao, em navios, de 130 msseis interceptadores. Os interceptadores funcionam acertando fisicamente o mssil balstico. Por que no Leste Europeu? Os Estados Unidos afirmam que existe uma falha em seu sistema de defesa antimsseis. Uma ameaa da Coria do Norte poderia ser enfrentada com os sistemas americanos martimos. Mas os aliados europeus ou foras americanas na Europa poderiam ser ameaados pelo Ir, segundo o governo americano, ou at por outro pas. Ento existe tambm, segundo os EUA, a necessidade de um sistema baseado na Europa. Por que os russos no gostaram do plano? Eles afirmam que o plano para desenvolver o sistema no Leste Europeu ameaa seus prprios msseis. Essa ameaa coloca em cheque a doutrina de distenso que vem marcando as relaes entre EUA e Rssia desde o fim da Unio Sovitica e da chamada Guerra Fria. Os russos alegam que os planos atuais podem parecer modestos e pouco ameaadores - mas temem que eles pudessem ser o incio de um projeto mais ambicioso. Como os russos podem reagir? O presidente Vladimir Putin ameaou tomar medidas como escolher "novos alvos", como ele disse, na Europa.

Pode-se presumir que estes "novos alvos" incluam dois locais escolhidos para o sistema antimsseis. Esta nova corrida armamentista, segundo Putin, aumentaria o risco de uma guerra nuclear na Europa. Ele disse tambm querer que o envio de armas para o sistema proposto pelos Estados Unidos seja paralisado. A Rssia anunciou o teste de um novo mssil de ogivas mltiplas, o RS-24, que visaria a superar barreiras de defesa antimsseis e tambm est desenvolvendo novos msseis de longo alcance. Qual a razo de Putin ter se pronunciado agora? Observadores acreditam que o presidente russo est preocupado com questes mais abrangentes do que apenas suspender este sistema de defesa. A atuao dele no poder tem favorecido polticas mais nacionalistas que as do antecessor, o presidente Boris Ieltsin, visto na Rssia como um presidente que cedeu demais ao ocidente. Ento, em uma srie de questes, o presidente Putin est tentando fazer com a influncia russa faa diferena. Qual a razo de os Estados Unidos afirmarem que os russos no deveriam se preocupar? Os Estados Unidos afirmam que dez interceptadores na Polnia e o radar na Repblica Tcheca no poderiam prejudicar qualquer mssil balstico da Rssia. "Voc no vai enfrentar as centenas de (msseis) ICBMs russos e as milhares de cargas explosivas de msseis que esto representadas por aquela frota com dez interceptadores em um campo na Europa", disse o general americano Henry Obering, chefe da Agncia de Defesa de Msseis americana.

O general tambm afirma que o radar seria pequeno demais para rastrear msseis russos de forma eficaz. O Ir tem msseis capazes de alcanar a Europa ou os Estados Unidos? "O Ir atualmente tem a capacidade de usar msseis balsticos e/ou foguetes de artilharia de longo alcance contra seus vizinhos regionais, Israel e foras americanas enviadas regio", disse a consultoria especializada americana Nuclear Threat Initiative. "Dadas as condies favorveis, o Ir atualmente est no caminho para estender o alcance dos seus msseis balsticos para chegar ao sul da Europa, ao norte da frica e ao sul da sia entre 2005-2010 e, possivelmente, os Estados Unidos, em 2015." Que acordo internacional cobre estas medidas? Nenhum. Os EUA se retiraram do Tratado Antimsseis Balsticos em 2001. Este tratado limitava as defesas antimsseis dos Estados Unidos e soviticas a uma base para cada um. Os russos ainda operam a deles, nos arredores de Moscou. Os EUA escolheram montar uma defesa para os seus foguetes estratgicos no Estado de Dakota do Norte, mas esta defesa j foi desativada.

Parte da insatisfao da Rssia a respeito do setor europeu do

sistema antimsseis que este sistema resulta da retirada dos EUA do tratado, e a Rssia teme o que os americanos possam fazer depois. Os Estados Unidos afirmam que a Rssia no deveria se preocupar. Este o comeo de uma nova Guerra Fria? Certamente um perodo difcil onde a desconfiana e o antagonismo prevalecem. As esperanas de que os Estados Unidos e a Rssia poderiam se transformar em aliados amigveis ainda no se concretizaram. Em vez disso, existe a suspeita de que o antagonismo continue, mas chamar este episdio de uma nova Guerra Fria , provavelmente, um exagero. O presidente Putin deixa o cargo no prximo ano, e Bush no comeo de 2009, ento muito vai depender dos sucessores dos dois presidentes. Quais msseis balsticos os Estados Unidos e Rssia ainda tm?

Eles reduziram dramaticamente os arsenais desde os tempos

da Guerra Fria, mas ainda tm vrios milhares de msseis e vrias ogivas nucleares disposio. Sob o Tratado Estratgico de Redues Ofensivas (Sort, na sigla em ingls), assinado pelos presidentes Bush e Putin em 2002, cada lado precisa reduzir suas ogivas explosivas para um mximo de 2,2 mil at 2012. Leia mais Putin ameaa apontar msseis para Europa em resposta a escudo dos EUA Sem acordo, EUA e Rssia prometem reduzir crticas Rice admite dificuldades com Rssia mas nega volta Guerra Fria EUA e Polnia mantm negociaes sobre escudo antimsseis Escudo antimsseis dos EUA na Europa pode vir a deter armas russas

Вам также может понравиться