Вы находитесь на странице: 1из 33

CITAO E REFERNCIA

Prof. Me. Itatismara Valverde Medeiros

CITAO ABNT (NBR 10520: 2002)

O que Citao ?

Citar uma das tarefas mais complexas na comunidade cientfica, tanto no que se refere ao dilogo com os autores, ao aproveitamento do seu pensamento e correta documentao do material empregado (AZEVEDO, 2000, p. 120)

DEFINIO:

CITAO - toda "meno no texto de uma informao colhida em outra fonte", ou seja, os elementos retirados dos documentos pesquisados (NBR 10520 da ABNT)

SEUS OBJETIVOS:

dar credibilidade ao texto respaldar as ideias transmitidas pelo pesquisador Obs.: Cuidado na anlise e interpretao do texto citado!

TIPOS DE CITAO
citao DIRETA - transcrio literal das palavras
extradas da outra fonte
citao INDIRETA, transmisso das idias do outro, utilizando o pesquisador as prprias palavras; citao DEPENDENTE - citao da citao, ou seja, quando o autor citado no foi lido diretamente, mas tomado por emprstimo de outro autor). Se a obra citada merece mesmo ser utilizada no seu trabalho, aconselha-se que se consulte o original.

Exemplo de citao DIRETA:

Apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia [] (DERRIDA, 1967, p. 293).

Casos particulares: AT TRS LINHAS do texto - entre aspas, dentro do prprio texto, com a mesma fonte e o mesmo tamanho. Exemplo: Lanciani e Tavani (1993, p. 138-139) afirmam tambm que as cantigas satricas se caracterizam [...] por uma maior variedade lexical [...] e constituem um repertrio preciso dos usos lingsticos medievais.

MAIS DE TRS LINHAS do texto - separada deste, em pargrafo prprio, RECUADO da margem esquerda, levando-a a 4cm da margem, em direo ao centro.

FONTE - menor do que aquela utilizada no corpo do texto, com espaamento simples, sem aspas.
caso se faam necessrias omisses usar reticncias, dentro de colchetes.

Margem de 4cm

Fonte tamanho menor do que aquela utilizada no corpo do texto

Espaamento simples

ACRSCIMOS OU COMENTRIOS incluir entre colchetes. DESTAQUE OU NFASE - usar recursos grficos, como negrito ou itlico, para informar ao leitor que o grifo foi feito por arbtrio nosso e no, do autor do texto transcrito. Isso deve ser feito utilizando-se a expresso grifo nosso ao final da transcrio. Exemplo:
A teleconferncia [ou videoconferncia] permite ao indivduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncia incluem uso de televiso, telefone e computador. Atravs de udio-conferncia, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de udio pode ser emitido em um salo de qualquer dimenso (grifo nosso) (NICHOLS, 1993, p. 181).

SISTEMAS DE REFERNCIA DAS CITAES Formas de se referenciar as citaes: Sistema autor-data Sistema numrico (no ser abordado aqui) Atualmente, a tendncia recomendar o uso do sistema autor-data. SISTEMA AUTOR-DATA

Nesse sistema, a ordem seria a seguinte: Sobrenome do autor, entre parnteses, em maisculas, seguido de vrgula, e o ano de publicao.
Ex. (MEDEIROS, 1999).

Casos particulares: O NOME DO AUTOR j consta da sentena em que ser includa a citao - ser apresentado apenas com a letra inicial maiscula. DATA - entre parnteses, seguida de vrgula e a indicao do nmero da pgina, se for o caso. Exemplos: De acordo com Lakatos [...] todo o trabalho cientfico obedece a uma norma [...] (2001, p. 137).

Mattoso (2004, p. 23) assegura que, em todo pensamento medieval, existe a regra da dialogia: nenhuma norma absoluta; todo o preceito,seja da Igreja seja da sabedoria popular, tem de ser adaptado ao, por meio da prtica. CITAO DE OBRAS DIFERENTES de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano - letras minsculas, aps a data, sem espaamento. Ex. (LAKATOS, 2001a) ou (LAKATOS, 2001b).

