Вы находитесь на странице: 1из 11

PROCESSO PSICODIAGNSTICO

Contrato com papis definidos e durao limitada que envolve:


Psiclogo

Conhecer Compreender
Tcnica Direciona

Cliente

Teoria

Problemtica

Filosofia T. Person. T. Desenv. Antropol. Psicopat.

Personalidade Diferentes Abordagens

-Aspec. Positivos -Aspec. Adaptativos -Aspec. Patolgicos

Diferentes vises de homem e de mundo

Em seus aspectos passados, presentes e futuros

Psicodiagnstico
O paciente busca auxlio em um momento muito particular de sua vida, quando foi rompido seu status quo psquico e, sozinho, no consegue mais lidar com a situao que pode ser sua ou de outra pessoa (filho)-> Momento de crise -> Ele ou algum (escola/mdico) j percebeu -> E isso deve ser observado antes de se iniciar uma pesquisa exaustiva sobre toda a histria do paciente: ele est em crise! O equilbrio psquico que a pessoa tinha era mantido por certas crenas acerca de si mesmo ou do mundo -> agora algo est em desacordo com elas -> esse desacordo pode ser acompanhado de sentimentos de dor e ansiedade, que tendem a despertar temores antigos e tornar ainda mais difcil sua condio interna atual(Ancona-Lopez,1995) => Da a atitude continente e emptica do diagnosticador, com disposio para escutar e incluir o paciente no processo, estimulando-o a participar ativamente do trabalho.

. Visa identificar foras e fraquezas no funcionamento psicolgico, com foco na existncia ou no de psicopatologia ou na tentativa de resoluo do problema apresentado. . Sem fantasias de onipotncia do psiclogo e impotncia do paciente. . Psicodiagnstico X Psicoterapia

Psicodiagnstico

Recupera-se de poca de crise e descrdito. Surge ancorado no modelo mdico: derivado da psicologia clnica, introduzida por D. Witmer (1896) e criada sob a tradio da psicologia acadmica e da tradio mdica. Sua paternidade atribuda a Galton (introduziu o estudo das diferenas individuais), Cattell (criador dos primeiros testes mentais), Binet (props utilizao do exame psicolgico como coadjuvante da avaliao pedaggica. No modelo mdico, o cliente era considerado como objeto e tudo que no tivesse a ver com a aplicao do teste afetava o trabalho => prestao de contas a outro profissional.

Continua ligado ao modelo mdico at o incio do sculo passado ganhando fora com o desenvolvimento da psicometria, da biologia e da diviso dos transtornos psiquitricos em orgnicos e funcionais (nfase nas classificaes nosolgicas). Com a difuso da psicanlise, busca nela a sua identidade: transferindo a dinmica do processo psicanaltico para o processo do psicodiagnstico => aproxima mais do cliente, mas supervaloriza a tcnica da entrevista, deixando os testes para 2 plano e gastando tempo prolongado. O processo psicodiagnstico tem caractersticas especficas: tempo limitado para entrevista e aplicao de tcnicas e testes que facilitem o diagnstico, que feito embasado num modelo terico especfico.

Finalidades do Psicodiagnstico:
Diagnstico(sem rtulos): primeira e principal finalidade => envolve testes e entrevistas => permite extrair concluses para prever o vnculo teraputico, momentos mais difceis do tratamento, riscos de desero. Avaliao do tratamento: o andamento do tratamento (retestes), observando os avanos, impasses ou prevendo altas. Como meio de comunicao: favorece a tomada de insight, contribuindo para que aquele que consulta adquira a conscincia de seu sofrimento para aceitar cooperar na consulta, ou perca certas inibies, possibilitando um comportamento natural. Na investigao: para criar novos instrumentos de explorao da personalidade, planejar a investigao para o estudo de uma determinada patologia, algum problema trabalhista, educacional ou forense.

Diagnstico: base de um bom trabalho em qualquer rea psicolgica => imprescindvel para se saber o que ocorre e suas causas (queixa) e pode ser realizado apenas com entrevistas. O psicodiagnstico diferente de um diagnstico psicolgico pois envolve um estudo mais profundo da personalidade e a utilizao de tcnicas e testes psicolgicos => esclarece-se o motivo manifesto e intui-se o latente. Prognstico Direcionamento ou Encaminhamento Teraputico

Visa objetivar o subjetivo e envolve:

Aplicaes
Psicologia Forense, do trabalho, social, hospitalar, educacional, vocacional, pesquisa, orientao familiar. O psicodiagnstico um estudo profundo da personalidade do ponto de vista clnico.

Da solicitao da consulta ao 1 encontro Entrevista Inicial => Enquadramento Planejamento dos instrumentos diagnsticos Aplicao das tcnicas => sem rigidez Estudo do material colhido => correlacionar os diferentes instrumentos utilizados entre si e com a histria de vida do indivduo e da famlia => buscar convergncias e recorrncias dentro do material. Devoluo Oral: cuidado com a onipotncia do psiclogo e com a ansiedade dos integrantes do processo, dando espao para o cliente e para suas reaes. Informe escrito, caso seja solicitado.

O Processo

Enquadramento:
1 -Varia de conforme profissional, suas caractersticas pessoais e tambm conforme caractersticas do consultante => adapta-se a cada caso => no deve ser feito sobre as bases dos aspectos infantis do terapeuta e cliente 2- Esclarece papis, objetivos e limites 3- Lugar e horrio, freqncia dos encontros e durao do processo 4- Honorrios - Tempo de durao do psicodiagnstico: Longo(insegurana do psiclogo) / Curto (onipotncia)

Вам также может понравиться