Вы находитесь на странице: 1из 57

POLUIO DO AR

Disciplina: Controle da Poluio Atmosfrica

Professora: Rafaela da Silva Limons

ATMOSFERA
A atmosfera terrestre nada mais do que uma mistura de gases, inodora e incolor que forma uma capa delgada ao redor da Terra.

COMPOSIO
Gases Nitrognio Oxignio Vapor de gua Argnio Dixido de Carbono Neon Hlio Metano % em Volume 78.1% 21% varia de 0 - 4% 0.93% por volta de 0.3% abaixo dos 0.002% 0.0005% 0.0002%

HISTRICO DA POLUIO DO AR
A problemtica relacionada com a poluio atmosfrica acompanhou toda a existncia humana. A poluio do ar no problema novo, existindo muitas provas de que j na prhistria era provocada por erupes vulcnicas, tempestades de poeira e incndios nas florestas.

HISTRICO DA POLUIO DO AR
Os primeiros episdios de poluio atmosfrica estiveram relacionados com o fumo existente nas cavernas que os nossos antepassados lanavam quando usavam fogo.

HISTRICO DA POLUIO DO AR
Em 1157, Eleanor, a esposa de Henrique II, Rei de Inglaterra, abandonou Nottingham, pois a poluio causada pela queima de madeira era insuportvel.

HISTRICO DA POLUIO DO AR
No sculo XIV, a Inglaterra comeou a utilizar a queima de carvo em substituio de madeira, o que acarretou muito mais problemas ambientais. De forma a "limpar o ar de Londres, o Rei Eduardo I decretou que quem recorresse queima de carvo sofreria com a perda da cabea.

HISTRICO DA POLUIO DO AR
Londres, Inglaterra, 1952. Devido s baixas temperaturas verificadas durante o Inverno de 1952, registrou-se o aumento dos fumos provenientes de lareiras e indstrias.

Esta situao, associada a condies meteorolgicas de fraca disperso de poluentes, levou ao desenvolvimento de um nevoeiro denso muito perigoso, conhecido por smog.

HISTRICO DA POLUIO DO AR
Bhopal, ndia, 1984. Um dos maiores episdios de poluio atmosfrica com origem industrial foi o Bhopal, na ndia. Neste local, foi libertada uma nuvem de pesticida (40 gases letais). Este acidente provocou a morte de mais de 8000 pessoas e originou a invalidez de 150000.

CASOS CRTICOS - ATUALIDADE

POLUIO DO AR
A poluio do ar pode ser definida como a presena ou o lanamento de substncias no ambiente atmosfrico,em certas concentraes,que acabam interferindo na sade,na segurana e no bem estar do homem,dos animais,dos vegetais ou materiais.

FONTES DE POLUIO DO AR
ORIGEM FORMA DE DISPERSO

FIXA OU ESTACIONRIA NATURAL

ARTIFICIAL

MVEL

FONTES FIXAS OU ESTACIONRIAS


Qualquer instalao, equipamento ou processo natural ou artificial, estacionrio, que libere ou emita matria ou energia para a atmosfera de forma concentrada em ponto geogrfico especfico e bem delimitado em seu alcance.

FONTES MVEIS OU DIFUSAS


Qualquer instalao, equipamento ou processo natural ou artificial em movimento, que libere ou emita matria ou energia para a atmosfera.

FONTES NATURAIS
Originada por fenmenos biolgicos e geoqumicos.
Erupes vulcnicas: poeiras, cinzas, enxofre. Descargas eltricas na atmosfera; Disperso de plen; Incndios: CO, CO2, cinzas. Atividade de plantas e animais

FONTES ANTRPICAS
Causadas pelo Homem:
Origem industrial e urbana. Emisso Veicular Processos de Incinerao Incndios florestais Queima domstica de lenha, carvo, ou outros combustveis para cozinhar ou para aquecimento. Resduos em aterro libertam metano.

POLUENTE ATMOSFRICO
Segundo CONAMA 03/90 Entende-se como poluente atmosfrico qualquer forma de matria ou energia com intensidade e em quantidade, concentrao, tempo ou caractersticas em desacordo com os nveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar:
I - imprprio, nocivo ou ofensivo sade; II - inconveniente ao bem-estar pblico; III - danoso aos materiais, fauna e flora.

IV - prejudicial segurana. ao uso e gozo da propriedade e s atividades normais da comunidade.

