Вы находитесь на странице: 1из 20

Universidade do Estado de Minas Gerais Licenciatura em Qumica Geometria Analtica Prof Robson Mendes Cancela

E s c o l a d e C i n c i a s
U E M G / C a m p u s d e U b -M G

Por: Camila Martins Elaine Rodrigues Lucas Moreira Ub, 07 de dezembro de 2011.

Incio... Idade da pedra Descoberta do fogo

Conservao do alimento e fonte de luz

Hiprbole com eixo real paralelo ao eixo Y. Disponvel em: < http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/10005.htm>. Acesso em: 05/11/2011.

Incio...

Fabricao de objetos de metais Armas e utenslios domsticos resistentes; Assrios Egpcios

Fencios, hebreus e gregos ...

Assrios.Disponvel em: <http://www.clickescolar.com.br/wpcontent/uploads/2011/03/assirios.jpg>. Acesso em: 03 de julho de 2011.

Incio... Conhecimento de produtos qumicos e de tcnicas de transformao qumica Explicao para os fenmenos No existiam!

Filsofos gregos da antiguidade Primeiros a se preocuparem com a explicao dos fenmenos.

Filsofos gregos.Disponvel em: <http://ebrisola.vilabol.uol.com.br/filosofosjpg.jpg>. Acesso em: 03 de julho de 2011.

Assim... Demcrito (460-370 a.C.): Todas as coisas deste mundo poderiam ser divididas em partculas cada vez menores, at se chegar a uma partcula mnima que no poderia mais ser dividida e que seria denominada tomo. Ideia que no se firmou na poca.

Aristteles: As substncias eram formadas por quatro elementos: terra, fogo, gua e ar.

Demcrito e Aristteles.Disponveis em: <http://oglobo.globo.com/fotos/2006/10/25/25_MVG_cie_aristoteles1.jpg >. Acesso em: 03 de julho de 2011.

Desde a antiguidade Alguns elementos j eram conhecidos pelo homem: carbono, ferro, enxofre, ouro, prata, cobre, mercrio, estanho.

Mais tarde Arsnio, antimnio, bismuto, zinco, cobalto e fsforo

Alguns metais conhecidos desde a antiguidade: ouro, mercrio e ferro. Disponveis em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_XHLtDw9I4gA> . Acesso em: 03 de julho de 2011.

A partir do sculo XVI A platina, zinco, nquel, nitrognio, flor e hidrognio; Em 1771 Joseph Priestley: isolou o oxignio pela primeira vez;

Na mesma poca Cloro, mangans, molibdnio, telrio e tunsgtnio e mais tarde descobriram o urnio, zircnio, estrncio, titnio, crmio;
Por volta de 1800 foram descobertos o crio, rdio, paldio, smio, irdio e magnsio.
Joseph Priestley.Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commo ns/thumb/d/d5/Priestley.jpg/220pxPriestley.jpg>. Acesso em: 03 de julho de 2011.

Entre 1807 e 1808 potssio, clcio, e brio;

Sdio,

Mais tarde Iodo, ltio, cdmio, selnio, silcio, alumnio, bromo, trio, berlio, vandio;

Mosander em 1839 Descobriu o lantnio e em 1843, o trbio e o rbio; Bunsen em 1860 Atravs da espectroscopia descobriu o csio e o rubdio.
Robert Wilhelm Bunsen.Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16 /Robert_Bunsen_portrait.jpg>. Acesso em: 03 de julho de 2011.

A partir de 1875 Qumicos comprovaram e existncia de elementos como: glio, tlio, itrbio, escndio, gadolnio, hlmio, samrio; 1894 O gs inerte argnio foi descoberto por Sir Willian Ramsay e foi classificado como gs nobre que tambm isolou tambm o nenio, criptnio e xennio; Na mesma poca O casal Curie descobria elementos com propriedades radioativas, como o rdio, o polnio e o actnio.

Casal curie descobriu elementos radioativos.Disponvel em: <http://www.iped.com.br/sie/uploads/21444.jpg>. Acesso em: 03 de julho de 2011.

Gs nenio usado em letreiros luminosos.Disponvel em: <http://4.bp.blogspot.com/_f-MJwEnJHRs/TBQw7HKurI/Aneonio.jpg>Acesso em: 03 de julho de 2011.

