Вы находитесь на странице: 1из 40

Metodologia da Pesquisa: O passo a passo da monografia

A MONOGRAFIA
O que uma monografia e que lugar ela ocupa no contexto universitrio?

RESPOSTA: A monografia uma pesquisa, ou seja, uma investigao planejada e racional que se vale dos recursos da metodologia cientfica para analisar problemas ou situaes, e assim buscar chegar tanto a concluses como a novas questes (geradoras de novas pesquisas); Num trabalho monogrfico o autor precisa demonstrar: domnio do assunto, capacidade de sistematizao e de pesquisa alm de uma boa dose de persistncia e criatividade.

O PASSO A PASSO DA MONOGRAFIA

1 3

Escolha do Tema; Pesquisa sobre o assunto

Elaborao do Mdulo 10

2 4

Elaborao do Plano de Pesquisa

Elaborao da Monografia

(1as. Verses e Final)

O Passo a Passo do Plano de pesquisa

PLANO DE PESQUISA

Tema Problema Justificativa Objetivos Hiptese Delimitao Metodologia

PLANO DE PESQUISA
Tema: (Fato ou fenmeno a ser estudado) - Livre, desde que relacionado ao curso em andamento; - Relevante para os dias atuais; - Dica: sugerir ao aluno que no sabe o que escolher que siga dois critrios bsicos alm da pertinncia e atualidade: Preferncias e Quantidade de fontes disponveis.

PLANO DE PESQUISA Tema:


Ex.:Curso de Docncia do Ensino Superior
A importncia do brincar na educao infantil INADEQUADO O papel do professor no ensino universitrio ADEQUADO O Currculo na Graduao em Biologia ADEQUADO

Ex.: Curso de Gesto de Recursos Humanos


A relao professor-aluno INADEQUADO O processo de seleo de pessoal em empresas de pequeno porte ADEQUADO

PLANO DE PESQUISA

Problema: (Questo central a ser enfocada em seu estudo) - mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa.

- O Problema deve ser formulado como uma PERGUNTA:

PLANO DE PESQUISA
Problema: Ex.: Curso de Docncia do Ensino Superior O papel do professor no ensino universitrio Problema: Quais as competncias necessrias para o professor universitrio?
Ex.: Curso de Gesto de Recursos Humanos O processo de seleo de pessoal em empresas de pequeno porte Problema: Qual o melhor formato de seleo para empresas de pequeno porte?

PLANO DE PESQUISA
Justificativa: (Razo ou motivo do trabalho) - Como o prprio nome sugere serve para justificar a importncia / relevncia do estudo em questo e os motivos da escolha do tema. - A justificativa aponta a IMPORTNCIA da pesquisa em desenvolvimento. Pense na seguinte pergunta: Por que importante estudar este assunto? Qual a relevncia social desta pesquisa? Como eu posso explicar para algum que no da rea porque considero este assunto um bom tema para uma monografia? Mnimo 15 linhas.

PLANO DE PESQUISA

Justificativa:
Ex.: Curso de Docncia do Ensino Superior O papel do professor no ensino universitrio Justificativa: Muitos professores que atuam no Nvel Superior no esto preparados para esta prtica. Formam-se em suas reas especficas (Medicina, Engenharia, etc) e exercem a docncia sem uma formao especfica. Por esta razo faz-se fundamental um estudo acerca do papel do professor no ensino universitrio. (...) Ex.: Curso de Gesto de Recursos Humanos O processo de seleo de pessoal em empresas de pequeno porte Justificativa: Os modelos de seleo de pessoal so normalmente planejados para organizaes de grande porte. Hoje, no Brasil, cresce o nmero de instituies de pequeno porte. Sendo assim, importante analisarmos os modelos de seleo de pessoal para empresas com este perfil . (...)

