Вы находитесь на странице: 1из 61

Mdulo 1.

Assistente em Criao de Moda

Termos Tcnicos em Moda

Prof. Eduardo Vilas Bas Tcnico em Estilismo e Coordenao de Moda Competncia: Assessoria de Equipes de Moda

Acetinao Acetinado Acetinar Diz-se da operao que consiste em dar um aspecto liso e lustrado a um tecido ou a uma pele, dando-lhes a aparncia e o brilho do cetim.

Prof. Eduardo Vilas Bas

Acessrio (adorno / adereo / ornamento) Refere-se a algum item decorativo, e no essencial, que suplementa ou enfeita o vesturio de uma pessoa.

Prof. Eduardo Vilas Bas

Touca

Boina Gorro reggae Gorro Inca

Gorro Prof. Eduardo Vilas Bas

Gorro ushanka

Gorro balaclava

Afresco
Caracteriza as cores suaves, envelhecidas e harmoniosas.

Tcnica difundida pelos italianos, que consiste em uma pintura com pigmentos base de gua, feita sobre argamassa ainda fresca.
5

Prof. Eduardo Vilas Bas

Alamar Adorno que guarnece uniformes militares de gala, feito em galo ou cadaro com alas, para abotoamento em tirinhas enviesadas, colocadas na parte inferior das mangas ou no abotoamento frontal do casaco. Usado tambm s como efeito decorativo.

Dragonas Bordados ligeiramente largos que so aplicados nos ombros do vesturio feminino e fazem lembrar as dragonas metlicos dos fardamentos de gala militares.
6

Prof. Eduardo Vilas Bas

Algibeira Diz-se do pequeno bolso integrado roupa, geralmente costurado pelo lado de dentro do vesturio.

Alinhavo
Tipo de costura feita a mo, atravs da qual se unem temporariamente as diversas peas entre si.

O alinhavo tem tambm a finalidade de passar as marcaes do molde para o tecido, na alta costura ou costura caseira. Prof. Eduardo Vilas Bas

Amostras
Diz-se do conjunto de diversas peas de um ou mais produtos para uma propaganda comercial (mostrurio).

Alma Diz-se do fio (geralmente sinttico) incorporado ao centro do fio fabricado no processo de fiao.
8

Prof. Eduardo Vilas Bas

Alvejamento
Processo de branqueamento das fibras do tecido, especialmente em fibras naturais que tem uma colorao amarelada e com muita variao. So aplicados produtos qumicos alvejantes como Perxido de hidrognio, Hipoclorito de sdio ou Clorito de Sdio que reagem com as fibras.

Arremate ou remate Conjunto de pontos que acabam o trabalho de uma costura, podendo ser decorativos ou no, de maneira a impedir que o tecido desfie ou que as peas se descosturem.
9

Prof. Eduardo Vilas Bas

Aselha
Pequena ala que, colocada na parte superior traseira do cano das botinas, usada como puxadeira. Pequeno aro ou lao que serve, na roupa, para o encaixe do boto ou colchete (casa externa).

Bandeira Pequena metragem de tecido fabricada a ttulo de amostra.

10

Prof. Eduardo Vilas Bas

Cerzir invisvel um trabalho totalmente artesanal onde se retira um pequeno pedao de tecido que esteja oculto na pea e se coloca fio a fio em cima de onde esteja a parte danificada.
avesso
direito

Atacador ou Atilho Cordo fino e resistente que se passa pelo ilhs, a fim de apertar uma pea do vesturio. Ilhs Orifcios geralmente guarnecidos de aro metlico por onde se passa uma fita ou cordo. Prof. Eduardo Vilas Bas

11

Bainha Dobra com costura na extremidade de um tecido ou qualquer pea do vesturio.

Bastidor
Aparelho para bordar, composto de dois aros que se encaixam, onde se coloca, esticado, o tecido a ser bordado.
industrial caseiro

12

Prof. Eduardo Vilas Bas

Barbatana
Pequena haste flexvel usada para a armao de algumas peas do vesturio, como corsets e camisas.

Barbatana de colarinho Barbatana metlica Barbatana espiral


13

Prof. Eduardo Vilas Bas

Barra Qualquer ornamento ou acabamento que circunda ou guarnece as extremidades de peas de vesturio.

