Вы находитесь на странице: 1из 37

Aula 3 Introduo Cinemtica

2 semestre de 2012

FSICA

Divises da Fsica
Quntica trata do universo do muito pequeno, dos

tomos e das partculas que compem os tomos. Clssica trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia. Relativstica trata de situaes que envolvem grandes quantidades de matria e energia.

Diviso Tradicional
Mecnica (cinemtica, dinmica, esttica, hidrosttica) Termologia (termometria, calorimetria, termodinmica) Ondulatria ptica Eletrologia (eletrosttica, eletrodinmica, magnetismo e eletromagnetismo) Fsica Moderna

CINEMTICA
Parte da Fsica que estuda o movimento sem preocupar-se com as causas que deram origem ou interferem no movimento.

CINEMTICA: Conceitos
Movimento: quando a posio entre o corpo e o

referencial variar com o tempo. Repouso: quando a posio entre o corpo e o referencial no variar no decorrer do tempo. Trajetria: Velocidade escalar mdia: V = S/t onde: S = S So (variao na posio do mvel: posio final posio inicial) t (variao do tempo em que ocorreu o movimento)

Velocidade Instantnea

No clculo:

Logo:

Exemplos
1.

Imagine que voc esteja dirigindo o seu veculo numa estrada percorrendo 10,3 km a 69,2 km/h, at o momento em que o combustvel acabe. Voc caminha, ento, 1,9 km at o posto de gasolina, em 27 minutos. Qual a sua velocidade mdia desde o instante que deu a partida no carro at o instante em que chegou ao posto de gasolina? Uma partcula move-se a longo do eixo x de modo que a sua posio em funo do tempo dada por: s = 7,8 + 9,2t 2,1t2. Qual a velocidade da partcula para t = 3,5 seg.? (As unidades dos coeficientes no so representadas, mas so tais que se t for dado em segundos, s ser dado em metros.)

2.

Movimento Retilneo Uniforme (MRU)


Caracteriza-se por percorrer distncias iguais em intervalos

de tempos iguais, ou seja, o mdulo do vetor velocidade constante e diferente de zero. A acelerao do mvel nula. Funo utilizada no MRU: S = So + vt S = posio final So = posio inicial v = velocidade do mvel t = tempo

Grficos do MRU
1: Posio x Tempo

Movimento

progressivo: Velocidade positiva, isto , o mvel deslocase no sentido positivo da trajetria.


Movimento regressivo: Velocidade negativa, isto , o mvel deslocase no sentido negativo da trajetria.

Grficos do MRU
2: Velocidade x Tempo

PROPRIEDADES NOS GRFICOS DE MRU

1: Posio x Tempo

PROPRIEDADES NOS GRFICOS DE MRU

2: Velocidade x Tempo

Movimento Retilneo Uniformemente Variado (MRUV)


Movimento cuja velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo,

isto , varia de quantidades iguais em intervalos de tempos iguais. A acelerao do mvel constante no decorrer do tempo e diferente de zero. O espao percorrido aumenta proporcionalmente ao quadrado do tempo. Funes utilizadas no MRUV: V = Vo + at S = So + Vot + at2 2 V2 = Vo2 + 2aS (equao de Torricelli) a = V/t

Acelerao instantnea
Por analogia definimos a acelerao instantnea (ou

simplesmente acelerao), atravs da derivada:

Exemplo 3
Um carro, partindo do repouso, atinge 88 km/h em

3,2 s. a) Qual a sua acelerao? b) Mais tarde, o carro freado at o repouso em 4,7 s. Qual a sua acelerao mdia do carro neste caso?

Grficos do MRUV
1: Posio x Tempo

Concavidade voltada para cima = acelerao positiva Concavidade voltada para baixo = acelerao negativa

Grficos do MRUV
2: Velocidade x Tempo

Velocidade e acelerao com sinais iguais = movimento acelerado Velocidade e acelerao com sinais diferentes = movimento retardado

Grficos do MRUV
3: Acelerao x Tempo

PROPRIEDADES NOS GRFICOS DE MRUV

1: Velocidade x Tempo

PROPRIEDADES NOS GRFICOS DE MRUV

2: Acelerao x Tempo

Exemplo 4
Imagine que voc reduza a velocidade do seu Porche de 75

km/h para 45 km/h, percorrendo uma distncia em 88 m. a) Qual a acelerao, supostamente constante? b) Qual o tempo decorrido neste percurso? c) Se voc continuar freando com a acelerao calculada no item (a), quanto tempo passara at que o carro pare? d) No item (c), qual ser a distncia percorrida?

