Вы находитесь на странице: 1из 15

Viso do RUP e comparao com PMI/PMBOK

Hoje o mercado um ambiente altamente complexo, dinmico e competitivo, onde rpidas transformaes acontecem quando o assunto venda de produtos e servios. Desta forma preciso estar atualizado em relao padres e modelos de processos de desenvolvimento. Empresas que possuem metodologias maduras de desenvolvimento lideram o ranking de fornecimento de solues para o mercado. Muitas empresas buscam usar a metodologia Rational Unified Process (RUP) com o objetivo de aumentar as chances de concluso do projeto devido ao seu dinamismo, ou mesmo utilizar-se da metodologia PMI/PMBok, dependendo do tipo de processo a ser gerenciado e da dinamicidade do ambiente.

Gerenciamento de Projetos de Software Um mapeamento entre RUP e o PMBOK [CHA04] Padres, Tendncias, e o Rational Unified Process, Parte I: Integrando-se RUP e o PMBOK [COT04] O gerenciamento de projetos com RUP em reviso [TEM08] Um modelo de integrao entre a gerncia de projetos e o processo de desenvolvimento de software [ROS08]

O RUP, criado pela empresa Rational( comprada pela IBM), um conjunto de mtodos e prticas de desenvolvimento voltadas a papis e responsabilidades. Define quem faz o qu, quando, como e onde. Segundo ele, as atividades dentro do processo so bem definidas, com artefatos de entrada e sada de um processo para o outro, com dependncia de ordem de execuo das mesmas e com uma descrio sistemtica de como devem ser realizadas. Seu objetivo garantir a produo de software de alta qualidade, que atenda corretamente s necessidades dos usurios, e seja produzido dentro dos prazos e custos previstos de forma iterativa, incremental e dinmica.

O RUP defende o desenvolvimento do software em camadas, com o objetivo de diminuir a quantidade de requisitos para gerenciar ao mesmo tempo. Os requisitos crticos so atacados primeiro, para se minimizar os riscos do projeto e facilitar o processo de compreenso do escopo, utilizando-se de 4 etapas para cada fase ou iterao do ciclo de vido do projeto, que so: Inicio; Elaborao; Costruo; Transio.

Incio: O objetivo estabelecer o escopo do projeto, os casos de uso crticos do negcio, buscar arquitetura candidata e elaborar o cronograma e estimativas de custo e risco. Elaborao: O objetivo assegurar que a arquitetura escolhida, os planos do projeto e os requisitos estejam estveis para prever o resto do projeto, resolver todos os riscos do projeto, produzir um prottipo. Construo: O objetivo minimizar os custos de desenvolvimento, atingir qualidade de forma rpida e prtica, completar anlise, design e implementao e buscar paralelismo nas atividades de desenvolvimento. Transio: Esta fase tem por objetivo realizar testes para validar o produto, executar testes paralelos para validar os legados, treinar usurios e resolver problemas de implantao.

O Project Management Institute (PMI) uma entidade internacional sem fins lucrativos, buscando promover e desenvolver as melhores prticas de gesto de projetos. Para isso, elaborou o PMBok (Management Body of Knowledge), um livro de conhecimento sobre gerncia de projetos. O PMBoK compila as melhores prticas de gesto de projetos e atualizado continuamente. A metodologia do PMI baseia-se ento, no conhecimento de diversos profissionais da rea, desenvolvendo-os. Identifica e descreve os conhecimentos e prticas aplicveis maioria dos projetos, criando noes de boas prticas, definindo a utilizao das mesmas para o sucesso de um projeto.

Disciplina

PMBOK

RUP

42 processos distribudos em No cobre problemas nove reas de Conhecimento: como:


Gerenciament o de Projetos Recursos Humanos Custos Comunicao Qualidade Riscos Escopo Integrao Aquisies Tempo Gerenciamento de pessoal: contratao, treinamento, ensino; Gerenciamento de oramento: definio, alocao etc. Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes.

Disciplina

PMBOK
42 processos distribudos em nove reas de Conhecimento:

RUP
Enfatiza principalmente os aspectos importantes de um processo de desenvolvimento iterativo: - Gerenciamento de risco. - Planejamento de um projeto iterativo, por meio do ciclo de vida e de uma iterao particular. - Monitoramento do progresso de um projeto iterativo, mtrica.

