Вы находитесь на странице: 1из 21

1 Lei de Mendel

Twitter: @MauraEduarda Face: Maura Eduarda Blog: mauraeduarda.com

Um pouco de histria
Uma das idias vigentes na poca, hoje chegaria a parecer ridcula: a teoria do homunculus. Os primeiros microscopistas admitiam haver, dentro de

cada espermatozide, uma pessoa "em miniatura". Segundo passou a ser acreditado, esse mini-indivduo deveria se implantar no tero das mulheres, se desenvolvendo e originando uma criana. Os resultados dos trabalhos de Mendel, publicados em uma revista cientfica da cidade de Brnn, em 1868, ficaram esquecidos por mais de 30 anos, e s foram redescobertos no comeo do sculo XX, pelo holands Hugo de Vries, pelo austraco Erich von Tschermak e pelo alemo Karl Correns.

Um pouco de histria
Gregor Johann Mendel (1822-1884), nasceu em Heizendorf (atual Austria). E considerado o pai da gentica. Ele estudou sete caractersticas bsicas.

Enunciando a 1 Lei
Observando as linhagens puras (davam origem a plantas com as mesmas caractersticas da planta me. Primeiro, cruzou plantas puras (que do origem a plantas com as mesmas caractersticas da planta me) entre si. (gerao parental) P (gerao hbrida) F1 X
100% verdes

Depois, realizou cruzamento entre as plantas puras

75% lisas (Spherical) 25% rugosas (Dented)

Enunciando a 1 Lei
75% lisas (Spherical) 25% rugosas (Dented) Um dos genes no foi expressado (em recesso, ocultado). Um gene expressado (manifestado) Gene recessivo Gene dominante

Principio da Segregao Mendeliana: Separao dos genes maternos e paternos para uma mesma caracterstica.

Enunciando a 1 Lei
RR rr

Rr

Rr

Cada carter condicionado por um par de genes alelos, que se separam durante a formao dos gametas, indo um alelo para cada gameta.

Rr

Rr

Rr

rr

Cromossomo e DNA

A sequencia de bases vai determinar suas caractersticas: Cor dos olhos, altura, cor da pele, doenas... O cdigo determina as protenas que sero produzidas.

Biologia - Prof Maura

19/02/13

Cromossomos homlogos:
pares

sempre aos

1 do pai + 1 da me Gene: a unidade fundamental da hereditariedade que determina uma ou mais caractersticas de um indivduo. Genes alelos: genes que ocupam o mesmo lcus gnico, mas em cromossomos homlogos. Gentipo: E a representao grfica dos genes alelos. Exemplo: Aa, Bb... Sofre ao de fatores ambientais.

Biologia - Prof Maura

19/02/13

Fentipo
9
E a expresso das caractersticas contidas o gentipo. , tambm, influenciado pelo ambiente. Exemplo: gene para cncer.

Biologia - Prof Maura

19/02/13

Cromossomos
Cromossomos autossmicos: So os vinte e dois pares de cromossomos que no se relacionam com a determinao do sexo. Cromossomos homlogos: pares de cromossomos em clulas diploides que, em geral, apresentam morfologia e lcus gnicos semelhantes.

Diplide: clula que contm uma informao duplicada (2n=46). F1: Descendncia do cruzamento parental. F2: descendncia obtida do cruzamento de indivduos da F1.

Cromossomos
Heterocromossomos: So os cromossomos sexuais. Fenocpia: Manifestao de uma caracterstica, induzida pelo ambiente, mas que se assemelha ao fentipo produzido por um gene hereditrio. Ex: pessoas de pele escura em pases de clima frio. Expressividade de um gene: grau de expresso de um fentipo, que sofre a ao de fatores externos, como: temperatura, agentes qumicos...

12
Homozigotos (ou linhagem pura): alelos iguais. Exemplo: AA, aa, BB... Heterozigotos (ou hbrido): alelos diferentes para o mesmo gene. Exemplo: Aa, Bb, Cc... Gene dominante: se expressa na heterozigose, mesmo acompanhado por um gene recessivo. Gene recessivo: Somente se expressa a forma homozigtica.
Biologia - Prof Maura 19/02/13

Quadrado de Punnet
E uma tabela utilizada para realizar um cruzamento. Em geral, utilizada em cruzamentos entre heterozigotos ou homozigotos com heterozigotos.

14

Doena por gene dominante

Polidactilia: mais de cinco dedos os ps ou mos.

Biologia - Prof Maura

19/02/13

15

Doena por gene recessivo

Albinismo: No produz melanina

Biologia - Prof Maura

19/02/13

Exerccio 1
No ser humano o gene para a habilidade manual condicionada por um par de genes alelos. O gene para a habilidade para mo direita (destro) domina sobre o gene para a habilidade com a mo esquerda (canhoto). Qual(is) o(s) possvel(is) gentipo(s) e fentipo(s) resulta(o) de um casal em que ambos so destros e heterozigotos?

Heredogramas
Construir um heredograma consiste em representar, usando smbolos, as relaes de parentesco entre os indivduos de uma famlia.

Padres de Herana
Herana recessiva: transmitido pelo gene recessivo. Herana dominante: transmitida pelo gene dominante, o qual impede completamente a expresso do recessivo. Um alelo suficiente para o aparecimento da caracterstica. Dominncia incompleta: situao em que aparece um terceiro fentipo nos indivduos heterozigotos.

Vermelha: homozigoto Branca: Homozigoto Rosa: Heterozigoto

Padres de Herana
Herana mitocondrial: transmitida exclusivamente atravs do DNA mitocondrial da me. Caso exista algum gene deficiente no DNA da me, as filhas o transmitiro aos netos atravs das mitocndrias do ovcito. Genes letais: herana que em homozigose, com genes dominantes ou recessivos, determina a morte do seu portador. O falecimento do bebe ocorre a fase embrionria ou pouco depois de nascer. Casos de genes letais nos seres humanos: Talassemia, Idiotia amaurtica infantil, Coreia de Huntington.

Gentica e a probabilidade
Eventos aleatrios: Total de eventos possveis (n).

1 chance no total de 6 de acontecer: 1/6 = 0,16 ou 16%

1 chance no total de 2 de acontecer: 1/2 = 0,5 ou 50%

Eventos independentes: so aqueles eventos que no dependem de outros eventos. Exemplo: herana albinismo. Regra do e: Qual a probabilidade de em 3 lanamentos de um dado sair o nmero 4 e 6 e 8? Calcula-se multiplicando-se as probabilidades que ocorrem separadamente. 1/6 x 1/6 x 1/6 = 0,004 ou 4%

Gentica e a probabilidade
Regra do ou: Qual a probabilidade de um casal ter dois filhos, sendo um do sexo masculino e o outro do sexo feminino. Soma-se as probabilidades isoladas.

1 e 2 ou 1 e 2 x + + x = ou 0,5 ou 50%

Вам также может понравиться