Вы находитесь на странице: 1из 8

Adaptao Spot Sagres Mini Vero 2010

Grupo Allforone

Anncio escolhido_Portugal

Objectivo proposto Adaptao de anncio


Anncio TV escolhido Sagres mini Vero 2010 Link http://www.youtube.com/watch?v=CWIIT-CpaGc

Rita Andrade, modelo, actriz e meditica no mundo da TV, desenvolve a personagem principal junto da cerveja Sagres. Ambas loiras, a cerveja e Rita Andrade, frescas e com estilo. O posicionamento da marca destaca o pblico masculino, com tendncia conotao do relacionamento homem/ mulher, na poca de Vero. Descrio detalhada do spot Carlos, Rui e Joo, 3 Rapazes numa praia da Costa da Caparica, esto sentados a apanhar sol. Dois deles ensinam o terceiro rapaz a reproduzir um assobio, mas este no consegue! O segundo explica novamente como se faz, e exemplifica o som., mas Joo satura-se e faz uma expresso de no conseguir, e pega numa cerveja comeando a beb-la. De repente, sai da gua uma bela senhora, vestida com um bikini vermelho, caminhando em direco aos trs rapazes, com um ar sensual estende a toalha, por instinto o Joo produz o assobio, No meio do anncio surge um plano grfico com a seguinte mensagem: + Sabor, + Fresca, + Sagres Mini, fresca at a ltima gota!!! Junto ao bar de praia, Joo dirige-se a Ana, comenta, tu s fresca, ela responde at ltima gota .

Disciplina CIM

Outubro 2010

Grupo Allforone

Anncio escolhido_Portugal

Observaes sobre o contedo do anncio Neste anncio esto presentes alguns conceitos que se podem considerar tpicos para pases localizados no sul da Europa. Estes esto presentes tanto pela utilizao ptima do produto que deve ser bebido fresco e de preferncia em ambientes de calor e ao ar livre como tambm pela utilizao da mulher como smbolo e reflexo de uma sociedade ainda com fortes traos de machismo. Ambiente fsico sabido que em pases do sul da Europa como Portugal, a cerveja se bebe fresca e que o prazer de beber uma cerveja tanto maior quanto maior for a diferena entre a temperatura da cerveja e a temperatura ambiente. Deste modo no surpreendente a utilizao de uma praia num dia quente de vero para a realizao deste spot publicitrio. O cenrio de praia e calor associada, normalmente, imagem de uma cerveja acabada de sair do frigorifico com gotas de condensao agarradas garrafa que servem para comunicar a temperatura a que se deve beber uma cerveja ao mesmo tempo que despertam os apreciadores para o prazer nico de sentir uma garrafa de cerveja gelada na mo e beber o seu contedo logo de seguida, antes que aquea... O papel da mulher Na nossa opinio a representao machista da mulher sexualmente estereotipada deste anncio publicitrio que promove um produto cujo target so homens. Na tese de Doutoramento de Jorge Verssimo, intitulada As representaes do corpo na publicidade, o autor introduz o conceito da Mulher objecto como um conceito que apenas se deve aplicar aquando do recurso gratuito e primrio de corpos femininos reveladores de determinados detalhes da sua feminilidade poses sensuais ou mesmo erticas, corpos seminus ou nus e limitados promoo de produtos masculinos, tal qual defendem Villegas e Chica: preciso reconhecer que o tratamento da mulher como objecto sexual passivo emerge de um modo dominante em anncios dirigidos de forma exclusiva ou prevalecente aos homens: produtos de barbear, roupa masculina, determinados modelos de automveis, bebidas alcolicas, etc. (2001, 40). 1 Nestas situaes, a mulher acaba por ser ela prpria um produto, um objecto, j que emerge nas mais diversas poses, funcionando como um elemento altamente persuasivo., ou seja uma personificao sexualizada do produto. Ser que quem tiver a cerveja mini tambm poder ter uma mulher loira num bikini vermelho? A marca insinua uma resposta positiva a esta questo.

