Вы находитесь на странице: 1из 83

Poltica Nacional de Recursos Hdricos

Professora: Ms. Marli Deon Sette 2012.2 e-mail marli@ladesom.com.br Web: www.marli.ladesom.com.br
Obs: Este Material no substitui a bibliografia recomendada

Poltica Nacional de Recursos Hdricos

Legislao: Constituio: Art. 20, 26, 225. Cdigo de guas Decreto n 24.643/1934. Lei 9.433/97 - Institui a PNRH. Lei 9.984/00 - Regulamenta e institui a ANA, entidade federal encarregada de implementar SNRH e coordenar a PNRH Legislao Estadual

Poltica Nacional de Recursos Hdricos Resolues Conama 357/05 e 20/86: Classificao dos Corpos dagua, Diretrizes ambientais, condies para lanamentos de efluentes, etc.

Consideraes Iniciais: O problema da gua.


consideraes retiradas principalmente de: Tucci, Carlos E. M. in Inundaes Urbanas na Amrica do Sul / Tucci, Carlos E. M. e Bertoni, Juan Carlos. (organizadores). Porto Alegre: Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 2003. ISBN: 85-88686-07-4 - I. CDU 556.16

Consideraes Iniciais

Nos ltimos anos o total de gua globalmente retirado dos rios, aqferos e outras aumentou nove vezes, enquanto que o uso por pessoa dobrou e a populao cresceu trs vezes; em 1950, as reservas mundiais representavam 16,8 mil m3/pessoa hoje representa 7,3 mil m3/pessoa tendncia 4,8 mil m3/pessoa (Unesco, 1999);

Consideraes Iniciais

cerca de 460 milhes de pessoas (8% da populao mundial) sofrem falta freqente de gua e aproximadamente 25% esto indo para o mesmo caminho; Escassez Quantitativa: possvel que 2/3 da populao mundial sofra dessa escassez quantidade de gua.

Consideraes Iniciais

a) b)

c)
d)

e)

Escassez Qualitativa: diz respeito a inadequao do uso da gua e de produtos que a contaminam, de forma a fazer os recursos hdricos perderem qualidade: Ex: esgoto domstico tratado (20%). O aumento da urbanizao, de uso de produtos qumicos na agricultura e das indstrias aumenta o retorno da gua contaminada aos rios. As cidades perdem 40 a 65% da gua colocada no sistema de distribuio. Hoje, 1 bilho e 100 mil pessoas no tem gua tratada fantstico dia 11/03/2007. 65% das internaes hospitalares so provenientes de doenas transmitidas pela gua.

Anlise grfica do Brasil e do mundo.

Mapa do mundo: fonte www.barnabitas.org/DIRECCIONES.html

Veja abaixo, como distribuda a gua na superfcie brasileira

Atualidades do Vestibular do Almanaque Abril 2004. So Paulo: Editora Abril, 2004. 242 p.

Demanda por regies no pas.


B

(fonte: Panizzi, notas de aula 2002)

A C
Demanda Total (m3/s)
< 15 15 - 30 30 - 60 60 - 120 > 120

D E G H I
PARANABA Litoral RJ GRANDE TIET Litoral SC

SO FRANCISCO (m dio)

M
PARAN IBICU

Regi es Hidrogr ficas Estados


BRASIL Demanda Total = 2.178 m3/s

K J

GUABA Litoral RS

Demanda por usos no pas.

(fonte: Panizzi, notas de aula 2002)

Demanda Total do Pas: 2.178 m 3/s 6% 21%

5% 12%
URBANA RURAL ANIMAL INDUSTRIA IRRIGAO

56%

A quantidade total de gua na Terra distribuda da seguinte maneira:


Dados retirados de: www.cunolatina.com.br (guia de estudos da gua 1. A importncia da gua para a vida).

gua Salgada 97% Oceanos e Mares gua Doce 3% Calotas polares e geleiras (75%); Subsolo: entre 3.750m e 750m (13,7%) acima de 750m (10,7%); Lagos (0,3%); Rios (0,03%); Solo/umidade (0,06%); Atmosfera/vapor dgua (0,035%).

Escassez, conflito e direito.

