Вы находитесь на странице: 1из 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA QUIMICA AMBIENTAL PROF: VANIA CAMPOS

A EMISSO DE METANO PELOS RUMINANTES E SUAS CONTRIBUIES PARA O EFEITO ESTUFA

POR: VANIA DOS SANTOS SOUZA

SALVADOR 2008.2

A EMISSO DE METANO PELOS RUMINANTES E SUAS CONTRIBUIES PARA O


EFEITO ESTUFA

POR: VANIA DOS SANTOS SOUZA

OBJETIVO
Identificar a relao que existe entre os gases emitidos pelos ruminantes e o aquecimento global.

INTRODUO

O clima do planeta Terra nunca foi estvel e, por estas razoes meramente naturais, vem variando ao longo dos tempos, com tendncias alternadas de aquecimento e resfriamento. As causas dessas alteraes de temperatura tm mantido relaes diretas com os nveis de dixido de carbono (CO2), metano (CH4), oxido de nitrognio (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e oznio (O3) na atmosfera.

O aumento de emisses destes gases para a atmosfera em decorrncia de atividades humanas, entretanto, pode ampliar de modo nocivo o efeito estufa, retendo mais energia na atmosfera e gerando uma elevao de temperatura e, consequentemente, provocando o aquecimento global.
Mas, existe um lado do aquecimento global que a maioria das pessoas nem se quer sabe que existe: a emisso dos gases causadores do efeito estufa pela produo gs metano, em massa, dos ruminantes (vacas, cabras, ovelhas e outros); ruminantes, estes, que fornecem a protena utilizada na alimentao dos carnvoros.

MAS, AFINAL, O QUE O EFEITO ESTUFA?

O Efeito Estufa a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera altamente transparente luz solar, porm cerca de 35% da radiao que recebemos vai ser refletida de novo para o espao, ficando os outros 65% retidos na Terra.

Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dixido de Carbono, Metano, xidos de Azoto e Oznio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vo reter esta radiao na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorfico dos mesmos.

OCORRNCIA DO EFEITO ESTUFA

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm

ASPECTOS QUANTITATIVOS DA PRODUO DE METANO


As maiores fontes de emisso de metano considerando as atividades agrcolas so representadas pela fermentao entrica em ruminantes, produo de arroz em terrenos alagados e fermentao de dejetos da pecuria. De acordo com dados de 1999, a produo de arroz contribui com 11% do total de metano liberado para a atmosfera, a fermentao entrica com 16% e a fermentao dos dejetos com 17%. O metano, alm de ser caracterizado como um importante gs de efeito estufa, contribuindo com cerca de 15% para o aquecimento global (Tabela 1), tem relao direta com a eficincia da fermentao ruminal em virtude da perda de carbono e, consequentemente, perda de energia, determinando maior ou menor desempenho animal.

Tabela 1 (Ano 2000): Principais gases de efeito estufa, seus tempos de vida, fontes antrpicas, Potencial de Aquecimento Global (P.A.G.) e sua contribuio para o aquecimento.
Gs de efeito estufa Tempo de vida na atmosf era varivel 50 - 200 anos Potencial de Aqueci mento Global

Fontes Antrpicas

Contribuio para o efeito estufa

CO2 Gs carbnico

combustvel fssil (75%) desmatamento (24%) extrao combustvel; reservatrios e represas; digesto animais; plantaes arroz ; lixes e aterros; e excrementos animais solo (70%) transporte (14%) indstria (7%) gs refrigerante, fabricao espuma produo Mg indstria eletricidade Hidrocarbonetos (com NOx), queima de biomassa

60%

CH4 metano

10 anos

23

15%

N2O xido nitroso CFCs (ex. CFC12) SF6 O3 Oznio troposfera

150 anos 60 - 100 anos 3.200 anos Semanas meses

310 6.500

5%

12% 23.900

n/a

8%

As emisses globais geradas a partir dos processos entricos so estimadas em 80 milhes de toneladas por ano (USEPA 2000), correspondendo a cerca de 22% das emisses totais de metano geradas por fontes antrpicas (figura 2), representando 3,3% do total dos gases do efeito estufa, o que significa importante papel nas modificaes climtica no mundo.
Estimativas da produo de metano de origem ruminal: No Brasil, em 1990, a emisso de metano proveniente da fermentao entrica de animais foi estimada em 7.940,99 Gg (1Gg = 109 g), correspondendo a 96,3% do total de metano emitido pela pecuria (2000), sendo o gado de corte responsvel por 81,1% da emisso de metano por essa fonte. Em 1995, foram estimadas emisses de 9,2 milhes Tg (1 Tg = 1012 g) de metano geradas pela pecuria, considerando os efetivos de ruminantes e seus dejetos, sendo que 96% desse total foi atribudo fermentao entrica, onde o gado de corte foi responsvel por 81,6%.(2000).
Figura 2: FONTES ANTRPICAS GLOBAIS DE METANO

combustivel fssil; 28%

terras cultivadas; 8% queimadas; 11%

tratamento de guas de esgoto; 7% arroz; 17%

ruminantes; 22%

esterco; 7%

Tabela 2: Fatores de emisso de metano originado da fermentao entrica

A estimativa das emisses originadas dos processos de fermentao entrica, segundo MCT (2000), foi realizada subdividindo a pecuria em categorias de espcies consideradas emissoras, subdividindo a populao de bovinos em gado de corte (constitudo de fmeas adultas, machos adultos e jovens) e vacas ordenhadas com posterior quantificao censitria. Obs: Resultados iniciais de pesquisas desenvolvidas em 2004 indicaram uma variao da emisso de metano por vacas leiteiras em 131/kg/cab/ano, bastante superior aos valores apresentados em 2000.