PLANO DE PESQUISA
Objetivos: Geral: O que o pesquisador deseja obter com o estudo. Deve estar estritamente ligado ao problema. (usar verbos no infinitivo) Especficos: Objetivos fundamentais para se responder ao objetivo geral. Outros objetivos que seu trabalho pretenda

PLANO DE PESQUISA
Objetivos: Formulados em tpicos. Dizem respeito aos objetivos DO ESTUDO. Principais verbos: - analisar (...); - discutir (...); - conceituar (...); - apresentar (...); - verificar (...); - definir (...).

PLANO DE PESQUISA
Objetivos:
Ex.: Curso de Docncia do Ensino Superior O papel do professor no ensino universitrio Objetivos: - Analisar o papel do professor no ensino universitrio; - Refletir sobre as competncias fundamentais ao professor universitrio. Ex.: Curso de Gesto de Recursos Humanos O processo de seleo em empresas de pequeno porte Objetivos: - Definir o perfil de empresas de pequeno porte e seu mercado de atuao; - Discutir os mtodos mais eficazes de seleo neste modelo de empresas.

PLANO DE PESQUISA
Hiptese:

- Trata-se de uma suposio, uma possvel resposta ao problema acima formulado. Exemplo: se eu jogo uma moeda para cima o que pode acontecer quando ela cair?
- Hipteses: Dar cara; dar coroa, cair em p, ficar preso no teto, cair e rolar at um buraco prximo....

PLANO DE PESQUISA
Hiptese:
Ex.: Curso de Docncia do Ensino Superior O papel do professor no ensino universitrio Problema: Quais as competncias necessrias para o professor universitrio? Hiptese: A capacidade de pesquisa e a habilidade em relacionamentos interpessoais so competncias fundamentais ao professor universitrio. Ex.: Curso de Gesto de Recursos Humanos O processo de seleo de pessoal em empresas de pequeno porte Problema: Qual o melhor formato de seleo de pessoal para empresas de pequeno porte? Hiptese: A seleo por entrevistas o mtodo mais apropriado para seleo de pessoal em empresas de pequeno porte.

PLANO DE PESQUISA

Delimitao: - Neste item, faz-se necessrio especificar a subrea especfica do estudo, ou foco da anlise: - Refere-se aos limites da investigao no que diz respeito aos instrumentos de pesquisa utilizados, a amostra, alcance, etc.

PLANO DE PESQUISA
Delimitao:
Ex.: Curso de Docncia do Ensino Superior O papel do professor no ensino universitrio Delimitao: professores do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraba. Ex.: Curso de Gesto de Recursos Humanos O processo de seleo de pessoal em empresas de pequeno porte Problema: Qual o melhor formato de seleo de pessoal para empresas de pequeno porte? Delimitao: Empresas de pequeno porte da regio metropolitana do Rio de Janeiro.

PLANO DE PESQUISA
Procedimentos Metodolgicos:

Explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa. Deve-se esclarecer o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados utilizados (questionrio, entrevista, etc.), detalhes relativos ao tempo previsto, formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
O procedimento metodolgico obrigatrio em qualquer monografia a pesquisa bibliogrfica.

PLANO DE PESQUISA
Procedimentos Metodolgicos:
Ex.: (cabvel em qualquer rea) Pesquisa bibliogrfica em livros e revistas acadmicas da rea, baseada inicialmente nos seguintes autores: SOBRENOME (ano), SOBRENOME (ano), entre outros. Alm da pesquisa bibliogrfica, o aluno pode ainda realizar outros procedimentos, tais como: pesquisa de campo: no esquecer de indicar o instrumento (questionrio, entrevista, entre outros); estudo de caso: no esquecer de especificar a instituio a a ser analisada.

