Вы находитесь на странице: 1из 16

CRTICA FEMINISTA

Lcia Osana Zolin

Feminismo
Termo empregado em dois sentidos distintos: a determinao de cada um depende do contexto em que est inserido: na maior parte das vezes, o termo feminino aparece em oposio a masculino e faz referncia s convenes sociais, ou seja, a um conjunto de caractersticas (atribudas mulher) definidas culturalmente, portanto em constante processo de mudana. Pode referir-se, todavia, simples e despojadamente ao sexo feminino, ao dado puramente biolgico, sem nenhuma outra conotao.

Feminista
Trata-se de um termo que no utilizado no sentido panfletrio que costuma ter entre ns, mas tal como utilizado em lngua inglesa: como categoria poltica, e no pejorativa, relativa ao feminismo entendido como movimento que preconiza a ampliao dos direitos civis e polticos da mulher, no apenas em termos legais, mas tambm em termos da prtica social.

Gnero
Categoria tomada pela crtica feminista de emprstimo da gramtica. Originariamente, gnero consiste no emprego de desinncias diferenciadas que visam designar indivduos de sexos diferentes ou coisas sexuadas. A crtica feminista, todavia, fez com que o termo assumisse outras tintas: torna-se como uma relao entre os atributos culturais referentes a cada um dos sexos a dimenso biolgica dos seres humanos. Trata-se, portanto, de uma categoria que implica a diferena sexual e cultural. O sujeito constitudo no gnero em razo do sexo a que pertence e, principalmente, em razo de cdigos lingusticos e representaes culturais que o matizam, estabelecidos de acordo com as hierarquias sociais.

Logocentrismo
Termo utilizado no sentido empregado por Jacques Derrida, seu criador, para designar o pensamento cannico, num contexto marcado pelo empenho em desmontar e desqualificar a mistificao implcita no discurso filosfico ocidental.

Falocentrismo
Termo tomado por algumas escritoras e crticas francesas para desafiar a lgica predominante no pensamento ocidental, bem como a predominncia da ordem masculina.

Patriarcalismo
Termo utilizado para designar uma espcie de organizao familiar originria dos povos antigos, na qual toda instituio social concentrava-se na figura de um chefe, o patriarca, cuja autoridade era preponderante e incontestvel. Esse conceito tem permeado a maioria das discusses, travadas no contexto do pensamento feminista, que envolvem a questo da opresso da mulher ao longo de sua histria.

Desconstruo
Termo que provm da obra de Jacques Derrida, utilizado pelos tericos da literatura em uma espcie de crtica das oposies hierrquicas que estruturam o pensamento ocidental, tais como: modelo x imitao; dominador x dominado; forte x fraco; presena x ausncia; corpo x mente; homem x mulher. Trata-se de se apoiar na convico de que oposies como essas no so absolutamente naturais, nem inevitveis, mas construes ideolgicas que podem ser desconstrudas, isto , submetidas a estrutura e funcionamento diferentes.

Alteridade
A dialtica da identidade/alteridade foi originalmente elaborada pela filosofia )de Descartes a Sartre), sendo que a identidade foi concebida como um ncleo e a alteridade como uma 'exterioridade', um 'estranho', uma 'negativa' do si-mesmo, orbitando ao seu redor (WADDINGTON, 1996:337). Trazendo-a para o mundo das relaes de poder na sociedade patriarcal, o ncleo coube ao homem, senhor da razo, da lei, da religio e proprietrio das riquezas (WADDINGTON, 1996:337); a periferia, mulher, expropriada desses atributos. A partir desse contexto da exterioridade, da estranheza e da negatividade, foi atribuda uma alteridade mulher, mas alteridade entendida como sinnimo de condio objetal e de identidade em falta, e no uma alteridade autntica, intersubjetiva. Esta permaneceu por ser conquistada. O desnudamento da alteridade da literatura de autoria feminina constituiu-se na base da abordagem feminista na literatura. Isso implica dizer que a anlise das obras escritas por mulheres realizada visando promover o desnudamento da alteridade do discurso feminino, de acordo com o princpio da diferena, ou seja, como um discurso outro em relao ao mesmo.

Mulher-sujeito e mulher-objeto
Categorias utilizadas para caracterizar as tintas do comportamento feminino em face dos parmetros estabelecidos pela sociedade patriarcal: a mulhersujeito marcada pela insubordinao aos referidos paradigmas, por seu poder de deciso, dominao e imposio; enquanto a mulher-objeto defini-se pela submisso, pela resignao e pela falta de voz. As oposies binrias subverso/aceitao, inconformismo/resignao, atividade/passividade, transcendncia/imanncia, entre outras, referem-se, respectivamente, a essas designaes e as complementam.

As principais faces do movimento feminista


Feminismo radical (dois 1) Tendncia do feminismo que, inspirada em Beauvoir, toma a sentidos) diviso sexual, e no a de classe, como central na anlise social. A luta pela liberdade da mulher dirigiu-se ao combate de seu papel como reprodutora (gestao, criao e educao dos filhos). 2) Tendncia do feminismo que, aliada desconstruo de Derrida, visa destruir a supremacia masculina, atravs da desconstruo das oposies binrias que mantm a dominao das mulheres pelos homens. Isso porque entende-se que as referidas oposies nada mais so do que linguagem, e a linguagem exorbita a realidade. Ao desconstruir a oposio binria homem x mulher, essa faco do feminismo coloca no seu lugar o andrgino, o ser humano acima das diferenas do sexo. Feminismo liberal Tendncia do feminismo que atribui a causa da opresso feminina ausncia de igualdade de direitos entre os sexos; em vista disso, defende uma sociedade em que homens e mulheres tenham oportunidades iguais garantidas pela legislao. Tendncia do feminismo que parte da premissa de que todos os antagonismos sociais passam pela questo da hierarquia de classes, onde se localizam todas as relaes de poder. Nesse sentido, essa faco defende a tese de que a liberao feminina est atrelada a uma sociedade socialista, em que os princpios igualitrios se estendam sociedade como um todo.

