Вы находитесь на странице: 1из 29

Relaes peridicas entre os elementos

John Alexander Reina Newlands (1837-1898). Qumico ingls. Em 1863, Newlands prope uma classificao dos elementos qumicos. Ele ordenou os elementos qumicos com propriedades semelhantes, em 11 grupos, nos quais, os elementos semelhantes possuam massas em uma relao de multiplicidade 8. Esta era a Lei das Oitavas, que buscava a ordenao dos elementos qumicos seguindo o exemplo da msica, como as notas musicais (d, r, mi, f, sol, l, si, d, r, mi, f ...). Esta foi uma tentativa de ordenao dos elementos qumicos, que mostrava uma certa periodicidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Alexander_Reina_Newlands

Dmitri Ivanovich Mendeleev (1836 1907). Qumico russo. O seu trabalho na classificao peridica dos elementos considerado por muitos como o mais importante passo dado pela Qumica no sculo XIX.

Raymond Chang (pg. 319)

Tabela Peridica dinmica: http://www.ptable.com/?lang=pt#

Classificao dos grupos de elementos da Tabela Peridica de acordo com o tipo de subcamada que est a ser preenchida com os electres. Raymond Chang(A-23)

Classificao dos elementos Raymond Chang(A-23)

Tabela peridica moderna e classificao dos elementos

Elementos naturais so encontrados na Natureza (com excepo dos cisurnicos, todos os elementos com Z a baixo de 93). Elementos artificiais so produzidos em laboratrio. Classificam-se em: a) cisurnicos - nmero atmico abaixo do urnio (Z = 92); so o tecncio (Z = 43) e promcio (Z = 61); b) transurnicos apresentam nmero atmico acima do urnio. OBS: o urnio o ltimo elemento natural.

Classificao dos elementos qumicos

Elementos representativos

Elementos de transio

Nmero de famlia

Nmero de electres que se encontram no subnvel de maior energia

Nmero de electres da camada de valncia

Exemplo:

Elementos de transio interna

O subnvel f, de maior energia, encontra-se na antepenltima camada e apresenta 2 electres na camada de valncia

Raio atmico metade da distncia entre dois ncleos de dois tomos metlicos adjacentes.

Para elementos que existam como molculas diatmicas simples, o raio atmico metade da distncia entre os ncleos dos dois tomos numa determinada molcula.

Os raios atmicos (em picmetros) dos elementos representativos de acordo com as suas posies na Tabela Peridica.

Raymond Chang (pg. 329)

Variao do raio atmico

Variao peridica da massa volumtrica

Nos perodos a massa volumtrica aumenta das extremidades para o centro; nas famlias, cresce com o nmero atmico. O elemento mais denso da Tabela Peridica o smio, seguido do irdio e da platina

Ponto de fuso e de ebulio

Nos perodos, os pontos de fuso e de ebulio so mximos no centro, diminuindo em direco s extremidades; nas famlias, crescem com o nmero atmico. OBS: Constituem excepo a famlia dos metais alcalinos e alcalino-terrosos que tm seus pontos de fuso e ebulio aumentados com a diminuio do nmero atmico.

Energia de ionizao energia mnima necessria para remover um electro de um tomo gasoso no seu estado fundamental Energia + X(g) + +

Nos perodos, a energia de ionizao aumenta da esquerda para a direita e nas famlias, de baixo para cima. OBS: a energia de ionizao aumenta a cada electro removido de um tomo.

Electronegatividade (carcter no-metlico)

Nas famlias, a electronegatividade aumenta de baixo para cima; nos perodos, da esquerda para a direita. OBS: os gases nobres no entram na regra de electronegatividade.

Electropositividade (carcter metlico)

Nas famlias, a electropositividade aumenta de cima para baixo; nos perodos, da direita para a esquerda. OBS: a electropositividade a propriedade oposta electronegatividade. Os gases nobres tambm no entram na regra de electropositividade.

Volume atmico

Nos perodos, o volume atmico aumenta do centro para as extremidades; nas famlias, cresce de acordo com o nmero atmico.

Afinidade electrnica ou electroafinidade

Nas famlias, a electroafinidade aumenta, em valor absoluto, de baixo para cima; nos perodos. Da esquerda para a direita. OBS: Variao idntica electronegatividade.

Resumo da variao das propriedades dos elementos em funo da sua posio na Tabela Peridica

Вам также может понравиться