Escassez, conflito e direito. Em decorrncia da alta demanda e da escassez decorrente disso, surge o Direito para buscar dirimir os conflitos sociais, econmicos e ambientais, por meio de leis, normas, resolues, portarias, etc.

Em termos gerais, as legislaes ambientais orientam-se para os instrumentos de comando e controle, so (Nogueira, 2002): a) ambientais b) de emisses c) tecnolgicos.

Instrumentos de poltica: padres

Padres ambientais - nvel no suplantado de uma determinada qualidade ambiental considerada desejvel. Ex. o padro ambiental para o oxignio dissolvido em um rio no pode ser inferior a 3 partes por milho (3 ppm), sendo este, ento, o menor nvel de oxignio dissolvido que pode ser permitido em tal rio;

Instrumentos de poltica: padres

Padres de emisso - nveis no superveis de quantidades de emisses de um determinado contaminante. O vnculo dos padres de emisso e os de qualidade ambiental dependem de fatores climticos, hidrolgicos, humanos, etc.

Instrumentos de poltica: padres


Padres tecnolgicos- determinam as tcnicas ou prticas que devem ser adotadas ou seguidas pelos agentes econmicos (poluidores potenciais). Alm dos instrumentos de fixaes de padres comando e controle a legislao ambiental inovou ao introduzir mecanismos econmicos, como, por ex., a cobrana pelo uso da gua, por entender que um mecanismo mais flexvel que possibilita aos agentes econmicos agirem alm das metas mnimas estabelecidas.

Agenda 21

Agenda 21

Agenda 21
A AGENDA 21, pode ser classificada como um dos grandes marcos para a criao da Poltica de Recursos Hdricos, tendo em vista que a comunidade internacional concebeu, aprovou e assumiu compromissos com a mudana da matriz de desenvolvimento no sculo XXI, durante a Rio 92.
O que a AGENDA 21? um plano de ao para ser adotado global, nacional e localmente, por organizaes do sistema das Naes Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as reas em que a ao humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa j realizada de orientar para um novo padro de desenvolvimento para o sculo XXI, cujo alicerce a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econmica, perpassando em todas as suas aes propostas.

Agenda 21
O termo "AGENDA" foi concebido no sentido de intenes, desgnio, desejo de mudanas para um modelo de civilizao em que predominasse o equilbrio ambiental e a justia social entre as naes. Contendo 40 captulos, a Agenda 21 Global foi construda de forma consensuada, com a contribuio de governos e instituies da sociedade civil de 179 pases, em um processo que durou dois anos e culminou com a realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, tambm conhecida por Rio 92.

Constituio Federal e Lei 6.938/81.

A gua e a Constituio Federal de 1.988

A CF/88 no artigo 225 estabelece que todos tem direito e ao Poder Pblico e coletividade incumbe a defesa do meio ambiente. Os recursos hdricos integram o meio ambiente como elemento vital. Tambm estabeleceu a dominialidade da gua dispondo que a gua um bem de domnio pblico pertencendo aos Estados e Unio (artigos 20, III e 26, I).

A gua e a Lei 6.938/81


Por seu turno a Lei da PNMA, em seu art. 2 ao tratar dos objetivos, relacionou como princpio: II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar.

Lei da Poltica Nacional de Recursos Hdricos Lei 9.433/97

Lei 9.433/97
Somente em 1997, com a promulgao da Lei da Poltica Nacional de Recursos Hdricos (Lei 9.433/97 - PNRH), a legislao apresentou um novo cenrio com relao aos Recursos Hdricos.

Nela so relacionados, princpios, objetivos, instrumentos, etc...

Princpios (art. 1)

Princpios (tambm denominados fundamentos)- Lei 9433/97, art 1

I - domnio pblico;

II - recurso natural limitado, dotado de valor econmico;


III prioridade em caso de escassez de gua.

IV gesto dos RH proporcional ao uso mltiplo das guas;


V - a bacia hidrogrfica como unidade territorial para implementao da PNRH e atuao do SNGRH. VI - a gesto descentralizada e participativa.

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

a) Domnio pblico: diz-se de domnio pblico aqueles bens afetados ao gozo e servio comum do povo, como estradas, canais, rios, lagos, etc. O domnio dos recursos hdricos pela Unio e pelos Estados no tem a conotao de propriedade inscritvel no registro imobilirio, mas, significa a responsabilidade pela preservao do bem, guarda e gerenciamento, objetivando a sua perenidade e uso mltiplo, bem como do poder de editar as regras aplicveis.

