Вы находитесь на странице: 1из 18

AES DELITUOSAS APLICADAS AO CAMPO JURDICO

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DIREITO E PSICOLOGIA


A interdisciplinaridade uma perspectiva de abordagem cientfica envolvendo diversos continentes do saber. Ela uma viso importante para qualquer cincia social. Em seus estudos, a criminologia se engaja em dilogo tanto com disciplinas das Cincias Sociais ou humanas quanto das Cincias fsicas ou naturais.
DIREITO no somos capazes de formar uma definio do que Direito, no entanto para este Estudo consideraremos Sistema jurdico ou legal, assim denominado CAMPO JURDICO o conjunto de normas jurdicas interdependentes, reunidas segundo um princpio unificador, bem como sistema judicirio brasileiro de modo amplo, isto posto teremos como fundamento as regras utilizam uma linguagem prescritiva, cuja finalidade disciplinar a convivncia social. Assim, o direito positivo que o adotado pelo nossa pas um sistema nomoemprico prescritivo, pois objetiva preceituar a conduta dos indivduos. PSICANLISE FORENSE um ramo de estudo da Psicologia jurdica, que tem como objetivo traar estudos inter relacionados entre as Leis vigentes e a mente humana e seu contedo. Esta cincia tem como princpios bsicos os descritos pelos grandes psicanalistas Lacan e Jung. Partindo dessas teorias e de observaes empricas, o Psicanalista Forense tem como atuao tentar adequar as normas, princpios jurdicos e demais postulados com as caractersticas da mente humana como a proteo da Personalidade psicolgica de cada indivduo.

A PSICANLISE FORENSE, auxilia vrios outros ramos da PSY FORENSE. Se relaciona com a PSICOLOGIA CRIMINAL, na medida em que faz uma anlise psquica do bandido e traz as leis penais para este limite, tendo como grandes exemplos os artigos 26 (Inimputabilidade) inteiro, 77, inciso II que indica ser importante avaliar-se a personalidade do agente antes que se conceda Suspenso Condicional da Pena e artigo 83 (Do Livramento Condicional). Tambm, a Psicanlise Forense se relaciona com a PSICOLOGIA CIVIL, porque est embutida na parte geral do Cdigo Civil, parte em que trata da capacidade das pessoas naturais de realizar atos da vida civil. As relaes com a PSICOLOGIA FORENSE porque alcana a proteo do direito intimidade e integridade psquica das partes envolvidas em processos que correm na justia. Tambm isto ocorre devido ao Segredo de Justia, que foi alcanado em determinadas aes na vara de Famlia, Criminal e em alguns casos da Justia Federal. Com o advento de estudos mais profundos da psicanlise conjuntamente com o Direito no sculo XX, os psicanalistas forenses impulsionaram o segredo de justia, fazendo que este ganhasse mais fora nas mos da proteo da personalidade ntima, da estrutura psquica que envolvem casos judiciais Percebemos que na atualidade no mais podemos tratar de modo isolado os diversos temas contidos nos ramos do direito e que a Psicologia deve ser observada, analisada e considerada em todas as esferas, em alguns aspectos ela se mostra muito convergente com entendimentos prximos e subsidirios ex: tutela de menor (busca o melhor para a criana interesse comum das disciplinas), entretanto temos fortes enfrentamentos entre a psicologia e principalmente o Direito Penal em sua codificao, bem como aplicao, vez que o mesmo no acolhedor de entendimentos psicolgicos na maioria dos casos, so divergentes pois o direito penal tende aplicao objetiva e seca do direito positivado.

Entre as reas de estudo mais prximas da Criminologia destacaremos:


A PSICOLOGIA JURDICA, uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicao dos conhecimentos psicolgicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto sade mental, quanto aos estudos scio-jurdicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjectivos. Por esta razo, a Psicologia Forense tem se dividido em outros ramos de estudo, de acordo com as matrias a que se referirem. PSICOLOGIA CRIMINAL: cincia que demonstra a dimenso individual do ato criminoso; estuda a personalidade do criminoso, orientando a Criminologia.

