Вы находитесь на странице: 1из 20

Alunos: Luciano M.

Carvalho / Felipe Paganoti Illana Nogueira / Erval Junior

Os raios Alpha (), Beta () e Gama () so invisveis aos olhos humanos, mas existem na forma de radiaes. Entende-se por radioatividade a capacidade que alguns elementos fisicamente instveis possuem de emitir (propagar) energia sob forma de partculas ou radiao eletromagntica. Vejamos cada um deles:

O que ? Consistem de dois prtons e dois nutrons, so idnticos aos ncleos dos tomos de hlio e possuem uma carga eltrica positiva.

Como so produzidos?
As partculas alfa so produzidas principalmente nos decaimentos de elementos pesados como urnio, trio, plutnio, rdio e possuem energias caractersticas e discretas; portanto, tem a mesma energia cintica. Usualmente so acompanhadas de radiao beta e gama.

Que efeito causam?


Dentre todas as radiaes apresentadas neste trabalho, a menos nociva aos seres vivos a radiao alfa, pois ela tem um baixo poder de penetrao, isto , uma capacidade muito pequena de atravessar os materiais. A prpria pele pode reter essas partculas e praticamente no se produz nenhum efeito ao organismo.

Como so barrados?
Os raios alfa so emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam atravs da matria. Uma ou duas folhas de papel so capazes de deter os raios alfa.

O que ? A radiao beta a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos eltrons.

Como so produzidos?
Alguns ncleos radioativos emitem eltrons comuns, que tem a carga eltrica negativa. Quando um ncleo emite uma partcula beta, tambm emite um neutrino.

Um neutrino no tem carga eltrica e quase no tem massa.


Na radiao de partculas beta negativas, um nutron no ncleo transforma-se em um prton, um eltron negativo e um neutrino.

O eltron e o neutrino so emitidos no instante em que se formam, e o prton permanece no ncleo. Isto significa que o ncleo passa a conter mais um prton e menos um nutron.

Que efeito causam?


As radiaes beta () podem interagir com as clulas do organismo, em virtude das altas energias que apresentam. Assim, essas emisses nucleares podem fazer com que as molculas do corpo percam eltrons, formando ons, ou, ainda, podem fazer com que tenham as suas ligaes rompidas, originando radicais livres, que so espcies com eltrons desemparelhados.

Os radicais livres formados podem degradar as clulas, causando at reaes qumicas nocivas que causam uma diviso celular acelerada, que, com o tempo, pode gerar a formao de tumores, anemias e mutaes genticas.
As partculas Beta so capazes de penetrar cerca de um centmetro nos tecidos, ocasionando danos pele, mas no aos rgos internos, a no ser que sejam engolidas ou aspiradas.

Como so barrados?
Os raios beta possuem um mdio poder de penetrao. So de 50 e 100 vezes mais penetrantes que as partculas alfa. Atravessam alguns metros de ar e at 16 mm de madeira.

So detidas por lminas de alumnio com 1cm de espessura ou por lminas de chumbo com espessura maior que 2mm.

O que ?
So semelhantes ao raio-X, mas normalmente tem um comprimento de onda mais curto e no tm carga eltrica. Esses raios so ftons (partculas de radiao eletromagntica) e se propagam com a velocidade da luz.

Como so produzidos?
O raio gama um tipo de radiao eletromagntica liberada por materiais radioativos quando um ncleo est num alto grau de agitao e desacelerado.

O raio gama acontecimentos magnitude.

tambm astrofsicos

encontrado em de uma alta

Que efeito causam?


A radiao ataca as clulas do corpo individualmente, fazendo com que os tomos que compem as clulas sofram alteraes em sua estrutura. As ligaes qumicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das clulas. Isso, por sua vez, provoca com o tempo consequncias biolgicas no funcionamento do organismo como um todo. Algumas consequncias podem ser percebidas a curto prazo e outras a longo prazo, s vezes vo apresentar problemas somente nos descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alterao gentica induzida pela radioatividade.

Pode atravessar completamente o corpo humano, causando danos irreparveis, como alterao na estrutura do DNA. Podem causar cncer.

Como so barrados? Os raios gama tm alto poder de penetrao, so mais penetrantes que os raios X, pois possuem comprimentos de onda bem menores, variando entre 0,1e 0,001 angstrons.

Atravessam milhares de metros de ar, at 25 cm de madeira ou 15 cm de espessura de ao.

So detidos por placas de chumbo com mais de 5cm de espessura ou por grossas paredes de concreto. Podem atravessar completamente o corpo humano causando danos irreparveis.

Вам также может понравиться