Вы находитесь на странице: 1из 52

ENCONTROS REGIONAIS DE ORIENTAO PARA PREFEITURAS E CMARAS MUNICIPAIS

O PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTO MUNICIPAL

Fernando Antnio da Justa

AUXILIAR O ADM. PBLICO

CONTROLE DOS ATOS

TOMADA DE DECISES

POSSIBILITANDO A TRANSPARNCIA DO ATOS PRATICADOS DECISES MAIS EFETIVAS

CONTABILIDADE PBLICA
CONCEITO:
o ramo da cincia contbil que controla o patrimnio pblico, evidenciando as variaes e os conseqentes resultados, inclusive sociais decorrentes dos atos e fatos de natureza oramentria, financeira e patrimonial nas entidades de administrao Pblica.

CONTABILIDADE PBLICA
No deve ser entendida apenas como destinada ao registro e escriturao contbil, mas tambm observao da legalidade dos atos da execuo oramentria, financeira e patrimonial, atravs do controle e acompanhamento, o qual poder ser prvio, concomitante e subseqente.

DIFERENAS PRIMORDIAIS
ADMINISTRAO PBLICA - No visa lucro financeiro e sim o lucro social. - Permite realizar somente aquilo que a lei determina. ADMINISTRAO PRIVADA - Visa lucro financeiro.

- Permite fazer tudo que a lei no probe.

OBJETO DE ESTUDO: PATRIMNIO PBLICO


OBRIBAES.

BENS; DIREITOS.

DISTINO ENTRE PATRIMNIO:

PBLICO

CONTBIL

BENS DE USO COMUM DO POVO

OBJETIVO DA CONTABILIDADE PBLICA


Fornecer informaes relevantes, atualizadas e exatas:
Aos Administradores Pblicos - tomadas de decises gerenciais e transparncia dos atos; Aos rgos de controle interno - cumprimento da legislao e auto avaliao e autocorreo das operaes realizadas;

OBJETIVO DA CONTABILIDADE PBLICA


Fornecer informaes relevantes, atualizadas e exatas: Aos rgos de controle externo - evidenciando o dever de prestar contas de todos que arrecadem receitas efetuem despesas, administrem ou guardem bens pblicos; s instituies governamentais e particulares - fins de estatstica ou de interesse dessas instituies.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE PBLICA


Portanto, objetiva fornecer informaes que possibilite: Elaborao, organizao e execuo dos oramentos; norma de escriturao dos fatos contbeis; normas para o registro das entradas de receitas; normas para o registro dos desembolsos da despesa

OBJETIVO DA CONTABILIDADE PBLICA


Portanto, objetiva fornecer informaes que possibilite: Registro, controle e acompanhamento das variaes do patrimnio pblico; normas para a prestao de contas dos responsveis por bens e valores; normas para a prestao de contas de governo; controle de custos;

OBJETIVO DA CONTABILIDADE PBLICA


Portanto, objetiva fornecer informaes que
possibilite:

Controle da eficincia, eficcia e efetividade na gesto dos recursos pblicos; instrumento de transparncia para o controle social possibilitando a participao da papulao.

CONTABILIDADE PBLICA Abordagem prioritria:


Oramento; Escriturao; Inventrio; Balanos; e Controle Interno.

ORAMENTO
a prpria essncia do gasto pblico e as finanas bem controladas asseguram as condies para o cumprimento dos compromissos assumidos; Tem um papel importantssimo na Contabilidade Pblica, pois tudo se origina dele.

ORAMENTO
Pr-requisitos primordiais para um planejamento oramentrio exeqvel:
Dados alusivos a arrecadao de receitas, coletados pela contabilidade, utilizando uma srie histrica composta pelos trs ltimos anos que antecedem proposta oramentria;

ORAMENTO
Pr-requisitos primordiais para um planejamento oramentrio exeqvel:
O crescimento econmico; As alteraes na legislao; A possibilidade de transferncias voluntrias

ORAMENTO
Pr-requisitos primordiais para um planejamento oramentrio exeqvel:
Proposta de planos de trabalhos selecionadas junto a comunidade e devidamente discutida com os Poderes Executivo e Legislativo.

ORAMENTO
RECEITA - previso prxima da realidade e da capacidade contributiva dos muncipes. DESPESA - compatvel com os interesses do povo e com condies de serem executadas.

ORAMENTO
Um oramento pblico devidamente planejado evita ou elimina-se quase que em sua totalidade a abertura de crditos adicionais, que so instrumentos retificadores de um planejamento prvio ineficaz.

ESCRITURAO
Essa prtica executada em obedincia aos princpios de contabilidade , possibilitam uma maior credibilidade e transparncia nas informaes contbeis fornecidas aos usurios internos e externos entidade.

PRINCPIOS CONTBEIS
Entidade Contbil - diferenciar o patrimnio dos dirigentes das entidades governamentais dos patrimnios dessas. Objetividade - todos os registros contbeis sero precedidos de documentos legais que lhes fundamentem.

