Вы находитесь на странице: 1из 45

Helder Anibal Hermini

Elementos de entrada de sinais eltricos


Elementos de processamento de sinais Elementos de sada de sinais eltricos

Elementos de Entrada de Sinais

Os componentes de entrada de sinais eltricos so aqueles que emitem informaes ao circuito por meio de uma ao muscular, mecnica, eltrica, eletrnica ou combinao entre elas.

Elementos de Entrada de Sinais


Entre os elementos de entrada de sinais podemos citar:
As botoeiras,
As chaves fim de curso, Os sensores de proximidade e Os pressostatos.

Todos os elementos de entrada de sinais so destinados a emitir sinais para energizao ou desenergizao do circuito ou parte dele.

Botoeiras

As botoeiras so chaves eltricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando eltrico, as botoeiras so caracterizadas como PULSADORAS ou COM TRAVA.

Botoeiras Pulsadoras
As BOTOEIRAS PULSADORAS invertem seus contatos mediante o acionamento de um boto e, devido a ao de uma mola, retornam posio inicial quando cessa o acionamento.
Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um boto pulsador liso e reposicionada por mola. Enquanto o boto no for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente eltrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o boto acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o boto, os contatos voltam posio inicial pela ao da mola de retorno.

Botoeiras com Trava

As botoeiras com trava tambm invertem seus contatos mediante o acionamento de um boto, entretanto, ao contrrio das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.

Boto Giratrio com Trava


Esta botoeira acionada por um boto giratrio com uma trava que mantm os contatos na ltima posio acionada.

Caractersticas Construtivas
Esta botoeira apresenta um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o boto acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e se mantm travados na posio, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos retornem posio inicial necessrio acionar novamente o boto, agora no sentido contrrio ao primeiro acionamento.

Boto de Emergncia
Outro tipo de botoeira com trava, muito usada como boto de emergncia para desligar o circuito de comando eltrico em momentos crticos, acionada por boto do tipo cogumelo.
O boto do tipo cogumelo, tambm conhecido como boto socotrava, quando acionado, inverte os contatos da botoeira e os mantm travados. O retorno posio inicial se faz mediante um pequeno giro do boto no sentido horrio, o que destrava o mecanismo e aciona automaticamente os contatos de volta a mesma situao de antes do acionamento.

Chaves Fim de Curso


As chaves fim de curso so comutadores eltricos de entrada de sinais acionados mecanicamente. As chaves fim de curso so, geralmente, posicionadas no decorrer do percurso de cabeotes mveis de mquinas e equipamentos industriais, bem como das hastes de cilindros hidrulicos e ou pneumticos.

Tipos de Chaves Fim de Curso


O acionamento de uma chave fim de curso pode ser efetuado por meio de um rolete mecnico ou de um rolete escamotevel (gatilho). Existem, ainda, chaves fim de curso acionadas por uma haste apalpadora, do tipo utilizada em instrumentos de medio como, por exemplo, num relgio comparador.

Tipos de Chaves Fim de Curso


Esta chave fim de curso acionada por um rolete mecnico e possui um contato comutador formado por um borne comum 11, um contato fechado 12 e um aberto 14. Enquanto o rolete no for acionado, a corrente eltrica pode passar pelos contatos 11 e 12 e est interrompida entre os contatos 11 e 14. Quando o rolete acionado, a corrente passa pelos contatos 11 e 14 e bloqueada entre os contatos 11 e 12. Uma vez cessado o acionamento, os contatos retornam posio inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 14 desligado.

Tipos de Chaves Fim de Curso


Chave fim de curso acionada por um rolete mecnico. Apresenta dois contatos independentes sendo um fechado, formado pelos bornes 11 e 12, e outro aberto, efetuado pelos bornes 13 e 14. Quando o rolete acionado, os contatos 11 e 12 abrem, interrompendo a passagem da corrente eltrica, enquanto que os contatos 13 e 14 fecham, liberando a corrente.

