Вы находитесь на странице: 1из 22

Gmeos

Grafite
A arte do grafite uma forma de manifestao artstica em espaos pblicos. A definio mais popular diz que o grafite um tipo de inscrio feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestgios do mesmo desde o Imprio Romano. Seu aparecimento na idade contempornea se deu na dcada de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens comearam a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluram com tcnicas e desenhos.

O grafite est ligado diretamente a vrios movimentos, especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite a forma de expressar toda a opresso que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da dcada de 1970, em So Paulo. Os brasileiros por sua vez no se contentaram com o grafite norteamericano, ento comearam a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Os Gmeos Otvio e Gustavo Pandolfo - paulistanos


Muros grafitados: EUA, Austrlia, Alemanha, Portugal, Grcia, Espanha, China, Japo, Cuba, Chile e Argentina. Apresentaes de Break estao So Bento.

O Estilo
Linha e o contorno: Traos bem finos. Trajes de seus personagens: As estampas das roupas tornou-se uma caracterstica dos irmos.

As personagens
Ora mostrados em situaes que parecem sair do mundo dos sonhos. Revestidos de um lirismo sem paralelo neste tipo de manifestao artstica. Ora parecem sair da dura realidade brasileira.

Influncias artsticas
VOLPI????

As bandeirinhas
festividades juninas: So Joo, So Pedro e Santo Antnio. O improviso e o jeito de fazer as coisas do brasileiro. Volpi: decorador de paredes.

Filme para a Nike


Convite da Nike para produzir a parte grfica do documentrio patrocinado e co-produzido pela fabricante de materiais esportivos. Ginga A Alma do Futebol brasileiro, produo executiva de Fernando Meirelles os gemeos fizeram as vinhetas e decoraram todas as peas passadas no filme. Cidade dos homens os irmos fizeram todas as animaes. Turn por 7 pases batizada BRASIL: uma festa brasileira, uma exposio dos grafiteiros e exibio do filme Ginga.

Outros suportes
Tnis especial para a marca Nike parte traseira, a lngua e a palmilha ilustradas pelos grafiteiros.

Um dos nomes mais sonantes do grafite mundial, sem dvida dos irmos brasileiros OS GEMEOS. Em colaborao com a Nike, os dois artistas criaram o seu exemplar no modelo air max

Parceria Nike
Joga Bonito grafite dos Gmeos em Berlim os craques Ronaldo e Ronaldinho.

Galeria Fortes Vilaa Exposio em SP - 2006 Aqui dentro arte, arte contempornea, ... Grafite, s l fora.

Aqui no Brasil tivemos em 2005 o Trem 124 em Porto Alegre grafitados por diversos artistas Os Gmeos, Nina, Ise, Nunca, Coi e Trampo e fotografado pela dupla Ig&Lou do LostArt.

Os Gmeos, Nunca e Nina pintam castelo em Glasgow Brasileiros grafitam castelo escocs do sculo 13.

Uma das obras mais recentes dos irmos artistas no Brasil o projeto Expresso Arte, em que pintaram a superfcie de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em conjunto com os grafiteiros Ise e Nina.

Pichao
Pichao - cdigo fechado de pouca variao, utilizado por grupos especficos na demarcao de um territrio.

Вам также может понравиться