Вы находитесь на странице: 1из 22

Lngua Portuguesa Curso:Direito Perodo :2012/1 Semestre: 1 Semestre/40h

Ementrio:Elementos da Comunicao. A Gramtica, a Ortografia , a Pontuao, a Concordncia e a Regncia na Lngua Portuguesa: Regras Bsicas. Nveis de linguagem. Leitura e Interpretao de Textos. Tipologias Discursivas: Descrio, Narrao e Dissertao. Redao: Tcnicas de Redao. Comunicao Jurdica. A Linguagem dos Textos Jurdicos.

Objetivos da Disciplina
Geral :

Propiciar aos alunos reforo e aprofundamento nos conhecimentos da Lngua Portuguesa a fim de prepar-los para o nvel de vida acadmica, especialmente, para as necessidades especficas das atividades jurdicas.

- Possibilitar ao Acadmico atuar no mercado com domnio

mdio de fluncia lingstica, de forma a sobressair nas situaes cotidianas, minimizando as deficincias de aprendizagem, atravs do estudo sistemtico e contnuo da escrita e oralidade na norma culta,respeitando as variedades tcnicas, sociais ou estilsticas.
- Refletir sobre o ensino da Lngua Materna, voltada ao

processo de aquisio e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, de forma significativa, considerando seu valor scio-cultural,como parte dos objetivos da Universidade: o ensino da norma culta em seus diferentes usos e registros, formando o redator- leitor crtico.

Contedo Programtico:
1- -A Lngua Portuguesa no Direito. A

importncia da palavra e da comunicao. - Campos de estudo da Lngua Portuguesa: Fontica, Morfologia, Sintaxe, Semntica e Estilstica. As principais dificuldades da Lngua Portuguesa. 2- Fundamentos da Comunicao:Elementos Essenciais. 2.1- Caractersticas da Comunicao humana 2.2- O ato da comunicao 2.3- Os elementos da comunicao 2.4- Os processos de comunicao

3- Funes de Linguagem

3.1- Funo Ftica 3.2- Funo Emotiva 3.3- Funo Emotiva 3.4- Funo Referencial 3.5- Funo Conativa 3.6- Funo Potica 3.7- Funo Metalingustica 3.8- Simultaneidade e Transitividade das Funes de linguagem

4 Comunicao Jurdica conceitos; elementos; funes;

nveis; ato comunicativo jurdico. 5 -Os Estudos Gramaticais Ortografia e Acentuao da Lngua Portuguesa: regras bsicas. A Reforma Ortogrfica. Colocao Pronominal. 6 - Leitura e Interpretao de Textos. 7 - As unidades lingsticas e os nveis de anlise. A estrutura bsica na linguagem jurdica estrutura da frase; concordncia; a ordem dos termos. 8 - O verbo na Linguagem Jurdica. Regncia Verbal. 9 - Linguagem normativa As linguagens da lngua. Signo e significado. Lngua padro. Textos de Informao. 10 - Pontuao da Lngua Portuguesa: regras bsicas.

11 - Modalidades Discursivas - Os tipos de

discurso. O discurso direto, indireto e indiretolivre. As estruturas do discurso. Persuaso e argumentao. 12 - Tipologias discursivas: descrio, narrao e dissertao. O pargrafo e a redao jurdica; a estrutura do pargrafo; tpico frasal; desenvolvimento; concluso; encadeamento dos pargrafos; o pargrafo descritivo; o pargrafo narrativo; o pargrafo dissertativo; raciocnio e argumentao. 13 - A estrutura frsica na linguagem jurdica. A expressividade frsica na Coordenao e Subordinao.

14 - Caractersticas do discurso normativo:

enunciao e discurso. As marcas da enunciao no discurso. 15 - Breves noes metodolgicas de leitura e interpretao de texto. 16 - Oralidade:como falar bem e corretamente, sem inibies. 19.1-Como apresentar um trabalho cientfico. 19.2- Como escrever um artigo. 17- Tcnicas de Redao; produo de textos orientados. 18- A linguagem dos textos jurdicos.

. Metodologia de Avaliao

No 1 bimestre a verificao da aprendizagem dar-se- por meio da AV3, isto , atravs de estudos individuais ou em grupo, bem como mediante: - Produo escrita / reescrita, com mediao do professor; - Desempenho na Disciplina: participao nas discusses de classe; - Realizao de apresentaes e seminrios; - Elaborao de dissertaes e narraes, com tema delimitado pelo professor e data pr estabelecida para entrega; - Avaliao da oralidade. - Atividades de verificao da aprendizagem convencionais(AV7).

No 2 bimestre a verificao da aprendizagem dar-se- por meio da AV3 que ser composta da avaliao de uma obra lida e um seminrio com apresentao oral. Alm da AV3 que vale 3,0 pontos, ter a AVI: composta por duas avaliaes: 1 etapa: Avaliao valendo 5,0 pontos que poder ser Prova Objetiva e/ou Discursiva. 2 etapa: Avaliao Integrada (AVI) valendo 2,0 pontos.

. Bibliografia
Bsica DAMIO, Regina Toledo. Curso de Portugus

Jurdico. 9a ed. So Paulo: Atlas, 2004. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. Aprendendo a escrever, aprendendo a pensar. 24a ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. HENRIQUES, Antnio. Prtica da Linguagem Jurdica. 3a ed. So Paulo: Atlas, 2004. POLITO, Reinaldo. Como Falar Corretamente e sem Inibies. 110 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. XAVIER, Ronaldo Caldeira. Portugus no Direito: Linguagem Forense. 15a ed. So Paulo: Forense, 2005.

