Вы находитесь на странице: 1из 34

Captulo 1

O DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS


No primeiro captulo desta unidade voc compreender as diferenas e semelhanas no nascimento e desenvolvimento de diferentes animais. Voc ver que tanto o ser humano quanto os outros animais passam por diversas fases durante a vida, at chegar a sua fase adulta. nesta fase que os seres vivos tm condies de produzir descendentes para a preservao de sua espcie.

Observe as imagens:

OS SERES HUMANOS
Os seres humanos, durante a vida, passa por diversas fases. Muitas modificaes acontecem durante a sua vida!

Pense em sua famlia: Quem so os mais novos? E o mais velhos? Em que eles se parecem? Em que eles so diferentes?

Para pensar:
Antes de nascer o ser humano tambm passa por vrias mudanas, dentro do tero da me.
Nos dois primeiros meses, ele denominado EMBRIO;

embrio

Para pensar:
Do terceiro ms em diante, recebe o nome de FETO;

Ultrassonografia - feto de 4 meses

Para pensar:
Ao nascer denominado RECM-NASCIDO.
CURIOSIDADE:

Recm - nascido:

Aps o nascimento inicia esta fase, onde necessrio que o beb receba todos os cuidados essenciais para o seu desenvolvimento saudvel como; tomar vacinas necessrias , ser alimentado com leite materno, tomar banho de sol diariamente, ser protegido contra acidentes...

Porque um feto de 4 meses no est pronto para nascer?

Todos os orgos internos do feto esto com suas estruturas principais j formadas. O figado comea a produzir o primeiro suco gstrico, e os rins iniciam a produo de urina. Comeam a crescer os primeiros cabelos: Entre a 15a. e a 16a. semana, os delineamentos do rosto do beb se definem melhor, como a formao da boca. A pele que vai se formando lisa e transparente, e os primeiros cabelinhos comeam a aparecer. Como o beb engole muito lquido amnitico, s vezes ele pode ter soluos. E tambm poder ser flagrado chupando o polegar.

Produz 100 clulas nervosas por segundo: Neste perodo, a produo de clulas nervosas inicia a se acelerar, e as estruturas muscular e ssea prosseguem em seu Desenvolvimento, fazendo com que ele comece a se movimentar mais dentro do tero materno.

Voc sabia ????


Qual o aspecto do beb: Ao final do 4 ms, o beb em mdia mede uns 10 a 12 centmetros e seu peso pode chegar a aproximadamente 200 a 220 gramas.

Qual o aspecto da mame: Ao final do quarto ms, a mame poder mostrar orgulhosa a sua pequena barriguinha, e para algumas gestantes a fase em que elas conseguem sentir pela primeira vez o beb se mexendo.

Observe as fotos em seu material, ocorreram mudanas em seu corpo?


Quais foram as mudanas?

Pense em 5 delas...

Mas o que ? GESTAO E INCUBAO

Segundo o dicionrio Aurlio:


Gestao:
s.f. Desenvolvimento do embrio dos mamferos a partir da concepo. / Gravidez. / Tempo que dura o estado de gestao, variando de 13 dias para a fmea do gamb a 640 dias para a fmea do elefante. / Na mulher, esse perodo de cerca de nove meses. Os pequenos mamferos, que do muitas crias, tm em geral, curtos perodos de gestao. Nos coelhos, o perodo mdio de gestao de 30 a 32 dias.

Segundo o dicionrio Aurlio:


INCUBAO:
s.f. Ao das aves e de certos ovparos chocarem seus ovos. / Conservao de culturas microbianas em estufa, para que se desenvolvam.

Tartaruga botando ovos na areia.

Avestruz- -macho cuidando dos ovos.

Filhote de jacar saindo do ovo.

Antes de nascerem os seres vivos tambm se alimentam...


Dentro de um ovo Dentro do tero da mame.

