Вы находитесь на странице: 1из 23

BONECAS

Apenas brinquedos infantis?

Gosto de fazer bonecos.


Tenho mais de 40 anos, sou uma mulher bem resolvida em tudo o que fao na vida. Um dia me questionaram o motivo pelo qual eu me dedico a fazer bonecas, a sentir prazer em faz-las. Obviamente respondi de imediato que no se tratava de um retorno infncia, mas sim de uma sensao bem mais interessante: a de criar a partir de materiais distintos um objeto encantador, tridimencional e que remete de imediato a formas humanas ou animais. Porm, creio que saber um pouco mais sobre a histria cultural das bonecas seria de boa valia.

Bonecas: No so para brincar


As bonecas so brinquedos criados para exercitar o instinto.(...) Em outros pases, as bonecas tem significados, formas e cores totalmente diferentes. Elas fazem parte da cultura tradicional e so mais que meros brinquedos. Vejamos algumas delas: Matrioshka (Rssia): Na Rssia elas significam fertilidade. Eram dadas as mulheres em idade de casamento como incentivo maternidade e aquele desejo camarada de sade e beleza. Tambm acredita-se que as bonecas trazem sorte. Segundo o site Matrioshka-Matrioshka, curiosamente as bonecas so originrias do Japo e h pouco mais de cem anos integraram o folclore russo. Ainda segundo o site em 1890 um prottipo do brinquedo, representando um sbio budista, foi trazido do Japo e presenteado legendria famlia de comerciantes Mamntov, grandes patrocinadores das artes no virar do sculo. Usando a boneca japonesa como modelo, o arteso Vassily Zvyzdotchkin e o pintor Serguei Maltin criaram ento a primeira Matryoshka russa, batizando-a apropriadamente com uma variao do nome russo Matryona, que deriva de mat (me)

Matrioshka (Rssia)

Kokeshi (Japo): As Kokeshis so cilndricas e tem uma grande cabea com feies infantis, no tem braos nem pernas e medem uns 15 centmetros. Os japoneses da regio de Okinawa acreditam que a alma de crianas com at 12 anos, que morrem, acabam incorporadas nas bonecas. Os japoneses, ento, as mantm nos cemitrios ou em suas prprias casas. Adotar uma Kokeshi com alma sinnimo de boa sorte. Uma pequena oferenda de doces colocada aos ps dessa boneca no dia do aniversrio da criana falecida para trazer prosperidade e afastar o azar e mau agouro.

Kokeshi (Japo)

Hinamatsuri
O Festival de Bonecas (, Hina-matsuri?), ou "Dia das Meninas" uma festa tpica japonesa, que ocorre no dia 3 de maro - terceiro dia do terceiro ms. Plataformas com panos (, hi-msen?) vermelhos em degraus so dispostas para expor as bonecas (, hina-ningy?), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviais, msicos com as vestimentas tradicionais do perodo Heian. O costume de exibirem-se bonecas comeou durante o perodo Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuam o poder de atrair os maus espritos, e assim protegeria o dono.O Hinamatsuri traz vestgios de um antigo costume japons chamado (, Hina-nagashi?, lit. balsa da boneca) no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, que dirige-se ao mar, levando junto consigo os males ou os maus espritos. O Hina Matsuri, ou Festival de Bonecas, uma tradicional celebrao japonesa realizada sempre no terceiro dia de maro para afastar maus espritos. Durante as celebraes, as famlias rezam pela felicidade e sade das meninas do pas. Mais de mil bonecas, vindas de diferentes partes do Japo, foram exibidas no salo principal do templo da cidade de Sendai, no norte do pas. Tradicionalmente, as bonecas so expostas em cima de um tapete de vermelho.

Hinamatsuri (japo)

Maia (Algarve-Portugal): As Maias e os Maias so bonecos confeccionados a partir de palha de centeio, farelos e trapos, vestidas com traje branco, cercadas de flores. A tradio da confeco dos bonecos foi esquecida com o passar do tempo, j que os mais novos no se interessavam em aprender a tcnica (mais ou menos como aconteceu com a profisso de barbeiro e sapateiro). Mas ainda no foi extinta. Originalmente, a festa com as Maias visava celebrar a Primavera. A celebrao da Flora fica evidente nos materiais que compes os bonecos. Posteriormente eles so ornamentados com jias, roupas e at uma maquiagem Entrementes, eram (e ainda so) entoados cantos humorsticos e com crticas cidas sociedade que promete e no cumpre.

