Вы находитесь на странице: 1из 10

TEORIA DE SISTEMAS

Prof. Dra. Maria Virginia Llatas

TO-10

TEORIA DE SISTEMAS

Aspectos principais:

Um problema bsico postulado para a cincia moderna a teoria geral da organizao. A Teoria Geral de Sistemas , em princpio, capaz de dar definies exatas para tais conceitos e, em casos especficos, capaz de coloc-los para uma anlise quantitativa

cincia de sistema a explorao cientfica dos todos e da totalidade tecnologia de sistema tcnicas e abordagens matemticas filosofia de sistema reorientao do pensamento. Origens: Ludwig von Betalanffy (1940 bilogo alemo). Afirma que:

O pensamento de sistemas importante na psicologia, sociologia, economia e ciberntica, bem como em muitas das cincias fsicas.
TO-10 2

CONCEPO ATOMSTICA X HOLSTICA

TO-10

CONCEITO E CARACTERSTICAS

Conceito: Um sistema pode ser definido como um conjunto de


Utilidade principal: aplicabilidade no mundo real pela nfase na
viso das interaes, interdependncias e cadeias de efeitos.

elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado.

Consideraes bsicas de Churchman:


Objetivos (metas e fins): estabelecidos x verdadeiros Ambiente (lado de fora): Importante o controle e a determinao de como deve funcionar Recursos (Fatores internos: Meios disponveis para realizao das atividades): pessoas, dinheiro, equipamentos, outros. Componentes (atividades que contribuem para objetivos) Administrao (planejamento e controle do sistema)
TO-10 4

HIERARQUIA DE SISTEMAS

Kenneth Boulding em 1956 descreveu hierarquia de sistemas:


Estrutura esttica: nveis de estruturao Dinmicos simples: incorporam movimentos predeterminados Cibernticos: Mecanismos automticos de controle e feedback. Abertos: Estruturas automantidas Gentico-sociais: Diviso do trabalho entre as partes Animais: Aumento, mobilidade, comportamento teleolgico e autoconscincia. Humanos: Autoconscincia e habilidade de usar a linguagem e simbolismos na comunicao Sociais:mensagens, valores, registros histricos, arte e emoes Transcendentais: absolutos, inevitveis e irreconhecveis
TO-10 5

SISTEMAS ABERTOS

Ciclo de eventos: importao, transformao e exportao de energia (insumos humanos, recursos financeiros, materiais e equipamentos e produtos/servios produzidos) Entropia negativa: Importam mais energia do que exportam, ligada a sua sobrevivncia (lucratividade a longo prazo) Processamento da informao: Armazena e interpreta informaes para deciso. Sistemas devem ter processos de codificao para seleo das informaes. Crescimento e manuteno: Foras de estabilidade e de crescimento em contnua interao com o ambiente => estado estvel x equilbrio dinmico Eqifinalidade: Variedade de caminhos com flexibilidade dos meios para alcanar os fins.
TO-10 6

ORGANIZAES COMO SISTEMAS ABERTOS

TO-10

Modelo de Organizao como Sistema Aberto de KATZ & KAHN

Natureza dos sistemas sociais: Atitudes, percepes, crenas, hbitos, motivaes e expectativas do seres humanos Componentes: comportamento no papel; normas; valores Tipos dos subsistemas: produtivos; de apoio; de manuteno; adaptativos; administrativos Relacionamento com o ambiente
TO-10 8

Vantagens da Teoria de Sistemas

As organizaes devem sempre prestar muita ateno a seu ambiente externo. Sobrevivncia e evoluo tornam-se pontos centrais. A congruncia com o ambiente torna-se uma tarefa gerencial chave. A perspectiva contribui para a teoria e prtica do desenvolvimento organizacional. Alcanamos um novo entendimento da ecologia da organizao.

TO-10

Limitaes da Teoria de Sistemas

As organizaes no so organismos e seus ambientes so muito menos concretos do que a definio presume. H um exagero no grau de unidade funcional e coeso interna encontrado na maioria das organizaes. No identifica as relaes especficas que existem entre as dimenses organizacionais.
TO-10 10

Вам также может понравиться