Вы находитесь на странице: 1из 79

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS

Alfeu Saraiva Ramos

Outubro / 2009

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)


So tcnicas utilizadas na inspeo de materiais e

equipamentos sem danific-los, sendo executados nas etapas


de fabricao, construo, montagem e manuteno

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)


Constituem uma das principais ferramentas do controle da

qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a


qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeo.

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)


So largamente utilizadas nos setores petrleo/petroqumico,

qumico, aeronutico, aeroespacial, siderrgico, naval,


eletromecnico, papel e celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e servios, reduo de custo, preservao da vida e do meio ambiente, sendo fator de

competitividade para as empresas que os utilizam.

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)


Os END incluem mtodos capazes de proporcionar

informaes a respeito do teor de defeitos de um determinado


produto, das caractersticas tecnolgicas de um material, ou ainda, da monitorao da degradao em servio de componentes, equipamentos e estruturas.

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)


Alm do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicao dos END para a conservao de obras de arte, assim como na agropecuria - controle da camada de gordura de bovinos e sunos - e a prpria utilizao, largamente difundida, na medicina. Comparativamente, podemos afirmar que o "controle da qualidade" que o mdico faz de um corpo humano na avaliao da sade ou da patologia de um paciente, o mesmo aplicado na indstria, s que para materiais e produtos.
6

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS (END)


Para obter resultados satisfatrios e vlidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os resultados destes ensaios: - Pessoal treinado, qualificado e certificado

- Equipamentos calibrados
- Procedimentos de execuo de ensaios qualificados com base em normas e critrios de aceitao previamente definidos e estabelecidos.
7

MTODOS USUAIS DE END


Ensaio Visual
Lquido penetrante Partculas Magnticas Correntes Parasitas

Anlise de Vibraes
Termografia Emisso Acstica Estanqueidade Anlise de deformaes
8

Ultra-Som
Radiografia (raios X e Gama)

Correntes Parasitas
O campo magntico gerado por uma sonda ou bobina alimentada por corrente alternada produz correntes induzidas (correntes parasitas) na pea sendo ensaiada. O fluxo destas correntes depende das caractersticas do metal. Bobinas" de teste tem a forma de canetas ou sensores que passadas por sobre o material detectam trincas/descontinuidades superficiais (podem ter a forma de circular, oval ou quadrada) ou 9 caractersticas fsico-qumicas da amostra.

Fatores que Alteram o Fluxo de Correntes Parasitas


descontinuidades superficiais e subsuperficiais (trincas, dobras ou incluses)
mudanas nas caractersticas fsicoqumicas ou da estrutura do material (composio qumica, granulao, dureza, profundidade de camada endurecida, tempera, etc.)
10

Correntes Parasitas - Aplicaes


Em metais ferromagnticos e no ferromagnticos

Em produtos siderrgicos (tubos, barras e arames)


Em auto-peas (parafusos, eixos, comandos, barras de direo, terminais, discos e panelas de freio), entre outros.

Se aplica para detectar trincas de fadiga e corroso em componentes de estruturas aeronuticas e em tubos instalados 11 em trocadores de calor, caldeiras e similares.

Correntes Parasitas: Vantagens e Desvantagens


um mtodo limpo e rpido de ensaios no destrutivos Requer tecnologia e prtica na realizao e interpretao dos resultados.

Tem baixo custo operacional


Possibilita automatizao a altas velocidades de inspeo.
12

Ensaio Visual
uma das mais antigas atividades nos setores industriais
o primeiro ensaio no destrutivo aplicado em qualquer tipo de pea ou componente Est freqentemente associado a outros ensaios de materiais.

13

Ensaio Visual - Aplicao


Recurso para a verificao de alteraes dimensionais, padro de acabamento superficial e na observao de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como: - trincas
- corroso - deformao, alinhamento e cavidades - porosidade - montagem de sistemas mecnicos e 14 muitos outros.