Disciplina CIM

Outubro 2010

Grupo Allforone

Adaptao de anncio_Reino Unido

O novo anncio preconizado por um grupo de trs amigos com idades compreendidas entre os 28 e 35 anos. Dois destes so do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os personagens deste anncio so amigos e revelam um grau de intimidade relativamente elevado. Movimentam-se e falam de forma solta e alegre. O vesturio tpico de estaes invernais recorrendo a botas casacos e cachecol no caso do elemento feminino. O anncio filmado num tpico pub ingls ou seja num ambiente escuro com decorao em madeira com lareira reflectindo um ambiente confortvel, quente e propicio ao convvio. Dentro do pub esto cerca de 30 pessoas, homens e mulheres, estando a maior parte delas localizadas no balco do estabelecimento. A aco ocorre num dia chuvoso de Inverno por volta das 18:00 horas. A luz do dia comea a desvanecer. Tevez, ser um dos amigos presentes na aco. o jogador argentino no Manchester City, destacado e conhecido por todos no mundo do Futebol, vai ser um dos trunfos da cerveja Sagres, em Inglaterra, no mbito da nova campanha desta marca, que visa reforar o posicionamento da cerveja Sagres neste mercado.

Mensagem principal
A nova campanha, ter o mote Mini Friendship? No, Sagres Mini!, pretende-se potenciar e aumentar junto das vrias etnias Inglesas, uma percepo de que a Sagres Mini a verdadeira e nica cerveja aceitvel de ser bebida em qualquer sitio, com bons amigos. Paralelamente a esta campanha, tambm ser lanada no mercado Ingls, uma nova embalagem de cerveja Sagres Mini no formato Caneca. O novo pack, assemelha-se habitual forma de consumo da cerveja nos pubs, tornando-a mais forte, encorpada (ao gosto do publico ingls), prtica e rpida de ser consumida, mantendo o sabor de sempre.

Disciplina CIM

Outubro 2010

Grupo Allforone

Adaptao de anncio_Reino Unido

Link msica escolhida http://www.youtube.com/watch?v=-uCGaSr6-VY

Descrio detalhada do novo spot Tevez, John e Anna, no fim de um dia de trabalho intenso dirigem-se ao pub mais prximo. Abrem a velha porta vermelha de madeira e vidro, um ranger ouvido e dirigem-se ao balco, na expectativa de saciar a sua sede com uma cerveja. Ficam de p, o pub estava cheio e um deles, de forma quase automtica e sem tirar os olhos da alegre conversa que mantm com os seus companheiros, pede distraidamente ao barman trs SAGRES MINI. O barman s entrega duas e embora justifique que no tem mais Sagres Mini as suas palavras no so verdadeiramente captadas pelos trs companheiros que continuam sem desviar o olhar uns dos outros ao mesmo tempo que mantm uma alegre e participativa conversa. Assim que as 2 cervejas Sagres Mini so colocadas em cima do balco o Tevez e o John, num acto irreflectido, pegam cada um na sua cerveja e quando esto preparados para dar o primeiro e to desejado golo de cerveja reparam na expresso incrdula da Anna que est imvel a olhar para eles num espanto por terem ousado pegar nas nicas duas Sagres Mini sem sequer terem pensado nela, diz My God! Ladies First! e Tevez diz Sorry, just one second. Os dois rapazes ao verificarem o seu erro mantm uma expresso mista entre o reconhecimento do seu erro e a tristeza por no poderem prosseguir o acto de saborear uma sagres mini. No momento seguinte e sem palavras um dos rapazes faz um sinal com 3 dedos de uma mo estendidos. Pede 3 copos com o objectivo de partilhar as duas cervejas mini por todos. No ltimo momento deste anncio, os 3 companheiros esto rodeados pelos restantes 30 clientes do pub que vigiam a partilha de forma igualitria das duas cervejas pelos copos dos 3 companheiros. Este momento um momento de alegria e grande convivialidade entre todos os elementos do pub.

THE TASTE OF FRIENDSHIP!!!!


Grupo Allforone Disciplina CIM | Outubro 2010

Adaptao de anncio_Reino Unido

Observaes sobre o contedo do anncio A transposio deste produto para outro mercado, neste caso o Ingls, obriga a alteraes mais ou menos profundas na forma de comunicar o produto e os seus atributos. Os hbitos de consumo so diferentes, a cerveja bebida praticamente temperatura ambiente, e o seu consumo no est associado a temperaturas quentes e dias de sol. Quanto aos locais onde se bebe a cerveja, tambm mudam, sendo o pub, o local de eleio para o consumo de bebidas alcolicas. Ambiente fsico Para este anncio escolhemos o tradicional pub ingls para centro de reunio do elenco do anncio. O pub, artificialmente quente, decorado a madeira e com um ambiente escuro que depende de luz artificial um local confortvel que contrasta com o frio do exterior. Este cenrio praticamente simtrico ao utilizado em Portugal onde a praia o ar livre e as temperaturas exteriores altas so muito frequentemente utilizadas em publicidade a cerveja e refrigerantes. A nossa opo por este local com estas caractersticas segue uma lgica de adaptao da comunicao do produto a espaos tpicos de uma outra cultura.

