Вы находитесь на странице: 1из 17

O

Evangelho

Capitulo XII

Amai os vossos inimigo s

SEGUNDO O

Espiritismo

PALESTRA

Aprendestes que foi dito: "Amareis o vosso prximo e odiareis os vossos inimigos." Eu, porm, vos digo: "Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que est nos cus... (MATEUS 5, 43 a

"Se somente amardes os que vos amam, que mrito ters, uma vez que as pessoas de m vida tambm amam os que os amam? Se o bem somente o fizerdes aos que vo-lo fazem, que mrito ters, dado que o mesmo faz a gente de m vida?... (LUCAS, 6, 32 a
36)

887. Jesus ensinou ainda: "Amai aos vossos inimigos". Ora, um amor pelos nossos inimigos no contrrio s nossas tendncias naturais, e a inimizade no provm de uma falta de simpatia entre os Espritos?

Sem dvida no se pode ter, para com os inimigos, um amor terno e apaixonado. E no foi isso que ele quis dizer. Amar aos inimigos perdo-los e pagar-lhes o mal com o bem. assim que nos tornamos superiores, pela vingana nos colocamos abaixo deles.

A MAIS SUBLIME APLICAO DO AMOR AO PRXIMO

AMAR OS INIMIGOS
(...) PORQUANTO A POSSE DE TAL VIRTUDE ( AMAR OS INIMIGOS ) REPRESENTA UMA DAS MAIORES VITRIAS ALCANADAS CONTRA O EGOSMO E O ORGULHO (...) AK 8

QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMAR ?


1.EROS - significa sentimentos baseados na atrao, no desejo ardente, na paixo; 2.STONG - afeio familiar, amor de pai, me, filho(a); 3. PHILOS - amor recproco, amor de esposa(o), amor de amigo; 4.AGAP - amor fraternal, sem exigir nada em troca. o mesmo que comportar-se amorosamente(ser paciente, respeitoso, sem rancor e sem maldade).

QUEM SO NOSSOS INIMIGOS ?

Nosso Mestre, entretanto, no quis dizer por essas palavras, que se deve ter pelo inimigo a ternura que se tem para com um irmo ou amigo. A ternura supe confiana naquele que sabemos nos querer bem.

Entre pessoas que desconfiam uma das outras, no poder haver os laos de simpatia que existem entre aqueles que esto em comunho de pensamentos. No se pode, enfim, ter o mesmo prazer ao se encontrar com um inimigo do que com um amigo.

D IO

Quem alimenta dio contra os inimigos e procura pagar-lhes o mal tambm com o mal, infringe com essa atitude danosa, maiores malefcios a si mesmo do que se pode causar a eles.

Prece de encerramento
Senhor de todos os senhores, mestre amigo Jesus; inspirao dos caminhos, que a tua Luz, fonte generosa de favores, possa ser para toda a humanidade, a sublime claridade, iluminada estrela-guia. Auxilianos para que as injustias, as ofensas e as humilhaes de nossos inimigos no apaguem nem destroem o amor dentro de ns. Por isso, mestre amado, neste momento, aps ouvir seus divinos ensinamentos nesta noite, j estamos cientes que o dio e a vingana direcionadas aos nossos irmos de caminhada terrena nos prejudica imensamente, mas o amor nos liberta e ilumina para sempre. Que assim seja.

QUE NOSSO PAI CELESTIAL POSSA ILUMINAR OS VOSSOS LARES.

Que bom que vocs vieram!

VO COM DEUS E AT O PRXIMO ENCONTRO

Вам также может понравиться