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

Na realidade, essa dominialidade pblica da gua determinada pela lei supracitada, no transforma o Poder Pblico federal e estadual em proprietrio da gua, mas torna-o gestor desse bem, no interesse de todos.

Do Domnio das guas


Domnio da Unio
Art. 20. So bens da Unio: III - os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, ou se estendam a territrio estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais.

Domnio do Estado
Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados: I - as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da Unio.

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

b) Recurso Natural limitado e dotado de valor econmico gua um bem limitado, e todo bem limitado passvel de sofrer escassez, em funo disso, possui valor econmico.

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

c) Escassez:

em situaes de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais.

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

d) Usos Mltiplos da gua A disponibilidade dos recursos das guas deve ser repartida entre os mltiplos usurios com igualdade de oportunidades, mas de modo tal que o benefcio social lquido seja maximizado. Ex. O uso da gua para produzir alimentos ou para lavar carro.

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

e) Bacia Hidrogrfica: A idia de bacia hidrogrfica est associada a noo de nascentes e divisores de gua e caractersticas de cursos de gua principais e secundrias denominadas afluentes; Unidade fisco-territorial de planejamnto e gerenciamento; Novo conceito de administrao espacial;

Relacionada a causa-e-efeito a serem consideradas na gesto dos recursos hdricos.

Bacias Hidrogrficas do Brasil. Fonte: www.economiabr.defesabr.com/economia_futuro.htm

Mato Grosso - Estado das guas (fonte: Panizzi, notas de aula 2002).

PRINCPIOS - Lei 9433/97, art 1

f) Gesto Descentralizada e Participativa: A gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do: Poder Pblico; Usurios da gua; Sociedade Civil Organizada (ongs, oscip, entidades civis).

Sistema Estadual de Recursos Hdricos


CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS: rgo Colegiado com Representante do Poder Pblico e Sociedade Civil Deliberativo COMITS ESTADUAIS DE BACIAS HIDROGRFICA: rgo Colegiado com Representantes do Poder Pblico e Usurios da guas da Bacia No deliberativo CEHIDRO

RGO COORDENADOR GESTOR da Poltica Estadual de Recursos Hdricos: SEMA

Objetivos (art. 2)

Objetivos - Lei 9433/97, art 2

I - assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos; II - a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel; III - a preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

Diretrizes Gerais de ao (art. 3 e 4)

Diretrizes gerais - Lei 9433/97, art 3 e 4

A articulao do planejamento de RH com o dos setores usurios e com os planejamentos regional, estadual e nacional. A Unio articular-se- com os Estados tendo em vista o gerenciamento dos recursos hdricos de interesse comum. A adequao da gesto s diversidades biticas, demogrficas, econmicas, sociais e culturais das diversas regies do Pas.

Instrumentos da PNRH (art. 5)

Constituem-se Instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos art.5

1 Planos de recursos hdricos


2 - Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua 3 -Da Outorga De Direitos De Uso De Recursos Hdricos 4 - Da Cobrana Do Uso De Recursos Hdricos 5 - Do Sistema De Informaes Sobre Recursos Hdricos

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, I Planos de recursos hdricos

A) Plano de recursos Hdricos (art. 6):


Os Planos de Recursos Hdricos so planos diretores que visam a fundamentar e orientar a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e o gerenciamento dos recursos hdricos. So planos de longo prazo, com horizonte de planejamento compatvel com o perodo de implantao de seus programas e projetos.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, I Planos de recursos hdricos

a) b) c)

d)

e) f) g)

Os planos devem conter, no mnimo os seguintes contedos: diagnstico da situao atual dos recursos hdricos; anlise de crescimento demogrfico, de evoluo de atividades produtivas e de modificaes dos padres de ocupao do solo; balano entre disponibilidades e demandas futuras dos RH, em quantidade e qualidade, com identificao de conflitos potenciais; metas de racionalizao de uso, aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos recursos hdricos disponveis com as respectivas medidas, programas e projetos a serem implantados, para o atendimento das metas previstas; prioridades para outorga de direitos de uso de recursos hdricos; diretrizes e critrios para a cobrana pelo uso dos recursos hdricos; propostas para a criao de reas sujeitas a restrio de uso, com vistas proteo dos recursos hdricos.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, I Planos de recursos hdricos