Inspeo Visual Remota


Para a inspeo de peas ou componentes que no permitem o acesso direto interno para sua verificao (dentro de blocos de motores, turbinas, bombas , tubulaes, etc) Utilizam-se de fibras ticas conectadas a espelhos ou microcmeras de TV com alta resoluo, alem de sistemas de iluminao, fazendo a imagem aparecer em oculares ou em um monitores de TV. So solues simples e eficientes.
15

Ensaio Visual Importncia


Na aviao, a principal ferramenta para inspeo de componentes para verificao da sua condio de operao e manuteno. No existe nenhum processo industrial em que a inspeo visual no esteja presente.

Simplicidade de realizao (obedece a slidos requisitos bsicos que devem ser conhecidos e corretamente aplicados) e baixo custo operacional.
Nota: requer uma outra tcnica apurada.
16

Partculas Magnticas
usado para detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais em materiais ferromagnticos. So detectados defeitos tais como: trincas, junta fria, incluses, gota fria, dupla laminao, falta de penetrao, dobramentos, segregaes, etc.

17

Partculas Magnticas - Metodologia


Est baseado na gerao de um campo magntico que percorre toda a superfcie do material ferromagntico.

Forma do campo magntico produzido por uma barra imantada e visualizada por limalha de ferro

18

Partculas Magnticas - Metodologia


As linhas magnticas do fluxo induzido no material desviam-se de sua trajetria ao encontrar uma descontinuidade superficial ou sub superficial, criando assim uma regio com polaridade magntica, altamente atrativa partculas magnticas. No momento em que se provoca esta magnetizao na pea, aplica-se as partculas magnticas por sobre a pea que sero atradas localidade da superfcie que conter uma descontinuidade formando assim uma clara indicao de defeito.

19

Pea contendo uma trinca superficial, dando origem ao campo de fuga.

Partculas Magnticas - Metodologia


Para que as descontinuidades sejam detectadas importante que elas estejam de tal forma que sejam "interceptadas" ou "cruzadas" pelas linhas do fluxo magntico induzido; conseqentemente, a pea dever ser magnetizada em pelo menos duas direes defasadas de 90. Para isto utilizamos os conhecidos yokes, mquinas portteis com contatos manuais ou equipamentos de magnetizao estacionrios para ensaios seriados ou padronizados. O uso de leitores ticos representa um importante desenvolvimento na interpretao automtica dos resultados. 20

Partculas Magnticas - Aplicaes


Fundidos de ao ferrtico, forjados, laminados, extrudados, soldas, peas que sofreram usinagem ou tratamento trmico (porcas e parafusos ), trincas por retfica e muitas outras aplicaes em materiais ferrosos.

21

Emisso Acstica Princpio do Mtodo


baseado na deteco de ondas acsticas emitidas por um material em funo de uma fora ou deformao aplicada nele.
Caso este material tenha uma trinca, descontinuidade ou defeito, a sua propagao ir provocar ondas acsticas detectadas pelo sistema.

22

Emisso Acstica Sobre a Aplicao do Mtodo


Os resultados do ensaio por emisso acstica no so convencionais. No deve ser utilizado para determinar o tipo ou tamanho das descontinuidades em uma estrutura, mas sim, para se registrar a evoluo das descontinuidades durante a aplicao de tenses para as quais a estrutura estar sujeita, desde que as cargas sejam suficientes para gerar deformaes localizadas, crescimento do defeito, destacamento de escria, frico, ou outros fenmenos fsicos.
23

Emisso Acstica Sobre a Aplicao do Mtodo


Aplicamos a emisso acstica quando queremos analisar ou estudar o comportamento dinmico de defeitos em peas ou em estruturas metlicas complexas, assim como registrar sua localizao. O ensaio por emisso acstica permite a localizao da falha, captados por sensores instalados na estrutura ou no equipamento a ser monitorado.
24

Emisso Acstica Exemplos de Aplicaes do Mtodo


o caso da monitorao de cilindros contendo gs sob presso para abastecimento, do teste hidrosttico e pneumtico em vasos de presso, teste de fadiga, controle de processos de soldagem, e ainda da caracterizao de materiais.