O embrio se alimenta de

O embrio recebe nutrientes

substncias nutritivas contidas na gema.

do sangue da me atravs do cordo umbilical, ligado placenta.

TEMPO DE GESTAO E INCUBAO DE ALGUNS ANIMAIS:


GESTAO
COELHO
CANGURU CACHORRO LOBO

SER HUMANO
BOI ELEFANTE

30 dias 39 dias 39 dias 63 dias 270 dias 280 dias 624 dias

INCUBAO
POMBO

18 dias GALINHA 21 dias PERU 28 dias TARTARUGA DO -MAR 55 dias JACAR 61 dias

INTERESSANTE!!!
O cavalo-marinho macho quem carrega os ovos. A fmea os deposita em uma bolsa ventral no macho, onde eles so incubados at o nascimento dos filhotes O cisne macho o responsvel por cuidar do ninho nos momentos em que a fmea sai para caar. Alm disso, ele se reveza com a fmea no transporte dos filhotes, carregando-os de um lado para o outro nas costas.

Os pingins machos ficam com o ovo e o aquecem enquanto a fmea sai em busca de alimento. Quando a fmea retorna, os papis se invertem e a vez do papai pingim sair caa.

PAPAI A SUA VEZ!!!


O macho do peixe-palhao vigia os ovos at o nascimento dos alevinos. Alm disso, na presena de predadores, ele cuida dos filhotes colocando-os na boca at o perigo passar.

Exemplos de bons pais, os sagis machos sempre carregam os pequenos. Os bebs s trocam de colo na hora de mamar.

O pica-pau macho constri o ninho e se reveza com a fmea na chocagem dos ovos. Depois do nascimento, os filhotes precisam que o pai busque o alimento, triture-o e o coloque em seus bicos.

O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO

DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO:


Infncia: a infncia inicia-se com o nascimento do

beb (recm-nascido) e prolonga-se por volta do 10/11 anos de idade. Nessa fase que ocorre grande parte do desenvolvimento do corpo e da mente da criana. muito importante ter uma alimentao saudvel, tomar vacinas necessrias, ser levado ao mdico (pediatra) e ao dentista e praticar exerccios fsicos e momentos de lazer...

O QUE ACONTECE DEPOIS QUE NASCEMOS?


Aps o nascimento, o recm- nascido comea a se desenvolver

fora do tero da me.Esse desenvolvimento muito grande durante o primeiro ano de vida!!!
Observe as fotos que voc colou em seu livro. O que h de

diferente em voc? Converse com a mame ou o papai para descobrir algumas coisas que voc fazia:
Quando comeou a andar? A falar? A segurar a mamadeira

sozinho (a)? Qual foi seu primeiro brinquedo? Voc segurava sozinho (a)?...
Compare suas descobertas com as informaes contidas em seu

livro na pgina 13 e 14.

OS PRIMEIROS MESES DE VIDA...


Durante os meses que permanecemos no interior do tero de nossas mames, recebemos alimentos e oxignio atravs da circulao do sangue da mame. Depois que nascemos temos que nos adaptar ao novo ambiente...

Temos que respirar sozinhos e sentimos fome!!!


Nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno a maneira mais saudvel de alimentar o beb.Ele um alimento completo, pois tem todos os nutrientes que suprem as necessidades dos bebs durante seu desenvolvimento, funcionando como verdadeiras vacinas livrando-os de doenas. Alm de alimentar o beb, a amamentao proporciona a criana uma profunda relao afetiva da mame com o beb!

Descobrindo:
As principais mudanas que ocorrem na fase de crescimento e

desenvolvimento so o aumento da altura, o aumento da capacidade de controlar os movimentos do corpo, a forma de falar, pensar e raciocinar e a forma de se relacionar com as pessoas.

Continuando:
Voc deve perceber que nem todas tem a mesma altura.

Isto se deve a vrios fatores!

Agora com voc! QUAIS SO ESSES FATORES?