DIREITO PROCESSUAL PENAL: a Criminologia fornece os elementos necessrios para que se estipule o adequado tratamento do ru no mbito jurisdicional. Tambm indica qual a personalidade e o contexto social do acusado e do crime, auxiliando os juristas para que a sentena seja mais justa. A criminologia oferece os critrios valorativos da conduta criminosa. Ela pesquisa a eficcia das normas do Direito Penal, bem como estuda e desenvolve mtodos de preveno e ressocializao do criminoso.

O delito uma palavra de origem latina delictu que se refere ao fato que a lei declara punvel; crime, culpa, falta; pecado. As aes delituosas so aquelas em que o delito est presente.

Em noes gerais, o termo delinquncia advm do verbo delinquir, que significa ato de cometer delito. Cabe ento a definio de delito, est claro que a ao contrria ao direito, portanto, em sentido jurdico, a delinquente todo aquele que transgride as normas jurdicas. Psicologia do Ato Delituoso: requer uma anlise mais profunda da subjetividade do sujeito e da particularidade de sua ao Definio Jurdica - ato delituosa decorrente da considerao da legislao e os aspectos determinados e verificados objetivamente pela norma / Lei e sua aplicabilidade.

DELINQUNCIA
A delinquncia tem muitas faces e um fato complexo da realidade, por isso - apesar do foco nas teorias da cincia psicolgica, faremos uma abordagem tangencial , a fim de se fazer justia e no estigmatizar sujeitos como delinquentes sem o devido entendimento da espcie de sua conduta e suas causas, para enfim determinar-lhe um tratamento adequado . Para o psiclogo, o delito um episdio incidental - equanto que para o jurista o tema central de sua atuao. O futuro de um delinquente se acha menos condicionado pela qualificao que merea seu delito no Cdigo do que pela ao que sobre sua conscincia moral exeram os acontecimentos provocados pela interveno criminalgica. As legislaes traduzem e, ao mesmo tempo, definem os valores e a cultura de

cada poca e local, portanto neste sentido no existe uma definio absoluta de delinquente, pois o direito estabelece dialeticamente o que delito (Verssimo caput Benavente). O consumo de entorpecentes que no Brasil tipificado como crime, em outros pases, tal como a Holanda, no o . Isto reflete a tolerncia que os holandeses tm quanto este comportamento, neste pas o usurio de entorpecentes no visto como delinquente, exemplificando a relatividade do termo jurdico para delinquncia.

A delinquncia em sentido psicolgico reflete mais do que ao contrria s normas, REFLETE UMA CONDIO SUBJETIVA OU ESTADO PSICOLGICO DO SUJEITO QUE TRANSGRIDE A LEI. Cometer crime e estar sujeito punio no classifica o sujeito como delinquente em sentido psicolgico, o delinquente que interessa a cincia da psicologia aquele que possui transtornos internos antissociais que motivam a ao delituosa e sua reincidncia, este indivduo sofre de perturbaes que o impossibilitam de se adaptar s normas do ambiente.
Existem sujeitos que realizam aes delituosas por sua incapacidade de convvio harmnico em sociedade, decorrente de seu estado e sua construo psquica. A psicologia ento caracteriza uma delinquncia patolgica (esclarece que no se fala em delito patolgico por si mesmo, mas em uma condio mental patolgica propcia para a ao delituosa). O manual de classificao DSM-II-R expe que o melhor diagnstico para a delinquncia de que agora se fala o de transtorno antissocial de personalidade, caracterizada por indivduos de conduta insistentemente e predominantemente desviante (American Psychiatric Association apud Benavente, 2009). Para um diagnstico preciso deste sujeito cabe uma anlise profunda da estrutura psquica, levando em conta a histria do sujeito, sua relao com familiares e com o meio social.

A delinquncia jurdica refere-se esfera dos indivduos contrrios as normas, j o sentido psicolgico do termo refere-se queles sujeitos que transgridem as normas, porm sob causas de perturbao mental. De toda forma, as leis sero um referencial para o diagnstico para o transtorno antissocial de personalidade, pois todo delinquente patolgico tambm um delinquente jurdico, na medida em que o primeiro razo de existncia do segundo (Lopes, 2009). Enfim, esta distino de termos esclarece que se deve estar atento ao fato de que muitas so as causas para a condio da delinquncia e que existe um grupo de delinquentes que so mais do que transgressores, so pacientes de um transtorno de personalidade e que por isso merecem uma ateno diferente.