O Passo a Passo da 1 verso da monografia

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Sumrio Introduo Metodologia Fundamentao Terica Bibliografia

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Sumrio
Indica a estrutura do trabalho monogrfico; Nomear captulos (em romanos) O mnimo de 3 e mximo de 5 captulos.
Ex.: Captulo I Ttulo Captulo II Ttulo Captulo III Ttulo

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Sumrio
importante observar se as palavras chaves que caracterizam o tema esto sendo referidas aqui. Cuidado com a lgica na distribuio dos captulos. Exemplo: Cap. I - Fundamenta o tema Cap. II Analise/discute o problema Cap. III - Prope uma soluo utilizando a razo do curso como uma ponte ao tema tratado.

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Introduo
Apresentao do estudo ao leitor. Rene itens como: o porqu da escolha do tema, descrio de sua importncia, dados atualizados sobre este e um pequeno resumo dos captulos que se seguiro.
Ateno: Os itens Tema, Problema, Justificativa, Objetivos e at as Hipteses do Projeto podem ser aproveitados aqui. A grande diferena que desta vez, ao invs de escrever sob a forma de tpicos, o aluno vai fazer um texto dissertativo.

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Introduo
Exemplo:

O tema deste estudo (ou pesquisa, ou monografia, etc...) (...) (TEMA). A questo central deste trabalho (...) (PROBLEMA). O tema sugerido de fundamental relevncia pois (...) (JUSTIFICATIVA). So portanto, objetivos desta pesquisa...(OBJETIVOS).

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Metodologia
Este item rene os passos seguidos no desenvolvimento do trabalho; Sobre a pesquisa bibliogrfica: Citar autores de referncia (principais); No caso de pesquisa prtica: Detalhar perfil do pblico estudado (amostra);

Indicar se vai utilizar questionrio(s) ou entrevista(s)

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Metodologia
Exemplo: Este trabalho trata de uma pesquisa bibliogrfica. Os principais autores utilizados na realizao deste trabalho ou desta pesquisa foram Fulano...Fulano...e Fulano. Citar pelo menos o nome dos 3 principais.

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA

Metodologia
Se voc estiver desenvolvendo tambm uma pesquisa de campo, importante tambm que defina o nmero e o perfil de pessoas a serem estudadas (amostra), alm do instrumento a ser utilizado. Se for uma entrevista, envie o roteiro; Se for um questionrio, envie o modelo das perguntas;

PRIMEIRA VERSO DA MONOGRAFIA FUNDAMENTAO TERICA


Neste momento o aluno comea a formular seu texto terico, fundamentando-o com referncias bibliogrficas e destacando os principais temas, conceitos e mtodos que dizem respeito a sua monografia. Este material ser posteriormente utilizado nos captulos da monografia. Caso o aluno j tenha claro a diviso dos captulos, pode apresentar sua fundamentao j subdividida nos captulos. Neste mdulo, o aluno deve nos enviar no mximo 15 pginas de texto, ou seja, no necessrio formular todo o desenvolvimento terico nesta etapa.

FUNDAMENTAO
Uma monografia deve necessariamente incluir citaes?

RESPOSTA: A monografia um trabalho fundamentado e como tal precisa estar pautada em outros estudos e pesquisas o que implica em uma consulta a uma bibliografia pertinente e atualizada e a citao das mesmas que pode ser feito de forma direta ou indireta;
Fontes histricas, dados numricos (estatsticas, tabelas, grficos), por exemplo, precisam ser referenciados. Ex: IBASE (2003); Anurio (2001), etc. As obras citadas na bibliografia devem constar do corpo da monografia e vice-versa.

CITAO DIRETA:
Como devo fazer uma CITAO DIRETA?

Definio: Transcrio textual de parte da obra do autor consultado. Nesse caso e preciso indicar autor, data e a pgina ao final da citao.

Exemplo: Indiscutivelmente devese indicar sempre, com mtodo e preciso, toda documentao que serviu de base para a elaboracao da pesquisa (BERVIAN, 1978, p. 97).

CITAO INDIRETA:
Como posso fazer uma CITAO INDIRETA?

Definio:
Texto baseado na obra (ideias) do autor consultado, consistindo em uma transcrio no literal da(s) idia(s) do autor consultado. Nesse caso, basta indicar apenas a data, no havendo necessidade de indicao da pgina.