Barra coulisse

Barra Italiana

Barra tradicional

Barra lisa
14

Prof. Eduardo Vilas Bas

Enfesto o conjunto de folhas de tecido dispostas em camadas umas sobre as outras, obedecendo a uma metragem pr-estabelecida para uma quantidade de peas que se deseja cortar. Tambm conhecido por colcho ou estendida.

15

Prof. Eduardo Vilas Bas

Carcela Tira de tecido, com casas, que se costura de um os lados da roupa para abotoar sobre outro lado, em que esto presos os botes.

Posicionamento da Carcela:

direito sobre esquerdo, quando for feminino;

esquerdo sobre direito, quando for masculino.

16

Prof. Eduardo Vilas Bas

Compos Coordenao de tecidos com fundos de vrias cores e estampas idnticas ou diferentes, em uma mesma roupa.

17

Prof. Eduardo Vilas Bas

Rapport o padro mnimo da estrutura do desenho que se repetir por toda a extenso do tecido, sua arte criada para que no seja percebida a emenda entre uma batida e a outra, e tambm de forma que o desenho se complemente.

18

Prof. Eduardo Vilas Bas

Panejamento o estudo do caimento dos tecidos.

Ponto de Sustentao: linhas de cada livre de um tecido a partir de um ponto (ou mais) que sustenta(m) o caimento do tecido. Exemplo: saia god.

Ponto de Tiro: representado por movimentos que esticam ou repuxam o tecido. Este efeito acontece pela tenso contrria de dois ou mais pontos. Exemplo: uma roupa justa que forma pregas esticadas no tecido.
19

Prof. Eduardo Vilas Bas

Ponto de Apoio: as linhas de cada livre so interrompidas por uma base. Exemplo: basta lembrar de um vu ou vestido com cauda longa at o cho.

Ponto de Inrcia e Ar: o tecido est em movimento em funo pela presena do ar.

Exemplo: roupas esvoaantes.

20

Prof. Eduardo Vilas Bas

Denim x Jeans Quando a sarja construda com os fios do urdume tintos em ndigo e os da trama alvejados ou cru, o tecido recebe o nome de DENIM.

21

Prof. Eduardo Vilas Bas

Cartela de Cores

http://rubao78.blogspot.com/2008/07/pantone-textil.html

22

Prof. Eduardo Vilas Bas

Tie-dye
Significa amarrar e tingir. um processo de estamparia no qual se mergulha pequenas reas de tecido em tinta, obtendo um efeito de tingimento irregular.

23

Prof. Eduardo Vilas Bas

Avant-garde ou Vanguardista So os criadores no-tradicionais e experimentais que estabelecem novas tendncias (a frente de seu tempo).

24

Prof. Eduardo Vilas Bas

Retr x Vintage
Retr um relanamento de uma moda com estilo e modelagem que remetem a perodos passados.

Vintage uma pea que mesmo possuindo vrias dcadas continua em perfeito estado de conservao.

Prof. Eduardo Vilas Bas

Cobra Starship e Banda Restart adotam visuais retr.

25

Ciclo da moda Termo que se refere ao aparecimento, popularizao, e declnio de uma tendncia.
26

Prof. Eduardo Vilas Bas

Patchwork (patch retalho / work trabalho) Consiste na aplicao justaposta de diversos tecidos sobre uma base que serve de suporte para a composio.

Lino Villaventura (SPFW P/V 2009) Prof. Eduardo Vilas Bas

R$88.704,00 bolsa de edio limitada, feita de 15 partes das 27 melhores bolsas da Louis Vuitton.

Prega

Plissado

Drapeado

28

Prof. Eduardo Vilas Bas

Moulage (francs) ou Draping (ingls) a tcnica de modelagem tridimensional na qual manequins especficos, ou mesmo modelos, so utilizados como base para o desenvolvimento de uma roupa. Madeleine Vionnet e Alix Grs foram as precursoras na utilizao dessa tcnica. Reza a lenda, que as duas estilistas recorriam aos manequins por no possurem boa viso espacial.
29 Madeleine Vionnet

Prof. Eduardo Vilas Bas

Matelass Palavra de origem francesa, refere-se ao aspecto acolchoado obtido a partir da costura aparente de uma camada de enchimento entre duas peas de tecido ou couro.

