Вы находитесь на странице: 1из 15

CLASSIFICAO E PARENTESCO EVOLUTIVO

Francislainy C M Policarpo

CLASSIFICAO E PARENTESCO
Lineu no acreditava na evoluo dos seres vivos. Para ele, o nmero de espcies era fixo e teria sido definido por Deus no momento da criao. Seu sistema de classificao no procurava estabelecer relaes de parentesco entre os seres vivos.

CONCEPO DE DARWIN
Ideia de parentesco evolutivo entre as espcies. Darwin, conclu que as semelhanas e diferenas entre os seres vivos resultam de sua histria evolutiva (Filogentica). Duas espcies que descedem de um ancestral mais recente devem ter mais semelhanas entre si do que com outras espcies com as quais compartilham ancestrais mais remotos. RVORE GENEALGICA

RVORES FILOGENTICAS
So diagramas (cladstica) que representam as relaes de parentescos evolutivos entre grupos de seres vivos. Esses diagramas so chamados de rvores porque consistem de linhas que se bifurcam sucessivamente , como os galhos de uma rvore.

RVORES FILOGENTICAS
Nas rvores filogenticas, a diviso de um ramo em dois indica que uma espcie ancestral, naquela etapa do processo, separou-se em duas novas espcies. Cada espcie atual representa a ponta de um ramo da rvore filogentica; descendo por um ramo dessa rvore encontraremos o ponto em que ele se une ao ramo vizinho ( um n), que indica o ancestral mais recente que as duas espcies tm em comum.

CLASSIFICAES BIOLGICAS
At pouco tempo, baseavam-se quase exclusivamente na comparao de caractersticas morfolgicas e anatmicas. Nos ltimos anos, porm, a taxonomia tem sido revolucionada pelo emprego de tcnicas avanadas de Biologia Molecular, que permitem comparar a composio qumica dos mais diversos seres vivos, principalmente quanto s protenas e aos cidos nuclicos (DNA e RNA).

SISTEMAS MODERNOS DE CLASSIFICAO BIOLGICA


Atualmente h duas correntes principais em Sistemtica, que se distiguem quanto ao mtodo que utilizam e quanto ao significado que atribuem classificao biolgica. Essas duas correntes so chamadas de Fentica e Filogentica.

FENTICA
A classificao deve expressar a semelhana entre categorias taxonmicas com base no maior nmero de caractersticas possvel, mesmo que no reflita a histria evolutiva de um grupo. Por se basear exclusivamente na anlise quantitativa das caractersticas, a Fentica denominada tambm de Taxonomia Numrica.

FENTICA - similaridade de estrutura.


caranguejos

lapa
crustceos

crustceos molusco
cracas

FILOGENTICA
A relao histrica, resultante da evoluo, entre taxa terminais, representada em forma de rvore da histria evolutiva Objetivos: Determinar a histria evolutiva do gene, da funo ou da espcie; Caracterizar ancestrais; Estimar tempo de divergncia entre dois organismos desde o ltimo ancestral compartilhado Caracterizar famlias gnicas e proticas (uso de formas parlogas)

FILOGENTICA - os agrupamentos baseiam-se no padro da sua histria evolutiva


caranguejos lapa

cracas

A ORIGEM DO HOMO SAPIENS

Na era pr-molecular pensava-se que os grande macacos formavam um clado separado dos humanos e que os humanos divergiram dos macacos no mnimo 15-30 milhes de anos.

DNA mitocondrial, genes nucleares e hibridao DNA/DNA mostram que os bonobos e chimpanzs so mais relacionados aos humanos que aos gorilas.

classificao por descendncia no pode ser inventada por bilogos, ela pode apenas ser descoberta
Theodosius Dobzansky

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
AMABIS, Jos Mariano, MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Clulas. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2004.

Вам также может понравиться