Categoria de animal Gado de corte

Subpopulao Fmeas adultas Machos adultos Jovens Media

Fator de emisso Kg/cab/ano 58,00 57,00 42,00 57,00

Gado de leite Ovinos

Media

5,00

Caprinos

Media

5,00

Sunos

Media

1,00

PRODUAO DE METANO DECORRENTE DA FERMENTAO RUMINAL

Primeiramente, entendamos como funciona o aparelho digestivo de um ruminante: Os ruminantes possuem quatro estmagos e digerem seus alimentos neles; ao invs de em seus intestinos. Eles comem o alimento, regurgitam-no como bolo alimentar e tornam a comlo. As bactrias estomacais, destes animais, ajudam na digesto; mas, tambm, produzem metano (CH4), assustadoramente.

Os ruminantes emitem sua contribuio de CH4 atravs de suas eructaes (nome cientfico dos arrotos) e, em menor quantidade, pelas suas flatulncias (peidos, puns). Uma vaca produz entre 100 e 500 litros de CH4, por dia; aproximadamente, 250g; o que corresponde a 350 mil toneladas de CH4 no ar. Ou seja, nossa manada de 1,4 bilhes de vacas, no mundo, equivale a 50 milhes de carros poluentes.

Animais consumindo dietas de baixa qualidade podem produzir mais metano por unidade de produto (carne ou leite) em relao aos animais de alta produo consumindo dietas de melhor qualidade em maiores nveis de ingesto. Resultados tm mostrado que a reduo da emisso de metano pela pecuria est ligada melhoria da dieta, melhoria dos pastos, suplementao alimentar, seleo por maior potencial gentico de produo e a outras medidas que reflitam na melhor eficincia produtiva, resultando em menores ciclos de produo.

A proporo doas cidos graxos volteis (AGV) no rmen depende da dieta, sendo que raes ricas em gros favorecem a maior formao do acido proprinico, enquanto que raes com alta proporo de alimentos volumosos favorecem a produao de acido actico. A maior produao de H2 ocorre durante a produao do acido actico, acarretando em maior produao de metano, j que o H2, para ser eliminado, liga-se a molculas de CO2, em um processo realizado pelas metanognicas (organismos anaerbicos que possuem a habilidade de produzir grandes quantidades de gs metano). Este fato leva a um sistema de equilbrio, pois medida que ocorre a fermentao dos carboidratos no rmen, aumentam os teores de hidrognio que, se no forem removidos, inibem os sistemas enzimticos, principalmente os processos que envolvem a nicotinamida adenosina difosfato. Esquema de produo de AGV no rmen. 31 hexose + 62 H2O 62 A + 62 CO2 11 hexose + 22H2 22 P + 22H2O 16 hexose 16 B + 32 CO2 + 32 H2 + 124 H2

Especialistas defendem que a flatulncia desses animais o 3 fator para o agravamento do aquecimento global, com 16% das emisses de gases-estufa, s perdendo para a queima de combustveis fsseis e de florestas ambos responsveis pela emisso de dixido de carbono no ar.

Lembrando que, se ns, humanos consumimos a carne bovina em larga escala, acabamos contribuindo com a criao de gado e, portanto, com seus gases.
Fonte: Revista Superinteressante, dezembro de 2007.

Isso tudo, sem contar que 64% de toda a emisso global de amnia oriunda dos ruminantes; que contribui, significativamente, pela formao da chuva cida.
Um fato histrico, agravante, foi a substituio das pastagens naturais, modificadas pelo Homem, que introduziu a cultura do azevm (tipo de vegetao que considerada o fast food das gramas; perene, cresce rapidamente e em grandes quantidades). Entretanto, esta gramnea de difcil digesto e fermenta nos estmagos dos ruminantes; aumentando a produo de gs.

Diversas solues que esto sendo desenvolvidas

Na Austrlia, cientistas verificaram que cangurus peidam menos que ovelhas. Eles esto investigando os microorganismos presentes no estmago dos cangurus; com o intuito de isolar as bactrias responsveis pela inibio da produo de CH4. Caso tenham sucesso, podero utilizar estas informaes para reduzir as emisses em vacas e ovelhas. Outra descoberta, no mnimo curiosa, que a ingesto de alho, pelas vaquinhas, contribui para a minimizao da produo de CH4; as pobres coitadas passam a peidar pela metade; j que, o alho inibe a produo do gs metano (CH4); pelos microorganismos geradores.

Estes resultados so, ainda, preliminares e esto sendo estudados por cientistas gauleses.

Outra soluo, um tanto quanto sdica, seria enclausurar os animais e/ou entubar os orifcios emissores. Agora, no quero nem imaginar o que iro dizer, desta bizarra idia, os membros da Sociedade Protetora dos Animais.

Cientistas

argentinos esto colocando em prtica este novo mtodo. tanques plsticos foram instalados nas costas das vacas para coletar os arrotos dos animais. os pesquisadores, estes animais produtores de metano recebem menos ateno pblica do que o dixido de carbono nas aes de combate ao aquecimento global.

Estes

Segundo

Curiosidade:

Uma pessoa emite cerca de 700 mililitros de gases por dia. Desse total, 360 mililitros so de hidrognio, 68 de dixido de carbono e apenas 26 so de metano, afirma o gastroenterologista Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP. Portanto, seu pum bem pouco danoso pelo menos no que diz respeito ao efeito estufa, claro.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Fontes: http://www.humornaciencia.com.br/labora torio/canguru.htm http://ambiente.hsw.uol.com.br/gasmetano-vacas.htm http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=3 325 Artigo: M.S. PEDREIRA, S.G. OLIVEIRA, T.T. BERCHIELLI, O. PRIMAVESI

Вам также может понравиться