Вы находитесь на странице: 1из 27

Ambiente Sadia

(5S) O Ambiente da Qualidade


Ambiente Sadia

Conceito de Qualidade
O que QUALIDADE TOTAL?
Qualidade Total o controle exercido por todas as pessoas para a satisfao de todas as pessoas. Vicente Falconi Campos
QUALIDAD E CUSTO ENTREGA MORAL SEGURAN A

QUALIDADE TOTAL

SATISFAO DAS NECESSIDAD ES DAS PESSOAS

CLIENTE EMPREGADO ACIONISTA COMUNIDADE

Ambiente Sadia

Origem e Evoluo do 5S

Surgiu formalmente no meio empresarial japons na dcada de 50, informalmente j tinha longa existncia; Lanado formalmente no Brasil no final da dcada de 80, como sendo fundamental na criao do Ambiente da Qualidade composto por 5 palavras em Japons que iniciam com a letra S ( Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke)

Ambiente Sadia

Ambiente Sadia

Na Sadia, o programa de 5S chama-se AMBIENTE SADIA, portanto:

Ambiente Sadia

Objetivos do Ambiente Sadia (5S)


Promover a melhoria da qualidade de vida no trabalho; Promover a MELHORIA CONTNUA do ambiente; Criar um ambiente para a qualidade; Incentivar e propiciar a participao das pessoas Reduzir custos e eliminar desperdcios Prevenir a ocorrncia de acidentes; Otimizao do trabalho e dos recursos; Contribuir para o desenvolvimento da comunidade

Ambiente Sadia

Conceitos de cada Senso

UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA


Ambiente Sadia

SEIRI SEITON SEISOU SEIKETSU SHITSUKE


6

Senso de Utilizao
Manter no local de trabalho somente objetos e dados necessrios; Utilizar os recursos de acordo com a necessidade e utilidade; Evitar desperdcios de qualquer natureza
O QUE DESNECESSRIO PARA UNS PODE SER TIL PARA OUTROS!
Ambiente Sadia 7

Como Fazer a Utilizao

Identificar os itens existentes na rea separando os itens necessrios e desnecessrios; Utilizar o conceito "1 o melhor". Ou seja:
1 original de documento, que deve ser arquivado por quem o emitiu. 1 cpia de documento, que deve circular entre os interessados.

Retirar do local de trabalho tudo aquilo que for desnecessrio Combater desperdcios (Lmpadas, gua, materiais de limpeza, matria-prima, EPIs, etc)
Ambiente Sadia 8

Fluxograma da Utilizao

Identificar materiais existentes Classificar quanto a necessidade

Sim

Materiais necessrio s?

No

ORDENAO

Identificar o Material e seu estado Disponibilizar para rea de Utilizao (Seiri)

Ambiente Sadia

Como est sua rea?

H itens em excesso que no fariam falta? O espao est mal aproveitado? Existem documentos (informativos, planilhas, grficos) que poderiam ser retirados da rea? H desperdcio de gua, luz ou outro tipo de recurso?
Se a resposta SIM para qualquer uma das questes: MOS OBRA! APLIQUE O SENSO DE UTILIZAO J!
Ambiente Sadia 10

Senso de Ordenao

Determinar um lugar para cada objeto ou material; Facilitar o acesso e a manuteno da ordem; Respeitar as regras de ordenao.

UM LUGAR PARA CADA COISA, CADA COISA EM SEU LUGAR.


Ambiente Sadia 11

Como Fazer a Ordenao

Melhorar o layout da rea de forma a facilitar o fluxo dos processos e das pessoas; Estabelecer controles visuais (rtulos e cores) de forma criativa, porm evitando excessos; Dispor os itens conforme a freqncia de uso e facilidade de manuseio dos mesmos; Treinar as pessoas para que entendam e utilizem o sistema de ordenao estabelecido.

Ambiente Sadia

12

Como est sua rea?

O layout est adequado? Todos os materiais, equipamentos e utenslios tem um local definido? Esto nos lugares? Os materiais e utenslios esto colocados conforme a freqncia de uso? fcil de localizar os objetos e materiais ?
Se a resposta NO para qualquer uma das questes: COMECE A ORDENAO IMEDIATAMENTE!
Ambiente Sadia 13

Senso de Limpeza

Eliminar o p e a sujeira do ambiente e dos equipamentos Manter mquinas, mveis e equipamentos em boas condies Acima de tudo, NO SUJAR !

O AMBIENTE LIMPO NO O QUE MAIS SE VARRE MAS O QUE MENOS SE SUJA.


