Вы находитесь на странице: 1из 35

SEGURANA NO LABORATRIO

AMANDA CABRAL FERNANDA PAIVA JAQUILENE CAVALCANTI LETCIA MIRANDA SARAH MENESES

Introduo
A palavra laboratrio significa labor = trabalho + oratium (ou oratorium) = local de reflexo. Portanto, laboratrio refere-se a um local de trabalho e concentrao, no necessariamente perigoso, desde que sejam tomadas certas precaues.
A apresentao a seguir tem como objetivo mostrar as devidas precaues a serem tomadas nos laboratrios destinados s aulas prticas de disciplinas como qumica e bioqumica, entre outras.

Segurana no Laboratrio
Os laboratrios so locais de trabalho necessariamente seguros, desde que sejam tomadas as devidas precaues, de acordo com a atividade desenvolvida. A segurana no ambiente de trabalho depende de ao de todos, por isso, antes de iniciar suas atividades, bolsistas e estagirios devem procurar informaes e orientaes a respeito dos procedimentos de segurana a serem adotados no laboratrio. recomendado que em cada laboratrio estejam disponibilizados instrues, procedimentos e normas de segurana, em local visvel. E que cada usurio (professores, alunos, instrutores e outros) tenha conhecimento de seu contedo.

Sinalizao no Laboratrio
O fluxo de sada e circulao de pessoal deve estar sinalizado de acordo a NR-26, do MTE. Os laboratrios qumicos devem seguir as normas de sinalizao por cores, que servem para identificao de equipamentos de segurana, delimitao de reas de risco e canalizaes empregadas para a conduo de lquidos e gases

Sinalizao no Laboratrio
Sempre que for necessria a identificao por cores deve ser acompanhada por sinais convencionais ou palavras. de fundamental importncia observar as placas de sinalizao de obrigaes, Proibies, avisos e emergncia, as quais devem ser seguidas para garantir a segurana individual e coletiva, a sade dos usurios, a preservao do meio ambiente e qualidade do trabalho.

Sinalizao de Segurana
Os sinais de aviso devem caractersticas intrnsecas: possuir as seguintes

Forma triangular; Pictograma negro sobre fundo amarelo, margem negra (a cor amarela deve cobrir pelo menos 50% da superfcie da placa).

Formas de Sinalizao
A sinalizao por cores de segurana deve obedecer as seguintes caractersticas:
Corresponder s especificaes da Portaria SIT 229/2011 (23) e a Norma ABNT, NBR 6493 de outubro de 1994, sobre o uso de cores para identificao de tubulaes, contendo a classificao das cores de segurana pelo sistema Munsell; Ser simples e resistentes; Ser visveis e compreensveis; Ser retiradas quando o risco desaparecer.

A sinalizao deve ser permanente para:


Proibies; Avisos; Obrigaes; Meios de salvamento ou de socorro; Equipamento de combate a incndios; Assinalar recipientes e tubulaes; Riscos de choque ou queda; Vias de circulao; Telefones de emergncia; Sada de emergncia.

A sinalizao deve ser temporria para:

Isolar locais de acidentes; Delimitar rea de procedimentos de riscos.

Sinalizao de Aviso
Indicam situaes de ateno, precauo ou verificao de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalaes, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc. As zonas ou salas ou recintos utilizadas para armazenamento de substncias perigosas em grandes quantidades devem ser assinaladas com um destes sinais. Tm forma triangular, o contorno e pictograma e preto e o fundo amarelo.

Sinalizao de Aviso

Sinalizao de Proibio

A sinalizao de proibio indica atitudes perigosas, de acordo com o pictograma inserido no sinal, utilizada em instalaes, acessos, aparelhos, locais de instrues e procedimentos. Apresenta forma circular, com contorno vermelho, fundo branco e pictograma na cor preta.

Sinalizao de Proibio

Sinalizao de Obrigao
Indicam comportamentos ou aes especficas e a obrigao de utilizar equipamentos de proteo individual de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalaes, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc. Tm forma circular, fundo azul e pictograma a branco.

