Вы находитесь на странице: 1из 18

Disciplina: Materiais Metlicos

2. DIAGRAMAS DE FASE FERRO-CARBONO


Uma simples variao na quantidade de carbono, deformao plstica e/ou tratamentos trmicos tm um impacto importante nas propriedades mecnicas das ligas ferro-carbono (aos e ferros fundidos).

O que torna as ligas Fe-C materiais versteis o fato que o ferro puro apresenta transformaes de fase em funo da temperatura e/ou presso. Produzindo uma srie de possibilidades de transformaes, cada uma com suas microestruturas tpicas, resultando na grande diversidade de propriedades.

Figura 7. Mudanas de fase do ferro puro [2].

Disciplina: Materiais Metlicos


2.1. Diagrama de fase ferro-grafita A adio de carbono ao ferro modifica as temperaturas de transformao de fase e produz SSI. A combinao do carbono e ferro, em equilbrio termodinmico, dar origem a diferentes fases para a diversas temperaturas avaliadas. Isso indicado no diagrama de equilbrio Fe-C (grafita), Figura 1.

Figura 1. Diagrama de equilbrio ferro-grafita [2].

Disciplina: Materiais Metlicos


2.2. Diagrama de fase ferro-cementita Na produo industrial do ao,
entretanto, a aquecimento e o resfriamento so muito rpidos para que o equilbrio termodinmico seja alcanado. Ocorre ento, a formao de uma fase metaestvel a cementita (carboneto de ferro) no lugar da grafita, Figura 2. Embora essa fase seja termodinamicamente metaestvel, em termos de aplicaes prticas ela considerada estvel, pois na temperatura ambiente, a difuso do carbono no ferro muito baixa, e a transformao de cementita em grafita praticamente nula.
Figura 2. Diagrama de equilbrio ferro-gcementita [3].

Disciplina: Materiais Metlicos


Na prtica, o diagrama de fases Fe-C s tem importncia at 6,67 %pC, que justamente a composio qumica da cementita (balano de Fe). importante deixar claro que as ligas comerciais no so constitudas apenas por ferro e carbono. Outros elementos qumicos podem estar presentes em sua composio, alm de pequenas quantidades de impurezas que so inerentes ao processo de obteno do ferro. O diagrama apresentado na Figura 2 no representa fielmente o que ocorre na prtica, Entretanto, pequenas quantidades de outros elementos no produzem grandes alteraes, de forma que podemos desconsiderar os seus efeitos. Aos so ligas de ferro, carbono e outros elementos que contm menos do que 2,11 %pC. J as ligas que tm mais do que 2,11 %pC so classificadas como ferros fundidos.

Disciplina: Materiais Metlicos


Fases Presentes
Ferrita () Soluo slida de carbono em ferro ccc. Nesse estgio, a solubilidade do carbono no ferro muito baixa, chegando ao mximo de 0,0218 % a 727 oC. Na temperatura ambiente, a solubilidade mxima do carbono no ferro de 0,008 %, nesse caso, o produto siderrgico chamado de ferro comercialmente puro.

relativamente dctil, pode se tornar magntica em temperaturas abaixo de 768 oC e possui uma massa especfica de 7,88 g/cm3, Figura 3.

Disciplina: Materiais Metlicos

Figura 3a. Fotomicrografia da ferrita [3].

Disciplina: Materiais Metlicos


Austenita () Soluo slida de carbono em ferro cfc, com solubilidade mxima de carbono no ferro de 2,11 % a 1148 oC . Essa solubilidade aproximadamente 100 vezes maior do que o valor mximo para a ferrita alfa. Ela no magntica, Figura 3b. Quando ligada somente com carbono, no estvel abaixo de 727 oC.
Figura 3b. Fotomicrografia da austenita [3].

Disciplina: Materiais Metlicos


Ferrita () Para pequenos teores de carbono, acima de 1394 o C, existe uma soluo slida de carbono em ferro ccc. Sendo uma estrutura ccc a solubilidade do carbono no ferro baixa, sendo mxima a 0,09 % C a 1495 o C. Quando no houver referncia contrria, o termo ferrita, subentende-se a ferrita alfa. Cementita (Fe3C) um carboneto de ferro com estrutura ortorrmbica e de alta dureza e frgil. A resistncia de alguns aos aumentada substancialmente pela sua presena. A cementita se forma quando o limite de solubilidade do carbono na ferrita alfa excedido abaixo de 727 oC. Para uma faixa determinada de composio, ela tambm coexiste com a fase austenita entre 727 e 1147 oC.

Disciplina: Materiais Metlicos


Temperaturas, pontos e linhas Importantes do diagrama Ferro Cementita A utilizao da letra A para designar estas linhas foi primeiramente utilizada pelo francs Le Chatelier, e indica a ocorrncia de uma parada (Arrt que significa interrupo) durante a transformao. Linha A1 Corresponde ao contorno entre o campo ferrita-cementita e os campos que contm austenita-ferrita e austenita-cementita. Linha A2 Transformao magntica de ferro ccc, ocorrendo a 770 oC, tambm chamada de temperatura Curie da ferrita. Nessa temperatura o ferro muda de paramagntico para ferromagntico. Linha A3 Corresponde ao contorno entre os campos ferrita-auntenita e austenita. Para o ferro puro, ocorre a 912 oC. A medida que o teor de carbono vai aumentando, A3 vai diminuindo, at o limite de 727 oC, onde se encontra com A1.

