Вы находитесь на странице: 1из 22

UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

SISTEMA TOYOTA DE ABASTECIMENTO (LEAN)


Nomes: -Anderson Mabril -Anilton Adriano Rodrigues da Silva -Douglas Braga Vitulo -Rodrigo Pereira da Silva -Tiago dos Santos Costa -Wanderson Clayton de Oliveira -Wendel Domingos RA-30024632 RA-30023946 RA-30024301 RA-30024549 RA-30025283 RA-30024530 RA-30023232

Curso: Tecnologia em Gesto de Produo Industrial Turma: 1NA Disciplina: Fundamentos da Produo Industrial Prof. Ms: Paulo Cezar Rangel

Santo Andr OUTUBRO de 2010

SISTEMA TOYOTA DE ABASTECIMENTO (LEAN)


Contexto Objetivos Aplicaes E

histrico

suas ferramentas

INTRODUO

A economia mundial nos tempos de hoje a cada dia se torna cada vez mais competitiva, a necessidade de reduzir custos, eliminar perdas hoje essencial para a sobrevivncia de uma empresa seja ela de qualquer atividade econmica. O custo do produto hoje determinado pelo cliente, vende quem fornecer com qualidade, no prazo determinado, antecipando as expectativas do cliente e com o preo baixo, cabendo a empresa implementar sistemas e estabelecendo metas para atingir a excelncia na cadeia produtiva aumentando ou mantendo seus lucros. Este trabalho tem como objetivo apresentar o Sistema Toyota de Abastecimento (Lean Manufacturing) ressaltando sua importncia e apresentando suas ferramentas de trabalho e formas de implementao.

SURGIMENTO DO SISTEMA TOYOTA DE ABASTECIMENTO (LEAN)

Aps a Segunda Guerra Mundial, com a economia japonesa arrasada, a Toyota adota como estratgia de sobrevivncia a busca e eliminao de desperdcios. Aes de melhoria da empresa foram concentradas na reduo ou eliminao desperdcios, tal aes foram trazidos para o ocidente com o nome de Lean Manufacturing..

INICIO

DE PRODUO DA

TOYOTA MOTORS EM 1937

TIPOS DE DISPERDCIOS ENCONTRADOS;

Tempos improdutivos;

desorganizao;
Produo descontrolada; falta de padres;

baixa qualidade;
E o excesso de estoque.

Ohno, o grande idealizador do Sistema Toyota de Produo, props que as perdas presentes no sistema produtivo fossem classificadas em sete grandes grupos, a saber: Perda por superproduo (quantidade e antecipada); Perda por espera; Perda por transporte; Perda no prprio processamento; Perda por estoque; Perda por movimentao; Perda por fabricao de produtos defeituosos. Antes de citarmos cada um destas perdas vamos entender melhor sobre o Sistema Lean.

SISTEMA LEAN (PRODUO ENXUTA)

Lean, traduzido em Portugus como Enxuta uma forma de organizar seus negcios para que toda a perda nos processos seja eliminada ou pelo menos fortemente reduzida. Existe uma confuso comum do termo Lean com Seis Sigmas, 5S, JIT, entre outros, mas estas so todas metodologias e ferramentas que podem ser usadas ao implementar uma cultura Lean. Para a implementao do Lean, necessria uma mudana de cultura na organizao. No basta chegar com uma nova srie de regras e achar que automaticamente a organizao se tornar enxuta. Esta mudana na forma de pensar da equipe certamente o maior desafio na execuo desta iniciativa.

ELIMINAO DOS DESPERDCIOS E O PRINCPIO DO NO-CUSTO

Antes, o preo de um produto era imposto ao Mercado, sendo o seu valor determinado pela soma dos custos de fabricao com a margem de lucro pretendida. Com uma economia mais competitiva, o cliente quem passou a ditar os preos dos produtos, cabendo s empresas a escolha entre venderem suas mercadorias por tal preo ou fecharem as suas portas. Para a Toyota, a nica forma de aumentar ou manter o lucro aps essa mudana de abordagem atravs da reduo das perdas existente no sistema. Ou seja, eliminar toda e qualquer atividade que no agrega valor ao produto.

TIPOS

DE DISPERICIOS

Desperdcio de Superproduo: A perda por superproduo por quantidade a perda por produzir alm daquilo que necessrio. Desperdcio de Tempo Disponvel (Espera): aquela perda gerada quando um lote est espera da liberao de um recurso para ser processado.

Desperdcio em Transporte: sendo o transporte dentro das instalaes industriais uma atividade que no agrega valor, passa a ser interpretado como uma perda e deve ser reduzido ao mnimo possvel ou at mesmo eliminado.

Desperdcio do Processamento em Si: so perdas ao longo do processo produtivo devido exclusivamente baixa no desempenho dos equipamentos causada por quebras de mquinas. Desperdcio de Estoque Disponvel: causado pelos produtos acabados ou produtos em fabricao em excesso.