30

Prof. Eduardo Vilas Bas

elmo

Panplia
Do grego todas as armas designava na Grcia Antiga a armadura completa do soldado hoplita, composta pelo escudo, elmo, couraa e cnmides.
Por extenso de sentido, a palavra tambm foi utilizada para definir uma coleo de armaduras e, hoje, define o conjunto variado de objetos de uma mesma natureza (coleo). couraa

escudo

Na moda, Panplia significa os itens que se repetem e compem a unidade visual dentro da coleo.

Prof. Eduardo Vilas Bas

cnmides

31

Balenciaga (vero 2010 RTW)

32

Prof. Eduardo Vilas Bas

Chanel (vero 2011 RTW)

33

Prof. Eduardo Vilas Bas

Alexandre Herchcovitch (inverno 2010 RTW)


34

Prof. Eduardo Vilas Bas

Alta Costura: um termo registrado de origem parisiense e patrimnio cultural. S produz alta costura as maisons vinculadas a Cmara Sindical de Alta Costura, que estabelece regras como: pelo menos 15 funcionrios fixos que se dediquem apenas alta costura e apresentar duas colees por ano com no mnimo 35 modelos cada uma. Cada pea inteiramente feita a mo e um mesmo vestido ter no mximo duas clientes, sempre de continentes diferentes. (10 + 4)

Maurizio Galante
Prof. Eduardo Vilas Bas

Emanuel Ungaro

Franck Sorbier

35

Ready-to-wear e Prt-a-porter: mtodo de produo de vesturio em escala industrial criado nos EUA em 1942 e adapto pela Frana em 1948.

Demi-couture: termo recente usado para as roupas que esto entre a alta costura e o prt-a-porter. uma moda de luxo, porm os modelos no so nicos, mas so mais limitados em quantidade. As roupas so parcialmente feitas mo e os preos variam de US$ 10 mil a 100 mil por modelo (menos do que a metade de uma criao de alta-costura). As peas na loja vm com etiquetas penduradas, sem mistrio, como no prt--porter. Apesar do fenmeno da demi-couture ser principalmente parisiense, h criadores de outras capitais da moda adotando essas estratgia.

Balenciaga Bottega Veneta

Rochas

36

Prof. Eduardo Vilas Bas

Segmentao de Mercado (por estilos)


JEANSWEAR: roupas feitas com o tecido denim. DAILYWEAR: roupas de estilo contemporneo para o dia-a-dia. SOFT FORMALWEAR: novo formal, nova alfaiataria. ACTIVEWEAR: roupas, calados e acessrios para prtica esportiva. UNDERWEAR: roupas ntimas e lingerie. OUTWEAR: roupas ntimas usadas para fora. BEACHWEAR: roupas para praia e piscina. SURFWEAR: roupas com estilo importado dos surfistas. TAILORWEAR: roupas feitas por alfaiates (feito sobre medida). NIGHTWEAR: roupas para sair noite. SLEEPWEAR: roupas para dormir. STREETWEAR: roupas com estilo urbano. HOMEWEAR: roupas para a casa: cama, mesa e banho. UTILITYWEAR: roupas utilitrias (uniformes). TECNOWEAR: roupas feitas com matrias-primas de alta tecnologia. KNITWEAR: roupas feitas de malha retilnea e circular. FETICHEWEAR: roupas para fetichistas. FOOTWEAR: sapatos, tnis, sandlias, etc. EYEWEAR: culos de grau ou de sol. KIDS WEAR: roupas para crianas de 2 a 6 anos e de 7 a 10 anos. TEENAGER WEAR: roupas para adolescentes (11 a 15 anos). EVINING GOW WEAR: roupas de festa.