Maia (Algarve-Portugal):

Bonecas brasileiras: Os bonecos gigantes de Olinda, a Calunga do Maracatu, Bonecas de barro de Pernambuco, a prpria Emlia e a boneca de Piche. Os modos de fazer as Bonecas Karaj foram inscritos no livro das Formas de Expresso e dos Saberes, reconhecidos como Patrimnio Cultural Brasileiro em 25 de janeiro de 2012, em reunio do Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural. De acordo com o DPI, alm de ser uma importante fonte de renda, as Bonecas Karaj representam uma expresso cultural e artstica que reproduz aspectos identitrios de extrema importncia para este grupo tnico. So consideradas representaes culturais que carregam significados sociais profundos e representam o ordenamento sociocultural e familiar dos Karaj. Devido a razes mitolgicas, ritualsticas e ligadas vida cotidiana e a fauna, as bonecas Karaj so tambm instrumentos de socializao das crianas que se enxergam nesses objetos e aprendem a ser Karaj. Ao brincar com as bonecas e observarem o modo como so produzidas, as meninas recebem importantes lies e aprendem as tcnicas e saberes associados sua confeco.

BONECAS KARAJS (Brasil)

Bonecas africanas: Na cultura ocidental a definio atual de um boneco muito estreita, significa um brinquedo para uma criana. Nem sempre tem sido assim. Na Itlia renascentista um boneco fazia parte da lista como fazendo parte do dote da noiva. A mulher era encorajada a dar banho, alimentar a boneca com a esperana de que ela futuramente poderia gerar uma criana agradvel e saudvel. Isto demonstra que no so s as culturas africanas a utilizarem os seus bonecos como rituais. Existem exemplos semelhantes em muitas outras culturas em todo o mundo. A boneca africana tambm no considerada um brinquedo. Ela tem um significado bastante diferente e utilizada com uma finalidade bem determinada. Uma lenda ashanti conta que h muitos anos uma mulher grvida, um dia, esculpiu e aprimorou uma linda estatueta de madeira. Trouxe-a consigo durante meses, at dar luz uma menina muito linda, semelhante estatueta que havia esculpido. Desde ento, todas as mulheres grvidas andam com uma estatueta s costas, que reproduz as formas anatmicas perfeitas, pelo menos segundo as tradies de beleza prprias da cultura.

A boneca pode ser mais ou menos estilizada, e a sua forma varia conforme se deseja ter um menino ou uma menina. Ter um rosto achatado e oval se a mulher desejar um rapaz, quase retangular se desejar uma menina. A boneca pode servir para muita coisa.Primeiramente, tem o poder de favorecer, pelo menos simbolicamente, a fertilidade feminina. Afasta os espritos malignos, pois se pensa que so eles a causa da infertilidade da mulher. Depois, serve para augurar mulher grvida que a criana que vai nascer seja saudvel e linda.A beleza no coisa natural, mas cultural; por exemplo, para os ashanti, ser belos significa ter o pescoo alongado e o rosto arredondado. Por isso, as bonecas so geralmente esculpidas com um pescoo longo e o rosto redondo e achatado. Pensamos que podemos, desta forma, influenciar a estrutura fsica da criana que vai nascer. Como ritual de ancestralidade e valores, as bonecas produzidas tradicionalmente na frica so utilizadas para representar pessoas falecidas e entes queridos. So tambm usadas para agradecer aos deuses pela boa sade, riqueza, as boas colheitas e incentivar a fertilidade.Elas so feitas a partir de materiais encontrados em seu ambiente natural, tem como base os desenhos das paredes de caverna pr histrica ou estatuetas de madeira e at mesmo de argila, e agora representadas por restos de tecido. Estas bonecas ou dolos foram usados como cones religiosos ou mgicos por muitos povos. Para muitas meninas negras tem um significado de afeto, pois elas so feitas pelas mes, tias, avs a fim de presentear com algo mais significativo do que um simples brinquedo um presente que conta um pouco da vida, um gesto de perpetuao e amor. Os materiais utilizados, as cores, e o design dos tarjes so uma reproduo fiel dos costumes de cada povo, no s de cada pas africano, mas mais especificamente de cada tribo.