IMPORTANTE! Utilizar as palavras ou idias de um autor sem referenci-lo plgio, o que constitui um crime e denota falta de tica. preciso citar o autor e a obra correspondente, quando se usa uma idia ou uma informao alheia. No se admite, em hiptese alguma, a transcrio literal de uma passagem de outro autor sem se fazer a devida referncia.

IMPORTANTE! Evite excesso de citaes, para no fazer do trabalho uma enorme colcha de retalhos. Se omitir alguma palavra ou frase da citao, deve se colocar em seu lugar: [...] Cite pouco e reescreva muito.

REFERNCIAS ABNT (NBR 6023:2002)

ELEMENTOS DA REFERNCIA
A referncia constituda de elementos essenciais e, quando necessrio, acrescida de elementos complementares. Elementos essenciais So as informaes indispensveis identificao do documento. Os elementos essenciais esto estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo. Elementos complementares So as informaes que, apresentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAO


- os elementos essenciais e complementares da referncia devem ser apresentados em sequncia padronizada; - as referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo; - a pontuao segue padres internacionais e deve ser uniforme para todas as referncias. As abreviaturas devem ser conforme a NBR 10522;

- o recurso tipogrfico (negrito, grifo ou itlico) utilizado para destacar o elemento ttulo deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento;

ALGUNS DOS PRINCIPAIS TIPOS DE REFERNCIA


Livro com um nico autor, em primeira edio: SILVA, Antnio da. Mercado de trabalho: um desafio para o futuro. Salvador: Bom Tempo, 1998. 362 p. Livro com at trs autores: CUNHA, Manuel da; PEREIRA, Antnio; MALTA, Carlos. Assim se faz um projeto: auxlio aos principiantes. 7. ed. Belo Horizonte: Lux, 1970. 251 p. Captulo de livro com organizador: DANTAS, Manuel. Os jornais do interior. In: SILVA, Jos da (Org.). Comunicao e sociedade. 3. ed. So Paulo: Avante, 1973. p. 121-136.

Artigo, com mais de trs autores, publicado em peridico: MACHADO, Pedro Antnio et al. Seriedade na profisso.Itatiaia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 12-16, jun. 2001. Artigo publicado em peridico sem indicao de autoria: O FUTURO nos espera. Folha de So Paulo, So Paulo, 13 ago. 2002. Caderno Emprego, p. 27. Texto publicado em anais de congresso: SANTANA, Alexandre dos Santos. Multimeios e comunicao In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 24., 2000. Porto Alegre, Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2002. p. 32-37.

Dissertao de mestrado: SILVA, Maria Antonieta Souza e. Relaes Pblicas: um estudo de caso na cidade de Salvador. 2002. 2v. 165f. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais) Faculdade de Comunicao Social, Universidade Salvador, Salvador. Texto extrado de pgina disponvel na Internet: LOUREIRO, Antnio. Propaganda e preconceito. Disponvel em: <http://www.publicidadeetnica.com.br>. Acesso em: 23 maio 2002.

Entrevista registrada em fita K-7: CHAVES, Marcos: depoimento [02 jul. 2002]. Entrevistadora: Maria Souza. Salvador: UFBA/Faculdade de Comunicao. 1 fita cassete (45 min), 3 3/4 pps, estreo.

Autor com sobrenome composto


Sobrenome composto ou que indica parentesco (Junior, Filho, Neto, Sobrinho) no considerado como entrada, deve aparecer aps o sobrenome do autor.
VENTURINI FILHO, W. G. Tecnologia de cerveja. Jaboticabal: Funep, 2000. 83 p.

rgos Governamentais
Quando se tratar de rgos governamentais da administrao (Ministrios, Secretarias, etc.), entra se pelo nome do lugar que indica a esfera de subordinao (em letra maiscula) - PAS, ESTADO ou MUNICPIO
BRASIL. Leis, Decretos, etc. A legislao tributria no Brasil (a partir de 1930). Rio de Janeiro: 1971. [s.n.], 275 p.

