Вы находитесь на странице: 1из 11

MTODO CIENTFICO

A investigao cientfica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos sejam atingidos: os mtodos cientficos.

MTODO CIENTFICO

Mtodo cientfico o conjunto de processos ou operaes mentais que se deve empregar na investigao. a linha de raciocnio adotada no processo de pesquisa.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA

O que mtodo e pesquisa? Mtodo: Forma de pensar para se chegar natureza de um determinado problema, quer seja para estud-lo ou explic-lo. Pesquisa: - modo cientfico para obter conhecimento da realidade emprica (?) tudo que existe e pode ser conhecido pela experincia); - processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico.

Classificao das pesquisas

Quanto natureza:
Pesquisa Bsica: objetiva gerar conhecimentos novos teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigida soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais.

Classificao das pesquisas

Quanto a forma de abordagem (segundo Gil, 1991):

Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-los e analis-los. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio padro, coeficiente de correlao, anlise de regresso, etc...). Pesquisa Qualitativa: considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicos no processo de pesquisa qualitativa. No requer os uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento chave. descritiva.

Classificao das pesquisas

Quanto aos objetivos:

Pesquisa Exploratria: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolvem levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliogrficas e Estudos de caso.

Classificao das pesquisas

Pesquisa Descritiva: visa descrever as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis. Envolvem o uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados: questionrio e observao sistemtica. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

Classificao das pesquisas

Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razo, o porqu das coisas. Quando realizada nas cincias naturais requer o uso do mtodo experimental e nas cincias sociais requer o uso do mtodo observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-postfacto.

Classificao das pesquisas

Quanto aos procedimentos tcnicos:


Pesquisa Bibliogrfica: quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que no receberam tratamento analtico.

Classificao das pesquisas

Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variveis que seriam capazes de influenci- lo, define-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Classificao das pesquisas


Pesquisa Ex-Post-Facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. Pesquisa ao: quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas.

Вам также может понравиться