Na Frana as bonecas se tornaram uma febre entre os nobres, elas eram enviadas s cortes pelos mais famosos estilistas de Paris para apresentar suas novas colees, eram usadas como as revistas de moda nos dias de hoje. As bonecas em geral so uma forma de trazer para a vida de uma pessoa o registro, o retrato dos costumes de uma famlia ou de um povo. Seja ela sua utilidade brincar ou decorar, sempre ter algo para contar de uma vida de uma pessoa a partir do momento que descobrirmos a simbologia que nela carrega. BONECAS DE PORCELANA As bonecas de porcelana so objetos de cobia de qualquer colecionador. No para menos. A beleza da escultura das cabeas, a expresso angelical e o cuidado com os detalhes colocam essas bonecas na categoria de obras de arte.Deveriam vir com uma etiqueta: mantenha fora do alcance de crianas! As bonecas Armand Marseille so as mais comuns de serem encontradas e de preo mais acessvel, se comparadas com as bonecas francesas.Em geral as bonecas so encontradas no mercado em condies precrias,necessitando de um bom trabalho de restaurao,especialmente na limpeza e na confeco de roupas novas, rplicas das originais, com tecidos de algodo, seda, rendas antigas e tudo cuidadosamente costurado mo.

Bonecas Francesas

Colecionadores de bonecas chegam a gastar R$ 500 mil com o hobby. Colees das chamadas 'fashion dolls' movimentam mercado. D para se perguntar por que quem aprecia e coleciona bonecas capaz de se dar ao luxo de pagar essa quantia, ou at mais, para adquirir bonecas raras? Primeiro, porque esse hobby caro, ento no para qualquer bolso. Depois, porque quem tem esse tipo de hobby apresenta um grau de sofisticao e bom gosto bem elevado, alm, claro de ter muita sensibilidade e valorizar o processo de confeco de cada boneca referente poca de produo da mesma. Refinamento cultural e esttico seria o trao que identifica esse tipo de pessoa!

Artistas lituanos criam bonecas de porcelana para adultos As bonecas costumam liderar o ranking dos brinquedos preferidos das meninas. Com o passar do tempo, muitas acabam deixando de brincar de boneca mas no todas. Pensando nas mulheres que, mesmo depois de crescidas, ainda gostam de colecionar bonecas, a empresa lituana Jolanta & Robert apostou em uma coleo artstica e delicada. Feitas de porcelana, as bonecas so produzidas artesanalmente e nenhum detalhe esquecido pelos talentosos artistas: desde a espessura dos clios at a textura do batom, sem falar nas roupas, confeccionadas com tecidos finos. Mais de uma dezena de modelos impressionam at os colecionadores mais exigentes.

Bonecas de pano Essas no poderiam ficar de fora de jeito nenhum! As bonecas atravessaram pocas e civilizaes. A boneca mais conhecida do Brasil a chamada "bruxinha de pano", de fabricao caseira, precria e tradicional na poca colonial, utilizada pelas crianas de baixa renda. Tornou-se, com o passar do tempo, uma marca forte da arte popular e do folclore, indicando sua regionalidade e sua etnia por meio dos tecidos e das cores das vestimentas, tipos humanos e indumentria. As primeiras bonecas, como as que temos hoje, aportadas no Brasil vieram com a famlia real em 1808, mas eram restritas s famlias mais ricas. As bonecas de pano eram, a princpio, objetos de magia negra herdadas da cultura africana trazida pelos escravos. Posteriormente, passaram a ser utilizadas como brinquedos pelas crianas das famlias de baixa renda e foram se popularizando com a passagem do tempo. Essas bonecas de pano serviram de modelo para Emlia, a boneca de pano mais famosa do Brasil, personagem dos livros de Monteiro Lobato. A partir das bonecas de pano, foram produzidas bonecas de plstico e vinil, cada vez com mais movimentaes. Fonte: http://oficinadebonecas.blogspot.com/2007/08/curiosidade-histriadas-bonecas.html

Texto adaptado de sites encontrados na internet. Imagens: retiradas da net. Msica: Jim Brickman - Cloudy Day

Вам также может понравиться