Resposta!!!
Se voc respondeu que:

Tem a ver com a tendncia familiar, com o tipo

da alimentao da me durante a gravidez e da alimentao do beb no primeiro ano de vida...

Voc a... A ...a... A ... Acertouuuuuuu!!!

A SADE DO CORPO E DA VIDA:

Para ter uma vida saudvel preciso conservar o bem estar do fsico e da mente. Existem alguns cuidados que cada pessoa pode tomar para ter uma boa sade, porm existem outros cuidados que dependem de toda sociedade. Veja alguns deles: Dormir aproximadamente 8 horas a 10 horas por dia, para estar bem descansado e disposto. Ter uma alimentao saudvel com verduras, frutas, legumes, leite... Cuidar da higiene tanto corporal como bucal so hbitos que alm de importante tambm pode ser muito agradvel.

A alimentao SAUDVEL:
Possibilita a formao do organismo e a reconstituio de pequenas partes do corpo; Ajuda no fornecimento de energia para que o organismo possa crescer, desenvolver-se e ter um bom funcionamento; Torna o corpo resistente s doenas; Por meio de uma boa alimentao temos disposio para brincar, trabalhar, estudar.

A PRTICA DE EXERCCIOS:

importante tambm que voc pratique exerccios fsicos, pois contribuem para o crescimento.

E as pessoas portadoras de deficincia?


Para pessoas portadoras de deficincia, constitui-se

em um fator de nivelamento entre os aspectos da capacidade fsica e competitiva, colocando as deficincias semelhantes em um grupo determinado. Esse fator significa, para atletas deficientes fsicos, igualar a competio entre indivduos com vrias seqelas de deficincia, onde o sistema de classificao eficiente o pr-requisito para uma competio mais justa. "Assegurar a competio justa e eliminar as possibilidades de injustia entre participantes de classes semelhantes e dar prioridade para as mais severas desabilidades."

Algumas modalidades de esportes para deficientes fsicos:


Atletismo Basquetebol sobre rodas: jogado por paraplgicos, amputados, e atletas com seqelas de poliomielite. Os regulamentos so os mesmos do basquetebol convencional com pequenas adaptaes. Bocha Ciclismo: trs classes de atletas participam do ciclismo: paralisado cerebral, cegos com guias e amputados. Equitao: os competidores com deficincia fsica, competem apenas na categoria de habilidades . Esgrima Tiro ao alvo: aberto a atletas deficientes fsicos nas categorias sentado e em p, para homens e mulheres. As equipes podem ser mistas. Futebol Natao: divide-se em dois grupos de participantes: um grupo de competidores com deficincia visual e outro grupo com deficincia fsica. As regras no tm adaptaes. Tnis de mesa e Tnis Voleibol

PARA SABER MAIS:

http://www.solbrilhando.com.br/_Esportes/Necessidades_Especiai s/Organizacao_do_Esporte_P_02.htm

Comparando as fases de desenvolvimento humano: O ser humano nasce, cresce e se desenvolve at que se torne uma pessoa adulta. Muitas mudanas acontecem no corpo de cada um de ns durante nossa vida!

Nossas crianas e nossos idosos:


Existem leis que asseguram os direitos das

nossas crianas e dos nossos idosos e elas so muito importantes!

Direitos!!! Acesse:
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/direitos-das-criancas.html

Para complementar e brincar:


Higiene corporal e sade bucal http://www.youtube.com/watch?v=cTycyMhBPY8&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=M32QIEPlOO4&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=Z2C_NQfMtz8

Sade
http://www.youtube.com/watch?v=3IyErcFfLpQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=gG7Z-0Sy-xU&feature=related As fases da vida http://www.youtube.com/watch?v=VfW8mhNW_pE&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=snQFb_gIsI8 www.smartkids.com.br Sesso: Especiais

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/menino-bacteria.html

O DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS


Contedo Mensal - 1 bimestre

Srie: 3 ano Fund. I

Professora Sibele

Вам также может понравиться