Psicologia de Ato Delituoso


Conceito Psicolgico da Conduta Delituosa: Do ponto de vista psicolgico, para se compreender o carter predeterminado das aes humanas, deve-se entender a conduta pessoal ante a situao delituosa por meio de fatores que as determinam: a constituio corporal; o temperamento, a inteligncia, o carter, a experincia anterior, a constelao, a situao externa desencadeante, o tipo mdio da reao coletiva aplicvel situao por parte do delinquente. Em cada caso esses noves fatores podem comportar-se de modo positivo ou negativo.

Fases Intrapsquicas da Ao Delituosa:


Para o jurista o delito representa seu material de estudo, enquanto que para o psiclogo a exteriorizao de um processo psquico de gradativa intrapsquicos que podem ser ou no conscientes. Uma conduta nunca totalmente impulsiva nem totalmente premeditada. Na verdade, passa por fases que levam a realizar ou no a conduta. Na primeira fase surge, s vezes, a "idia" delitgena. O homem a percebe como simples sugesto condicional ou como prospeco condicional. O pensamento proibido j est presente e por fim se pe em marcha o processo delitgeno.

Na segunda fase esse pensamento adquire fora e clareza: a tentao cresce e converte-se em "desejo.
Na terceira fase surge o conflito. O pensamento oscila entre o "desejo" e o "temor. Na quarta fase o indivduo se transforma em delinqente em potencial por ter o propsito de fazer. Porm, ainda pode ocorrer a dvida entre o impulso ou o temor. Depois de resolvida dvida, o indivduo sente-se satisfeito por ter "tomado postura ou atitude potencial". Com isso falta o ltimo passo intrapsquico: a deciso. A passagem do propsito a deciso importante para o psiclogo e para o juiz, pois constitui o limite ou fronteira entre o pr-delito e o delito propriamente dito.

ENFRENTAMENTO ENTRE A PSICOLOGIA E O CAMPO JURDICO


O indivduo sabe que se expor o seu propsito para o mundo no pode deixar de considerar o duplo perigo que o ameaa. Se este pensamento for levado em considerao o provvel autor optar em deixar suas intenes apenas em pensamento. Deste modo, mesmo sofrendo de uma psicopatia antissocial, pelo seu refreamento de conduta na vida concreta, ter um comportamento ajustado e no cometer uma ao delituosa. No direito criminal, medida que avana a compreenso da psicognese do delito, o primitivo dio contra o delinquente atual se transforma em compaixo para com ele. Esse sentimento pode acarretar uma deciso do julgador de ajuda corretiva e, se necessrio em nome da "defesa social", privar de sua liberdade o autor do delito.

PREVENO
Tendo em vista que o delinquente, especialmente os juvenis, muitas vezes so sujeitos com srios transtornos psicolgicos que o impede de se adequar normalidade daquele ambiente social, problemas estes decorrentes da carncia afetiva, educativa, desestrutura familiar, fracasso escolar, falta de condies materiais de desenvolvimento, etc muitos so as causas se faz necessria uma estrutura de reabilitao social esses sujeitos, que seja sensvel aos seus problemas subjetivos. Deve-se pensar o delinquente como um sujeito problemtico que necessita de tratamento, no deve ser enxergado mais como um inimigo da sociedade ou do status quo.

Divergncias: TRATAMENTO DESESVEL E NO AMPARADO PELO CAMPO JRDICO:


Sob essa tica sobre o delinquente no compactua diretamente com os interesses da sociedade, ou de seus membros normais. O corpo social v o delinquente como um vrus, partcula nociva que deve ser extirpada do todo, para com isso devolver a harmonia social. Esta a lgica do sistema prisional, especialmente o brasileiro. Apesar da legislao avanada e humanista, a vontade social e o medo contra o delinquente mais forte. Operadores do direito insensveis e desinformados sobre as origens do problema, tratam-no na posio de defensores do senso comum, isto que faz com que policiais espanquem e desmoralizem o criminoso; faz com que um juiz se mantenha inerte aos problemas de conflito e de infrao de direitos nos presdios e na prtica repressora (seja exercida pela sociedade com o linchamento seja pela ao dos agentes internos penitencirios); faz com que as entidades pblicas reforcem e reiteram programas de represso violenta, etc. Ou seja, esta tica tradicional sobre o delinquente, fundada no senso comum, incide diretamente sobre todos as esferas do poder pblico, tornando-se tambm um problema sistmico.