PRINCPIOS CONTBEIS
Custo Original com Base de Valor - tambm conhecido como custo histrico, todos os registros contbeis tero o custo original com base de valor, o qual expresso em moeda vigorante no pas.
* Provoca um problema muito srio quando se refere gerao de informaes teis e confiveis, pois os registros so feitos com base no valor de aquisio dos bens e servios, como determina o art. 106 da lei n 4320/64.

PRINCPIOS CONTBEIS
Materialidade - observa a relevncia que o objeto em anlise possa ter na informao registrada nos demonstrativos contbeis. * Essa relevncia no est relacionada somente com o valor da operao, mas tambm pela importncia que o dado representa nas demonstraes contbeis no exerccio atual e futuro.

PRINCPIOS CONTBEIS
Consistncia - adota procedimentos tcnicos uniformes, possibilitando a comprovao com maior clareza dos procedimentos utilizados, portanto, permitindo uma maior confiabilidade e transparncia dos registros efetuados. Eqidade - proclama a excluso de conflitos de interesse quando da escriturao contbil, preservando sempre os critrios de igualdade e moderao acima das aparncias e formas.

PRINCPIOS CONTBEIS
Homogeneidade - a escriturao de uma conta deve registrar fatos de uma mesma natureza, a fim de que as unidades de valor que a constituem devem referir-se sempre a elementos de idntica natureza. * Atravs desse princpio os ttulos das contas devem ser claros, identificando de imediato o objeto a que se refere, haja vista que os agentes pblicos prestam contas ao Poder Legislativo, que o legtimo fiscal e representante da sociedade.

PRINCPIOS CONTBEIS
Evidenciao - de conformidade com esse princpio as demonstraes contbeis devero ser consolidadas, registrando com clareza e transparncia as informaes necessrias para a avaliao das situaes oramentria, financeira e patrimonial da entidade. Terminologia -os termos utilizados na escriturao e demonstraes contbeis devem expressar o verdadeiro significado das transaes ocorridas, observando, portanto, a uniformidade na nomenclatrura dos ttulos das contas quando da consolidao.

PRINCPIOS CONTBEIS
Prudncia - este princpio determina a adoo do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que apresentarem alternativas vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido. Oportunidade - refere-se simultaneamente tempestividade e integridade do registro de patrimnio e de suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com exatido, contribuindo para a fidedignidade das informaes. * Com o uso da informtica tornou-se mais justificvel e significativo, pois aproveita integralmente a velocidade dos dados processados.

INVENTRIO
o arrolamento dos direitos e compromissos da Fazenda Pblica feito periodicamente com o objetivo de conhecer a exatido dos valores que so registrados na contabilidade e que formam o Ativo e o Passivo, objetivando apurar a responsabilidade dos agente sob cuja guarda se encontram determinados bens.

INVENTRIO
Os inventrios devem ser levantados no apenas por uma questo de rotina ou de disposio legal, mas tambm como medida de controle, haja vista que os bens nele arrolados so pblicos, precisando estar resguardados de qualquer dvida ou suspeita. Obrigatrio. (art. 96 da lei n4.320/64 e art. 15 da IN n 01/97 - TCM).

BALANOS
Encerrado o exerccio financeiro, ou ocorrendo o trmino de gesto, a Contabilidade Pblica deve proceder ao levantamento do Balano Geral, cujos resultados so demonstrados obedecendo aos princpios bsicos da clareza, integridade e sinceridade, possibilitando assim informaes populao revestidas de transparncia.

BALANOS
So quatro os balanos obrigatrios, quais sejam: * Balano Oramentrio; * Balano Financeiro; * Balano Patrimonial; e * Demonstrao das Variaes Patrimoniais.

BALANO ORAMENTRIO
Demonstra as receitas previstas e as despesas fixadas em confronto com as realizadas.Este demonstrativo apresenta os registros de forma sinttica e com valores globais.

BALANO ORAMENTRIO
Receita Prevista > Receita Arrecadada: Frustao de arrecadao ou insuficincia de arrecadao;
Receita Prevista < Receita Arrecadada: excesso de arrecadao; Despesa Fixada > Despesa Realizada: economia oramentria ou economia de despesa; Despesa Fixada < Despesa Realizada: excesso de despesa, situao inaplicvel.

Receita Arrecadada > Despesa Realizada: Supervit Oramentrio;


Receita Arrecadada < Despesa Realizada: Dficit Oramentria; Receita Arrecadada = Despesa Realizada: Equilbrio Oramentrio.

BALANO ORAMENTRIO Resultados provveis:

BALANO FINANCEIRO
Demonstra sinteticamente o movimento financeiro da entidade, registrando todas as receitas e despesas, tanto oramentrias como extra-oramentria, conjugando os saldos provenientes do exerccio anterior e os que sero transferidos para o ano seguinte

BALANO PATRIMONIAL
Demonstra a posio das contas que constituem o Ativo e o Passivo. O Ativo evidencia a parte positiva, e o Passivo representa os compromissos assumidos com terceiros, parte negativa. O equilbrio numrico do Balano estabelecido pelo Saldo Patrimonial positivo ou negativo.