Disciplina: Materiais Metlicos


Linha Acm Corresponde ao contorno entre os campos cementita-austenita e austenita

Inicia-se a 727 oC com 0,77 %pC e vai aumentando com a elevao do teor de carbono, at atingir 1148 oC a 2,11 %pC.
Linha Liquidus Acima desta linha, todo o ao est na forma lquida. A temperatura na qual o ao comea a liquefazer diminui com o aumento do teor de carbono, partindo de um mximo a 1538 oC no ferro puro, at atingir 1148 oC na liga Fe-4,30 %C. Linha Solidus Abaixo dessa linha todo o material estar no estado slido. Na regio entre as linhas liquidus e solidus haver, no equilbrio, a coexistncia de fases slidas e lquidas.

Disciplina: Materiais Metlicos


Ponto Euttico Ocorre a 4,3 %pC e 1147 oC. Na reao euttica, o lquido solidifica para formar as fases austenita e cementita. L + Fe3C Ponto Eutetoide Ocorre a 0,77 %pC e 727 oC. Na reao eutetoide, a austenita se transforma nas fases ferrita e cementita. + Fe3C

Disciplina: Materiais Metlicos


Efeito do resfriamento e aquecimento nas linhas de transformao No diagrama de fases, as transformaes limitadas pelas linhas A1, A2, Acm, etc. so supostas de ocorrer no equilbrio. As transformaes que ocorrem nessas temperaturas so controladas por difuso. Assim as temperaturas crticas so sensveis composio e s taxas de aquecimento e resfriamento. Um aquecimento rpido proporciona menos tempo para a difuso, tendendo a aumentar as temperaturas crticas em relao quelas determinadas em condies de equilbrio. Da mesma forma, um resfriamento rpido tende a reduzir as temperaturas crticas.

Disciplina: Materiais Metlicos


Assim, nas condies de equilbrio utiliza-se as notaes: A1, A2, etc., ou Ae1, Ae2, etc. Como resultado dos efeitos do aquecimento e resfriamento, existem dois outros grupos de temperaturas crticas. a) Para o aquecimento, utiliza-se Ac1, Ac2, etc, pois a sigla vem do francs (c = chauffage = aquecimento). b) Para o resfriamento, utiliza-se Ar1, Ar2, etc., que vem do francs (r = refroidissant = resfriamento).

Disciplina: Materiais Metlicos


Nas condies industriais de processamento metalrco, estas transformaes ocorrem fora do equilbrio termodinmico, e as linhas de transformao para aquecimento e resfriamento apresentam-se defasadas, Figura 4.

Figura 4: Influncia do aquecimento e resfriamento nas linhas de transformao do diagrama Fe-CF [2].

Disciplina: Materiais Metlicos


Efeito dos elementos de liga Se outros elementos qumicos forem adicionados aos aos em quantidades importantes, esses podem afetar substancialmente as linhas do diagrama de fases Fe-C, bem como formar fases diferentes daquelas j descritas. Duas categorias de elementos de liga podem ser adicionadas aos aos: Estabilizadores de ferrita, tais como o Cr, Mo e W. Estabilizadores da austenita, tais como o Ni, Mn, C.

Esses elementos expandem os respectivos campos da fases.

Disciplina: Materiais Metlicos


Elementos estabilizadores da austenita reduzem a temperatura eutetoide, expandindo a faixa de temperatura na qual a austenita estvel. A Figura 5a apresenta mudanas na temperatura eutetoide produzidas por alguns elementos de liga.

Figura 5a: Efeito dos elementos de liga substitucionais na temperatura de transformao eutetoide no ao [3].

Disciplina: Materiais Metlicos


A Figura 5b mostra que a adio dos elementos de liga reduz a quantidade de carbono da austenita no ponto eutetoide.

Figura 5b: Efeito dos elementos de liga substitucionais no teor de carbono do eutetoide [3].

Disciplina: Materiais Metlicos


As Figuras 6 a e b apresentam os efeitos do Cr e Mn sobre o campo de estabilidade da austenita, respectivamente. Por ser um importante estabilizador da ferrita e ter uma forte tendncia em formar carbonetos, o Cr encolhe a regio do diagrama de fase Fe-C em que a austenita estvel. J o Mn, sendo um elemento estabilizador da austenita, com moderada tendncia a formar carbonetos, aumentam a estabilidade da austenita para menores temperaturas em aos de baixo carbono

Figura 6. (a) Efeitos do teor de cromo no tamanho do campo austentico. (b) Efeito do teor de mangans no tamanho do campo austentico [3].

Вам также может понравиться