Вы находитесь на странице: 1из 23

Comisso de Controle de Infeco Hospitalar - CCIH

No Brasil, a preocupao com o controle de infeces hospitalares surge na dcada de 60 atravs de publicaes dos primeiros relatos sobre o tema. A primeira iniciativa para criao de uma CCIH tem data de 1963, no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre- RS.

A Lei Federal 6.431 de 6/1/97 instituiu a obrigatoriedade da existncia da Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) e de um Programa de Controle de Infeces Hospitalares (PCIH), definido como um conjunto de aes desenvolvidas deliberada e sistematicamente, tendo como objetivo a reduo mxima possvel da incidncia e gravidade das infeces hospitalares.

CCIH surgiu ento com a preocupao em se conhecer os ndices de infeco hospitalar, e tem como principal responsabilidade, a implantao de aes de biossegurana, que corresponde adoo de normas e procedimentos seguros e adequados manuteno da sade dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes. O uso de tais medidas pressupe que todos os profissionais podem ser potencialmente infectados com patgenos, e os acidentes com materiais perfurocortante considerada uma urgncia mdica, sendo indicado o atendimento o mais precoce possvel, embora alguns profissionais do pouca importncia a esse fato pelo motivo de acharem que no ir causar danos para a sade.

Em 13/5/98, o Ministrio da Sade editou a Portaria 2.616/98, com diretrizes e normas para a execuo destas aes. Novas atribuies foram conferidas, destacando-se o uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais mdicohospitalares. Estas novas recomendaes objetivam tornar mais atuante as aes de controle de infeco, integrando-as na estrutura administrativa da instituio, substituindo seu papel eminentemente consultivo para participar com maior profundidade dos processos decisrios, auxiliando a administrao a dimensionar as prioridades de investimento para o aprimoramento da qualidade da assistncia prestada.

A CCIH deve ser responsvel por uma serie de medidas como o incentivo da correta higienizao das mos dos profissionais de sade, o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalizao da limpeza e desinfeco de artigos e superfcies, entre outras aes.

CCIH?

Quem so os profissionais que participam de uma

necessrio que os profissionais que participam de uma CCIH possuam treinamento para a atuao nesta rea. H exigncia legal para manuteno de pelo menos um mdico e uma enfermeira na CCIH de cada hospital. Isto est regulamentado em portaria do Ministrio da Sade. Outros profissionais do hospital tambm devem participar da CCIH. Eles contribuem para a padronizao correta dos procedimentos a serem executados. Estes profissionais devem possuir formao de nvel superior e so: farmacuticos, microbiologistas, epidemiologistas, representantes mdicos da rea cirrgica, clnica e obsttrica, uma nutricionista. Representantes da administrao do hospital devem atuar tambm na CCIH para colaborar na implantao das recomendaes.

A CCIH dever ser composta por profissionais da rea de sade, de nvel superior, formalmente designados. Os membros da CCIH sero de dois tipos: consultores e executores. O presidente ou coordenador da CCIH ser qualquer um dos membros da mesma, indicado pela direo do hospital. Os membros consultores sero representantes, dos seguintes servios: servio mdico; servio de enfermagem; servio de farmcia; laboratrio de microbiologia; administrao.

Os membros executores da CCIH representam o Servio de Controle de Infeco hospitalar e, portanto, so encarregados da execuo programada de controle de infeco hospitalar. Um dos membros executores deve ser, preferencialmente, um enfermeiro.

Qual a finalidade de uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar? Uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) possui profissionais que devero executar as seguintes tarefas: Detectar casos de infeco hospitalar, seguindo critrios de diagnsticos previamente estabelecidos. Conhecer as principais infeces hospitalares detectadas no servio e definir se a ocorrncia destes episdios de infeco est dentro de parmetros aceitveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitveis de infeco hospitalar para cada tipo de servio.

Elaborar normas de padronizao para que os procedimentos realizados na instituio sigam uma tcnica assptica (sem a penetrao de microrganismos), diminuindo o risco de o paciente adquirir infeco. Colaborar no treinamento de todos os profissionais da sade no que se refere preveno e controle das infeces hospitalares. Realizar controle da prescrio de antibiticos, evitando que os mesmos sejam utilizados de maneira descontrolada no hospital.

Recomendar as medidas de isolamento de doenas transmissveis, quando se trata de pacientes hospitalizados. Oferecer apoio tcnico administrao hospitalar para a aquisio correta de materiais e equipamentos e para o planejamento adequado da rea fsica das unidades de sade.

O objetivo da CCIH dentro do hospital oferecer condies de segurana a todos os clientes da instituio, de modo que as infeces hospitalares possam ser reduzidas a patamares muito baixos. A taxa zero inatingvel, porm uma CCIH que atue de forma a construir um ambiente seguro para o cliente contribui de maneira significativa para evitar intercorrncias durante o perodo de hospitalizao.

