Вы находитесь на странице: 1из 13

O processo de humanizao da natureza

O Ser humano se desenvolve h mais ou menos trs milhes de anos; Essa evoluo esteve condicionada por mudanas que s foram possveis devido a sua capacidade de pensar e lutar pela superao de suas necessidades (alimentao, vesturio, moradia, entre outras); Nesse processo, a utilizao das mos foi decisiva, adotar uma postura ereta, as mos foram usadas como ferramentas para pegar e selecionar objetos. Com as mos livres pde fabricar outras ferramentas que o ajudaram a enfrentar o meio em que vivia. Nasce assim o trabalho.

Trabalho: transformao da natureza e


constituio do ser social
Rompe com o padro natural das atividades biologicamente estabelecidas; Exige instrumentos entre aqueles que executam e a matria; Passa a exigir habilidades e conhecimentos que se adquirem inicialmente por repetio e experimentao e que se transmitem mediante aprendizado; O trabalho no atende a um elenco limitado e praticamente invarivel de necessidades, nem as satisfaz sob formas fixas. As formas do atendimento de necessidades so variveis e implicam o desenvolvimento, quase sem limites, de novas necessidades (NETO & BRAZ, 2006).

O TRABALHO HUMANO
Atividade que exige do gnero humano o uso constante das capacidades mentais e fsicas na construo dos meios que possibilitem a sobrevivncia. O trabalho leva o ser humano a seguir o caminho da civilizao: o homem transforma a natureza e se transforma.

O TRABALHO HUMANO
O trabalho , sempre, atividade coletiva, exercida por homens e mulheres, membros de uma sociedade, e cria a riqueza social; , tambm e ainda, o processo histrico pelo qual surgiu o ser desses homens, o ser social (NETTO & BRAZ, 2006).

A importncia da educao
As pessoas no s trabalham, tambm refletem e representam o mundo em que vivem (idias, valores e crenas). Isso faz com que o ser humano se preocupe em transmitir suas experincias cotidianas. Aquilo que se aprende na prtica veiculado para outras pessoas, de gerao em gerao. A educao nasce como meio de garantir a outras pessoas aquilo que um determinado grupo aprendeu.

EDUCAO
Educao informal: nasce de modo espontneo, processo comunitrio de ensinar e aprender de cada grupo social. Ex. Sociedade Indgena; Mesmo nas sociedades urbano-industrais vemos a existncia de toda uma rede de relaes educativas informais na famlia, no trabalho ou no lazer.

O mito
Conjunto de estrias, lendas, crenas, religies ou ritos que compe a vida de qualquer povo. Mensagens que se traduzem nos costumes e na tradio de um povo. Explicao do mundo pela f (crena sem necessidade de provas). O mito fez com que o ser humano procurasse entender o mundo atravs do sentimento e buscando a ordem das coisas. O mito educativo: traz mensagens ou normas que criam comportamentos no indivduo necessrio para a vida em grupo, fixam normas sociais. O mito no algo do passado apenas, em nossa sociedade tambm vivemos ligados aos mitos. Ex. Carnaval, futebol, a cultura rural, entre outros. Em relao ao passado, a diferena que possumos tambm a conscincia filosfica e a conscincia cientfica. Ser com o a civilizao grega clssica (aproximadamente 30O a.C.) que o ser humano ocidental comea a entender aquilo que ocorre no mundo no s pela emoo, mas racionalmente. nesse momento que nasce a filosofia.

A CONSCINCIA FILOSFICA
Desejo de descobrir as leis que regem o nosso mundo (racional). A conscincia filosfica no se limita a sentir o mundo, mas interpret-lo de modo racional e ter a possibilidade de modific-lo. Antiga civilizao grega clssica: primeira vez que um grupo humano deixa de se guiar apenas pela conscincia mtica. Pitgoras forjou a palavra filosofia (amor sabedoria), duvidar de todo o conhecimento j institudo a postura bsica (MEKSENAS, 1999).

A filosofia
A filosofia comea dizendo no s crenas e aos preconceitos do senso comum e, portanto, comea dizendo que no sabemos o que imaginvamos saber; por isso, o patrono da Filosofia, o grego Scrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosfica dizer: Sei que nada sei (CHAUI, 1999).

A conscincia cientfica
Se desenvolve a partir do sculo XVII quando tanto a organizao do trabalho como o conhecimento sofrem modificaes; A Cincia se desenvolve no apenas para aprofundar o entendimento da raiz das coisas, mas para saber usar melhor a natureza (fins tcnicos, progresso, conforto, etc.); Nascem as cincias particulares: a biologia, a qumica, a fsica, a histria, a geografia, entre outras; Surge o mtodo(s) de investigao cientfica para entender com rigor a natureza e para melhor utiliz-la;

A sociedade capitalista
A partir do sculo XIV o mundo agrrio-feudal comear a se transformar para o mundo urbano-industrial, originado do comrcio e da manufatura; Em primeiro lugar: foi uma revoluo econmica: alterao na organizao da produo e do trabalho. Primeiro foi o surgimento da camada dos comerciantes e arteses livres, no dependiam da terra, atividades puramente urbanas. Depois a construo de manufaturas, primeiras indstrias, caracterizas pela diviso interna de funes, trabalho parcelado e introduo de mquinas e tcnicas; A partir do sculo XVIII temos a Revoluo Industrial: desenvolvimento de novas tcnicas e aumento das atividades produtivas; Surgem a burguesia e a classe trabalhadora.

A SOCIEDADE CAPITALISTA
Em segundo lugar: Foi uma Revoluo Poltica. Com a Revoluo Francesa de 1789 a Burguesia assume o poder poltico e nasce o Estado Moderno (Executivo, Legislativo e Judicirio. Nasce assim a democracia burguesa.

Sociedade Capitalista
Em terceiro lugar foi uma revoluo ideolgica com a alterao da viso de mundo: idia do progresso, do enriquecimento, individualismo, grande domnio do ser humano sobre a natureza.

Вам также может понравиться