Вы находитесь на странице: 1из 7

Organizao Mundial para a Educao PrEscolar

O que a OMEP?
uma organizao internacional, no governamental, sem fins lucrativos, que se ocupa de todos os aspectos relativos aos cuidados e a educao da primeira infncia. A OMEP defende e promove os direitos da criana a receber educao e cuidados em todo mundo, e apia as atividades que incrementam o acesso aos cuidados e educao de alta quantidade da primeira infncia. A OMEP esta presente em mais de 60 paises e conta com representantes nas reunies mundiais de UNESCO, UNICEF e outras organizaes internacionais com objetivos similares.

Criao da OMEP
A OMEP foi criada em praga- Tchecoslovquia (1949), por um grupo de educadores europeus compromissados com as questes sociais, voltadas ao bem estar da criana pequena. Este grupo elaborou um plano trabalho apresentado e aprovado pela UNESCO; neste mesmo ano, o comit realizou, em pragaTchecoslovquia, a I assemblia internacional com participao de 18 paises. Um grupo de corajosos educadores compromissados com questes sociais articulou-se para a criao de uma organizao internacional de luta em defesa da educao prescolar.

OMEP no Brasil
No Brasil foi fundada em 1953 por um grupo de educadores brasileiros que participou do 4 congresso da OMEP, realizou no Mxico em 1952. Foi um marco que fortaleceu a vontade de incluir a sociedade brasileira nas aes dessa organizao e que tambm serviu de impulso prtico para tal iniciativa. A OMEP de mbito nacional, presente em mais de 23 estados brasileiros. Constituda por federaes, que atuam em mbito estadual, sendo formadas por associaes de mbito regional ou municipal, lutando pela defesa dos direitos da criana acompanhando em vrias instncias a garantia desses direitos, compartilhando com governos (municipal, estadual, federal) as responsabilidades de um futuro melhor para sociedade brasileira.

Finalidades da OMEP/Brasil
Defender a Criana, enquanto cidad, sujeita de direito Promover, incentivar e contribuir com aes que visem a universalizao e a democratizao da educao infantil. promover a educao bsica, especialmente no mbito da educao infantil, de forma interdisciplinar e integrar a outros setores da poltica social, tais como sade, assistncia e cultura. Defender e contribuir efetivamente para a formao inicial e continuada, habitao, e qualificao e profissionalizao de recursos humanos destinados educao, prioritariamente educao infantil. Promover a realizao, a divulgao e o intercmbio de estudos, pesquisas e experincias, atravs de publicaes e outros meios de comunicao, seminrios, cursos, congressos e eventos relacionados com a educao e assistncia criana. Manter intercmbio e cooperao com quaisquer entidades de direito pblico ou privado que desenvolvam programas de educao, no Brasil ou no exterior, especialmente aqueles voltados para educao e cuidados com a infncia e melhoria das condies de vida familiar.

PRESIDENTES DA OMEP/Brasil
Sabia Lima1953-1955 Laura Jacobina Lacombe1955-1980 Vital Didonet1980-1987 Pedro Demo1988-1995 Elaine Paes e Lima1995-1998 Rosa Emlia de Arajo Mendes 1998-2001 Maria Ceclia Amendola da Motta 2001-2007 Maria Aparecida Salmaze 2007-

Presidente EVA ISQUIERDO Vice-presidente MARA COUTO Secretria executiva ANA LUCE Secretria MARIA DA CONCEICAO 1 tesoureiro - ROSILDA 2 tesoureiro MARIA DO ESPIRITO SANTO Conselho fiscal CLAUDIONOR, OSMARINA, ZUMBA SUPLENTES RITA PARO, ROSAMARA, GRACA CELESTINO. Conselho tcnico consultivo EVA PASSARINHO, GENEROZO, MARGARETH, ANA REGINA, CARMEN, MARILDES, MIRTES. Diretoria de comunicao, articulao e mobilizao Diretoria de formao de projetos, estudos e pesquisas.

Вам также может понравиться