Вы находитесь на странице: 1из 23

POLITCA DE COTAS PARA NEGROS

Entenda o Problema Histrico e Cultural da Sociedade Brasileira, conhea os Dois Lados das Disputas:

A LEI O QUE DIZ?


aoes afirmativas(cotas) ?

objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminao e marginalizao, decorrentes de motivos raciais, tnicos, religiosos, de gnero e outros.

MAS, E: O povo brasileiro formado


pelo resultado de uma miscigenao de vrias etnias, logo identificar se o indivduo branco, negro, mameluco, caboclo, amarelo, dentre tantas outras cores presentes no sangue dos brasileiros no uma tarefa fcil

A poltica de cotas raciais uma poltica de ao afirmativa implantada originalmente nos Estados Unidos. No Brasil, em vigor desde 2001, ela visa a garantir espao para negros e pardos nas instituies de ensino superior.

A poltica foi adotada pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, aps a promulgao da Lei n 3.708, de 9 de novembro de 2001 que institui cota de at cinquenta porcento para as populaes negra e parda no acesso Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Norte Fluminense.

A Universidade de Braslia foi a primeira instituio de ensino superior pblica federal a instituir polticas afirmativas para negros no vestibular, com reserva de 20% das vagas.

OS ARGUMENTO A FAVOR DA POLTICA DE COTAS

O Sistema de Cotas para Negros no vestibular justifica-se diante da constatao de que a universidade brasileira um espao de formao de profissionais de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento tnico na construo do pensamento dos problemas nacionais, de maneira tal que limita a oferta de solues para os problemas de nosso pas.

O Sistema de Cotas para Negros no vestibular justifica-se diante da constatao de que a universidade brasileira um espao de formao de profissionais de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento tnico na construo do pensamento dos problemas nacionais, de maneira tal que limita a oferta de solues para os problemas de nosso pas

O que impede os negros pobres de chegarem universidade a mesma coisa que impede os brancos pobres de fazerem o mesmo caminho: a pobreza. Para todos, brancos e negros, a discriminao afirmativa deve comear com boas escolas pblicas, assegurando-se aos alunos o direito de alimentar-se bem e desfrutar do mesmo respeito dos mestres e administradores do ensino

Argumentos contra:

Mas e nos outros Estados, onde a maioria dos pobres branca, como se poderia regenerar a passos largos a discriminao ancestral contra os negros? Nunca se daria. Acabaria acontecendo que mais brancos ingressassem nas universidades gratuitas: dessa vez os brancos pobres.

RACISMO

E VOC:

A FAVOR OU CONTRA?

VDEO

ENTREVISTAS

PALESTRANTE

Вам также может понравиться