Ambiente Sadia 14

Como Fazer a Limpeza

Limpar todo o local de trabalho e inclusive os equipamentos aps o uso; No forar o equipamento ou mquina alm de suas especificaes; Eliminar ou reduzir as fontes de sujeira; Evitar locais escondidos e de difcil acesso; Atribuir a responsabilidade da limpeza para todos (escala); Conservar mquinas, mveis, equipamentos e ambientes em boas condies.
Ambiente Sadia 15

Como est sua rea?


H um cronograma de limpeza? H preocupao em no sujar? As mquinas e equipamentos esto em bom estado de conservao? As fontes de sujeira foram detectadas e eliminadas? O piso teto e paredes esto limpos e bem conservados?
Se a resposta NO para qualquer uma das questes: VAMOS L! O SENSO DE LIMPEZA VAI NOS AJUDAR.
Ambiente Sadia 16

Senso de Sade

Oferecer condies favorveis sade, segurana e bem estar da pessoa, atravs da organizao e da limpeza dos locais e equipamentos; Desenvolver hbitos que valorizem e promovam a segurana e a sade.
MANTER AS CONDIES DE TRABALHO, FSICAS E MENTAIS, FAVORVEIS SADE.
Ambiente Sadia 17

Como manter a Sade


Orientar para sade fsica, considerando:
Asseio pessoal que denote limpeza, mesmo com simplicidade; Obedincia s regras de segurana e de integridade fsica pessoal, dos colegas e dos equipamentos; Bons hbitos considerando alimentao, atividade fsica, vcios etc.

Atuar sobre as condies do ambiente de trabalho; Estimular as pessoas para atividades culturais e descontrao;

Ambiente Sadia

18

Como est sua rea?

Voc participa da ginstica laboral? Voc e seus colegas mantm condies de higiene (GMP)? Todo utilizam EPIs? Existem condies ou atos inseguros? Seus hbitos promovem a sade fsica e mental?
Se a resposta NO para qualquer uma das questes: PENSE BEM, SUA SADE SEU MAIOR PATRIMNIO!
Ambiente Sadia 19

Senso de Autodisciplina

Respeitar as normas e os colegas; Criar o hbito de utilizar, ordenar, no sujar, cuidar do asseio pessoal, sade e bem estar; Melhorar sempre.

TORNAR A PRTICA DOS SENSOS UM HBITO.


Ambiente Sadia 20

Como Alcanar a Autodisciplina

Praticar os 4Ss anteriores a todo momento e em qualquer lugar; Elogiar e reconhecer as atitudes corretas; Discutir o porque dos procedimentos; Ter procedimentos simples e ilustrativos; Dar e ser exemplo para todos.

Ambiente Sadia

21

Benefcios do Programa Ambiente Sadia


Melhora no relacionamento da equipe; Melhor qualidade de vida no trabalho; Economia de tempo e rapidez na execuo do trabalho; Facilidade na localizao de materiais, ferramentas e utenslios; Melhor condio ambiental; Reduzir custos eliminando desperdcios e otimizando recursos; Maior segurana na execuo das atividades; Bem estar fsico e mental; Preveno de doenas; Crescimento do Ser Humano.
22

Ambiente Sadia

Estrutura de Apoio
Estrutura Formal DIRETORES GERENTES GERENTES DEPTOS Estrutura Informal COMIT DA QUALIDADE

DEPTOS

SUPERV.

SUPERV.

SUPERV.

COMISSO DE AMBIENTE SADIA DO STIO

Ambiente Sadia

23

O Ambiente Sadia e a Mudana

Mudana na maneira de ser, agir e sentir das pessoas, pode causar reaes como medo, estagnao, simpatia, antipatia, insegurana e repulsa; As reaes so inerentes aos seres humanos; preciso entender a mudana para que tudo volte ao normal; Mudar uma questo de sobrevivncia;

Ambiente Sadia

24

Rompimento
Significa acreditar que podemos melhorar continuamente Se ns fazemos o trabalho de um jeito hoje, podemos fazer de um jeito melhor amanh

Mudar a maneira de pensar e de fazer as coisas

Rompimento quebrar paradigmas


Ambiente Sadia 25

Relembrando

Nosso ambiente de trabalho um espelho de como ns somos e agimos; No praticar o Ambiente Sadia sinal de uma mente preguiosa, irresponsvel e acomodada; Alm de melhorar o ambiente de trabalho, o Ambiente Sadia tambm colabora com a imagem da empresa diante dos clientes e comunidade.

Ambiente Sadia

26

Comprometa-se !

Saiba o que deve ser feito e Faa a sua parte; Colaborar uns com os outros caracterstica bsica das equipes vencedoras; No existe conquista sem trabalho e dedicao.

Ambiente Sadia

27

Вам также может понравиться