INTEGRAO ENTRE: PSICOLOGIA E O CAMPO JURDICO


Diante da realidade do sistema prisional e da evoluo pretendida pelos operadores do direito e das demais cincias que estudam todos seus elementos, busca-se uma nova avaliao e recepo pela esfera jurdica para amparar as aes delituosas, pois o tratamento dispensado elas atualmente so desproporcionais e no viabilizam o tratamento adequado. Uma reflexo crtco-cientfica, realizada por psiclogos e operadores do direito, tais como os presentes neste simplrio trabalho, contribuem para uma mudana de paradigma ou a afirmao de uma nova tica sobre o delinquente que reestruture este aparelho (hoje meramente repressivo), para que alcance fins de reestruturao da personalidade delituosa do indivduo. Duas so as correntes que propem inovaes no tratamento do delinquente, as quais podem ser denominadas de reformista e inovadoras. A primeira prope a manuteno do atual tratamento institucional, ligado ao sistema de medida penal judicial, por outro lado prope uma reforma deste sistema, incluindo tratamentos teraputicos para os jovens delinquentes, esta corrente entende que a recuperao do delinquente no deve competir justia, no um problema de direito, um problema de sade pblica.

CONCLUSO:
So tratadas como aes delituosa, pelo campo jurdico e pela psicologia, as mesmas condutas e atos, no entanto este campos tem entendimentos diferentes sobre o procedimento a ser adotado pessoa do agente. Para o campo jurdico, busca-se a aplicao de penas e punies com respectivo crcere em presdios. Para a Psicologia, estes agentes , devem ser tratados, por entender-se uma questo de sade pblica, ressalta-se que so considerados agentes de aes de pequeno potencial ofensivo, psicopatias leves e que so passiveis de controle e completa condio de vida em sociedade. A efetivao do direito deve ceder sua objetividade, natural da norma jurdica, e levar em conta a subjetividade da realidade, momento em que o juiz faz a passagem da norma para o caso concreto, produzindo a soluo jurdica mais apta para solucionar o problema social. Portanto, o juiz, ou operador do direito, no deve ser refm da norma jurdica, ao lidar com o delinqente importa aplicar a norma da forma que melhor solucione os problemas psicolgicos deste sujeito.

BIBLIOGRAFIA:
Cyro Martins.In:Caminhos - Ensaios psicanalticos. Porto Alegre, Movimento, 1993, p. 87-93.(Texto originalmente publicado na Revista Brasileira de Psicanlise. Rio de Janeiro, vol.25, n.1, p.164-175, 1991.) MIRA Y LOPES, Emlio. Manual de Psicologia Jurdica. SP: LZN, 2005. ZIMERMAN, David. Coltro, Antnio Carlos Mathias. Aspectos Psicolgicos na Prtica. SP: Milenium, 2002.

FIORELLI, J. O.; MANGINI, R. C. R. Psicologia jurdica. So Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.
Leitura de artigos e textos diversos tanto na internet quanto escritos (revistas)

Funes do Psiclogo Jurdico:


Avaliao de psicodiagnstico Assessoramento como perito a rgos judiciais Interveno:planejamento e realizao de programas de preveno, tratamento, reabilitao e * * * * Integrao ao meio social

Planejamento de campanhas de combate criminalidade


Vitimologia:pesquisa e atendimento s vtimas de violncia Mediao:alternativas via judicial

1. conceito psicolgico de ato delituoso 2. conceito jurdico de ao delituosa (cabe em todos os ramos do direito) 3. campo jurdico (definio e delimitao) 4. especificao no campo do direito penal do agente (quem comete, perfil psicolgico, motivo, ambiente) 5. consequncias (tratamento e/ou punio) 6. interao (conflitos e acertamentos ) da psicologia e do campo jurdico

Вам также может понравиться