Вы находитесь на странице: 1из 18

INTESTINO DELGADO

Diarrias Doena de Crohn

O intestino delgado a parte do tubo digestivo que vai desde o estmago at ao intestino grosso, estando separado de ambos pelo piloro e pela vlvula leocecal (situada entre o leo e o Ceco. Tem funo de evitar o refluxo do contedo do intestino grosso para o intestino delgado). Consta de trs partes: duodeno, jejuno e leo. O duodeno recebe a bile, que produzida no fgado e armazenada na vescula biliar. Recebe tambm o suco pancretico produzido pelo pncreas.
nas paredes do intestino delgado que se produz o suco intestinal.

A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginaes que so as vilosidades intestinais. Estas absorvem as substncias digeridas

Secreo intestinal de hormnios


Produzidos pela mucosa intestinal nas regies do duodeno e jejuno superior
Secretina liberada quando o pH do duodeno inferior a 5; estimula a secreo e liberao de H2O e HCO3. CCK liberada quando chegam gorduras ou peptdios ou aminocidos na luz do duodeno; estimula a secreo pancretica e contrai a vescula para liberar a bile. Enterogastrona retarda a passagem do quimo para o duodeno quando h gordura (emulsificaao do lipdeos pela bile); inibe a secreo cida do estmago. Pancreamicina liberada quando h presena de peptdeos e outros produtos da digesto no duodeno; estimula secreo de suco pancretico. Glndulas de Brunner Responsveis pela secreo de muco, cuja funo lubrificar e proteger a parede do duodeno da ao do HCl vindo do estmago; so estimuladas por secrees vagais, secretina, substncias tteis e irritantes da mucosa. Suco entrico Produzido pelas criptas de Lieberkhn constitudo pelas enzimas lipase, enteroquinase, aminopeptidase, dipeptidase, maltase, sacarase, e lactase.

DIARRIA
Caracteriza-se por evacuaes lquidas com aumento de nmero da freqncia normal. O contedo principalmente de gua que ultrapassa a perda considerada normal (200mldia).

Rotavrus

CAUSAS

Infeco viral: Normalmente cessam de 3 a 5 dias espontaneamente com ou sem medicao. provavelmente a causa mais comum das diarria.

norovrus

Infeco por bactrias: Alimentos e gua contaminados; que vivem normalmente e fazem parte da flora normal (E. coli) do clon. Alguns desses agentes infecciosos podem infeccionar o trato digestivo e causar diarria. Algumas infeces bacterianas como a Salmonela, so srias e requerem cuidados mdicos. A contaminao pela Salmonela ocorre pela ingesto de carne de frango e ovo contaminados, principalmente. Salmonella

E. coli Shigella

Parasitas, como a Ameba e a Girdia que atacam o intestino, podem ser encontradas em alimentos gua contaminados.

Giardia

Ameba

Intolerncia ou Alergia alimentar: certos alimentos podem causar diarria em muitas pessoas. Por exemplo: pimenta, leite e derivados, gorduras, glten.

Laxativos qumicos: leite de magnsio, cscara, fenolftalena, sorbitol.

Muitas pessoas tornam-se dependentes de laxativos e tomam diariamente. freqente o magnsio ser tomado sob forma de anticidos do estmago.
Sorbitol um adoante artificial usado em goma de mascar e produtos como a gelia e a gelatina.

Medicamentos: Se ocorrer modificao do intestino aps tomar um medicamento, seu mdico deve ser avisado; antibiticos so conhecidos como a causa da diarria algumas vezes bastante severa. A diarria pode aparecer aps 1 ms da tomada do antibitico.
Stress e clon irritvel: o clon irritvel ocorre quando o intestino no se contrai de maneira rtmica. A contrao pode ser exagerada que provoca diarria ou pode ser vagarosa e resultar em constipao intestinal. freqente ocorrer alternncia de intestino preso e diarria. Stress emocional freqentemente agrava estes sintomas.

Classificaes

Aguda Crnica: Estas incluem colites ulcerativas, doena de Crohn, diverticuloses, e cncer de clon. Todas so GRAVES. Primria (hereditria): Deficincia da Lactase Secundria: H certas doenas que podem causar diarria como a Tireotoxicose. Osmtica: Cessa com o jejum. Secretria

DIAGNSTICO

Exames de sangue e fezes podem ser necessrios. Em alguns casos, a colonoscopia necessria para visualizar a parte interna do intestino. Os exames dependem da intensidade e o tempo da queixa.

TRATAMENTO Minimizar os sintomas. Preferentemente tomar apenas lquidos pela boca e evitar alimentos slidos e leite.

Dietoterapia: Depende da intensidade.