DATA (ELEMENTO OBRIGATRIO

A data um elemento obrigatrio, portanto no pode ser substitudo pela abreviatura [s.d.]. Deve-se inferir pelos elementos presentes, ou por informaes externas. Desta forma, deve-se indicar a data dentro de colchetes, visto que ela ser, nestes casos, uma inferncia.
[1971 ou 1972]: um ano ou outro [1969?]: data provvel [1973]: data certa no indicada no item [entre 1906 e 1912]: use intervalos menores de 20 anos [ca. 1960]: data aproximada [197-]: dcada certa [197-?]: dcada provvel [18--]: sculo certo [18--?]: sculo provvel

Entidades coletivas: Associaes, Empresas, Instituies


Entra-se diretamente pelo nome da entidade, escrito em maiscula. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Anurio estatstico 2001. So Paulo, 2001. 205 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao, referncias, elaborao. Rio de Janeiro, 2002. 22 p.

Quando a responsabilidade intelectual de uma obra for atribuda a um organizador, compilador, editor, coordenador, etc., indica-se a entrada pelo nome do responsvel seguida da abreviatura entre parnteses no singular. BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporneo. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 2000. 293 p.

Publicaes com autoria desconhecida ou no assinadas, entra-se diretamente pelo ttulo. Neste caso a primeira palavra do ttulo escreve-se sempre em maiscula. DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p.

PIMENTEL, Lilian Fernandes Weyll. A importncia da gesto participativa do engenheiro na implantao da ISO 9001/2000. 2004. 92 f. Monografia (Graduao). Curso de Engenharia Civil. Universidade Salvador UNIFACS.

AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, cidade de publicao, dia, ms abreviado. Ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, Seo ou Suplemento, nmeros da pgina inicial final

LEITE, F. Ovelhas nascem de ovrios congelados. Folha de S. Paulo, So Paulo, 30 jun. 2001. Folha Cincia, p. 10.

Trabalhos publicados em eventos cientficos


AUTOR. Ttulo de trabalho. In: NOME DO EVENTO, n. (nmero do evento em algarismo arbico). Cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento... Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica.
MENDONA, Gismalia Marcelino. Fontes de informao em qumica e engenharia qumica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, n. 16, Salvador, Anais ... Salvador: APEB, 1991. p. 845-855

REFERNCIAS
ABRAHAMSOHN, Paulo. Redao cientfica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. p. 53-108. ANDRADE, Maria Margarida. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1998. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica: diretrizes para elaborao de trabalho acadmico. 5. ed. So Paulo: Unimep, 2001. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. 3. ed. SP: McGraw Hill, 1983. COMPAGNON, Antoine. O Trabalho da Citao. Traduo de Cleonice P. B. Mouro. Belo Horizonte: EDUFMG, 1996. CONDUR, Marise Teles; PEREIRA, Jos Almir Rodrigues. Elaborao de Trabalhos Acadmicos: Normas, Critrios e Procedimentos. 4. ed. ver. ampl e atual. . Belem: UFPA, 2010. DALBERIO, Osvaldo; DALBERIO, Maria Clia Borges. Metodologia Cientfica: desafios e caminhos. So Paulo: Paulus, 2009. (Coleo educao superior)

REFERNCIAS
DEMO, Pedro. Introduo metodologia da cincia. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1994. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Traduo Gilson Cesar Cardoso de Souza. 23.ed. So Paulo: Perspectiva, 2010. FLRES, Lcia Locatelli, et al. Redao: o texto cientfico e o texto literrio; dissertao, descrio, narrao, resumo, relatrio. Florianpolis: EDUFSC, 1994. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. GOMES, Henriette Fereira; LOSE, Alcia Duh. Documentos cientficos: orientaes para elaborao e apresentao de trabalhos acadmicos. Salvador: Mosteiro de So Bento, 2007. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas. Belo Horizonte: Ed. da UFMG; Porto Alegre: Artmed, 1999. MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005 MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2004. SEVERINO, Antnio Joaquim. Diretrizes para a realizao de um seminrio. In: ______. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002. p. 63-71.

Вам также может понравиться