CAREER WEAR: roupas para trabalho, mas no uniformes, ex: mdicos, executivos

37

Lantejoula

Paet

Miangas

Canutilhos

Vidrilhos

38

Prof. Eduardo Vilas Bas

Entretela
As entretelas tm como funo endurecer ou armar certos componentes das peas de vesturio (frentes, golas e bandas de casacos; colarinhos, punhos e machos de camisas e blusas; coses, bolsos e braguilhas de calas e saias; bainhas de saias, calas e casacos)

Pequenos reforos em roupas

Cavalinha para corpetes de vestidos

Entretela Solvel para Mquina de Bordar

39

Prof. Eduardo Vilas Bas

Gales (Grega)
Tira de tecido bordada com fios e usada como ornamentao de roupas, estofamentos, etc.

40

Prof. Eduardo Vilas Bas

Passamanaria
A passamanaria uma guarnio utilizada desde a Idade Mdia.

Antes, ela se chamava passement e mais tarde a palavra mudou para passamenteria e descrevia todos os tipos de ornamentaes onduladas.
Hoje ela significa uma tira estreita de tecido, em geral com aspecto de seda, que criada tecendo-se ou traandose fios.
41

Prof. Eduardo Vilas Bas

Sianinha
Tipo de acabamento produzido em algodo, em forma de ziguezague.

No look da Triton, a sianinha aparece como um detalhe embutido na pala da bata e aplicada na barra do short
42

Prof. Eduardo Vilas Bas

Vis
Fitas de tecido simples ou decorativos, com fios enviesados, utilizadas para dar acabamento em golas, punhos, barras, etc.

43

Prof. Eduardo Vilas Bas

Colchetes
Abotoadura metlica ou em plstico, sendo formado por duas partes: fmea, a parte mais estreita e macho a parte mais larga que encaixa na fmea.

Velcro
Fita utilizada como fecho, composta por duas partes: uma cardada denominada fmea e outra com bicos denominada de macho. Existem fitas de velcro para colar e para coser.
44

Prof. Eduardo Vilas Bas

Zper

45

Prof. Eduardo Vilas Bas

Botes
Existem 3 tipos de botes que so colocados com mquina de costura especfica: de 2 furos, de 4 furos e de p. Existem ainda os botes de presso ou rpidos, que so aplicados atravs de mquina prpria que funciona por intermdio de ar comprimido ou presso manual.

46

Os tamanhos de botes so definidos por um curioso sistema de medidas derivado da palavra francesa ligne (o dimetro interno de um pavio dobrado, que se tornou o padro de referncia para os fabricantes alemes de botes no incio do sculo XVIII e hoje o padro aceito internacionalmente. Uma ligne (L) um centmetro dividido por 2,2558.
47

Prof. Eduardo Vilas Bas

Etiquetas

48

Prof. Eduardo Vilas Bas

Agulhas de costura
Compatibilidade Agulha x Tecido
Quanto mais fina a agulha, melhor vai ser o acabamento visto que "a agulha fina deixa menos marcas. Por outro lado, quanto mais fina a agulha mais solicitada ela ser e, consequentemente, o gasto com a troca das agulhas aumentar.
REGRINHA Para tecidos grossos = utilize agulhas n. 16 ou 18 e linhas de algodo. Para tecidos finos = utilize agulhas n. 11 e linhas de polister. Para tecidos com elasticidade = utilize agulhas especiais de ouro (ponta bola) e linhas de polister.

49

Prof. Eduardo Vilas Bas

O nmero menor a agulha mais fina, logo o nmero maior a agulha mais grossa. Perceba tambm que o segundo n a medida da agulha em milmetros, ou seja, uma agulha com a descrio de N 90/14 quer dizer que ela mede 0,14 milmetros de espessura.

50

Prof. Eduardo Vilas Bas

Tabela de Pontas

51

Prof. Eduardo Vilas Bas

Ponto Cadeia Para costurar um ponto cadeia, a mquina de costura entrelaa um nico pedao de linha nela mesma. O tecido, que est sobre uma placa de metal abaixo da agulha, pressionado por um calcador. No comeo de cada ponto, a agulha puxa um lao da linha atravs do tecido. Um mecanismo entrelaador, que se desloca em sincronia com a agulha, prende esse lao antes que a agulha volte a subir. Assim que a agulha tiver sado do tecido, o mecanismo de alimentao puxa o tecido para frente.