Exemplos:
Barras (1979) ressalta que, apesar da importncia da arte de escrever para a cincia Segundo Carvalho (2002) Educao Ambiental .... a

Reconfigurando seus valores e crenas a sociedade vai se constituindo e diferenciando (Campos, 2001).

CITAO DA CITAO (APUD):


Transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada. Indicar o autor da citao, seguido da data da obra original, a expresso latina "apud", o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a pgina onde consta a citao. Ex.1: O homem precisamente o que ainda no . O homem no se define pelo que , mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). Apud Termo em latim que significa em, citado por, conforme

Citaes da internet e documentos eletrnicos:


No corpo do texto se existir autor, instituio e pgina citar como se fosse um livro. Caso no haja nada disso colocar entre parnteses o endereo ao final da citao, grfico, tabela, etc. Ex: (www.vezdomestre.edu.br)

Na webgrafia colocar: Autor ou Instituio responsvel (se existir), nome do artigo /matria (se constar), endereo da pgina e data de acesso. Destacar ttulo (itlico ou negrito) Ex.1: GENTILE, P. A Escola Mata a Curiosidade.<URL: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/168_dez03/html /falamestre> data de acesso: 20/03/05. Ex.2: SHELL Gs Natural e Gerao de Energia. <URL: http:// www.Shell. com.br> Acessado em: 22/02/05.

BIBLIOGRAFIA
A monografia um trabalho fundamentado. Precisa estar pautado em outros estudos e pesquisas o que implica em uma consulta a uma bibliografia pertinente e atualizada;

Fontes histricas, dados numricos (estatsticas, tabelas, grficos) precisam ser referenciados.
Ex: IBASE (2003); Anurio do RJ (2001), etc. As obras citadas na bibliografia devem constar do corpo da monografia e vice-versa, isto , no devem existir autores / obras na bibliografia que no sejam mencionadas do corpo maior da bibliografia. As obras citadas na bibliografia devem estar em ordem nome principal da obra precisa ser destacado

Para terminar que tal relembrar cada mdulo de Orientao do Trabalho Monogrfico?

Mdulo 9

Mdulo 10

Mdulo 11

Plano de Pesquisa
Tema Problema Justificativa Objetivos Hiptese Metodologia Delimitao

Mdulo 10
Introduo Metodologia Proposta de Sumrio Fundamentao Terica Bibliografia Bsica

Verso completa para correes (COPIO)


Capa Folha de rosto Agradecimentos e Dedicatria Resumo Metodologia Sumrio Introduo Captulos (I,II, etc.) Concluso Bibliografia Anexos

Verso final (com as correes do orientador)


Capa Folha de rosto Agradecimentos e Dedicatria Resumo Metodologia Sumrio Introduo Captulos (I,II, etc.) Concluso Bibliografia Anexos

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

Parte 1
Capa; Folha de rosto; Agradecimentos; Dedicatria; Resumo; Metodologia; Sumrio;

Parte 2

Parte 3

Introduo; Captulos; Concluso;

Bibliografia; Anexos.

Quando uma monografia precisar ser reformulada?

Assunto inadequado ao curso em andamento;


Nmero de pginas inferior a 30; Formatao inadequada ao exigido no mdulo 11; Tema e desenvolvimento diferente do plano ou md. 10 enviado e aprovado pelo orientador; Faltam partes essenciais da monografia: Resumo, metodologia, introduo, mnimo de trs captulos, concluso e bibliografia;

Que outros fatores podem levar reformulao?

Dvidas quanto a autoria do material enviado (suspeita de clonagem ou plgio); Contiver muitos erros de grafia, de digitao e trechos confusos (ininteligveis); Falhas graves de formatao como ausencia de capa, folha de rosto, captulos mal definidos e envio da verso final sem encadernao; Monografia OK, mas enviada sem mdulo 10.

Вам также может понравиться