25

Estanqueidade
A necessidade de uma perfeita estanqueidade em tanques ou tubulaes contendo substncias txicas que faam parte de instalaes de alto risco (rea qumica, nuclear, aeroespacial, etc.), proporcionou utilizao de novos mtodos capazes de detectar possveis vazamentos de gs ou lquidos, a fim de obter uma efetiva garantia de segurana e proteo ambiental. 26

Estanqueidade - Mtodos
medir Presso ou Vcuo com alta preciso
mtodo da Bolha mtodo da Variao de Presso

deteco de vazamento por meio de Fluido Frigorgeno ou de aplicao de gs Hlio com o respectivo aparelho detector
e, modernamente, a localizao de vazamentos de gases e lquidos por ultra-som.
27

Estanqueidade - Importncia
Uma das ameaas mais comuns ao meio ambiente, alm de provocar acidentes, seja na rea industrial, domstica ou pblica, so os vazamentos de produtos perigosos, que quando armazenados em tanques ou recipientes com falhas estruturais, produzem vazamentos de lquidos ou gases inflamveis (indstria petrolfera), cidos ou produtos corrosivos (indstria qumica), no setor de transportes (rodovirio, ferrovirio e por tubulaes), e tantos outros.

28

Estanqueidade Medida Preventiva


o Ensaio tem sido largamente empregado em testes de componentes pressurizados ou despressurizados onde existe o risco de escape ou penetrao de produtos, comprometendo o sistema de conteno, assumindo desta maneira, uma importncia muito grande quando se trata da proteo ao meio ambiente, onde a flora e fauna e ainda pessoas ou populaes podem ser atingidas seriamente.

29

Ultra-Som
Detecta descontinuidades internas em materiais, baseando-se no fenmeno de reflexo de ondas acsticas quando encontram obstculos sua propagao, dentro do material.

30

Ultra-Som
Um pulso ultra snico gerado e transmitido atravs de um transdutor especial, encostado ou acoplado ao material. Os pulsos ultra snicos refletidos por uma descontinuidade, ou pela superfcie oposta da pea, so captados pelo transdutor, convertidos em sinais eletrnicos e mostrados na tela LCD ou em um tubo de raios catdicos (TRC) do Princpio Bsico da Inspeo de Materiais por aparelho. ultra-som
31

Ultra-Som

Os ultra sons so ondas acsticas com freqncias acima do limite audvel.


Normalmente, as freqncias ultra snicas situam-se na faixa de 0,5 a 25 MHz.

32

Ultra-Som
As dimenses reais de um defeito interno podem ser estimadas com uma razovel preciso, fornecendo meios para que a pea ou componente em questo possa ser aceito, ou rejeitado, baseando-se em critrios de aceitao da norma aplicvel.
A espessura e a corroso podem ser determinadas com extrema facilidade e preciso.

33

Ultra-Som - Aplicaes

soldas, laminados, forjados, fundidos, ferrosos e no ferrosos, ligas metlicas, vidro, borracha, materiais compostos, tudo permite ser analisado por ultra-som.

Indstria de base (usinas siderrgicas) e de transformao (mecnicas pesadas), automobilstica, transporte martimo, ferrovirio, rodovirio, areo e aeroespacial, Inspeo por ultra-som da chapa de um hospitais (a primeira imagem de um tubo feto humano obtida por ultra-som !) Foto gentileza da VOITH PAPER
34

Ultra-Som - Aplicaes
Modernamente o ultra-som utilizado na manuteno industrial, na deteco preventiva de vazamentos de lquidos ou gases, falhas operacionais em sistemas eltricos (efeito corona), vibraes em mancais e rolamentos, etc.
o mtodo no destrutivo mais utilizado e o que apresenta o maior crescimento, para a deteco de descontinuidades internas nos materiais.
35

