Вы находитесь на странице: 1из 14

E.B 2.

3 Vasco Santana
Ano Lectivo 2008/2009

Introduo

As doenas sexualmente transmissveis, tambm conhecidas por doenas venreas, so doenas provocadas por bactrias, fungos e vrus que se transmitem por contacto sexual, quando um dos parceiros se encontra infectado. A Sfilis, o Herpes genital, a Hepatite B e a SIDA so exemplos de algumas infeces sexualmente transmissveis. Este tipo de doenas so, ainda hoje, um grave problema de sade pblica, uma vez que, apesar de haver tratamento e cura na maioria dos casos, aumenta todos os anos o nmero de pessoas infectadas. A mudana de hbitos sexuais dos adolescentes e jovens e a falta de informao sobre estas doenas faz com que as mesmas se transmitam rapidamente. O objectivo deste trabalho que os alunos conheam algumas doenas/infeces sexualmente transmissveis e o seu impacto no organismo humano. O nosso grupo de trabalho decidiu escolher a Sfilis por ser uma doena sexualmente transmissvel pouco falada, razo pela qual gostaramos de aprender mais e transmitir tambm essas informaes aos nossos colegas.

SFILIS

A sfilis uma doena infecto-contagiosa causada pela bactria Treponema pallidum, que para sobreviver, precisa de um ambiente quente e hmido. A sfilis tambm conhecida por cancro duro. Apesar de ser contagiosa e perigosa, curvel se for tratada a tempo. Esta doena transmitida por via sexual e para o feto durante a gestao. A sfilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fgado, rgos genitais, olhos, sistema nervoso e corao.

Zonas de contagio da Sfilis

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da sfilis so vrios, dependendo do estgio em que se encontra. A sfilis no tratada uma doena crnica que evolui por perodos sintomticos, alternando com intervalos longos sem sintomas. A evoluo da sfilis pode ser dividida em trs perodos distintos, a sfilis primria, a sfilis secundria e a sfilis terciria.

PROGRESSO DA DOENA
SFILIS PRIMRIA

A sfilis primria manifesta-se aps um perodo de incubao varivel de 10 a 90 dias, com uma mdia de 21 dias aps o contacto. Duas ou trs semanas depois, os gnglios linfticos aumentam de volume. Aparece assim uma ulcerao firme e dura que ocorre no ponto exposto inicialmente bactria, geralmente o pnis, a vagina, o recto ou a boca. O diagnstico no homem muito mais fcil, pois a leso no pnis chama a ateno, enquanto a leso na vagina pode ser interna e somente vista atravs de exame ginecolgico.

PROGRESSO DA DOENA

SFILIS SECUNDRIA

O segundo estgio inicia-se entre o primeiro e o quinto ms. caracterizado por um mal-estar geral, anemia, anorexia, febre, dores de cabea e garganta, tumefaco dos gnglios e eroses mucosas. Manchas tipo placas tambm podem aparecer nas mucosas genitais ou orais. O paciente muito contagioso nesta fase. Durante este tempo mesmo sem tomar a medicao, os sintomas podem desaparecer. Este perodo pode durar de poucos anos ou at a vida toda.

PROGRESSO DA DOENA

SFILIS TERCIRIA

Esta fase acontece um ano depois da infeco inicial, mas pode levar dez anos para se manifestar. J foram conhecidos casos onde esta fase aconteceu cinquenta anos depois da infeco inicial. Este estdio caracterizado por leses nas artrias e tumoraes moles nos rgos e tecidos, podendo atingir qualquer rgo do corpo. As manifestaes mais graves incluem neurosfilis e a sfilis cardiovascular. Complicaes neurolgicas nesta fase incluem a paresia generalizada demencial que resulta em mudanas de personalidade e mudanas emocionais.

PROGRESSO DA DOENA
SFILIS CONGNITA

Acontece quando uma criana nasce de uma me com sfilis primria ou secundria e detectada no nascimento ou pouco depois, apesar de nalguns casos se manifestar s na puberdade ou at mais tarde. Pode provocar leses frequentes na aorta e afectar as coronrias, provocando a angina de peito, enfarte do miocrdio ou leses por insuficincia cardaca. A morte por sfilis congnita normalmente por hemorragia pulmonar.

MODOS DE PREVENO DA DOENA

O mtodo mais seguro da preveno da sfilis, ou qualquer outra IST, a abstinncia sexual. Em caso de relao sexual, deve-se usar preservativo. muito importante que o preservativo esteja bem colocado: o mais pequeno erro na colocao pode aumentar consideravelmente o risco de transmisso. necessrio desmitificar o facto de que lavar os genitais ou mesmo urinar, previne a transmisso de doenas sexualmente transmissveis. Qualquer ferida ou erupo deve ser motivo para interromper as actividades sexuais e procurar um mdico com a mxima urgncia.

DIAGNSTICO E TRATAMENTO

A sfilis tratvel e importante iniciar o tratamento o mais cedo possvel, porque aquando da progresso para a sfilis terciria, os danos causados podero ser irreversveis, nomeadamente no crebro. Para diagnosticar a sfilis o mdico procura leses por todo corpo, inclusiv na vagina e pnis, colo do tero e recto. Se forem encontradas leses, estas sofrem uma pequena inciso para se retirarem fragmentos e ser feita uma anlise microscpica com o objectivo de verificar a existncia da bactria. O tratamento consiste numa injeco intramuscular de penicilina durante vrios dias ou semanas. O tratamento mata a bactria que causa a sfilis e previne danos futuros. No entanto, no repara os danos j causados. Os indivduos que tm reaces alrgicas penicilina podem ser tratados com eritromicina ou tetraciclina por via oral.

DADOS EPIDEMIOLGICOS

Em Portugal, entre 2002 e 2006, foram declarados, em mdia, 124 casos por ano de sfilis. A incidncia mxima ocorre entre os 15 e os 44 anos.

CONCLUSO

A sfilis inicia-se 3 semanas aps o contgio, no local da infeco. Aparece um pequeno ndulo rosado que evolui para uma lcera indolor. O contgio d-se quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em qualquer zona que tenha uma pequena ferida, arriscado. No h contgio atravs dos sanitrios, toalhas e outros objectos.

CONCLUSO

Вам также может понравиться