Desperdcio de Movimento: causado pelos movimentos dos operrios que no agregam valor.
Desperdcio de Produzir Produtos Defeituosos: causado pela fabricao de produtos no conformes.

FERRAMENTAS PARA ELIMINAO DE


DISPERDIOS NO CICLO LOGSTICO DE ABASTECIMENTO DA PRODUO

JUST IN TIME

Just in Time (JIT): a meta eliminar o estoque, em todos os estgios do processo. Reduo dos estoques tm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produo que podem ser classificados como:

Problemas de qualidade: quando alguns estgios do processo de produo apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entre estgios e os posteriores, permite que estes ltimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupes que ocorrem em estgios anteriores. Problemas de quebra de mquina: quando uma mquina pra por problemas de manuteno, os estgios posteriores do processo que so alimentados por esta mquina teriam que parar, caso no houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produo continuasse, at que a mquina fosse reparada e entrasse em produo normal novamente. Problemas de preparao de mquina:quando uma mquina processa operaes em mais de um componente ou item, necessrio preparar a mquina a cada mudana de componente a ser processado.

KANBAM
O Kanban opera atravs do sistema de "puxar" a produo: ao invs de uma programao de produo que "empurra" as matrias primas e produtos pela fbrica at a expedio, atravs do Kanban a expedio (ou o cliente) quem "puxa" os produtos do setor de embalagem, e este da montagem, etc., de trs para a frente. E como o Kanban operacionaliza isto? De forma muito simples, com cartes que funcionam como "ordens de produo" ou como "ordens de compra" permanentes. Cada carto vale um lote mnimo do produto um contentor ou mesmo uma s unidade - que circula entre o setor consumidor e o fornecedor. O carto enviado ao setor fornecedor como uma requisio, ao se consumir o pequeno lote de produto a que estava vinculado. E volta para o consumidor acompanhando o novo lote do produto quando este fornecido.

QUADRO DE KANBAN

Verde indica que o cliente ou fornecedor tem material para executar o processo Amarelo indica ateno!!! O lote de material disponvel pode acabar a qualquer momento!!! Vermelho indica que o processo de meu fornecedor ou cliente pode ser interrompido pois esta faltando peas.Devo produzi-las com urgncia.

MILK RUN

Milk Run significa Corrida do Leite. Esse nome devido ao processo de um transportador passar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota, retirar o leite e, em seguida, entreg-lo a uma empresa de laticnio. Isso um dos exemplos do conceito de Milk Run, que mais comumente usado na indstria automobilstica.

Milk Run um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza um nico equipamento de transporte, normalmente de algum Operador Logstico, para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horrios pr-estabelecidos.

O Milk Run possibilita um bom ambiente para a introduo, manuteno e melhorias de administrao Just-in-Time, pela ter como uma de suas caractersticas a reduo de estoques em toda a cadeia de suprimentos.

TIPOS

DE EMBALAGENS DO

MILK RUN

FIFO / PEPS

Conhecido como PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) ou, como mais se popularizou, FIFO (First In First Out). tima ferramenta para evitar envelhecimento desuniforme de itens estocados e o possvel prejuzo conseqente a utilizao dos mesmos deve seguir preferencialmente a mesma ordem de recebimento.

Para implementao do FIFO / PEPS deve-se se empenhar nos seguintes detalhes;

1.

2.

3.

4.

5.

O prazo de validade real de cada item deve prevalecer sobre a ordem de recebimento. Itens crticos e sujeitos a confuso (mistura, etc.) devem ser identificados (etiquetados) individualmente. Como num texto, convm ter no estoque um ndice: endereo dos itens, com nmero das prateleiras e/ou corredores, etc. Uma agenda (planilha) para controle e alerta (antecipado) de vencimento de prazos de validade muito til; ... um mantimento prximo do fim da validade pode sugerir at uma alterao do cardpio ! Para o FIFO funcionar bem devem ser mnimas as ocorrncias de falta ou excesso de itens. Um bom dimensionamento de estoque de reposio com valores adequados de estoque mnimo e mximo muito importante.

BIBLIOGRAFIAS;

http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/breve-historia-da-toyota-esurgimento-do-lean-manufacturing-1087115.html http://ogerente.com/logisticando/2007/02/12/o-que-e-lean/

http://takt-time-conceito-lean.net/lean-toyota-kaizen/mudas-os-7-tipos-deperdas-toyota/
http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/04/09/just-in-time-jit-a-meta-eeliminar-o-estoque-em-todos-os-estagios-do-processo/Consultor - Paulo Dcio Ribeiro - Consultor do Instituto MVC - Estratgia e Humanismo http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artpdr6oportunidade_de_introdu%C3 %A7%C3%A3o_kanban.htm http://universodalogistica.blogspot.com/2010/02/milk-run.html Rodolfo Luiz Alvarenga http://operandobien.blogspot.com/2007/03/fifo-na-movimentao-deestoques.html Charbel Atalla Antonio

Вам также может понравиться