Ultra-Som - Vantagens
O mtodo possui alta sensibilidade na deteco de pequenas descontinuidades internas, por exemplo: Trincas devido a tratamento trmico, fissuras e outros de difcil deteco por ensaio de radiaes penetrantes (radiografia ou gamagrafia). Para interpretao das indicaes, dispensa processos intermedirios, agilizando a inspeo. No caso de radiografia ou gamagrafia, existe a necessidade do processo de revelao do filme, que via de regra demanda tempo do informe de resultados.
36

Ultra-Som - Vantagens
Ao contrrio dos ensaios por radiaes penetrantes, o ensaio ultra-snico no requer planos especiais de segurana ou quaisquer acessrios para sua aplicao. A localizao, avaliao do tamanho e interpretao das descontinuidades encontradas so fatores intrnsecos ao exame ultra-snico, enquanto que outros exames no definem tais fatores. Por exemplo, um defeito mostrado num filme radiogrfico define o tamanho mas no sua profundidade e em muitos casos este um fator importante para proceder um reparo.
37

Ultra-Som - Desvantagens
Requer grande conhecimento terico e experincia por parte do inspetor. O registro permanente do teste no facilmente obtido. Faixas de espessuras muito finas dificuldade para aplicao do mtodo. constituem uma

Requer o preparo da superfcie para sua aplicao. Em alguns casos de inspeo de solda, existe a necessidade da remoo total do reforo da solda, que demanda tempo de fbrica. 38

Nenhum ensaio no-destrutivo deve ser considerado o mais sensvel ou o mais completo, pois as limitaes e as vantagens fazem com que aplicao de cada ensaio seja objeto de anlise e estudo da viabilidade de sua utilizao, em conjunto com os Cdigos e Normas de fabricao.

39

Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia


O mtodo est baseado na mudana da atenuao da radiao eletromagntica (Raios X ou Gama) causada pela presena de descontinuidades internas, quando a radiao passar pelo material e deixar sua imagem gravada em um filme, sensor radiogrfico ou em um intensificador de imagem.
40

Propriedades da Radiao Penetrante


deslocam-se em linha reta podem atravessar materiais opacos a luz, ao faz-lo, so parcialmente absorvidos por esses materiais podem imagens impressionar pelculas fotogrficas, formando

provocam o fenmeno da fluorescncia provocam efeitos genticos

provocam ionizaes nos gases.

41

Radiao e Radioatividade
Define-se Radioatividade como sendo a emisso espontnea de radiao por um ncleo atmico, que se encontra num estado excitado de energia. Existem trs tipos diferentes de radiao, como segue: - Partculas Alfa (a) - Partculas Beta (b) - Raios Gama (g)

42

Radiao Por Partculas Alfa


so constitudas de dois nutrons e caracterizando um ncleo atmico de Hlio. dois prtons,

Devido ao seu alto peso e tamanho, elas possuem pouca penetrao e so facilmente absorvidas por poucos centmetros de ar.

43

Radiao Por Partculas Beta


so constitudas por eltrons, que possuem velocidades prximas da luz, com carga eltrica negativa.
Possuem um poder de penetrao bastante superior s radiaes Alfa, podendo ser absorvidas por alguns centmetros de acrlico ou plsticos, na sua grande maioria.

44

Radiao Por Partculas Gama


so de natureza ondulatria, ao contrrio das demais que tem caractersticas corpusculares. Devido a isto, adquire um alto poder de penetrao nos materiais.

45

Radiao
possvel separar os trs tipos de radiao descritos atravs da aplicao de um campo eltrico ou magntico, numa amostra de material radioativo.

Esquema de separao das radiaes alfa, beta e gama.

Nota: O poder de penetrao das radiaes eletromagnticas, Raios X e Gama, so caracterizadas pelo seu comprimento de 46 onda (ou energia)

Radiografia

Tcnica Geral de Ensaio Radiogrfico na indstria.