Os Planos de Recursos Hdricos sero elaborados por bacia hidrogrfica, por Estado e para o Pas. Em suma, O Plano de Recursos Hdricos um instrumento de planejamento e gesto na legislao que estabelece a PNRH para bacia hidrogrfica. Para conhecer o Plano Nacional de Recursos Hidricos, visite a pgina www.marli.ladesom.com ou www.marli.ladesom.com.br (plano apresentado pelo Secretrio Nacional de recursos hidricos - Joo Carlos Bosco , no encontro Nacional Para Avaliao de Polticas do MA ENAPA Braslia, 29/06/2006).

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, II - Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua.

B) Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua, visa a: a) assegurar s guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a que forem destinadas; b) diminuir os custos de combate poluio das guas, mediante aes preventivas permanentes.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, II - Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua.

Para tanto necessrio um diagnstico do corpo dagua a ser enquadrado. A Resoluo CONAMA n 20/86, determinou o enquadramento dos RH em corpos de gua doces, salobras, salinas, etc... Tambm separou em classes, para demonstrar a qualidade da gua. Os rios do MT so classificados na classe II (sem problemas). O Conselho Nacional de Recursos Hdricos aprovou a Resoluo n 12/2000, que estabeleceu procedimentos para o enquadramento de corpos de gua, seguindo os preceitos da Lei das guas.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, III - Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua.

C) Da Outorga De Direitos De Uso De Recursos Hdricos: Ato administrativo emanado da autoridade competente com vistas a assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua (Unio, Estados ou DF). Esto sujeitos a outorga pelo Poder Pblico os direitos dos seguintes usos de recursos hdricos, por ex. lanamento em corpo de gua de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, tratados ou no, aproveitamento dos potenciais hidreltricos e outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da gua existente em um corpo de gua.
Independem de outorga pelo Poder Pblico, por ex. o uso de recursos hdricos para a satisfao das necessidades de pequenos ncleos populacionais, distribudos no meio rural; as derivaes, captaes e lanamentos considerados insignificantes; entre outros.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, III - Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua.

A outorga e a utilizao de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica estar subordinada ao Plano Nacional de Recursos Hdricos, obedecida a disciplina da legislao setorial especfica. Toda outorga estar condicionada: s prioridades de uso estabelecidas nos PNRH; ao respeito a classe em que o corpo de gua estiver enquadrado; manter as condies adequadas ao transporte aquavirio.
Em qualquer situao dever preservar o uso mltiplo dos RH e, principalmente, no implica a alienao parcial das guas, que so inalienveis, mas o simples direito de seu uso (sendo a outorga a garantia do percentual outorgado, pelo tempo determinado).

a) b) c)

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, III - Enquadramento Dos Corpos De gua Em Classes, Segundo Os Usos Preponderantes Da gua.

a) b) c) d) e) f)

A outorga de direito de uso de recursos hdricos far-se- por prazo no excedente a 35 anos, renovvel e poder ser suspensa parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo determinado, nas seguintes circunstncias: no cumprimento pelo outorgado dos termos da outorga; ausncia de uso por trs anos consecutivos; necessidade premente de gua para atender a situaes de calamidade, inclusive as decorrentes de condies climticas adversas; necessidade de se prevenir ou reverter grave degradao ambiental; necessidade de se atender a usos prioritrios, de interesse coletivo, para os quais no se disponha de fontes alternativas; necessidade de serem mantidas as caractersticas de navegabilidade do corpo de gua.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, IV - Da Cobrana Do Uso De Recursos Hdricos

D) Da Cobrana Do Uso De Recursos Hdricos: objetivos: a) reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor; b) incentivar a racionalizao do uso da gua (equilibrar oferta e demanda efetivar equitatividade); c) obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes contemplados nos planos de recursos hdricos.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, IV - Da Cobrana Do Uso De Recursos Hdricos