CLASSIFICAO DOS POLUENTES


Origem
Poluentes Primrios Poluentes Secundrios

Estado
Gases e Vapores Material Particulado

Composio qumica
Poluentes Orgnicos Poluentes Inorgnicos

POLUENTES PRIMRIOS
So as substncias lanadas diretamente na atmosfera:
CO2 CO NOx SO2 Hidrocarbonetos Material particulado

POLUENTES SECUNDRIOS
So formados na atmosfera em decorrncia da reao entre as substncias presentes na atmosfera em condies adequadas;
SO3 (reao entre SO2 e O2); cido Sulfrico (reao entre o SO3 e vapor dgua); Oznio (reao entre xidos de nitrognio e oxignio na presena de luz solar).

GASES E VAPORES
Gases: Substncias que se encontram em estado gasoso. CO, Cl, O3 Vapores: Forma gasosa de substncias que se encontram sob a forma slida ou lquida a 25 c e 1 atm de presso. Vapores de gua; gasolina, mercrio, benzeno, lcool etlico, naftalina.

MATERIAL PARTICULADO
O MP uma complexa mistura de partculas slidas e lquidas, emitidas por fontes poluidoras ou formadas na atmosfera. Dispersas no ar essas partculas so chamadas de aerossis. So um conjunto de partculas no estado slido ou lquido com dimetro menor que 100 m;

O tamanho das partculas est diretamente associado ao seu potencial para causar problemas sade, sendo que quanto menores maiores os efeitos provocados.

MATERIAL PARTICULADO
Classificao: mtodo de formao Fumos Poeiras Fumaas Nvoas

POEIRAS
So partculas slidas formados por desintegrao mecnica de corpos slidos. (dimetro entre 1 a 100 m). Operaes de britagem, moagem, triturao, demolio. Exemplo: poeira de slica, poeira de asbesto, poeira de algodo.

FUMOS
So partculas slidas formados por condensao ou sublimao de gases, geralmente de metais fundidos, e quase sempre acompanhada de oxidao. Dimetro inferior a 10 m. Exemplos: Fumos metlicos.

FUMAA
Fumo resultante da combusto incompleta de materiais orgnicos (lenha, leo combustvel). Reao qumica : C + O2 = CO2

NVOAS
So gotculas lquidas em suspenso, produzidas pela condensao de vapores sobre certos ncleos, ou da disperso mecnica de lquidos em consequncia de operaes de pulverizao, nebulizao, respingos, etc. (Partculas < 0,5m dimetro). Ex: Nvoas de cido sulfrico, nvoas de tintas e nvoas de leo.

MATERIAL PARTICULADO
Efeitos da dimenso do material particulado: A deposio dos particulados em diferentes regies do sistema respiratrio depende da sua natureza qumica e de suas dimenses: Partculas grossas >10m: Partculas finas < 10 m
so retidas nas vias superiores do aparelho respiratrio depositam-se na regio traqueo-bronquial e podem atingir os alvolos pulmonares; so as de efeito mais adverso sobre a sade humana; algumas podem se acumular nos pulmes; pneumoconiose: doena pulmonar causada pela inalao de poeiras; Os particulados urbanos podem tambm concentrar em sua superfcie SO2 e elementos txicos como arsnico, selnio, etc.

MATERIAL PARTICULADO
Partculas Totais em Suspenso (PTS) Podem ser definidas de maneira simplificada como aquelas cujo dimetro aerodinmico menor que 50 m. Uma parte destas partculas inalvel e pode causar problemas sade, outra parte pode afetar desfavoravelmente a qualidade de vida da populao, interferindo nas condies estticas do ambiente e prejudicando as atividades normais da comunidade. Partculas Inalveis (MP10) Podem ser definidas de maneira simplificada como aquelas cujo dimetro aerodinmico menor que 10 m. As partculas inalveis podem ainda ser classificadas como partculas inalveis finas MP2,5 (<2,5m) e partculas inalveis grossas (2,5 a 10m). As partculas finas, devido ao seu tamanho diminuto, podem atingir os alvolos pulmonares, j as grossas ficam retidas na parte superior do sistema respiratrio. Fumaa (FMC) Est associada ao material particulado suspenso na atmosfera proveniente dos processos de combusto. O mtodo de determinao da fumaa baseado na medida de refletncia da luz que incide na poeira (coletada em um filtro), o que confere a este parmetro a caracterstica de estar diretamente relacionado ao teor de fuligem na atmosfera.

COMPOSIO QUMICA
Poluentes Orgnicos:
hidrocarbonetos, aldedos cetonas.