Caractersticas fsicas Consistncia: Lquida ou Semilquida Volume: Normal ou diminudo Fracionamento: Aumentado Temperatura: adequada s preparaes. Evitar lquidos gelados, que aceleram a peristalse.
Caractersticas Qumicas Energia: Normocalrica Protenas: Normo ou hiperproteica (at 1,2g/kg/dia) Glicdeos: Normoglicdica (evitar preparaes concentradas) Fibras: Reduzir as fibras insolveis. Preferir as solveis que retardam o esvasiamento gstrico e regulam a peristalse intestinal, Lipdeos: hipo ou normolipdica; evitar preparaes com alto teor de gordura. Vitaminas e minerais: IDR. No caso de esteatorria deve-se atentar para clcio e vitaminas lipossolveis que tm as perdas aumentadas. Os eletrlitos (Na+, K+, Cl-) devem ser avaliados bioquimicamente sempre que possvel. gua: No mnimo 1,5mL/kcal.

DOENA DE CROHN
A doena de Crohn uma doena inflamatria intestinal crnica.
Os dois principais locais da doena de Crohn so o leo (que corresponde ltima poro do intestino fino), e no clon (intestino grosso). Inicia-se com um processo de inflamao no revestimento intestinal que persiste e pode progredir para uma lcera e a parede do intestino tornar-se espessa.

CAUSAS Genticas H evidncias que a doena freqentemente se apresenta em grupos familiares. Em negros o risco diminudo. Contaminao intestinal h evidncias que uma bactria anormal cresce na poro inferior do intestino, e desta maneira age promovendo inflamao. Imunolgica O sistema imune do organismo por causas desconhecidas, produz anticorpo contra o intestino. SINTOMAS: dependem do local onde a doena aparece. Fadiga, emagrecimento, esteatorria leo: a dor mais freqente na parte inferior direita do abdmen. Algumas vezes, simula uma apendicite aguda. Clon: diarria (algumas vezes com sangue), pode ocorrer, com febre e perda de peso. A doena de Crohn pode afetar a rea anal, formando uma complicao chamada fstula. Quando a doena est em atividade, indisposio e letargia aparecem. Em crianas e adolescentes h dificuldade de ganho ou manuteno de peso.

DIAGNSTICO
No h qualquer exame diagnstico conclusivo para doena de Crohn. A queixa do paciente e o exame clnico ajudam. A colonoscopia a melhor maneira de diagnosticar o problema, quando a doena est no clon.

COMPLICAES A doena silenciosa e facilmente controlada por longos perodos. As complicaes mais freqentes so a hemorragia, a fissura (freqentemente dolorosa) e a fstula. Quando a inflamao persiste no leo ou clon, um estreitamento e uma obstruo parcial pode ocorrer. Nesta situao, a cirurgia requerida para tratar deste problema. Quando a doena de Crohn est presente por muitos anos h um aumento do risco de cncer.

Tratamento O tratamento da doena medicamentoso ou cirrgico. importante manter-se saudvel atravs de uma nutrio balanceada e exerccios adequados.

Medicamentos Corticide (predinisona): uma droga poderosa que proporciona um efeito eficaz. Inicialmente, utilizada uma dosagem alta para controlar a doena quando os sintomas so severos. Aps o controle dos sintomas, a droga gradativamente diminuda e h manuteno com baixa dosagem. Drogas antiinflamatrias (Sulfasalazina) Estas drogas so teis quando a pessoa est sem sintomas, uma vez que mantm a doena sob controle. Eles so mais eficazes quando a doena est presente no clon.

Supressores do sistema imunolgico (azatioprina e 6mp): Suprimem o sistema imunolgico, que parece ser um fator agravante, importante para a doena. Estas drogas so utilizadas por longo tempo.

Antibiticos (ciprofloxacina e metronidazol): Como h freqentemente infeco bacteriana associada, os antibiticos so usados.

A cirurgia comumente necessria durante o curso da doena. Pode envolver a remoo de uma poro do intestino, ou simples drenagem de um abscesso ou fstula. A cirurgia no cura a doena de Crohn.

Dietoterapia

O dficit nutricional depende da extenso e localizao da doena

Caractersticas fsicas Consistncia: Geralmente a pastosa a melhor aceita Volume: Normal ou diminudo Fracionamento: Aumentado Temperatura: adequada s preparaes. Evitar lquidos gelados, que podem provocar cimbras.
Caractersticas Qumicas Energia: Normocalrica / hipercalrica

Protenas: Hiperproteica (at 1,4 -1,6g/kg/dia)


Glicdeos: Normoglicdica (evitar preparaes concentradas) Fibras: isenta ou o mnimo recomendado; prevenir a obstruo;

Lipdeos: hipolipdica; evitar preparaes com alto teor de gordura. Vitaminas e minerais: Mnimo IDR. Geralmente atinge o leo, h prejuzo na absoro B12; utiliza-se suplementos vitamnicos-minerais; no caso de esteatorria deve-se atentar para clcio e vitaminas lipossolveis que tm

as perdas aumentadas. O K+ tem sua necessidade aumentada devido ao


uso de corticide; comum a anemia microctica e hipocrmica suplementar Fe++.

gua: No mnimo 1,5mL/kcal.


Isenta de leite (intolerncia lactose transitria) e carnes vermelhas (purinas so irritantes de mucosa; alguns pacientes ficam intolerantes)

Вам также может понравиться