Вы находитесь на странице: 1из 31

A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) foi um conflito no qual se envolveram pases de todos os continentes.

. A Primeira Guerra Mundial, um conflito de propores nunca antes vistas, apesar de toda a tragdia humana, representou tambm um grande avano tecnolgico.

A corrida imperialista por territrios e mercados durante todo o sculo XIX gerou violentas rivalidades entre as potncias europias. No incio do sculo XX, essas rivalidades cresceram, pois cada pas, como a Inglaterra, a Alemanha e a Frana, buscava conservar ou ampliar seu imprio colonial na frica e na sia.

Essas rivalidades imperialistas esto entre as principais razes da Primeira Guerra Mundial, um conflito que envolveu pases de quase todo o mundo.

A ALEMANHA progrediu de modo extraordinrio aps sua unificao. No incio do sculo XX, era uma das principais potncias industriais do globo.Mas como a Alemanha demorou a entrar na corrida imperialista, quando o fez o mundo j estava praticamente dividido entre as outras potncias, sobre tudo a INGLATERRA e a FRANA. Os alemes passaram,ento, a pressionar estes pases para que cedessem territrios da frica e sia.

A INGLATERRA liderava o comrcio martimo internacional e tinha como principal rival, no campo econmico, a ALEMANHA.

A Frana era uma antiga rival da Alemanha, pois tinha perdido uma regio riqussima em minrio de ferro e carvo (AlsciaLorena) para a Alemanha na Guerra FrancoPrussiana (1870 1871). E por isso, sonhava com uma revanche contra os alemes.

Outra razo da Primeira Guerra Mundial foi a poltica expansionista da Rssia, que se arrogava o direito de defender e proteger as pequenas naes eslavas da Pennsula Balcnica.

Essa poltica baseava-se no paneslavismo (movimento contrrio penetrao de idias ocidentais e defensor da originalidade da histria e dos valores russos

O mundo daquela poca repousava sobre um barril de plvora.

Com o objetivo de unir as foras e isolar os rivais,as naes europias fizeram vrios acordos e alianas entre si, de tal modo que,em 1907, a Europa estava dividida em dois blocos antagnicos: A Trplice Aliana: Alemanha, Itlia e Imprio Austro-Hngaro) e a Trplice Entente: Inglaterra, Frana e Rssia).

Entre 1871 e 1914, a Europa conheceu um perodo de paz. Mas de uma paz armada. As potncias europias lanaramse numa corrida armamentista desenfreada.

Faltava apenas um incidente para a guerra comear. O incidente ocorreu em um domingo, na cidade de Saravejo, capital da Bsnia.

Dois nacionalistas srvios, que tinham como objetivo libertar a regio do domnio austraco, assassinaram a tiros o herdeiro do trono da ustria-Hungria, Francisco Ferdinando.

A ustria acusou o governo da Srvia de ser o mandante do crime e, com base nessa acusao, declarou guerra Srvia em 28 de julho de 1914. Isso deu incio Primeira Guerra. A partir da, houve uma reao em cadeia. Em apenas sete dias as principais potncias do mundo tinham se engajado no conflito.

Os quatro longos anos da Primeira Guerra Mundial podem ser divididos em trs fases: A guerra de movimento, a guerra de trincheiras e uma nova guerra de movimento.

A primeira fase da guerra ficou conhecida como guerra de movimento e ficou marcada pelo intenso movimento das tropas.

Com a estabilizao das foras em luta passou-se a uma nova fase de guerra,a chamada guerra de trincheiras.Nesta fase os exrcitos adversrios procuravam firmar suas posies com o objetivo de vencer o adversrio por meio de desgaste progressivo de suas tropas.Os exrcitos da Inglaterra e da Frana, de um lado,e o da Alemanha ,de outro lado,tomaram posies em trincheiras desde o mar do Norte ate a fronteira da Sua.

A vida nas trincheiras era horrvel. Quando

chovia, o que comum na regio, os tneis inundavam. E os soldados tinham que lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama por todos os lados, s vezes atingindo at o peito dos homens. Eles no podiam manter-se aquecidos, e as doenas se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para completar, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadveres.

Em virtude da paz selada com os russos, os alemes deslocaram suas tropas para a frente ocidental e lanaram uma poderosa e ofensiva apoiada pela aviao e pela artilharia pesada no inicio de 1918.Recomeava a guerra de movimento.Mas os pases da Entente conseguiram reagir e venceram as foras alems na segunda batalha do Marne, forando seu recuo.O passo seguinte seria invadir o territrio alemo.

Ao fim da grande guerra, o aviao militar, os canhes, os tanques tinham provado sua eficincia.O saldo trgico de mortes da primeira guerra mundial foi cerca de 8 milhes de mortos e 20 milhes de mutilados.Considerando humilhante a paz que lhes foi imposta em Versalhes, os alemes passaram a alimentar um grande dio e um desejo de vingana em relao aos vencedores, sobretudo no que dizia em respeito a Frana. Tudo isso favoreceu o ressurgimento de movimentos ultranacionalistas na Alemanha e lanou a semente de um outro conflito a Segunda Guerra Mundial.

Вам также может понравиться