Alquimia Idade Mdia: Sculo III a.C. ao sculo XVI d.C

Mistura da filosofia grega, misticismo oriental e tecnologia egpcia Arte secreta Objetivo: Descobrir o elixir da longa vida, que poderia tornar o homem imortal e a pedra filosofal, que teria o poder de transformar metais baratos em ouro;

Alquimia. Disponvel em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.essaseout ras.com.br/wp-content/uploads/2011/06/alquimia2.jpg&imgrefurl>Acesso em: 03 de julho de 2011.

Alquimia

Os alquimistas No chegaram s metas sonhadas e no conseguiram contribuir para o desenvolvimento das explicaes dos fenmenos qumicos; Mas... Produziram novos materiais, como o lcool, o cido sulfrico, o cido ntrico, etc.e fabricaram novos aparelhos de laboratrio e aperfeioaram novas tcnicas, como a destilao, a extrao, entre outras.

Alquimia. Disponveis em: <http://contosemitos.files.wordpress.com/2011/01/lendas-alquimia03.jpgl>Acesso em: 03 de julho de 2011.

Alquimia

No era aceita como cincia e sim bruxaria;

Muitos alquimistas foram acusados de ter pactos com demnios Eram presos, excomungados e queimados vivos na fogueira pela inquisio.

Alquimia. Disponvel em: <http://www.spectrumgothic.com.br/images/ocultismo/alquimia01.jpg>Acess o em: 03 de julho de 2011.

Qumica Tradicional: Metade do sculo XVII ao meio do sculo XIX

O mistrio da combusto Teoria do Flogisto: uma "essncia" (como dureza ou a cor amarela) deveria escapar durante o processo da combusto Utilizao de mtodos modernos. Ningum comprovou a teoria! O qumico francs Antoine Lavoisier quem formulou a teoria atualmente aceita sobre a combusto.
Antoine Lavoisier. Disponvel em: <http://www.algosobre.com.br/images/stories /assuntos/biografias/Antoine_Lavoisier.jpg>A cesso em: 03 de julho de 2011.

Qumica Moderna: Sculos XVIII e XIX

Proporciona uma explicao lgica para a existncia de muitos materiais diferentes e suas possveis transformaes qumicas; Trabalho experimental (prtico) com a correspondente busca das explicaes da natureza da matria e as razes de suas transformaes qumicas (trabalho terico);

Disponvel em: <http://www.presenteparahomem.com.br/wpcontent/uploads/2009/05/quimica-cursos-dicassalari.jpg>Acesso em: 03 de julho de 2011.

Qumica Moderna: Sculos XVIII e XIX

Avanos na parte prtica e na parte terica

Vrios novos elementos qumicos e produzidas muitas novas substncias qumicas

Ideias de tomo e de molcula e ordenao dos elementos qumicos, de forma racional, em tabela peridica.

Disponvel em: <http://1.bp.blogspot.com/_xyC1XRgyR4c/TU3iLhpSZQgbjKhA/s1600/qu%25C3%25ADmica.jpg>Acesso em: 03 de julho de 2011.

Qumica Moderna: Sculos XVIII e XIX

O casamento da prtica com a teoria Grande desenvolvimento das tcnicas de anlise e sntese qumicas;

Anlise qumica procura responder pergunta: "quais, quantos e como os elementos (tomos) esto reunidos nas substncias (molculas)?.
Sntese qumica procura explicar "como podemos transformar as substncias de maneira a produzir novas substncias".

1) Determine a excentricidade da hiprbole de equao: 25x2 - 16y2 400 = 0.

2) Determine a distncia focal da hiprbole de equao 25x2 9y2 = 225.

Cincia Hoje On-line (seo perfis, disponvel em: <http://cienciahoje.uol.com.br/view/1598>. Acesso em: 02/07/2011. Histria da qumica. Disponvel em:<http://www.soq.com.br/conteudos/historiadaquimica>. Acesso em: 30 de junho de 2011. Sociedade Brasileira de Qumica. Disponvel em : <http://www.sbq.org.br/historia.php>. Acesso em : 02/07/2011. MENEZES, N. A histria da qumica. Disponvel em: <http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/historia-da-quimica>. Acesso em: 30 de junho de 2011.

OBRIGADO PELA ATENO!

Вам также может понравиться