Quando a agulha entrar novamente no tecido, o novo lao da linha ir passar atravs do lao anterior. O entrelaador prende a linha de novo e entrelaa-a em torno do prximo lao. Dessa forma, cada volta da linha mantm a prxima no lugar. A principal vantagem do ponto cadeia que ele pode ser costurado muito rapidamente. Entretanto, ele no muito firme, j que toda a costura pode ser desfeita se uma ponta da linha se soltar.
52

Prof. Eduardo Vilas Bas

Ponto Trana
O elemento mais importante do mecanismo do ponto trana o gancho de engate e o conjunto do fuso. O fuso um carretel de linha posicionado abaixo do tecido. Ele montado no centro de um engate rotativo, que movimentado pelo motor da mquina em sincronia com o movimento da agulha. Assim como em uma mquina de ponto cadeia, a agulha puxa um lao da linha atravs do tecido, ergue-se novamente medida que os mecanismos de alimentao deslocam o tecido e, em seguida, empurra outro lao. Porm, em vez de unir laos diferentes, o mecanismo de pontos junta-os com outro pedao de linha que se desenrola do fuso. Quando a agulha empurra um lao da linha, o engate rotativo prende o lao com um gancho. medida que o engate gira, ele puxa o lao em torno da linha que sai do fuso. Isso forma um ponto bastante firme.
53

Prof. Eduardo Vilas Bas

Algodo Orgnico

todo aquele algodo obtido em sistemas sustentveis, mediante o manejo e a proteo dos recursos naturais, sem a utilizao de agrotxicos, adubos qumicos ou outros insumos prejudiciais sade humana e animal e ao meio ambiente.

Algodo orgnico obtm preos, em geral, de 30 por cento superiores aos do algodo comum

54

Prof. Eduardo Vilas Bas

Algodo Colorido
Com amostras encontradas a cerca de 2.500 a.C, no Peru, o algodo colorido to antigo quanto o algodo de fibra branca. Mais tonalidades vem sendo desenvolvidas pela EMBRAPA, na Paraiba, como a cor verde.

O primeiro grande estilista brasileiro a apostar no algodo foi o mineiro Ronaldo Fraga, em 2004 no SPFW.

55

Prof. Eduardo Vilas Bas

Couro de peixe
O couro do peixe passa por sete processos: a retirada da pele do peixe, o congelamento, a limpeza, um processo qumico para transformar a pele em couro, o tingimento atravs de outro processo qumico, a fixao da cor e, por fim, o couro cortado para ser comercializado. O couro do peixe linguado, por exemplo, que o de maior aceitao no mercado, varia de R$ 400 a R$ 450 o quilo, enquanto o valor do couro dos demais peixes oscila entre R$ 200 e R$ 250.

Couro bovino: R$25/kg

Couro de tilapia. Prof. Eduardo Vilas Bas

56

Couro Vegetal
Produto tpico da floresta amaznica.

57

Urdume e Trama
Urdume o conjunto de fios dispostos longitudinalmente atravs dos quais a trama tecida. Cada fio de urdume em um tecido chamado de "urdume final".

"Toro" dos fios em "Z" (para a esquerda) e em "S" (para a direita).

58

Prof. Eduardo Vilas Bas

Tecidos planos So resultantes do entrelaamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ngulo reto. Dividem-se em sub-classes: Tecidos simples tecidos formados por um conjunto de fios de urdume e um conjunto de fios de trama; Tecidos compostos mais de um conjunto de fios de urdimento e um ou mais conjuntos de trama;

Veludo (composto)

Cetim (simples)
59

Prof. Eduardo Vilas Bas

Malha um tecido formado pela interpenetrao de laadas ou malhas que se apiam lateral e verticalmente, provenientes de um ou mais fios. Dividem-se em: Malha por trama so tecidos de malha obtidos a partir do entrelaamento de um nico fio, podendo resultar num tecido aberto ou circular. Dividem-se em malharia circular e retilnea. Malha por urdume so tecidos de malha obtidos a partir de um ou mais conjuntos de fios, colocados lado a lado, semelhana dos fios de urdume da tecelagem plana.

Malha por trama

Malha por urdidura


60

Prof. Eduardo Vilas Bas

Corselet
Corpete Cinta

61

Вам также может понравиться