EXERCCIOS
1) A funo horria de um carro que faz uma viagem entre duas cidades dada por S = 100 + 20t. Determine em unidades do sistema internacional. a) a posio inicial; b) a velocidade; c) a posio final em 30 s. 2) Um carro partindo do repouso leva 5 s para alcanar a velocidade de 20 m/s, calcule sua acelerao mdia.

3) Um corpo realiza um movimento uniformemente variado segundo a equao horria S = - 2t + 4t2 Julgue os itens: 1 A velocidade inicial do corpo de 2 m/s. 2 A acelerao do corpo de 4 m/s. 3 No instante t = 2 s o corpo estar na posio S = 20 m.

4) No grfico, representam-se as posies ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetria retilnea, em funo do tempo. Pode-se, ento, afirmar que o mdulo da velocidade do corpo:

a) aumenta no intervalo de 0 s a 10 s; b) diminui no intervalo de 20 s a 40 s; c) tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo; d) constante e diferente de zero no intervalo de 10 s a 20 s; e) maior no intervalo de 0 s a 10 s.

5) Um barco, navegando a favor da correnteza de um rio, tem velocidade de 6 m/s e, contra a corrente, sua velocidade 2 m/s, ambas em relao Terra. Podemos afirmar corretamente que a velocidade da correnteza, em relao Terra, e a velocidade do barco, em relao a correnteza, so, respectivamente: a) 4 m/s e 2 m/s b) 2 m/s e 4 m/s c) 1 m/s e 2 m/s d) 2 m/s e 1 m/s e) 6 m/s e 4 m/s

Movimento Vertical

Movimentos Verticais
O estudo dos movimentos verticais realizado como se o

movimento ocorresse no vcuo, ou seja, sem resistncia dos ar.

Movimentos Verticais
Acelerao:
Um corpo em movimento vertical, sem resistncia do ar, recebe ao exclusiva da FORA PESO.

Se a fora peso a nica que atua no corpo, ela determina que uma acelerao vertical para baixo, que a acelerao da gravidade (g).
Intensidade: a = g = 9,8 m/s ~= 10 m/s

(prximo a superfcie da Terra)


Direo: Vertical

Sentido: Para baixo

Movimento de Queda Livre (M.Q.L.)


Entende se por queda livre o movimento direo vertical (y) de um corpo abandonado de uma determinada altura. Movimento Uniforme Acelerado (M.U.A.) Como: a = g = 9,8 m/s 1 s velocidade aumenta 9,8 m/s

Lanamento Vertical
Entende-se por lanamento vertical um corpo que se move na direo vertical (y) e com velocidade inicial diferente de zero (v0), como, por exemplo, um corpo lanado, a partir do solo, na vertical para cima.
Movimento Uniforme Retardado (M.R.U.) na subida Movimento Uniforme Acelerado (M.R.U.) na descida

Como:
a = g = 9,8 m/s

1 s velocidade aumenta 9,8 m/s (descida)


1 s velocidade diminui 9,8m/s (subida)

Como os movimentos verticais realizam (M.U.V.), podemos aplicar todas as suas equaes para os Lanamentos Verticais e Queda Livre
Os Movimentos Verticais so o (M.U.V.) que ocorre na horizontal (x), na vertical (y)

Equaes do (M.U.V.) Velocidade: v = v0 + a.t

Espao: s = s0 + v0.t + 1/2(a.t) Torricelli: v = v0 + 2.a.s Equaes dos Movimentos Verticais Velocidade: vy = v0y + a.t (a = g)

Espao: y = y0 + v0y.t + 1/2(a.t) (a = g) Torricelli: vy = v0y + 2.a.y (a = g)

Вам также может понравиться