4.2. Complementar ANDRADE, Maria Margarida & HENRIQUES, Antonio. Lngua

Portuguesa. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2004. CUNHA, Celso. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. 3 ed. Porto Alegre: Nova Fronteira, 2001. DEFLEU, Melvin. Teorias da Comunicao de Massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. GONALVES, Emlio. Direito, Processo e Lngua Portuguesa: de como os Juristas tm descurado da Lngua Portuguesa. So Paulo: Lejus, 1997. KOCH, Ingedore G. Villaa. Argumentao e Linguagem. 9 ed. So Paulo: Cortez, 2004. LAPA, M. Rodrigues. Estilstica da Lngua Portuguesa. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. SILVA, Luciano Correia da. Direito e Linguagem: Teoria e Prtica da Comunicao Forense, So Paulo: Juru, 1979.

DE COMO OS JURISTAS TM DESCURADO DA LNGUA PORTUGUESA

O conhecimento e a correta utilizao das regras da Gramtica e o domnio do idioma indispensvel, essencialmente necessrio para o exerccio de qualquer profisso. Representa, convm insistir, o verdadeiro carto de visitas do profissional, a chave que muito contribuir para que as portas se abram no caminho do xito profissional.

Para o administrador de empresas,o contador, o economista, o socilogo, o publicitrio, desnecessrio ressaltar a importncia do conhecimento da Lngua Portuguesa e do seu emprego correto. Vezes sem conta, defrontar-seo com situaes em que devero expor o resultado de seus trabalhos profissionais, em reunies de diretoria ou perante assemblias de acionistas, em congressos e conferncias; outras vezes devero recorrer palavra escrita, na redao de documentos referentes atividade profissional; atas, relatrios laudos, exposies de motivos, teses apresentadas a congressos, dissertaes cientficas, etc.

exatamente nessas situaes que necessrio e indispensvel se torna falar e redigir corretamente. Nada desmerece tanto o profissional que o no saber exprimir-se de modo claro e correto; o no saber redigir em linguagem clara, precisa e correta. Pior do que isso, cometer erros imperdoveis de redao, demonstrando, de modo irrefutvel, o completo desconhecimento das mais elementares regras da Gramtica da Lngua Portuguesa.

Ademais, alm dos aspectos que acabamos de enfatizar, h outro que merece ser ressaltado. No apenas por razes estritamente profissionais que todos devemos primar quanto ao emprego correto do idioma; h tambm uma razo de ordem patritica: o nosso idioma, a lngua em que ouvimos e balbuciamos as primeiras palavras, em que aprendemos a ler e a escrever. a lngua por meio da qual nos comunicamos uns com os outros, expressando nossas idias, emoes e pensamentos. E mais: constitui o idioma ptrio, no fundo, o verdadeiro elo da nacionalidade.

O que nos torna a todos ns brasileiros, no apenas a nossa Histria, no so as nossas tradies, os feitos da nossa gente, os smbolos que representam a Ptria, mas sim, e principalmente, o Idioma Ptrio, a Lngua Portuguesa, por meio da qual a Histria, as tradies, os feitos da nossa gente e tudo o mais nos transmitido de gerao a gerao. To-s por esta razo, no existisse outra, de ordem pragmtica, bastaria para que todos nos dedicssemos, de modo constante e diuturno, ao estudo e correta utilizao de nossa Lngua, com todas as dificuldades que apresenta, mas tambm com todas as belezas que encerra aquela que, no dizer do poeta, a ltima flor do Lcio, inculta bela.

O mal, porm, no aflige s os profissionais das reas de contabilidade, administrao de empresas, economia, sociologia, etc. mas tambm os advogados , os juzes e os juristas, em relao a cuja atividade profissional e utilizao da Lngua Portuguesa constitui o instrumento de trabalho. Parece que, nos tempos que correm, os mesmos tm descurado, por completo, nos pareceres, nas sentenas e nas obras que escrevem do emprego correto da Lngua Portuguesa.

importante que os profissionais do Direito tenham ntida conscincia da necessidade de redigir seus escritos, pelo menos, de modo correto, com apego s regras da Gramtica. o mnimo que se deve exigir daqueles cuja atividade profissional depende, de forma to acentuada, da linguagem falada e escrita, particularizada na Lngua Portuguesa, em cuja utilizao correta e elegante pontificaram tantos e tantos juristas. (GONALVES, Emlio. Direito, Processo e Lngua Portuguesa. Lejus, pg.29)

A IMPORTNCIA DA LNGUA PORTUGUESA O Direito , por excelncia, a cincia da palavra. (Emlio Gonalves) O jurista que no um bom escritor, no um bom jurista. (Cndido Mota Filho) Se, na defesa do direito, o argumento a alma, a linguagem o corpo. Sem esta sntese no se equilibra a justia. (Luciano Correia da Silva)

O Direito a profisso da palavra e ao jurista, mais do que qualquer outro profissional, cumpre utilizar corretamente a Lngua Portuguesa. Para o jurista e para o advogado, a palavra o seu carto de visitas. (Emlio Gonalves) Erros, erros em profuso Erros de grafia e acentuao Erros de sintaxe e pontuao, Erros que se perpetuam, Perpetuando a incorreo. (Emlio Gonalves)

A IMPORTNCIA DA PALAVRA
Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, h calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. ........................................................................ Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave? (Carlos Drummond de Andrade)

Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu. (Fernando Pessoa)

Вам также может понравиться