47

Radiografia Finalidade e Aplicao


Foi o primeiro mtodo de ensaio no destrutivo introduzido na indstria para descobrir e quantificar defeitos internos em materiais.
Seu enorme campo de aplicao inclui o ensaio em soldas de chapas para tanques, navios, oleodutos, plataformas offshore; em peas fundidas principalmente para as peas de segurana na indstria automobilstica como porta-eixos, carcaas de direo, rodas de alumnio, airbags, assim como blocos de motores e de cmbio; produtos moldados, forjados, materiais compostos, plsticos, componentes para engenharia aeroespacial, etc... so outros exemplos. 48

Radiografia Finalidade e Aplicao


A radiografia tambm passou a ser realizada em processos dinmicos (tempo real), como no movimento de projtil ainda dentro do canho, fluxo metlico durante o vazamento na fundio, queima dos combustveis dentro dos msseis, operaes de soldagem, etc.

49

Raios X Industrial abrange as seguintes tcnicas:


Radiografia: a tcnica convencional via filme radiogrfico, com gerador de Raios X por mpola de metal/cermica. Um filme mostra a imagem de uma posio de teste e suas respectivas descontinuidades internas.
Gamagrafia: mesma tcnica tendo como fonte de radiao um componente radioativo, chamado de "istopo radioativo " que pode ser o Irdio, Cobalto ou modernamente o Selnio.

50

Raios X Industrial abrange as seguintes tcnicas:


Radioscopia: a pea manipulada a distncia dentro de uma cabine a prova de radiao, proporcionando uma imagem instantnea de toda pea em movimento, portanto tridimensional, atravs de um intensificador de imagem acoplado a um monitor de TV. Imagens da radioscopia agrupadas digitalmente de modo tridimensional em um software, possibilita um efeito de cortes mostrando as descontinuidades em trs dimenses o que nada mais do que uma tomografia industrial.

51

Lquidos Penetrantes
considerado um dos melhores mtodos de teste para a deteco de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade tais como: metais ferrosos e no ferrosos, alumnio, ligas metlicas, cermicas, vidros, certos tipos de plsticos ou materiais organo-sintticos. So tambm utilizados para a deteco de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

52

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


O mtodo consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um lquido. Aps a remoo do excesso de lquido da superfcie, faz-se sair da descontinuidade o lquido retido atravs de um revelador. A imagem da descontinuidade fica ento desenhada sobre a superfcie.

53

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


Podemos descrever o mtodo em seis etapas principais no ensaio , quais sejam: a) Preparao da superfcie - Limpeza inicial Antes de se iniciar o ensaio, a superfcie deve ser limpa e seca. No devem existir gua, leo ou outro contaminante.

Nota: contaminantes ou excesso de rugosidade, ferrugem, etc, tornam o ensaio no confivel.


54

Preparao e limpeza inicial da superfcie.

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


b) Aplicao do Penetrante: consiste na aplicao de um lquido chamado penetrante, geralmente de cor vermelha, de tal maneira que forme um filme sobre a superfcie e que por ao do fenmeno chamado capilaridade penetre na descontinuidade. Nota: Deve ser dado um certo tempo para que a penetrao se complete.

Tempo de penetrao do lquido na abertura.

55

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


c) Remoo do excesso de penetrante: consiste na remoo do excesso do penetrante da superfcie, atravs de produtos adequados, condizentes com o tipo de lquido penetrante aplicado , devendo a superfcie ficar isenta de qualquer resduo na superfcie.

Remoo do excesso de lquido da superfcie.

56

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


d) Revelao: consiste na aplicao de um filme uniforme de revelador sobre a superfcie. O revelador usualmente um p fino (talco) branco. Pode ser aplicado seco ou em suspenso, em algum lquido. O revelador age absorvendo o penetrante das descontinuidades e revelando-as. Nota: Deve ser previsto um determinado tempo de revelao para sucesso do ensaio.

