Вы находитесь на странице: 1из 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL CAMPUS ARAPIRACA

Estresse como causador do dficit de aprendizagem escolar


Autores:
AMANDA M. SANDES DE OLIVEIRA CAMILA COSTA DE SOUZA CRISTVO F. DOS SANTOS ERISMARCK ANANIAS DA SILVA SAMRIA MARIA DA CONCEIO VALQRIA DOS SANTOS SILVA Orientadora: SARAH . . . . . .

INTRODUO
Ao longo do ciclo vital, somos expostos a diversas situaes que se apresentam como desafios e nos impulsionam ao desenvolvimento positivo. Entretanto, tambm nos deparamos com eventos com os quais no nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tenso no organismo, denominado estresse (apus Gazzaniga & Heatherton, 2007; Lipp & Novaes, 2000). So vrios os eventos que levam um adolescente ao estresse, mas o que nos interessa so os de ordem social, principalmente aqueles que afetam diretamente a aprendizagem do adolescente, tais como relao com famlia, amigos, professores; condio econmica. Ao entrar na adolescncia, o individuo se depara com uma situao conflituosa, a qual no vivera na infncia. A selva de que fala Erikson, pode ser aqui definida como uma sociedade complexa e exigente, que pe na mente dos jovens a idia de que eles tm que se adaptar. E na escola, principalmente nas relaes com os amigos , famlia, as condies econmicas e o excesso de atividades... Essas relaes alm de deixarem os jovens estressados, provocam neles um estado de ansiedade, que psicologicamente os deixam com cansao e confuso mental, dificuldade de concentrao, prejuzo na memria, queda da produtividade, irritabilidade, agressividade, apatia, queda da auto-estima, desgaste, isolamento, falta de energia e outras psicopatologias (Charney, 2004; Lipp, 2003; McEwen, 2003; Yehuda, 2002).

RESULTADOS DA PESQUISA

25

20

15

10

0 Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia Relao /famlia

6 a 9 Ano

Ensino Mdio

CONCLUSES
Aps a anlise dos dados foi constatado que alunos de 13 a 15 anos se deparam com estresses causados pela relao com os amigos, familiares e relacionamento amoroso e principalmente com o excesso de atividades, tal estresse devido a convivncia levam os mesmos a reagirem de forma agressiva, impulsos que implicam sobre a concentrao e conseqentemente geram um dficit de aprendizagem. Alunos de 16 a 19 anos demonstraram uma menor concentrao nos fatores de estresse, no entanto houve uma horizontalizao dos mesmos. Tais como: condio econmica, a presso do vestibular a escolha da profisso, as mudanas ocorridas na escola, as mudanas corporais, j a relao com a famlia, com os professores, relacionamento amoroso foram os de maior incidncia. Pde-se perceber que nessa faixa etria os estresses esto mais relacionados ao sentimento da procura de identidade, e isso os fazem reagirem de maneira mais agressiva, levando em muitos casos ocorre a evaso escolar, assim conclusivo que esses fatores comprometem diretamente na aprendizagem dos adolescentes avaliados.

OBJETIVOS
Analisar o transtorno de estresse por ter uma maior incidncia na adolescncia, pois o mesmo um dos principais responsveis pelo dficit de aprendizagem. Assim como evidenciar suas causas decorrentes no mbito familiar e escolar, a fim de demonstrar maneiras para um melhor entendimento do problema.

METODOLOGIA
Foram aplicados questionrios, para alguns adolescentes do Ensino Fundamental e Mdio da Escola Pedro Joaquim de Jesus e Jos Aprgio Brando Vilela ( cerca de 74 alunos). Os questionrios continham perguntas relacionadas s causas e efeitos do estresse no adolescente no mbito escolar envolvido com o familiar, e o que poderia ser feito para amenizar a incidncia do estresse no cotidiano e no ambiente escolar.

REFERNCIAS
Livro Julio Groppa Aquino. A desordem na relao professor-aluno: Indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio G.(org) Indisciplina na escola: Alternativas tericas e prticas. So Paulo: Sammus, 1996. Artigos TULESKI, Silvana C. Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas. Revista do Departamento de Psicologia, UFF vol.17 no.1 Niteri Jan./Junho 2005.

Вам также может понравиться