Sinalizao de Obrigao
Proteo Obrigatria das mos Proteo Obrigatria dos ps Proteo Obrigatria do corpo Proteo Obrigatria da cabea

Proteo Obrigatria dos ouvidos

Proteo Obrigatria das vias respiratrias

Proteo Obrigatria dos olhos

Sinalizao de Emergncia
Fornecem informaes de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos e equipamentos, etc. Tm forma retangular, fundo verde e pictograma a branco.

Sada de Emergncia
De acordo com a NR-23, do MTE , que trata de Proteo contra Incndios, os locais de trabalho devero dispor de sadas em nmero suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandon-los com rapidez e segurana. Devero possuir largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros) e ter o sentido de abertura para fora, no devendo ser fechadas chave ou aferrolhadas durante as horas de trabalho.

Sada de Emergncia

As portas de sada devem ser dispostas de maneira a serem visveis, sendo proibido qualquer obstculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. recomendvel que sejam dotadas de visor.

Equipamentos de Emergncia
So equipamentos de uso em laboratrio que permitem executar operaes em timas condies de segurana tanto para o operador como para as demais pessoas. Devem permanecer em local de fcil acesso e todos devem ser treinados para sua utilizao. recomendvel que periodicamente sejam realizados testes de funcionamento e manuteno nos equipamentos.

Equipamentos de Emergncia
Chuveiro e Lava-olhos:
O chuveiro de emergncia deve ter o crivo de aproximadamente 30 cm de dimetro e seu acionamento ser por meio de alavancas (acionadas pelas mos) ou pelo sistema de plataforma. Deve ser instalado em local de fcil acesso de qualquer ponto do laboratrio e com espao livre demarcado de 1m. Os lava-olhos podero estar acoplados ou no ao chuveiro de emergncia.

Equipamentos de Emergncia
Manta corta-fogo
So recomendadas para laboratrios que trabalham com grandes quantidades de lquidos inflamveis e empregadas em casos de incndios que se estendam para as roupas do operador. A extino do fogo se d por abafamento. As mantas devem ser fabricadas com tecido no combustvel.

Equipamentos de Emergncia
Extintores de incndio:
Os extintores de incndio devem ser compatveis com materiais e equipamentos que esto sendo utilizados laboratrio. Para definio da quantidade e tipos extintores, sugere-se que seja consultado o Corpo Bombeiros na elaborao do projeto. os no de de

Equipamentos de Proteo Individual (EPI)

Equipamentos destinados a proteger o usurio do laboratrio em operaes com risco de exposio em que se podem ter emanaes de produtos qumicos, risco de quebras ou exploses de aparelhos de vidro, cortes com vidrarias, lminas, ferramentas perfuro-cortantes, etc. Os EPIs devem ser de boa qualidade e proporcionar o mnimo desconforto possvel, sem tirar a liberdade de movimento do usurio. So citados na sequncia os principais EPIs utilizados em laboratrios de ensino.

Proteo para os olhos


Os culos de segurana devem ser de boa anatomia para oferecer conforto necessrio para utilizao por horas a fio, no devendo interferir no campo de viso do analista. Diversos modelos so oferecidos pelas empresas de segurana, cada um para um determinado fim. As estruturas podem ser em plsticos (tipo policarbonatos) especiais mais recomendadas por serem leves, durveis e anatmicas.
culos de proteo (culos de ampla viso com tirante de elstico), com certificado de Aprovao (CA): Recomendado para trabalhos com lquidos corrosivos e concentrados (cidos e lcalis).

Proteo respiratria:
A seleo dos equipamentos dever levar em considerao os produtos qumicos e a concentrao a que o usurio do laboratrio estar exposto. Sendo assim, as operaes com exalao de produtos txicos fora da capela, devem ser feitas com uso de mscara de proteo com filtro adequado. Nos casos mais especficos e/ou de maior periculosidade, dever ser consultado um profissional habilitado na rea de segurana ou higiene ocupacional ou, ainda, a instituio de ensino poder recorrer ao rgo oficial que possui pessoal especializado nessa rea. Um exemplo de instituio nessa rea a FUNDACENTRO.