BALANO PATRIMONIAL
O resultado deste balano obtido pelo confronto do Ativo Real com o Passivo Real. Resultados provveis : * Ativo Real > Passivo Real: Ativo Real Lquido, Supervit Patrimonial. * Ativo Real < Passivo Real: Passivo a descoberta,Dficit Patrimonial. * Ativo Real = Passivo Real: Situao Lquida equilibrada, Saldo Patrimonial Nulo.

BALANO PATRIMONIAL
O Balano Patrimonial deve ser devidamente consolidado, em respeito a princpio da evidenciao, a fim de que retrate a real situao da Entidade, no podendo constar a mesma conta ora como saldo devedor, ora como saldo credor. Utilizao do sistema de compensao, onde deve ser contabilizado todos os atos administrativos que mediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio, como por exemplo: contratos, responsabilidade por: recurso de convnio recebido, suprimento de fundos, avais e outras garantias concedidas.

Demonstra as alteraes ocorridas no Patrimnio, durante o exerccio, resultante de alteraes de qualquer dos seus elementos, sejam eles dependente ou independentes da execuo oramentria. O resultado denominado Resultado Econmico, e pode ser: * Variaes Ativas > Variaes Passivas: Supervit Variaes Ativas < Variaes Passivas:Dficit

DEMONSTRAO DAS VARIAES PATRIMONIAIS

CONTROLE INTERNO
Objetiva a correo de falhas detectadas, desperdcios, prticas antieconmicas e, principalmente, auxiliando os Administradores Pblicos em tomadas de decises mais efetivas e, consequentemente, dando uma maior transparncia sociedade de seus atos.

CONTROLE INTERNO
Fundamento de uma boa administrao.

CONTROLE INTERNO AUSENTE

CONTROLE INTERNO PRESENTE

CONTROLE INTERNO Mecanismos de Controle


Observem as normas legais; Permitam a implementao de programas, projetos, atividades e operaes, visando a eficcia, eficincia e economicidade dos recursos; Resguardem os seus ativos financeiros e fsicos quanto a sua regular e boa utilizao; Assegurem a legitimidade do passivo;

CONTROLE INTERNO Mecanismos de Controle


Conheam efetivamente a realidade do rgo gerenciado; Orientem e estimulem a organizao estrutural e funcional; Cumpram as diretrizes, os planos e os procedimentos administrativos; e assegurem a confiabilidade, integridade, exatido e a oportunidade dos registros das demonstraes, das informaes e dos relatrios contbeis.

CONTROLE INTERNO Atua em diversas reas: REA CONTBIL


Visa examinar a correo tcnica da escriturao, a legitimidade dos atos e fatos que deram origem aos lanamentos, a formalizao da documentao comprobatria e avaliar a segurana e eficincia dos procedimentos utilizados, possibilitando um nvel excelente de transparncia das operaes praticadas.

REA FINANCEIRA
Objetiva verificar a regularidade e correo dos recebimentos e pagamentos efetuados pelos agentes arrecadadores e paga-dores, conferir saldos de disponibilidades e observar o cumprimento das normas internas e legislao sobre a matria.

REA DE EXECUO DA RECEITA


Visa verificar a situao dos controles existentes sobre o lanamento, a cobrana e a arrecadao das receitas, sua contabilizao e observncia da legislao pertinente.

REA DE EXECUO DA DESPESA


Objetiva constatar se na realizao dos gastos pblicos, esto sendo observados os princpios da legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade, eficincia e eficcia, bem como possibilitar uma maior transparncia da utilizao dos recursos pblicos.

REA DE PESSOAL
Visa examinar os controles existente acerca de todos os servidores pblicos, incluindo os ocupantes de cargo em comisso e os admitidos por tempo determinado, bem como o acompanhamento dos processos de registro de atos de admisso de pessoal, aposentadoria e penses.

REA DE LICITAES, CONTRATOS E CONVNIOS


Objetiva verificar se esses instrumentos administrativos foram processados corretamente em todas as suas fases, identificando em tempo hbil a existncia de imperfeies verificadas nas diversas etapas processuais.

REA PATRIMONIAL
Objetiva verificar os procedimentos existentes com respeito a incorporao, tombamento, guarda, baixa e responsabilidade pelo uso desses bens e, ainda, em relao a sua movimentao, comservao e segurana.

REA DE ALMOXARIFADO
Visa constatar as condices de recebimento, armazenamento, distribuio, controle e segurana dos estoques, proporcionando assim uma maior proteo aos bens em almoxarifado.

REA DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS


Visa examinar a correta aplicao dos recursos entregues a servidores, mediante observncia lei municipal instituidora para realizar dispndios que no possam subordinar-se ao processo normal da despesa.

Вам также может понравиться