Disciplina CIM

Outubro 2010

Grupo Allforone

O papel da mulher O papel da mulher no novo anncio est substancialmente alterado. Esta nossa deciso de alterar a utilizao do conceito da mulher objecto no novo spot est relacionada com dois factores principais que esto relacionados entre si. Por um lado, apesar de o publico alvo deste anncio e de quase todos os anncios de cerveja serem indivduos do sexo masculino, no devemos menosprezar o valor crescente e o potencial da mulher consumidora nesta categoria de produtos. Isto significa que a utilizao de uma mulher como acessrio a um produto e com um papel no activo na aco pode ser uma forma de excluso deste publico alvo. Faria por isso, na nossa opinio, sentido incluir a mulher no crculo de companheirismo em igualdade de circunstncias com os outros indivduos participantes no anncio. Por outro lado o escrutnio em relao utilizao de esteretipos em publicidade por parte dos pblicos e organizaes destes pases cada vez maior. Nos primeiros lugares desta lista de esteretipos a evitar aparecem pessoas deficientes, pessoas de diferentes raas, religio, mulheres e pessoas obesas. Segundo um relatrio publicado pela ITC Independent Television Commission a utilizao deste tipo de esteretipos tem sido objecto de reclamaes embora admitam a utilizao de alguns destes esteretipos em doses muito ligeiras. The Independent Television Commission (ITC) is currently engaged in a broad review of its Advertising Codes and Guidelines. One of the issues being considered is stereotyping in advertising, since complaints about this issue have been on the increase.

Adaptao de anncio_Reino Unido

Many of these complaints are from people who are concerned on behalf of others but the ITC wanted to know the views of members of groups which are sometimes stereotyped. Qualitative research was commissioned amongst a range of different groups, including people with disabilities, various ethnic groups, women, older people, the over-weight, and children who differ from their peers in ways which sometimes prompt bullying. The research indicated that mild comments or humour about certain characteristics can be harmless and acceptable even to people with those characteristics but that sensitivity is always needed in this area. The acceptability of a stereotype may depend on whether or not the characteristic is one which is a matter of personal choice and of relatively minor significance. (Hairstyles or hobbies, for example, lie at one end of this spectrum; disability, foreign or regional accent, nationality or skin colour lie at the other end, with characteristics such as occupations or attitudes falling in the middle.) Whether an issue has a high moral or social profile in society also affects its significance. No mesmo relatrio podemos ler tambm algumas mensagens que nos alertam para o incomodo que pode significar para algumas consumidoras e pais de adolescentes, tanto a utilizao de corpos magros e perfeitos como a utilizao desses corpos como instrumentos para vender um determinado produto. Isto significa que os pais de adolescentes se preocupam com a presso a que esto submetidas as adolescentes em relao s formas do seu corpo e as consequncias que esta presso podem ter nomeadamente na sua transposio para disfunes de comportamentos alimentares como a anorexia e a bulimia. No outro lado do espectro esto mulheres que no se sentem bem no papel nico de mulher a servir e agradar a homens e por isso considermos que a sua utilizao neste moldes poderia por em causa o sucesso da comunicao do nosso produto no Reino Unido.

Disciplina CIM

Outubro 2010

Grupo Allforone

Bibliografia consultada VERISSIMO Jorge, 2005, A mulher objecto na publicidade in Livro de Actas do 4 Congresso da Associao Portuguesa de Cincias da Comunicao, 4 SOPCOM, Aveiro, Portugal.

SANCHO Jane; WILSON Andy, Boxed In - Offence from negative stereotyping in television advertising Independent Television Commission, 2001

Este trabalho foi realizado por: 210009 Adailson Urize 210512 - Ana Margarida Correia 210026 James Carvalho 93106 Jos Manuel Madeira 210143 Lus Incio 210153 Paula Gonalves

Вам также может понравиться