Aplicao do revelador e observao da indicao

57

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


e) Avaliao e Inspeo: aps a aplicao do revelador, as indicaes comeam a serem observadas, atravs da mancha causada pela absoro do penetrante contido nas aberturas, e que sero objetos de avaliao.

Absoro do lquido, pelo revelador, de dentro da abertura.

Nota: A inspeo deve ser feita sob boas condies de luminosidade, se o penetrante do tipo visvel (cor contrastante com o revelador) ou sob luz negra, em rea escurecida, caso o penetrante seja fluorescente.
58

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


A interpretao dos resultados deve ser baseada no Cdigo de fabricao da pea ou norma aplicvel ou ainda na especificao tcnica do Cliente. Nesta etapa deve ser preparado um relatrio escrito que mostre as condies do ensaio, tipo e identificao da pea ensaiada, resultado da inspeo e condio de aprovao ou rejeio da pea. Em geral a etapa de registro das indicaes bastante demorada e complexa, quando a pea mostra muitos defeitos. Portanto, o reparo imediato das indicaes rejeitadas com posterior re-teste, mais recomendvel.
59

Lquidos Penetrantes Princpios Bsicos


f) Limpeza ps ensaio: A ltima etapa, geralmente obrigatria, a limpeza de todos os resduos de produtos, que podem prejudicar uma etapa posterior de trabalho da pea (soldagem, usinagem, etc....).

60

Lquidos Penetrantes Vantagens


Simplicidade: fcil de fazer e de interpretar os resultados. Aprendizado simples e requer pouco tempo de treinamento do inspetor. Como a indicao assemelha-se a uma fotografia do defeito, muito fcil de avaliar os resultados. Em contrapartida o inspetor deve estar ciente dos cuidados bsicos a serem tomados (limpeza, tempo de penetrao, etc), pois a simplicidade pode se tornar uma faca de dois gumes. No h limitao para o tamanho e forma das peas a ensaiar, nem tipo de material; por outro lado, as peas devem ser susceptveis limpeza e sua superfcie no pode ser muito rugosa e nem porosa. O mtodo pode revelar descontinuidades (trincas) extremamente 61 finas (da ordem de 0,001 mm de abertura ).

Lquidos Penetrantes Limitaes


S detecta descontinuidades abertas para a superfcie, j que o penetrante tem que entrar na descontinuidade para ser posteriormente revelado. Por esta razo, a descontinuidade no deve estar preenchida com material estranho.
A superfcie do material no pode ser porosa ou absorvente j que no haveria possibilidade de remover totalmente o excesso de penetrante, causando mascaramento de resultados.

62

Lquidos Penetrantes Limitaes


A aplicao do penetrante deve ser feita numa determinada faixa de temperatura permitida ou recomendada pelo fabricante dos produtos. Superfcies muito frias (abaixo de 5oC ) ou muito quentes (acima de 52oC) no so recomendveis ao ensaio. Algumas aplicaes das peas em inspeo fazem com que a limpeza seja efetuada da maneira mais completa possvel aps o ensaio (caso de maquinaria para indstria alimentcia, material a ser soldado posteriormente, etc). Este fato pode tornar-se limitativo ao exame, especialmente quando esta limpeza for difcil de fazer.
63

Lquidos Penetrantes Limitaes

Junta soldada contendo trinca visual


64

Propriedades Fsicas do Penetrante


a) ter habilidade para rapidamente penetrar em aberturas finas; b) ter habilidade de permanecer em aberturas relativamente grandes; c) no evaporar ou secar rapidamente; d) ser facilmente limpo da superfcie onde for aplicado; e) em pouco tempo, quando aplicado o revelador, sair das descontinuidades onde tinha penetrado; f) ter habilidade em espalhar-se nas superfcies, formando camadas finas;
65