Itens a serem observados na fixao dos valores a serem cobrados pelo uso dos RH:

a) nas derivaes, captaes e extraes de gua, o volume retirado e seu regime de variao; b) nos lanamentos de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, o volume lanado e seu regime de variao e as caractersticas fsico-qumicas, biolgicas e de toxidade do afluente.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, IV - Da Cobrana Do Uso De Recursos Hdricos

a)

b)

c)

Os valores arrecadados sero aplicados prioritariamente na bacia hidrogrfica em que foram gerados e sero utilizados: no financiamento de estudos, programas, projetos e obras includos nos Planos de RH; no pagamento de despesas de implantao e custeio administrativo dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de RH. Podem ainda ser aplicados a fundo perdido em projetos e obras que alterem, de modo considerado benfico coletividade, a qualidade, a quantidade e o regime de vazo de um corpo de gua.

Cobrana pelo uso da gua


Alguns exemplos de cobrana pelo uso da gua

PAS Austrlia Blgica Chile Colmbia Dinamarca Finlndia Frana

TAXA
Taxa transitria pelo uso da gua entre 1989 e 1993 para Programa de Poltica Ambiental Taxa sobre a retirada da gua em Flandres e Valnia Legislao em fase de discusso Previso de taxa sobre uso da gua, em oito nveis em virtude do tipo de uso. Taxas muito baixas e com aplicao no sistemtica, usadas primordialmente para financiamento dos rgos ambientais Taxa ambiental sobre uso da gua pelos domiclios Taxa municipal sobre o consumo Taxa sobre extrao e consumo definida pelas bacias hidrogrficas Adaptao: Froehlich e Panizi, 2003.

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, VI - Sistema de Informaes Sobre Recursos Hidricos.

E) Do Sistema De Informaes Sobre Recursos Hdricos: um sistema de coleta, armazenamento e recuperao de informaes sobre recursos hdricos e fatores intervenientes em sua gesto.
Os dados gerados pelos rgos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos sero incorporados ao Sistema Nacional de Informaes sobre Recursos Hdricos.

Representao do Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos

OUTORGA DE DIREITO DE USO DA GUA

ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DGUA

SISTEMA DE INFORMAES SOBRE RECURSOS HDRICOS

COBRANA PELO USO DOS RECURSOS HDRICOS

PLANO DE RECURSOS HDRICOS

Instrumentos - Lei 9433/97, art 5, VI - Sistema de Informaes Sobre Recursos Hidricos.

a) b) c) a) b) c)

Princpios bsicos para o funcionamento do Sistema de Informaes sobre RH: descentralizao da obteno e produo de dados e informaes; coordenao unificada do sistema; acesso aos dados e informaes garantido toda a sociedade.
objetivos do Sistema Nacional de Informaes sobre RH: reunir, dar consistncia e divulgar os dados e informaes sobre a situao qualitativa e quantitativa dos RH no Brasil; atualizar permanentemente as informaes sobre disponibilidade e demanda de RH em todo o territrio nacional; fornecer subsdios para a elaborao dos Planos de RH.

rgos Integrantes Do Sistema Nacional de Gerenciamento de RH (art. 33).

rgos Integrantes Do Sistema Nacional de Gerenciamento de RH (art. 33).

a) o Conselho Nacional de Recursos Hdricos; b) a Agncia Nacional de guas; c) os Conselhos de Recursos Hdricos dos Estados e do Distrito Federal; d) os Comits de Bacia Hidrogrfica; e) os rgos dos poderes pblicos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais cujas competncias se relacionem com a gesto de recursos hdricos; f) as Agncias de gua.

Sistema Nacional De Gerenciamento De Recursos Hdricos: Estrutura Para Gesto Descentralizada e Participativa
GUAS

Conselhos
MBITO

Governo

Gestor

Parlamento

Escritrio Tcnico

Nacional

C.N.R.H.

M.M.A.

ANA

S.R.H.

Estadual

C.E.R.H.

Governo de Estado

rgo ou Entidade Estadual

DESCENTRALIZAO

Bacia

Comit de Bacia

Agncia de Bacia/gua

Estrutura do Sistema Nacional de Gerenciamento de RH Conselho Nacional CNRH Governo Autoridade Comit

MMA
SRH Governo Estadual

ANA

Estadual

CERH

rgo ou Entidade Estadual


Comit Bacia

Bacia

rgos Integrantes Do Sistema Nacional de Gerenciamento de RH (art. 33).

