Вы находитесь на странице: 1из 31

Prof.

: Eduardo Cassani

Formao de ligaes pi

Ocorre somente entre orbitais p puros

Por aproximao frontal dos orbitais atmicos:

Ligaes
s-s s-p p-p Forma ligaes fortes. Apresentam simetria cilndrica em torno do eixo de ligao. tomos podem rotar em torno do eixo da ligao. Todas as ligaes covalentes simples so sigma (primeira ligao sempre sigma).

Por

aproximao lateral dos orbitais atmicos:

Ligaes
So formadas entre tomos que j possuem ligao . No permitem rotao dos tomos em torno do eixo internuclear. So mais fracas que as ligaes . tomos grandes raramente formam duplas ligaes a sobreposio difcil.

Orbitais s no formam ligaes pi.

Exemplos:
C2H4:

N2:

Hibridizao
Mistura de orbitais atmicos (OA) com energias

semelhantes, dando origem a novos OAs com energia com valor intermedirio com relao aos valores dos orbitais atmicos originais.
A teoria da hibridizao atende adequadamente

as evidncias de geometria molecular adquiridas experimentalmente.

A hibridizao consiste na prtica em: Rearranjo de orbitais; Mudana na forma; Energia e orientao dos orbitais; Possibilidade de ligaes; Explicao da existncia determinados compostos.

Hibridizao
ESTADO NORMAL

3 sp

do carbono
ESTADO HBRIDO

ESTADO ATIVADO

sp3

2p2
2s2

2p3 2s1

1s2

1s2

1s2

H METANO: CH4 4 LIGAES

SIGMA sp3- s C
H H H

10928

Hibridizao sp3
a mistura de 3 orbitais p puros com um orbital s puro, formando 4 novos orbitais hbridos denominados sp3. A geometria dos 4 orbitais sp3 tetradrica (os 4 orbitais partem do centro do tetradro e dirigem-se, cada um, para um dos vrtices do tetradro). O ngulo entre os orbitais sp3 ser de aprox.109 Acontece no C que se liga atravs de 4 ligaes simples ( o C tetravalente).

Hibridizao
ESTADO NORMAL

2 sp

do carbono
ESTADO HBRIDO

ESTADO ATIVADO

sp2

2p2
2s2

2p3 2s1
PI

1s2

1s2

1s2

120

120

ETENO: H2C=CH2
C2H4:

HIBRIDAO sp2

H H

ETENO H2C=CH2 HIBRIDAO sp2


C2H4:
LIGAO PI

H H

sp2 - sp2

C2H4:

Hibridizao sp2
a mistura de um orbital s com dois orbitais p (pertencentes a um mesmo tomo), resultando em 3 novos orbitais denominados hbridos sp2. Os trs orbitais hbridos sp2 situam-se num mesmo plano formando ngulos de 120 entre si (geometria trigonal plana). Acontece com C que possua uma dupla ligao. Num C do tipo sp2 existir um orbital p puro que ser responsvel pela ligao covalente do tipo pi.

Hibridizao sp do carbono
ESTADO NORMAL ESTADO ATIVADO ESTADO HBRIDO

sp 2p2
2s2 2p3 2s1
PI PI

1s2

1s2

1s2

180

180

ETINO :
C2H2:

H-C C-H

ETINO :
C2H2:

H-C C-H

LIGAO PI

sp-s C

sp-sp

sp-s H

LIGAO PI

C2H2:

Hibridizao sp
a mistura de um orbital s com um orbital p (pertencente a um mesmo tomo), resultando em 2 novos orbitais denominados hbridos sp. Os dois orbitais hbridos sp situam-se na mesma linha formando ngulo de 180 entre si (geometria linear). Acontece com C que possua uma ligao tripla ou duas duplas. Num C do tipo sp existir dois orbitais p puros que sero responsveis pelas duas ligaes covalentes do tipo pi.

Os orbitais hbridos so formados de maneira a minimizar a energia da molcula. Afasta as nuvens eletrnicas. Determinante para a geometria molecular. Mistura de orbitais com energias semelhantes. Alguns OAs podem permanecer na forma pura. Alguns hbridos podem no participar de ligaes, mantendo pares de eltrons isolados. Orbitais hbridos s participam de ligaes sigma. Estas ligaes podem ser realizadas com outro OA hbrido ou com um OA puro. Possuem caractersticas fortemente direcionais. Sero formados tantos orbitais hbridos quantos forem os OAs puros que se envolveram no processo.

Вам также может понравиться