Вы находитесь на странице: 1из 16

Arquitetura TCP/IP

Alunos: Luciano M. Carvalho Felipe Paganoti Turma : Eletrnica 3 ano Noturno (IFF Campus-Guarus) Disciplina: Redes Professora: Marlia

Surgimento
A arquitetura TCP/IP foi inicialmente desenvolvida para uso militar ainda no perodo da guerra fria; Seu principal objetivo era interligar vrios computadores com arquiteturas diferentes, distantes um do outro; Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Protocolo de Controle de Transmisso) e o IP (Protocolo de Interconexo). O IP cuida do endereamento e o TCP cuida da transmisso dos dados e correo dos erros;

Camadas
A arquitetura TCP/IP dividida em quatro camadas. So elas:

Principais funes das camadas

Acesso Rede
Transmitir as informaes de um computador para outro de uma mesma rede local ou em uma ligao ponto a ponto; Responsvel por conectar e identificar as partes fsicas da rede, atribuindo s mesmas um identificador nico chamado endereo MAC ou endereo fsico.

Internet (Rede)
responsvel por fazer com que as informaes enviadas por um computador cheguem outros computadores, mesmo que eles estejam em redes fisicamente distantes; Nessa camada gerado um identificador chamado endereo IP, para que seja identificado cada computador e a prpria rede onde estes estejam situados; O protocolo IP realiza a funo mais importante desta camada, que a prpria comunicao inter-redes.

Os protocolos existentes nesta camada so:


Protocolo de Transporte de dados IP ( Internet Protocol); Protocolo de Controle e Erro ICMP (Internet Control Message Protocol); Protocolo de Controle de Grupo e Endereos IGMP (Internet Group Management Protocol); Protocolos de Controle de Informaes de

Roteamento.

Transporte

Responsvel pela conexo de dois ou mais programas distintos na rede;

Os protocolos de transporte (UDP e TCP) atribuem a cada programa um nmero de porta, que anexado a cada pacote de modo que o TCP/IP saiba para qual programa entregar cada mensagem recebida pela rede.

A camada de transporte protocolos. So eles:

possui

dois

UDP (User Datagram Protocol) Realiza apenas a multiplexao para que vrias aplicaes possam acessar o sistema de comunicao de forma coerente. TCP (Transmission Control Protocol) Realiza, alm da multiplexao, uma srie de funes para tornar a comunicao entre origem e destino mais confiveis. Sua responsabilidade: Controle de fluxo, controle de erro, a sequenciao e a multiplexao das mensagens.

Aplicao
So protocolos especficos para cada programa que utiliza a rede; Existe um protocolo para a conversao entre um servidor e um cliente; Cada aplicao de rede tem o seu prprio protocolo de comunicao, que utiliza os protocolos das camadas mais baixas para poder atingir o seu destino; a camada mais prxima do usurio final.

Pode-se separar os protocolos de aplicao em protocolos de servios bsicos ou protocolos de servios para o usurio. So eles:
Protocolos de servios bsicos: DNS, BOOTP, DHCP; Protocolos de servios para o usurio: FTP, HTTP, Telnet, SMTP, POP3, IMAP, TFTP, NFS, LPR, LPD, ICQ, RealAudio, SNMP e outros.

Diferenas entre as arquiteturas OSI e TCP/IP

A arquitetura TCP/IP possui uma srie de diferenas em relao arquitetura OSI. So elas:

Camadas (TCP/IP 7 camadas e OSI 4 camadas); OSI trata todos os nveis enquanto TCP/IP s trata a partir do nvel de Rede OSI; OSI tem opes de modelos incompatveis. TCP/IP sempre compatvel entre as vrias implementaes; OSI oferece servios orientados conexo no nvel de rede, o que necessita de inteligncia adicional em cada equipamento componente da estrutura de rede. Em TCP/IP a funo de roteamento bem simples e no necessita de manuteno de informaes complexas;

TCP/IP

tem

funo

mnima

(roteamento

IP)

nos

ns

intermedirios (roteadores);

Aplicaes TCP/IP tratam os nveis superiores de forma monoltica, desta forma a arquitetura OSI mais eficiente, pois permite reaproveitar funes comuns a diversos tipos de aplicaes. Em TCP/IP, cada aplicao tem que implementar suas necessidades de forma completa;

O TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas;

Os protocolos do TCP/IP so os padres em torno dos quais a internet se desenvolveu, portanto, o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos.

Semelhanas entre as arquiteturas OSI e TCP/IP


Ambos tm camadas; Ambos tm camadas de Aplicao, embora incluam servios muito diferentes; Ambos tm camadas de Transporte e de Rede comparveis; A tecnologia de comunicao de pacotes (e no comutao de circuitos) presumida por ambos.

Concluso

A arquitetura TCP/IP foi desenvolvida com um protocolo pr-determinado (TCP/IP) dando incio a uma grande rede onde vrias redes podem se interconectar, seja trocando informaes, compartilhando arquivos, pastas e equipamentos (por exemplo, um servidor de impressoras em uma determinada empresa). uma arquitetura que deu certo e continua sendo utilizada at os dias de hoje pela populao mundial atravs da Internet, onde essa arquitetura est presente a todo momento.

Вам также может понравиться