Вы находитесь на странице: 1из 31

Metais Pesados

Paulo Roberto Novaes de Castro

Metais Pesados
Metais pesados so metais, quimicamente, altamente reativos e bio-acumulativos. Os metais pesados so definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e chumbo na tabela peridica.

Metais Pesados
Todos os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de alguns desses metais, como cobalto, cobre, mangans, zinco, entre outros para a realizao de funes vitais no organismo.

Metais Pesados
Mas existem outros metais pesados como chumbo, mercrio, etc.. No possuem nenhuma funo dentro do organismos e a sua acumulao pode provocar graves doenas, sobretudo nos mamferos.

Metais Pesados
Quando lanados como resduos industriais, na gua, solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicaes ao longo da cadeia alimentar.

Metais Pesados

Principais metais pesados e seus contaminantes.

Arsnico (As)
O arsnico um metal de ocorrncia natural, slido, cristalino de cor cinza-prateada Exposto ao ar, perde o brilho e tornase um slido amorfo de cor preta. Esse metal utilizado como agente de fuso para metais pesados, em processos de soldagens.

Arsnico (As)
Tambm usado na fabricao de munio, ligas e placas de chumbo de baterias eltricas. Na forma de arsenito usado como herbicida e como arsenato, usado como inseticidas.

Arsnico (As)
No homem produz efeitos nos sistemas: Respiratrio Cardiovascular Nervoso Hematopoitico E tem sido observada tambm a relao carcinognica do arsnico com o cncer de pele e brnquios

Chumbo (Pb)
H mais de 4000 anos o chumbo utilizado sob vrias formas. um metal malevel de cor prata ou cinza-azulada, resistente corroso.

Chumbo (Pb)
Principais usos: Industria extrativas Petrolferas Baterias Tintas Corantes Tubulaes Munies etc...

Chumbo (Pb)
Os compostos de chumbo pode ser absorvidos por via respiratria e cutnea. O sistema nervoso, a medula ssea e os rins so considerados rgos crticos para o chumbo. Promotor do cncer.

Cdmio (Cd)
encontrado na natureza quase sempre junto com o zinco. um p branco e amorfo ou na forma de cristais de cor vermelha ou marrom.

Cdmio (Cd)
utilizado na galvanoplastia, fabricao de ligas, varetas para soldagem, tubos para TV, pigmentos, esmaltes, fotografia, pirotecnia, etc...

Cdmio (Cd)
O cdmio existe na atmosfera, precipitado e depositado no solo agrcola. Outras formas de contaminao do solo so atravs dos resduos da fabricao de cimento, da queima de combustveis fsseis e lixo urbano e de sedimentos de esgoto.

Cdmio (Cd)
O cdmio um elemento de vida biolgica longa (10 a 30anos) e de lenta excreo pelo organismo humano. O rgo alvo o rim.

Mercrio (Hg)
A progressiva utilizao do mercrio para fins industriais e o emprego do composto durante dcadas resultaram no aumento significativo da contaminao ambiental, especialmente da gua e dos alimentos.

Mercrio (Hg)
O mercrio um lquido inodoro e de colorao prateada. O mercrio encontrado em equipamentos eletrnicos, aparelhos de controle, tintas, amlgamas dentarias, fungicidas, leos lubrificantes, etc...

Mercrio (Hg)
O trato respiratrio a via mais importante de introduo do mercrio. Este metal mostra afinidade por tecidos como o da pele, cabelo, glndulas, fgado, pulmes, rins, testculos, celebro e etc...

Mercrio (Hg)
A exposio a elevadas concentraes pode provocar febre, calafrios, cefalia e etc.. Em casos severos progridem para edema pulmonar, cianose e morte.

Cromo (Cr)
O cromo obtido do minrio cromita, metal de cor cinza que reage com os cidos clordrico e sulfrico. Este metal tambm muito empregado em galvanoplastia, soldagem, pigmentos e vernizes.

Cromo (Cr)
A absoro de cromo por via cutnea depende do tipo de composto, de sua concentrao e do tempo de contato.

Cromo (Cr)
Os compostos de cromo produzem efeitos; Cutneos Nasais Broncopulmonares Renais Gastrointestinais Carcinognio

Mangans (Mn)
O mangans um metal cinza semelhante ao ferro, porm mais duro e quebradio. Os xidos, carbonatos e silicatos de mangans so os mais abundantes na natureza.

Mangans (Mn)
Aplicaes na industria; Pilhas Ligas no ferrosa Esmalte porcelanizado Fertilizantes Vidros Etc..

Mangans (Mn)
As exposies mais significativas ocorrem atravs dos fumos e poeiras de mangans. O trato respiratrio a principal via de introduo e absoro desse metal. Esse metal ataca principalmente o SNC.

Metais Alumnio

Arsnio Cdmo Chumbo

Cobalto Cromo

Mercrio

De onde vem Produo de artefatos de alumnio; serralheria; medicamentos e tratamento convencional de gua. Metalurgia; manufatura de vidros e fundio. Soldas; tabaco; bateria e pilhas Fabricao e reciclagem de baterias de autos; indstria de tintas; soldagem Preparo de ferramentas de corte e furadoras Indstria de corantes; esmalte; tintas; ligas com ao e nquel e cromagem de metais Garimpo, indstria, lmpadas

Efeitos Anemia por deficincia de ferro; intoxicao crnica

Cncer Cncer de pulmes e prstata; leso nos rins Saturnismo

Fibrose pulmonar que pode levar a morte Asma, cncer

Intoxicao do SNC

Preveno
Em adio aos critrios de preveno usados em sade ocupacional e de monitorizao ambiental,a Biomonitorizao tem sido utilizada como indicador biolgico de exposio.

Вам также может понравиться