Objetivos do SNGRH: a) coordenar a gesto integrada das guas; b) arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os RH; c) implementar a Pol. Nac. RH; d) planejar, regular e controlar o uso, a preservao e a recuperao dos RH; e) promover a cobrana pelo uso de RH.

rgos integrantes do SNGRH


a) b) c) d) e) f) g) h) Do Conselho Nacional De Recursos Hdricos CNRH (art. 34 e seg.). Composio do CNRH: representantes dos Mistrios, Secretarias (Unio) Conselhos Estaduais, usurios e organizaes civis. Competncia do CNRH: promover a articulao do planejamento de RH com os planejamentos nacional, regional, estaduais e dos setores usurios; arbitrar, em ltima instncia, os conflitos existentes entre CERH; deliberar sobre os projetos de aproveitamento de RH cujas repercusses extrapolem o mbito dos Estados em que sero implantados; deliberar sobre as questes encaminhadas pelos CERH ou pelos Comits de Bacia Hidrogrfica; analisar propostas de alterao da legislao pertinente a RH e PNRH; estabelecer diretrizes complementares para implementao da PNRH, aplicao de seus instrumentos e atuao do SNGRH; aprovar propostas de instituio dos Comits de Bacia Hidrogrfica e estabelecer critrios gerais para a elaborao de seus regimentos; acompanhar a execuo e aprovar do Plano Nacional de RH e determinar as providncias necessrias ao cumprimento de suas metas; estabelecer critrios gerais para a outorga de direitos de uso de RH e para a cobrana por seu uso.

i)

rgos integrantes do SNGRH Dos Comits De Bacia Hidrogrfica (art. 37 e seg.). rea de atuao: bacia hidrogrfica, sub-bacia e grupo de bacias ou subbacias hidrogrficas contguas (quando a bacia for em rios de domnio da Unio ser efetivada por ato do Presidente da Repblica). Competncia: Debater questes relacionadas a RH e articular a atuao das entidades intervenientes; arbitrar, em primeira instncia, os conflitos relacionados aos RH; aprovar o Plano de RH da bacia e acompanhar sua execuo e sugerir providncias necessrias ao cumprimento de suas metas; Propor aos conselhos Nacionais e Estaduais de RH as situao consideradas insignificantes para efeito de iseno da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso de RH; estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de RH e sugerir os valores a serem cobrados; estabelecer critrios e promover o rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo.

a) b) c) d) e) f)

rgos integrantes do SNGRH

Recursos: das decises dos Comits de Bacia Hidrogrfica caber recurso ao Conselho Nacional ou aos Conselhos Estaduais de RH, de acordo com sua esfera de competncia.

Os Comits de Bacia Hidrogrfica compe-se por representantes da Unio; dos Estados, Distrito Federal e Municpios situados, no todo ou em parte, em sua rea de atuao; usurios e entidades civis de RH com atuao comprovada na bacia.
Se a bacia abranger terras indgenas devem ser includos representantes da FUNAI e das comunidades indgenas ali residentes ou com interesses na bacia. Os Comits de Bacia Hidrogrfica sero dirigidos por um Presidente e um Secretrio, eleitos dentre seus membros.

rgos integrantes do SNGRH

Das Agncias De gua.


Funo: secretaria executiva do (s) Comit (s) de Bacia Hidrogrfica, com rea de atuao de um ou mais Comits de Bacia Hidrogrfica, podendo ser criada por autorizao do CNRH ou CERH mediante solicitao de um ou mais Comits de Bacia Hidrogrfica. Condicionantes para a sua criao: prvia existncia do respectivo (s) Comits de Bacia Hidrogrfica; e, viabilidade financeira assegurada pela cobrana do uso dos recursos hdricos em sua rea de atuao. Competncia da AA: compete-lhe todo o controle de disponibilidade hdrica, de usurios, proposio de enquadramento de corpos dagua bem como do valor, alm da cobrana pela outorga, aplicao de recursos, gerar informaes, administrar rateio de custos de interesse comum, elaborar programa de trabalho, proposta oramentria, etc..., sempre considerando a sua rea de atuao.

a) b)

rgos integrantes do SNGRH

A Lei 9.984/200 criou a Agncia Nacional de guas (ANA), que uma autarquia sob regime especial com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente.
responsvel pela implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.

rgos integrantes do SNGRH

Da Secretaria Executiva Do Conselho Nacional De Recursos Hdricos - SECNRH: Quem exerce: rgo integrante da estrutura do Ministrio do Meio Ambiente, dos RH e da Amaznia Legal, responsvel pela gesto dos RH.