Tipos de Chaves Fim de Curso Roletes Escamoteveis


So chaves de roletes que somente comutam os contatos das chaves se forem acionados num determinado sentido de direo. So os chamados roletes escamoteveis, tambm conhecidos na indstria como gatilhos.
Esta chave fim de curso, somente inverte seus contatos quando o rolete for atuado da esquerda para a direita. No sentido contrrio, uma articulao mecnica faz com que a haste do mecanismo dobre, sem acionar os contatos comutadores da chave fim de curso. Dessa forma, somente quando o rolete acionado da esquerda para a direita, os contatos da chave se invertem permitindo que a corrente eltrica passe pelos contatos 11 e 14 e seja bloqueada entre os contatos 11 e 12. Uma vez cessado o acionamento, os contatos retornam posio inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 14 desligado.

Sensores de Proximidade
Os sensores de proximidade, so elementos emissores de sinais eltricos os quais so posicionados no decorrer do percurso de cabeotes mveis de mquinas e equipamentos industriais, bem como das haste de cilindros hidrulicos e ou pneumticos. O acionamento dos sensores, entretanto, no dependem de contato fsico com as partes mveis dos equipamentos, basta apenas que estas partes aproximem-se dos sensores a uma distncia que varia de acordo com o tipo de sensor utilizado.

Sensores de Proximidade
Existem diversos tipos de sensores de proximidade os quais devem ser selecionados de acordo com o tipo de aplicao e do material a ser detectado. Os mais empregados na automao de mquinas e equipamentos industriais so os sensores: Capacitivos, Indutivos,

pticos,
Magnticos, Ultra-snicos,

Sensores de presso,
Volume, Temperatura.

Caractersticas de Funcionamento dos Sensores de Proximidade


Os sensores de proximidade apresentam as mesmas caractersticas de funcionamento. Possuem dois cabos de alimentao eltrica, sendo um positivo e outro negativo, e um cabo de sada de sinal. Estando energizados e ao se aproximarem do material a ser detectado, os sensores emitem um sinal de sada que, devido principalmente baixa corrente desse sinal, no podem ser utilizados para energizar diretamente bobinas de solenides ou outros componentes eltricos que exigem maior potncia. Diante dessa caracterstica comum da maior parte dos sensores de proximidade, necessria a utilizao de rels auxiliares com o objetivo de amplificar o sinal de sada dos sensores, garantindo a correta aplicao do sinal e a integridade do equipamento.

Sensores de Proximidade Capacitivos


Os sensores de proximidade capacitivos registram a presena de qualquer tipo de material. A distncia de deteco varia de 0 a 20 mm, dependendo da massa do material a ser detectado e das caractersticas determinadas pelo fabricante.

Sensores de Proximidade Indutivos


Os sensores de proximidade indutivos so capazes de detectar apenas materiais metlicos, a uma distncia que oscila de 0 a 2 mm, dependendo tambm do tamanho do material a ser detectado e das caractersticas especificadas pelos diferentes fabricantes.

Sensores de Proximidade pticos


Sensores pticos por Barreira Fotoeltrica
Os sensores de proximidade pticos detectam a aproximao de qualquer tipo de objeto, desde que este no seja transparente. A distncia de deteco varia de 0 a 100 mm, dependendo da luminosidade do ambiente. Normalmente, os sensores pticos por barreira fotoeltrica so construdos em dois corpos distintos, sendo um emissor de luz e outro receptor. Quando um objeto se coloca entre os dois, interrompendo a propagao da luz entre eles, um sinal de sada ento enviado ao circuito eltrico de comando.

Sensores de Proximidade pticos


Sensores pticos Reflexivo
Neste sensor, o emissor e o receptor de luz so montados num nico corpo, o que reduz espao e facilita sua montagem entre as partes mveis dos equipamentos industriais. A distncia de deteco entretanto menor, considerandose que a luz transmitida pelo emissor deve refletir no material a ser detectado e penetrar no receptor o qual emitir o sinal eltrico de sada.

Sensores de Proximidade Magnticos


Os sensores de proximidade magnticos, detectam apenas a presena de materiais metlicos e magnticos, como no caso dos ims permanentes. So utilizados com maior freqncia em mquinas e equipamentos pneumticos e so montados diretamente sobre as camisas dos cilindros dotados de mbolos magnticos. Toda vez que o mbolo magntico de um cilindro se movimenta, ao passar pela regio da camisa onde externamente est posicionado um sensor magntico, este sensibilizado e emite um sinal ao circuito eltrico de comando.