As atividades da CCIH dentro do hospital conferem em trs pilares de atuao: O epidemiolgico, que nos permite fazer um raio-x da instituio, atravs da obteno de dados das infeces contradas no hospital. Obtidos atravs da busca ativa, esses dados so lanados em um software especfico de controle de infeces, de tal forma que temos um banco de dados completo, com as taxas de infeco do hospital. A avaliao desses dados nos permite tambm determinar as bactrias que causam as infeces, de tal forma que, alm de control-las melhor, permite tambm que as prescries de antibiticos sejam mais adequadas

O segundo pilar o infectolgico, no qual controlamos as prescries de antibiticos de modo a no haver desequilbrios que possam levar resistncia bacteriana aos medicamentos. Assim, diariamente feito o controle, a avaliao e a adequao dos antibiticos prescritos em todo o hospital. Isso reduz os custos assistenciais e formata um melhor perfil de tratamento aos pacientes.

O terceiro pilar a prtica constante de treinamentos e construo de rotinas em parceria com os colaboradores e o corpo clnico, favorecendo a reduo dos ndices de infeco no hospital. Atuamos de uma forma objetiva e prtica para prevenir as infeces.

Por meio das equipes operativas de gestores, as atividades relacionadas vigilncia, educao permanente, superviso sistemtica de processos e procedimentos e uso racional de antimicrobianos podem ser melhor desenvolvidas para a busca de resultados dentro de metas e cronogramas pactuados.

A vigilncia de infeco hospitalar Vigilncia de infeco hospitalar a observao sistemtica e ativa da ocorrncia e distribuio da infeco na populao de pacientes internados e dos eventos ou condies que aumentam ou diminuem o risco de sua ocorrncia. A coleta de dados, a consolidao, a anlise e a divulgao dos mesmos devem servir de base para estabelecer nveis endmicos, identificar surtos, sensibilizar profissionais de sade e administradores sobre a necessidade do controle e avaliar as medidas implantadas.

Ao do enfermeiro na infeco hospitalar


O enfermeiro o profissional mais requisitado e mais capacitado para atuar no controle da infeco hospitalar visando: Processo de Adequao do Ambiente - A adequao das vestimentas, do leito, dos consultrios, das enfermarias e outros elementos prximos. Processo de Adequao do Meio-O equilbrio do ambiente de trabalho, de lazer e outros. As medidas de saneamento bsico e de organizao e administrao do sistema de trnsito. Adequao do Ambiente - A ao do enfermeiro no controle de infeco hospitalar, como partcipe ou no de Comisso Especfica. Processo de Adequao do Ambiente - A Educao em Sade s pessoas (sadias ou doentes), famlia ou comunidade; o treinamento em servio (pessoal servial e de enfermagem) e a educao continuada das aes protetoras do meio ambiente hospitalar fazendo parte da funo do enfermeiro.

Vigilncia Epidemiolgica Vigilncia Epidemiolgica das infeces hospitalares a observao ativa, sistemtica e contnua de sua ocorrncia e de sua distribuio entre pacientes, hospitalizados ou no, e dos eventos e condies que afetam o risco de sua ocorrncia, com vistas execuo oportuna das aes de preveno e controle. A CCIH dever escolher o mtodo de Vigilncia Epidemiolgica mais adequado s caractersticas do hospital.

Os indicadores mais importantes a serem obtidos e analisados periodicamente no hospital e, especialmente, nos servios de Berrio de Alto Risco, UTI (adulto/peditrica/neonatal) Queimados, so; Taxa de Infeco Hospitalar, calculada tomando como numerador o nmero de episdios de infeco hospitalar no perodo considerado e como denominador o total de sadas (altas, bitos e transferncias) ou entradas no mesmo perodo; Taxa de Pacientes com Infeco Hospitalar, calculada tomando como numerador o nmero de doentes que apresentam infeco hospitalar no perodo considerado, e como denominador o total de sadas (altas, bitos e transferncias) ou entradas no perodo;

Distribuio Percentual das Infeces Hospitalares por localizao topogrfica no paciente, calculada tendo como numerador o nmero de episdios de infeco hospitalar em cada topografia, no perodo considerado e como denominador o nmero total de episdios de infeco hospitalar ocorridos no perodo; Taxa de Infeces Hospitalares por Procedimento, calculada tendo como numerador o nmero de pacientes submetidos a um procedimento de risco que desenvolveram infeco hospitalar e como denominador o total de pacientes submetidos a este tipo de procedimento

Lembrando sempre que o objetivo primordial da existncia de uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar a reduo dos ndices de infeco atravs de aes conjuntas desenvolvidas entre a comisso, os profissionais que a compe e os demais envolvidos na cadeia de transmisso da infeco hospitalar (os profissionais de sade e o paciente).

Вам также может понравиться