Вы находитесь на странице: 1из 10

FSICA GERAL E EXPERIMENTAL 1

Prof. Carlos Fernando

Ementa
Estudo dos fenmenos fsicos relacionados Mecnica Newtoniana, relacionados ao Trabalho e a Lei da Conservao da Energia

Objetivo
a. Cognitivos: a cincia matemtica e fsica, a histria e evoluo da fsica, a fsica como profisso a linguagem e cincia , as medies, o mtodos da cincia. b. habilidades: Mtodos de trabalhos prticos, a ajuda do fsico, a fsica aplicada pelo Engenheiro. c. atitudes: Teste a si mesmo, a atitude cientifica, trabalho em equipe, prticas laboratoriais, anlise da sociedade e a cincia. Avaliao de riscos.

CONTEDO PROGRMATICO
Trabalho e Energia Conservao da energia Sistema de partculas Colises Rotao Rolamento, torque e momento angular.

METODOLOGIA DE ENSINO E CRITRIOS DE AVALIAO


a. Metodologia de ensino: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Aulas expositivas Recursos audiovisuais Mtodo indutivo-dedutivo Aulas interativas Leitura sugerida Estratgia geral para resoluo de problemas Questes conceituais Exerccios e problemas

b. Critrios de avaliao:

A avaliao do desempenho acadmico do aluno ser realizada por meio de duas avaliaes, A1 e A2. As avaliaes sero individuais e compostas por uma prova escrita e relatrios de laboratrio (com peso de 20 % da meno total da respectiva avaliao). Todas as avaliaes sero pontuadas na escala de 0,0 a 10,0. A Mdia do Semestre, MS, ser obtida a partir da mdia aritmtica das avaliaes A1 e A2, isto , MS = (A1 + A2) / 2. Ser considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver MS 6,0 e frequncia em sala de aula igual ou superior a 75 %. Ter direito Prova Final, PF, o aluno que, tendo frequncia em sala de aula igual ou superior a 75 %,

obtiver mdia semestral entre 4,0 e 5,9 (4,0 MS 5,9). O contedo da Prova Final ser todo o contedo da disciplina ministrado durante o semestre e, nesse caso, a Mdia Final, MF, ser obtida por meio da mdia aritmtica da Mdia Semestral com a meno da Prova Final, isto , MF = (MS + PF) / 2. O aluno ser aprovado na disciplina se obtiver MF 6,0. A ausncia em sala de aula superior a 25 % resultar em reprovao do aluno por falta, independentemente do desempenho nas avaliaes.

Caso o aluno falte a alguma prova ser aplicado o regulamento acadmico da instituio. No caso de concesso de prova substitutiva por parte da rea acadmica-administrativa a mesma ser aplicada num nico dia (em data a ser divulgada como 2 chamada), com as mesmas regras e contedo relativos respectiva prova que o aluno encontra-se autorizado a fazer a prova substitutiva. A prova realizada em 2 chamada substituir a respectiva prova que o aluno encontra-se autorizado a realizar, no isentando o aluno dos trabalhos e exerccios aplicados durante o desenvolvimento da disciplina.

Data das provas: (Matutino) Data das provas: (noturno)

1 Prova 1 Prova

2 prova 2 prova

BIBLIOGRAFIA
- Bibliografia Bsica ALONSO, M. Fsica: Um Curso Universitrio, 2 Ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2003 HALLIDAY, D.; RESNICK, R.;WALKER,D. Fundamentos de Fsica: VOL 1: 6 Ed. Rio de Janeiro: Ltc 2006 Bibliografia Complementar KELLER, F.J.: Fsica, So Paulo: Makron Books do Brasil, 1997 TIPPLER, P. A.: Fsica: Para cientistas e Engenheiros, 3 Ed. Rio de Janeiro: LTC-Livros Tcnicos e cientficos, 1991

FUNDAMENTOS DE FSICA CONCEITUAL PAUL G. HEWITT- Ed BOOKMAN

Poltica de Honestidade Acadmica

Na UDF ns consideramos a colaborao entre os alunos algo muito saudvel e por isso encorajamos o estudo em grupo e a discusso dos temas estudados em cada disciplina. Entretanto, uma vez que provas, testes e trabalhos so pontuados e fazem parte da nota final da disciplina, a cpia de respostas ou o uso de colas constitui um ato ilcito e desonesto e ser duramente penalizado. Enquanto a discusso e a colaborao na resoluo de problemas muito apropriada, o compartilhamento de respostas uma violao da confiana exigida dos alunos, que sempre so encorajados a produzir o seu prprio conjunto de respostas. Levando isso em conta, na disciplina de Tpicos de Fsica Aplicada valem as seguintes regras:

Em ambos os casos a Coordenao do Curso ser imediatamente notificada e o aluno sofrer as penalidades previstas no Regimento Interno do UDF.

Qualquer aluno que copiar respostas ou permitir que suas respostas sejam copiadas em trabalhos, receber nota 0 (zero) no mesmo. Qualquer aluno que cometer um ato de desonestidade durante a realizao de um teste ou prova, como copiar respostas de colegas ou usar colas, estar automaticamente reprovado na disciplina e receber meno SR.

Вам также может понравиться