Вы находитесь на странице: 1из 14

Dissertao

Modelo II : Causa e Consequncia

Dissertao
Aprender
TEMA

Constata-se que, no Brasil, existe um grande nmero de correntes migratrias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades.
POR QU? Pergunta ao T.F RESPOSTA - causa 1 desenvolvimento.

O que acontece em razo disso ?

RESPOSTA - consequncia 2 desenvolv.

Dissertao
Estrutura
1 PARGRAFO 2 PARGRAFO 3 PARGRAFO 4 PARGRAFO
Apresentar o tema (T.F)

CAUSA
CONSEQUNCIA
Expresso conclusiva Reafirmar o tema Observao final

INTRODU O DESENVOLVER 1 DESENVOLVER 2 CONCLUSO

Dissertao
Aprender
TEMA

Constata-se que, no Brasil, existe um grande nmero de correntes migratrias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades.
POR QU? RESPOSTA POSSVEL

A zona rural apresenta inmeros problemas que dificultam a permanncia do homem no campo.

O que acontece em razo disso ?


As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condies de subsistncia e de trabalho.

Dissertao
Aprender
CAUSA

Nosso pas contraiu uma dvida externa de propores incalculveis.

TEMA

O Brasil tem enfrentado, nestes ltimos anos, gravssimos problemas econmicos.


Durante muito tempo canalizaremos uma enorme verba para o pagamento dessa dvida, em vez de utilizar esse capital em obras que beneficiam a populao.

CONSEQUNCIA

Dissertao
Aprender
CAUSA

A nao que deixa depredar as construes consideradas como patrimnio destri uma parte da Histria do seu pas.

TEMA

de fundamental importncia a preservao das construes que se constituem em patrimnios histricos.


Isso demonstra claramente o subdesenvolvimento de uma nao, pois, quando no se conhece o passado de um povo e no se valorizam suas tradies, despreza-se a herana cultural deixada por nossos antepassados.

CONSEQUNCIA

Dissertao
Aprender
CAUSA

A maioria dos parlamentares preocupa-se muito mais com discusso dos mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os problemas reais da populao .

TEMA

A maior parte da classe poltica brasileira no goza de muito prestgio e confiabilidade por parte da populao.
Os grandes problemas que afligem o povo brasileira deixam de ser convenientemente discutidos.

CONSEQUNCIA

Dissertao
Aprender
CAUSA

Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas.

TEMA

Muitos jovens deixam-se dominar pelo vcio em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez mais em nossa sociedade.
Acabam tornando-se dependentes dos psicotrpicos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inteis para si mesmas e para a comunidade.

CONSEQUNCIA

O problema das correntes migratrias


Todos sabem que, em nosso pais, h muito tempo, observa-se um grande nmero de grupos migratrios, os quais, provenientes do campo, deslocam- se em direo s cidades, procurando melhores condies de vida.
Ao examinar algumas das causas desse xodo, verifica-se que a zona rural apresenta inmeros problemas, os quais dificultam a permanncia do homem no campo. Pode-se mencionar, por exemplo, a seca, a questo da distribuio da terra e a falta de incentivo atividade agrria por parte do governo. A vida no campo torna-se cada vez mais difcil para quem tem poucos recursos. Em consequncia disso, visto, a todo instante, a chegada desse enorme contingente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condies de subsistncia e de trabalho. Cresce, portanto, o nmero de pessoas vivendo margem dos benefcios oferecidos por uma metrpole; por falta de opo, dirigem-se para as zonas perifricas e ocasionam a proliferao de favelas. Sem escolarizao adequada, vive de subempregos e muitos acabam deslizando para a marginalizao. Por tudo isso, s nos resta admitir que a existncia do xodo rural somente agrava os problemas do campo e da prpria cidade. Fazem-se, portanto, necessrias que os governos ofeream algumas medidas para tentar fixar o homem na terra. Assim, os cidados rurais e urbanos deste pas encontrariam, com certeza, melhores condies de vida.

Вам также может понравиться