Pressostatos
Os pressostatos, tambm conhecidos como sensores de presso, so chaves eltricas acionadas por um piloto hidrulico ou pneumtico. Os pressostatos so montados em linhas de presso hidrulica e ou pneumtica e registram tanto o acrscimo como a queda de presso nessas linhas, invertendo seus contatos toda vez em que a presso do leo ou do ar comprimido ultrapassar o valor ajustado na mola de reposio.

Pressostatos
Se a mola de regulagem deste pressostato for ajustada com uma presso de, por exemplo, 7 bar, enquanto a presso na linha for inferior a esse valor, seu contato 11/12 permanece fechado ao mesmo tempo em que o contato 11/14 se mantm aberto. Quando a presso na linha ultrapassar os 7 bar ajustado na mola, os contatos se invertem abrindo o 11/12 e fechando o 11/14.

Elementos de Processamento de Sinais


Os componentes de processamento de sinais eltricos so aqueles que analisam as informaes emitidas ao circuito pelos elementos de entrada, combinando-as entre si para que o comando eltrico apresente o comportamento final desejado, diante dessas informaes. Entre os elementos de processamento de sinais podemos citar os rels auxiliares, os contatores de potncia, os rels temporizadores e os contadores, entre outros, todos destinados a combinar os sinais para energizao ou desenergizao dos elementos de sada.

Rels Auxiliares
Os rels auxiliares so chaves eltricas de quatro ou mais contatos, acionadas por bobinas eletromagnticas. H no mercado uma grande diversidade de tipos de rels auxiliares que, basicamente, embora construtivamente sejam diferentes, apresentam as mesmas caractersticas de funcionamento.

Tipos de Rels Auxiliares


Este rel auxiliar, particularmente, possui 2 contatos abertos (13/14 e 43/44) e 2 fechados (21/22 e 31/32), acionados por uma bobina eletromagntica de 24 Vcc. Quando a bobina energizada, imediatamente os contatos abertos fecham, permitindo a passagem da corrente eltrica entre eles, enquanto que os contatos fechados abrem interrompendo a corrente. Quando a bobina desligada, uma mola recoloca imediatamente os contatos nas suas posies iniciais.

Tipos de Rels Auxiliares


Rel Auxiliar com 3 contatos NA e 1 NF

Alm de rels auxiliares de 2 contatos abertos (NA) e 2 contatos fechados (NF), existem outros que apresentam o mesmo funcionamento anterior mas, com 3 contatos NA e 1 NF.

Tipos de Rels Auxiliares


Rel Auxiliar com contatos comutadores

No rel auxiliar de contatos comutadores pode-se empregar as mesmas combinaes, alm de, se necessrio, todos os contatos abertos ou todos fechados ou ainda qualquer outra combinao desejada. Quando a bobina energizada, imediatamente os contatos comuns 11, 21, 31 e 41 fecham em relao aos contatos 14, 24, 34 e 44, respectivamente, e abrem em relao aos contatos 12, 22, 32 e 42. Desligando-se a bobina, uma mola recoloca novamente os contatos na posio inicial, isto , 11 fechado com 12 e aberto com 14, 21 fechado com 22 e aberto com 24, 31 fechado com 32 e aberto com 34 e, finalmente, 41 fechado com 42 e aberto em relao ao 44.

Contatores de Potncia
Os contatores de potncia apresentam as mesmas caractersticas construtivas e de funcionamento dos rels auxiliares, sendo dimensionados para suportarem correntes eltricas mais elevadas, empregadas na energizao de dispositivos eltricos que exigem maiores potncias de trabalho.

Rels Temporizadores
Os rels temporizadores, tambm conhecidos como rels de tempo, geralmente possuem um contato comutador acionado por uma bobina eletromagntica com retardo na ligao ou no desligamento.

Rel Temporizador com retardo na Ligao


Este rel temporizador possui um contato comutador e uma bobina com retardo na ligao, cujo tempo ajustado por meio de um potencimetro. Quando a bobina energizada, ao contrrio dos rels auxiliares que invertem imediatamente seus contatos, o potencimetro retarda o acionamento do contato comutador, de acordo com o tempo nele regulado. O temporizador aguardar esse perodo de tempo, a partir do momento em que a bobina for energizada, e somente ento os contatos so invertidos, abrindo 11 e 12 e fechando 11 e 14. Quando a bobina desligada, o contato comutador retorna imediatamente posio inicial. Trata-se, portanto, de um rel temporizador com retardo na ligao.