Competncia: a) prestar apoio administrativo, tcnico e financeiro ao Conselho Nacional de RH; b) instruir os expedientes provenientes dos Conselhos Estaduais de RH e dos Comits de Bacia Hidrogrfica; c) elaborar seu programa de trabalho e respectiva proposta oramentria anual e submet-los aprovao do Conselho Nacional de Recursos Hdricos.

rgos integrantes do SNGRH

Das Organizaes Civis De Recursos Hdricos: (devem ser legalmente constitudas para integrar o SNGRH. Quem so: a) consrcios e associaes intermunicipais de bacias hidrogrficas; b) associaes regionais, locais ou setoriais de usurios de RH; c) organizaes tcnicas e de ensino e pesquisa com interesse na rea de RH; d) ONGs com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade; e) outras organizaes reconhecidas pelo Conselho Nacional ou Estaduais de RH. Obs: Essas organizaes podero receber do CNRH e CERH delegao para fazer as vezes da Agncia de guas enquanto esta no for criada.

Competncias na Implementao da PNRH.

Competncias na Implementao da PNRH.

A) a) b) c) d)

Poder Executivo Federal: Agilizar a implementao e o funcionamento do SNGRH; Outorgar, regulamentar e fiscalizar os direitos e os usos, na sua esfera de competncia; implantar e gerir o Sistema de Informaes sobre RH, em mbito nacional; promover a integrao da gesto de RH com a gesto ambiental.

B) Poderes Executivos Estaduais e do Distrito Federal, na sua esfera de competncia: a) outorgar, regulamentar e fiscalizar os direitos de uso de RH; b) realizar o controle tcnico das obras de oferta hdrica; c) implantar e gerir o Sistema de Informaes sobre RH, em mbito estadual e do Distrito Federal; d) promover a integrao da gesto de RH com a gesto ambiental.

Competncias na Implementao da PNRH.

Na implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, os Poderes Executivos do Distrito Federal e dos municpios promovero a integrao das polticas locais de saneamento bsico, de uso, ocupao e conservao do solo e de meio ambiente com as polticas federal e estaduais de recursos hdricos.

Infraes e Penalidades.

Infraes e Penalidades.
A Lei da PNRH, em seu art. 49 prev situaes em que o usurio comete infrao das normas de utilizao de RH superficiais ou subterrneos, citando, entre outros, derivao ou uso de RH sem outorga ou em desacordo com ela; perfurao de poos sem autorizao, dificultar fiscalizao, etc.

a) b)
c)

Penalidades: advertncia; multa, simples ou diria (variando de R$ 100,00 a R$ 10.000,00 embargo provisrio ou definitivo (com revogao da outorga, se for o caso). Neste caso alm da multa, poder ser cobrado do infrator o valor das despesas para efetivar o embargo, alm da reparao do dano, caso existir.

Infraes e Penalidades. Se da infrao resultar prejuzo a servio pblico de abastecimento de gua, riscos sade ou vida, perecimento de bens ou animais, ou prejuzos de qualquer natureza a terceiros, a multa a ser aplicada nunca ser inferior metade do valor mximo cominado em abstrato. Reincidncia: a multa ser aplicada em dobro (ou triplo, ver legislao de RH c/c Decreto 6.514/2008).

Recursos: autoridade administrativa competente, com direito a contraditrio e ampla defesa.

Pesquisas no Captulo 10 Seo 10.2 do livro:


DEON SETTE, MARLI T. Direito ambiental. Coordenadores: Marcelo Magalhes Peixoto e Srgio Augusto Zampol Pavani. Coleo Didtica jurdica, So Paulo: MP Ed., 2009, p. 21-22. ISBN 978-8597898-023-8.

Вам также может понравиться