Feminismo socialista

O modo tradicional de representao da mulher na literatura


Esteretipos femininos Mulher sedutora e/ou perigosa e/ou imoral Exemplo na literatura Lcia (Lucola, de Jos de Alencar); Capitu (Dom Casmurro, de Machado de Assis); Ema (Madame Bovary, de Gustave Flaubert); Lusa (O primo Baslio, de Ea de Queiroz) Conotao Negativa

Mulher como megera


Mulher-anjo e/ou indefesa e/ou incapaz e/ou impotente

Juliana (O primo Baslio, de Ea de Queiroz)


Teresa (Amor de perdio, de Camilo Castelo Branco)

Negativa
Positiva

Principais enfoques da crtica feminista contempornea


Enfoque biolgico 1) De um lado, a tradio patriarcal defende a ideia de que o corpo da mulher seu destino, ou seja, os papis sociais a ela atribudos so tomados como sendo de ordem natural; 2) De outro, as feministas celebram os atributos biolgicos da mulher como atributos de superioridade: o corpo como textualidade e fonte de imaginao. 1) Tenta responder se as diferenas de gnero implicam o uso da linguagem de forma diferente por cada um dos sexos; 2) Contesta o controle masculino da linguagem; 3) Prope a adoo de uma linguagem feminina revolucionria. 1) Incorpora os modelos anteriores; 2) Debrua-se sobre as especificidades da escrita feminina (criture feminine) luz da teoria da fase pr-edipiana de Lacan. 1) Tendncia marxista como categoria de anlise (relao entre gnero e classe social); 2) Estabelece analogias entre a noo de experincia e a produo literria da mulher; 3) Analisa a literatura de autoria feminina tendo em vista o contexto histrico-cultural no qual essa produo se insere.

Enfoque lingustico

Enfoque psicanaltico

Enfoque poltico cultural

Os estgios da crtica literria feminina segundo Elaine Showalter


Crtica feminista A mulher como leitora: 1) Anlise dos esteretipos femininos na literatura cannica; 2) Anlise do sexismo subjacente crtica literria tradicional; 3) Anlise da pouca representatividade da mulher na histria literria. A mulher como escritora: 1) Estudo da histria, do estilo, dos temas, dos gneros e da estrutura dos textos literrios de autoria feminina; 2) Estudo da psicodinmica da criatividade feminina; 3) Estudo da trajetria da carreira literria da mulher, tanto individual quanto coletiva; 4) Estudo da evoluo e das leis da tradio literria de mulheres.

Ginocrtica

Representantes do feminismo francs


1) Argumento ps-estruturalista: diffrance (Derrida); imaginrio (Lacan); 2) O pensamento funciona por meio de oposies duais e hierarquizadas , de modo que a oposio homem/mulher (superior/inferior) est presente em todos os tipos de oposies (solidariedade do logocentrismo ao falocentrismo); 3) Essa oposio repressora pode ser destruda a partir da escrita da mulher; 4) criture feminine = texto subversivo; 5) Homens tambm podem produzir essa criture feminine. 1) Argumento ps-estruturalista: imaginrio (Lacan); 2) Cria o conceito de sujeito em processo a partir da definio de duas modalidades: o Simblico e o Semitico; 3) Toma a linguagem como ponto central de seus estudos; 4) A escritura da mulher examinada a partir de uma perspectiva antiessencialista e anti-humanista; 5) O que foi rompido e consignado ao Semitico encontra possibilidades de manifestao em todos os tipos de linguagem que, por qualquer razo, no esto totalmente sob o controle do falante ou do escritor, cujas estruturas de linguagem acham-se restritas aos cdigos lingusticos do poder patriarcal; 6) As escritoras so capazes de construir textos que oferecem resistncia s regras da linguagem convencional, assim como a linguagem no totalmente regulada das criana e da doena mental.

Hlene Cixous (1988)

Julia Kristeva (1974)

Linhas de pesquisa ligadas crtica feminista desenvolvidas no Brasil


Resgate 1) Pesquisa e constituio de um corpus significativo da produo desconhecida de literatura de autoria feminina do passado. Tornadas invisveis pela mediao crtica , quase exclusivamente masculina, a partir de uma postura revisionista, que d um novo olhar sobre velhos textos. 2) Estudo desse corpus para desconstruir os saberes hegemnicos, buscando outros.
Aprofundamento de leituras tericas que subsidiem o discurso crtico com vistas a anlises feministas do fenmeno literrio em seu sentido restrito, de obras especficas, e, no sentido amplo, em termos de insero de obras no contexto da histria literria e crtica e no movimento geral da cultura, a partir de pontos de vista que levem em conta identidades e diferenas no contexto nacional e transnacional. Leitura e produo literria de autoria feminina e dos modos de representao da mulher marcados por inter-relaes discursivas entre literatura e as disciplinas que contribuem para esclarecer a posio histrica, poltica, social, psquica ou outras, das escritoras. Anlise dos modos de representao da mulher nos textos literrios produzidos por mulheres ou homens a partir de uma viso crtica feminista.

Teorias e crticas

Interdisciplinaridade

Representao

Вам также может понравиться