Rels Temporizadores com Retardo no Desligamento


Este rel temporizador apresenta retardo no desligamento. Quando sua bobina energizada, seu contato comutador imediatamente invertido. A partir do momento em que a bobina desligada, o perodo de tempo ajustado no potencimetro respeitado e somente ento o contato comutador retorna posio inicial.

Rels Temporizador Cclico


Outro tipo de rel temporizador encontrado em comandos eltricos o cclico, tambm conhecido como rel pisca-pisca. Este tipo de rel possui um contato comutador e dois potencimetros que controlam individualmente os tempos de retardo de inverso do contato. Quando a bobina energizada, o contato comutador invertido ciclicamente, sendo que o potencimetro da esquerda controla o tempo de inverso do contato, enquanto que o da direita o tempo de retorno do contato a sua posio inicial.

Contadores Predeterminadores
Os rels contadores registram a quantidade de pulsos eltricos a eles enviados pelo circuito e emitem sinais ao comando quando a contagem desses pulsos for igual ao valor neles programados. Sua aplicao em circuitos eltricos de comando de grande utilidade, no somente para contar e registrar o nmero de ciclos de movimentos efetuados por uma mquina mas, principalmente, para controlar o nmero de peas a serem produzidas, interrompendo ou encerrando a produo quando sua contagem atingir o valor neles determinado.

Contadores Predeterminadores

Este contador registra em seu display o nmero de vezes em que sua bobina for energizada ou receber um pulso eltrico de um elemento de entrada de sinal, geralmente de um sensor ou chave fim de curso. Atravs de uma chave seletora manual, possvel programar o nmero de pulsos que o rel deve contar, de maneira que, quando a contagem de pulsos for igual ao valor programado na chave seletora, o rel inverte seu contato comutador, abrindo 11/12 e fechando 11/14. Para retornar seu contato comutador posio inicial e zerar seu mostrador, visando o incio de uma nova contagem, basta emitir um pulso eltrico em sua bobina de reset R1/R2 ou, simplesmente acionar manualmente o boto reset localizado na parte frontal do mostrador.

Elementos de Sada de Sinais


Os componentes de sada de sinais eltricos so aqueles que recebem as ordens processadas e enviadas pelo comando eltrico e, a partir delas, realizam o trabalho final esperado do circuito. Entre os muitos elementos de sada de sinais disponveis no mercado, os que nos interessa mais diretamente so os indicadores luminosos e sonoros, bem como os solenides aplicados no acionamento eletromagntico de vlvulas hidrulicas e pneumticas.

Indicadores Luminosos
Os indicadores luminosos so lmpadas incandescentes ou LEDs, utilizadas na sinalizao visual de eventos ocorridos ou prestes a ocorrer. So empregados, geralmente, em locais de boa visibilidade que facilitem a visualizao do sinalizador.

Indicadores Sonoros
Os indicadores sonoros so campainhas, sirenes, cigarras ou buzinas, empregados na sinalizao acstica de eventos ocorridos ou prestes a ocorrer. Ao contrrio dos indicadores luminosos, os sonoros so utilizados, principalmente, em locais de pouca visibilidade onde um sinalizador luminoso seria pouco eficaz.

Solenides
Os solenides so bobinas eletromagnticas que, quando energizadas, geram um campo magntico capaz de atrair elementos com caractersticas ferrosas, comportando-se como um im permanente.

Eletrovlvulas
Numa eletrovlvula, hidrulica ou pneumtica, a bobina do solenide enrolada em torno de um magneto fixo, preso carcaa da vlvula, enquanto que o magneto mvel fixado diretamente na extremidade do carretel da vlvula. Quando uma corrente eltrica percorre a bobina, um campo magntico gerado e atrai os magnetos, o que empurra o carretel da vlvula na direo oposta a do solenide que foi energizado. Dessa forma, possvel mudar a posio do carretel no interior da vlvula, por meio de um pulso eltrico.

Eletrovlvulas

Вам также может понравиться