Proteo para mos e braos:


Uma das principais fontes de acidentes em laboratrios so as operaes com risco de cortes ou ferimentos, que ocorrem muitas vezes em virtude do despreparo, da aparente familiaridade e negligncia. Nestas operaes recomendvel o uso de luvas contra cortes (malha de ao ou kevlar ou similar). O uso de luvas necessrio em trabalhos com substncias txicas absorvveis pela pele e para proteo contra substncias qumicas perigosas, solventes, cidos, entre outras. O uso de luvas necessrio em trabalhos com substncias txicas absorvveis pela pele e para proteo contra substncias qumicas perigosas, solventes, cidos, entre outras.

Proteo para mos e braos:


As luvas devem ser constitudas de materiais que tenham resistncia suficiente para manter ntegra a barreira de proteo da pele, sob as diversas espcies de tenso a que sejam submetidas. Devem ser consideradas as condies fsicas e qumicas da operao, antes da definio do tipo de luva mais adequado ao uso. No caso de laboratrios de ensino, as luvas mais utilizadas para a manipulao de cidos e lcalis so as de ltex e PVC, e para operaes em fornos, muflas e estufas, so utilizadas as luvas resistentes a altas temperaturas, tipo kevlar ou similar. evidente que apenas um tipo de luva no ser satisfatrio para todos os usos. Mesmo nos laboratrios mais modestos, pode ser necessrio dispor de pelo menos quatro ou cinco tipos de luvas protetoras para uso cotidiano.

Proteo para pernas e ps:


Para a proteo das pernas, recomenda-se o uso de cala comprida de algodo, e para proteo dos ps, calados fechados com solado de borracha, tipo neoprene ou similar.

Proteo do tronco e braos


Para a proteo de tronco, recomenda-se a utilizao de aventais de manga longa com punho, comprimento na altura dos joelhos e confeccionados com tecido de algodo e sem cinto.

Equipamentos de Proteo Individual (EPI)


Os EPIs tambm podero ser utilizados em situaes ocasionais, como:
Em casos de emergncia. Um exemplo tpico no caso de derramamento de produtos qumicos. Provisoriamente, em perodo de instalao, reparos ou substituio dos meios que impedem o contato do trabalhador com o produto ou objeto agressivo. De acordo com a NR-6, do MTE (10), somente podero ser utilizados os EPIs com a indicao do C.A. (Certificado de Aprovao) expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego.

Notas
- Manter nomes e telefones de mdicos e/ou hospitais que possam prestar atendimento especfico em caso de acidentes em laboratrios. - Relacionar os produtos qumicos empregados, com danos e seus riscos, sintomas e tratamento especfico. - Antdoto universal: 1 parte de ch forte, 1 parte de leite de magnsia, 2 partes de po carbonizado (ou carvo ativo).

Concluso
Pode-se concluir que as regras e conselhos gerais para o desenvolvimento de um trabalho experimental seguro, esto principalmente relacionadas com a organizao. Isso significa que o tempo dedicado organizao racional das atividades desenvolvidas no laboratrio contribui na preveno de riscos qumicos, biolgicos e de acidentes com a manipulao de aparelhos.

Referncias Bibliogrficas
http://www.iq.ufrgs.br/cosat/inf_gerais/manual_seguranca.pdf http://www.iqm.unicamp.br/csea/docs/guiamontagemdelaboratorios.pdf http://www.ci.esapl.pt/lab/manual_de_boas_praticas.pdf http://www.crq4.org.br/sms/files/file/Guia%20de%20Laborat%C3%B3rio_ 2012.pdf http://people.ufpr.br/~cid/farmacognosia_I/Apostila/seguranca.pdf PROFA. DRA. SANDRA MARA MARTINS FRANCHETTI (Brasil). Departamento de Bioqumica e Microbiologia - LTARQ-IB - Unesp Rio Claro. Acesso em: 30 mar. 2013. Manual de Segurana e Regras Bsicas em Laboratrio. Rio Claro, 2002. 26 p. Disponvel em <http://www.rc.unesp.br/ib/bioquimica/Manual.doc>

RESPONSABILIDADE DE CADA UM ZELAR PELA PRPRIA SEGURANA E DAS PESSOAS COM QUEM TRABALHA.

OBRIGADA PELA ATENO!

Вам также может понравиться