Poluentes Inorgnicos:
H2S (gs sulfdrico) HF (cido fluordrico) NH3 (amnia)

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS


Refinaria de petrleo: SO2, SO3, CO, NO, NO2, H2S, etc... Queima de comb. fsseis: CO, NO, NO2, SO2, SO3, CO2 Fontes de odor-Industrial: H2SO4 e H2S Papel e papelo: H2S, SO2, poeira, etc... Metalrgicas fundio: SO2, poeira Fontes de odor-lixo: gases Fontes de odor-ETE: gases Queima de lixo: gases e MP Evaporao (petrleo): vapores Minerais no metlicos: MP, fumaas e fumos Txteis: MP, fumaas e vapores

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS


Alimentares: odores e poeiras Produtos de fundio: poeira e vapor de solvente Mecnica: poeira, nevoas, fumaas e fumos Eltrica e comunicao: poeira, fumaa e fumo Madeira e mveis: poeira, tintas e solventes Borrachas: poeiras, vapores e odores Qumicas e Farmacuticas: vrios Material de transporte: vrios Fontes de inseticidas: vrios Aeroportos, portos etc...: vrios Fontes de radiao: raios X e , partculas

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS


A quantidade e qualidade dos poluentes emitidos por fonte industrial dependem de vrios fatores relacionados fabricao:
as matrias-primas utilizadas os combustveis envolvidos no processo a eficincia do processo o produto fabricado e o grau de medidas de controle de emisses

POLUENTES ORGNICOS PERSISTENTES


DIOXINAS E FURANOS

POPs
So substncias qumicas sintticas, altamente txicas. No se decompem facilmente.

Podem ser transportadas, pelo ar e pelos rios ou oceanos, a longas distncias a partir do local onde foram originadas. Acumulam-se ao longo da cadeia trfica.

POPs

POPs
Conveno de Estocolmo: proibio ou usos restrito de 12 POPs:
DDT Aldrin, Dieldrin Clordano, Endrin Heptacloro, Mirex, Toxafeno Hexaclorobenzenos HCBs Bifenilas Policloradas PCBs Dioxinas Furanos

FORMA DE EXPOSIO
Alimentos: carne, o peixe e laticnios
Ar gua

DIOXINAS E FURANOS
So de origem no natural.
Altamente txicos. Extremamente persistentes.

DIOXINAS E FURANOS
So compostos orgnicos contendo C, H, O e Cl. As emisses desses compostos para a atmosfera ocorrem principalmente nos processos de combusto.

Se acumulam em tecidos gordurosos, sendo os alimentos de origem animal os que apresentaram maiores concentraes.

DIOXINAS E FURANOS
Animais com altas taxas de gordura:humanos, baleias, ursos polares, golfinhos -- mais suscetveis acumulao das dioxinas. Cadeia alimentar -- dioxinas se biomagnificam ou multiplicam a sua concentrao.

DIOXINAS
Dibenzo-para-dioxinas cloradas Frmula estrutural bsica: 2,3,7,8 TCDD uma dioxina tetraclorada.

FURANOS
Dibenzofuranos policlorados polychlorinated-p-dibenzofurans) Frmula estrutural bsica: 2,3,7,8 TCD (PCDF -

DIOXINAS E FURANOS

ORIGEM
No ocorrem naturalmente; Formados como subproduto no intencional de vrios processos envolvendo o cloro ou substncias e/ou materiais que o contenham:
Produo de diversos produtos qumicos: pesticidas, branqueamento de papel e celulose. Processos de combusto (incinerao de resduos de servios de sade, incinerao de lixo urbano, incinerao de resduos industriais, veculos automotores) e outros.

TOXICIDADE
Alteraes no desenvolvimento sexual Problemas reprodutivos masculinos e femininos Diabetes Efeitos em uma grande variedade de hormnios Cnceres e tumores mltiplos Distrbios no aprendizado Alteraes no sistema imunolgico Lactao diminuda em mulheres em perodo de amamentao

ROTAS DE EXPOSIO
As rotas de exposio incluem exposio direta pelas emisses atmosfricas e de chamins e exposio indireta pela contaminao do solo e produtos alimentcios, gua e outros.

Disperso atmosfrica, deposio e subseqente acumulao na cadeia alimentar tm sido a principal rota de exposio da populao em geral.

ROTAS DE EXPOSIO

ESTIMATIVAS DE EMISSO

Вам также может понравиться