Propriedades Fsicas do Penetrante


g) ter um forte brilho. h) a cor ou a fluorescncia deve permanecer quando exposto ao calor, luz ou luz negra; i) no reagir com sua embalagem nem com o material a ser testado; j) no ser facilmente inflamvel; k) ser estvel quando estocado ou em uso; l) no ser demasiada

66

Tipos de Lquidos Penetrantes

Produtos penetrantes segundo a norma Petrobras N-1596

67

Tipos de Lquidos Penetrantes

68

Termografia
uma tcnica no destrutiva que utiliza os raios infravermelhos, para medir temperaturas ou observar padres diferenciais de distribuio de temperatura

69

Termografia - Objetivo
propiciar informaes relativas condio operacional de um componente, equipamento ou processo.

70

Termografia - Vantagem
uma tcnica de inspeo extremamente til, uma vez que permite segurana.
permite realizar medies sem contato fsico com a instalao sem interferncia na produo: verificar equipamentos em pleno funcionamento alto rendimento: inspecionar grandes superfcies em pouco tempo
71

Termografia Aplicao em Anlises Preditivas


classificao de componentes eltricos defeituosos (placas e circuitos eletrnicos, em empresas geradoras, distribuidoras e transmissoras de energia eltrica)

avaliao da espessura de revestimentos


clculo de trocas trmicas

72

Termografia Aplicao em Anlises Preditivas


Monitoramento de sistemas mecnicos como rolamentos e mancais Vazamentos de vapor em plantas industriais

Anlise de isolamentos trmicos e refratrios


Monitoramentos de processos produtivos do vidro e de papel Acompanhamento de Pesquisas cientficas de trocas trmicas, entre outras possibilidades.

73

Termografia Aplicaes nas Indstrias Automotiva, Siderrgica e de Construo Civil


desenvolvimento e estudo do comportamento de pneumticos desembaador do pra-brisa traseiro, no turbo, nos freios, no sistema de refrigerao, etc. levantamento do perfil trmico dos fundidos durante a solidificao na inspeo de revestimentos refratrios dos fornos

74

Termografia Aplicaes nas Indstrias Automotiva, Siderrgica e de Construo Civil


para a otimizao do processo e no controle dos reatores e torres de refrigerao avaliao do isolamento trmico de edifcios determina detalhes construtivos das construes como vazamentos, etc.

75

Anlise de Vibraes
um mtodo indispensvel na deteco prematura de anomalias de operao em virtude de problemas, tais como falta de balanceamento das partes rotativas, desalinhamento de juntas e rolamentos, excentricidade, interferncia, eroso localizada, abraso, ressonncia, folgas, etc.

76

Anlise de Vibraes
Um sensor piezoeltrico acoplado ao mancal ou chassis da mquina ou componente em questo. Este sensor, atravs de um aparelho indica a quantidade e direo da vibrao detectada. Necessita bom conhecimento terico e prtico do operador, para o sucesso do ensaio.

77

Anlise de Vibraes - Aplicaes


til na monitorao de operao mecnica de mquinas rotativas (ventiladores, compressores, bombas, turbinas, etc.)

na deteco e reconhecimento da deteriorao de rolamentos


no estudo de mau funcionamento tpicos em maquinaria com regime cclico de trabalho, laminadores, prensas, etc.

e na anlise de vibraes dos processos de trincamento, notadamente em turbinas e outras mquinas rotativas ou vibratrias
Permite uma grande confiabilidade na operao de instalaes e na interrupo de uma mquina em tempo hbil, 78 para substituio de peas desgastadas.

Anlise de Vibraes - Aplicaes


Na usinagem mecnica com ferramental sofisticado, essencial para a melhoria da qualidade final do produto.

Na engenharia civil, para o estudo do comportamento das estruturas sujeitas a carregamento provocados por um trfego de alta velocidade. Na identificao das falhas no monitoramento de mquinas e motores

79

Вам также может понравиться