Gerenciamen to de Projetos

Recursos Humanos Custos Comunicao Qualidade Riscos Escopo Integrao Aquisies Tempo

A Polcia Federal Brasileira surgiu em 1944 e com o passar dos anos conforme crescia, ganhou um espao estratgico para formao de novos policiais federais, a Academia Nacional da Polcia Federal (ANPF). Com o amadurecimento desta academia ao longo do tempo, os processos tornaram-se complexos, as demandas cada vez mais difceis de serem atendidas, por causa da dinamicidade que exigiam e a gerencia de todo o processo produtivo ficou complicada. Para a resoluo deste problema a Academia passou por um longa fase de redefinio de processos e tomou como base a metodologia RUP, mas s o RUP no foi suficiente para atender toda a demanda existente. Foi ento que teve-se a ideia de utilizar o RUP com o auxlio da metodologia PMI de forma que se completassem.

A aplicao apenas do RUP para resolver o problema da ANPF no foi suficientemente poderosa pois, haviam muitas demandas de projeto para a academia, e com o RUP eles conseguiam apenas gerenciar dados de cada processo separadamente, lidando com a especificidade de cada projeto mas no podendo tocar os projetos em paralelo e nem mesmo fases diferentes de um mesmo processo. Entretanto, com a adoo coadunada de elementos do PMBoK, a mesma equipe tem desenvolvido 4 projetos simultaneamente, sem perder a qualidade e reduzindo prazos.

Embora o PMBoK traga mais burocracia que o RUP na gesto dos projetos visto que o RUP um mtodo dinmico de gerenciamento, possvel ter ganhos aplicando a ideia do PMI ao gerenciamento RUP, sem que um engesse o outro, utilizando-os de forma complementar. A utilizao da metodologia PMI com os stakeholders por exemplo torna o projeto mais claro viso de todos deixando pronto para que o RUP entre em cena. Utilizar o Planejamento de custos como indicado no PMI tambm torna mais eficiente o clculo final de gastos o que no RUP era meio falho em meio a tantas variveis, trazendo ao projeto melhor viso dos custos e prazos, o que no final permitiu melhor gerenciamento dos projetos.

Pode-se inferir que a utilizao do RUP de boa aplicao em ambientes que trabalham com muita dinamicidade de requisitos, onde o ambiente esta sempre em mutao, mas que s vezes apenas o RUP como metodologia para definio de processos e gerencia de projetos pode no ser poderosa o suficiente para suprir todas as necessidades de um gerente. O RUP no cobre algumas reas do conhecimento, necessrias gerncia de mltiplos projetos e onde a juno com uma outra metodologia neste caso o PMI pode lhe ser til, trazendo a oportunidade de uma gerncia ampliada de processos que, se apoiada pelo RUP traz a importante varivel do gerenciamento de mudanas dentro de um projeto e de melhoria comunicativa com os stakeholders.

HERMANO. Viso Geral do RUP. Site disponvel em http://www.cin.ufpe.br/~if717/slides/visao-geral-do-rup.ppt. Acesso em 24 de fevereiro de 2013. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, Chapter MG. Project Management Body of Knowledge, Traduo livre v1.0. Minas Gerais: PMI-MG, 2000. Toledo, Ricardo. Integrao das metodologias RUP e PMI no desenvolvimento de projetos de software: A Experincia do Escritrio de Projetos da Academia Nacional da Polcia Federal. FGV, Braslia, 2004 Carvalho, Danilo. Tcnicas da 4 Gerao RUP. Site disponvel em http://www.slideshare.net/felipedssi/engenhariasoftware-rup. Acesso em 24 de fevereiro de 2013

[ROS08] Rosito, M. C. Um Modelo de Integrao entre a Gerncia de Projetos e o Processo de Desenvolvimento de Software. Dissertao de Mestrado, Programa de Ps-Graduao em Cincia da Computao, PUCRS, 2008. [CHA04] Charbonneau, S. Software Project Management -- A Mapping between RUP and the PMBOK. The Rational Edge, IBM, 2004. [COT04] Cottrell, W. Standards, compliance, and Rational Unified Process, Part I: Integrating RUP and the PMBOK. The Rational Edge, IBM, 2004. [TEM08] Temnenco, V. A Project Manager's RUP in review. The Rational Edge, IBM, 2008. Gomes, Andr Sanson. Proposta de integrao RUP + PMBOK na gerncia de escopo no processo de desenvolvimento de software / Andr Lus Sanson Gomes. Porto Alegre, 2009.

Вам также может понравиться